Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2011Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - CESOP
    
 CBMEG
CCS
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Centro de Estudos de Opinião Pública
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Banco de Dados Nacionais de Pesquisa de Opiniao. Esta linha desenvolve a coleta, organizacao e divulgacao de pesquisas por amostragem realizadas no pais nas areas centrais de Ciencia Politica, Sociologia e Comportamento em geral. Sua organizacao eh tematica e eh constituido com base em pesquisas fornecidas pelas empresas, universidades, centros academicos independentes e outras entidades. Eh garantido o acesso publico e gratuito aos dados armazenados pelo Centro, arcando o usuario tao somente com os custos operacionais especificos. Os dados sao organizados segundo um formato padronizado, tendo em vista facilitar o intercambio entre as entidades participantes do sistema e a sucessiva incorporacao de novos dados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
2.
  Metodologia e Tecnicas de Pesquisa. Laboratorio de implantacao de atividades para avaliacao e/ou desenvolvimento de tecnicas de pesquisa por amostragem - questionarios, amostras, analise de dados, vinculados a projetos academicos de docentes e/ou disciplinas especiais de graduacao em Ciencias Sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
3.
  Divulgacao de Dados - Revista OPINIAO PUBLICA. Linha de divulgacao de dados atraves da elaboracao de encarte na Revista Opiniao Publica, elaborado por sua equipe de pesquisadores. O CESOP divulga de forma regular e organizados tecnicamente os dados de opiniao do Banco de Dados Nacionais e os Dados Internacionais aos quais tem acesso, alem de publicar artigos e trabalhos produzidos nacional e internacionalmente na area. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
4.
  Análise de Dados Socioeconômicos em Educação. Esta linha organiza e armazena bancos de dados socioeconômicos e culturais de alunos do ensino básico e superior, coletados a partir de instrumentos de avaliação de ensino: SAEB-Sistema de Avaliação do Ensino Básico, ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio e ENC-Exame Nacional de Cursos de Graduação. Desenvolve estudos sobre características do desempenho escolar, valores em educação, perfil socioeconômico e demográfico do alunado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
5.
  Comportamento Político e Social e Estudos de Mídia. Estudos sobre comportamento político e social, valores e atitudes de públicos específicos e da sociedade brasileira em geral;estudos de mídia e padrões de consumo de bens culturais. Estudos de avaliação e desenvolvimento de técnicas de pesquisa por amost (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).
 
6.
  Estudos das Percepções e Atitudes Públicas Sobre Ações Governamentais. Análise de políticas públicas com base em dados socioeconômicos e surveys em áreas como educação, saúde e assistência social, entre outras. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).
 

<< retorna

©2011 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP