Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2011Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - CCS
    
 CBMEG
CCS
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Centro de Componentes Semicondutores
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Microeletronica.Microeletronica. Projeto e processos de fabricacao de dispositivos e circuitos integrados Si e GaAs. Medidas e caracterizacao. Implantacao ionica. Litografia por feixe de eletrons. Materiais para Microeletronica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
2.
  Tecnologia de microeletronica e fotonica. Projeto e fabricacao de circuitos analogicos e digitais pelas tecnologias bipolar , MOS e GAAS e implementacao de processos convencionais e nao convencionais de confeccao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984).
 
3.
  Projeto de circuitos integrados. Projeto de circuitos integrados analogicos e digitais em tecnologia bipolar, MOS e GAAS. Desenvolvimento de ASICS. Circuitos de alto desempenho (precisao e velocidade). Software para projeto e avaliacao de circuitos integrados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
4.
  Dispositivos semicondutores: processos e modelos.Projeto, caracterizacao e modelamento de dispositivos semicondutores. Tecnicas de medidas e extracao de parametros. Ferramentas de software para modelamento de dispositivos semicondutores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
5.
  Modelagem de Processos e Dispositivos. Pesquisa em modelos de dispositivos e processos, da caracterização dos mesmos e comparação entre resultados dos modelos e de medidas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
6.
  Ferramentas para Ensino de Microeletrônica. Desenvolvimento de conteúdo didáticos : ferramentas computacionais via web de ensino de processos e de física de dispositivos; projeto de chips didáticos;elaboração de textos e apresentações para disciplinas práticas e teóricas de microeletrônica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
7.
  Integração de Processos de Fabricação de Circuitos Integrados. Pesquisa e desenvolvimento de processos completos de fabricação de circuitos integrados, tais como tecnologias nMOS, CMOS, HBT, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
8.
  Integração de Processos de Fabricação de MEMS (Micro-ElectroMechanical Systems). Desenvolvimento de processos completos para fabricação de microssensores e atuadores, microestruturas mecânicas e ópticas. Podem ou não estar co-integrados com CI’s eletrônicos, formando os MEMS inteligentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
9.
  Nanotecnologias. Pesquisa em técnicas de obtenção de estruturas de dimensões nanométricas. Temas: litografia e corrosão por plasma, crescimento e estudo de nanotubos de carbono, síntese e estudo de nanoclusters de Si e/ou Ge em matriz de filme fino de óxido de silício. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
10.
  Materiais e Etapas de Processos de Microfabricação:. Pesquisa em materiais e etapas de processos relacionados à integração de para CI’s e MEMS
Pesquisa em técnicas de caracterização de materiais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).

 
11.
  Eletromagnetismo Aplicado-Microondas. Eletromagnetismo Aplicado-Microondas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).
 
12.
  Microeletrônica Projetos e Processos. Microeletrônica Projetos e Processos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).
 
13.
  Dispositivos eletrônicos aplicados a biosensores.Dispositivos eletrônicos aplicados a biosensores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).
 

<< retorna

©2011 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP