Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2011Logotipo da UnicampClique para a página inicial

você está aqui: FCA

<< retorna

Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp - Limeira

Linhas de Pesquisa

1.
  Regulação e Mecanismos Moleculares de Controle da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético. Regulação e Mecanismos Moleculares de Controle da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

2.
  Análise Funcional e Estrutural de Proteínas e RNA. Os produtos funcionais dos genomas para todas as formas de vida são RNAs e proteínas. Os ribossomos auxiliados por fatores acessórios de tradução são os responsáveis pela síntese de proteínas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).

3.
  Financiamento para CT&I. Análise das dimensões da intermediação e do investimento sob diferentes óticas: financiamento da pesquisa e da inovação; fomento tecnológico; experiências e instrumentos empregados no Brasil e no exterior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).

4.
  Biomecânica Aplicada às Modalidades Individuais e Coletivas e à Reabilitação. Engloba projetos de pesquisa para investigar os aspectos metodológicos e aplicados da Biomecânica, no contexto esportivo, na reabilitação, na ergonomia, entre outros. Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

5.
  Matemática discreta. Matemática discreta aplicada à telecomunicações e otimização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

6.
  Estudos de aquecimento global/agricultura. Impactos do aquecimento global (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).

7.
  Metodologia do Treinamento Desportivo e Respostas Fisiológicas do Exercício Físico. Projetos de pesquisa relativos ao desenvolvimento metodológico e pedagógico de modelos de treinamento desportivo e de avaliação do desempenho em modalidades individuais e coletivas, da iniciação esportiva até o alto rendimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

8.
  Metabolismo e Sinalização Celular. Conceitos de integração entre nutrientes e controle de vias metabólicas usando o exemplo da glicose e dos ácidos graxos integrando ações no metabolismo intermediário. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

9.
  Nutrição, Ação Hormonal e Controle Molecular do Metabolismo. Conceitos de vias metabólicas de carboidratos lipídeos e proteínas e de integração metabólica. Mecanismos moleculares de controles dessas vias no plano transcricional e translacional. Fatores nucleares e sua influencia no controle do metabolismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

10.
  Alimentos Funcionais, Nutrigenômica, Ergogênicos e Suplementação. Constituintes da dieta com ação funcional e que podem afetar a expressão gênica e ou a estrutura do gene, repercutindo na saúde humana. Agentes ergogênicos e desempenho físico e esportivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

11.
  Física da Matéria Condensada, Semicondutores. Estudo das propriedades optoeletrônicas das estruturas semicondutoras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

12.
  Materiais para Armazenagem de Hidrogênio. Estudo de composições e rotas de processamento inovadoras visando a produção de materiais com microestrutura e propriedades adequadas para aplicações de hidrogênio (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

13.
  Análise de Patentes em Materiais. Prospecção tecnológica e elaboração de indicadores de ciência e tecnologia em setores específicos da área de Engenharia de Materiais, visando o apoio à tomada de decisões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

14.
  Avaliação em Ciência e Tecnologia e Inovação. Avaliação em Ciência e Tecnologia e Inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).

15.
  Sistemas produtivos, saúde e segurança. Estudar sistemas produtivos através de estudos interdisciplinares que contribuam para perspectiva da saúde, da segurança, e da vulnerabilidade dos sujeitos e dos sistemas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

16.
  Ergonomia Aplicada ao Projeto de Engenharia. Integrar ao desenvolvimento de projetos da engenharia a Ergonomia de Concepção, aplicando métodos e conceitos das áreas da Antropometria, Biomecânica, Segurança e Higiene Laboral, entre outras áreas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).

17.
  Organização e Análise Ergonômica do Trabalho. Analisar, à luz da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, os principais determinantes da atividade de trabalho, em particular aquela de natureza rural, construindo diagnósticos a partir de observações da atividade real. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).

18.
  Urbanização e Vulnerabilidade Social no Interior do Estado de São Paulo. Estudar a vulnerabilidade e a segregação socio-espacial decorrentes da urbanização fora do contexto metropolitano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

19.
  Planejamento e gestão de ciência, tecnologia e inovação. Identificação e análise das características institucionais, organizacionais, gerenciais e relacionais que interferem na gestão das atividades de ciência e tecnologia e do processo de inovação, seja este de natureza tecnológica ou não tecnológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).

20.
  Bases Morfofisiológicas do Sistema Digestório Papel da dieta hiperlipídica no Desenvolvimento da Mucosa Intestinal. Esta linha de pesquisa tem como objetivo a compreensão dos mecanismos envolvidos no processo de absorção de lipídios, por meio do estudo das principais proteínas relacionadas e o papel da dieta hiperlipídica materna nestes processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

21.
  Estudo da ação antiinflamatória do Laser de baixa potência e LED na artrite induzida por zymosan. Caracterizar os mecanismos de ação antiiflamatória do Laser de baixa potência e do LED na artrite por zymosan em modelos experimentais in vivo e in vitro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

22.
  Biomecânica aplicada aos esportes de alto rendimento. Análise cinemática em competições de alto rendimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

23.
  Ensino da Economia. Estudo da Ciência Econômica, os seus métodos, paradigmas e áreas de desenvolvimentos com foco na evolução da história do pensamento econômico e suas práticas de ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

24.
  Pensamento social no Brasil e na Argentina. Estudo do pensamento social argentino e latinoamericano tomando por base a produção sociológica sobre pensamento e ideologia no Brasil.
Programa/área de concentração CAPES (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

25.
  Análise Econômica. Produção de indicadores setoriais padronizados a partir das principais fontes de dados nacionais e internacionais publicamente disponíveis, subsidiando assim as análises de diferentes atores da sociedade e de consultores econômicos e de gestão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

26.
  Psicologia, Saúde e Comunidade. Busca aprofundar conhecimentos da psicologia que contribuam com a saúde das comunidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).

27.
  Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo. O Grupo de Pesquisa "Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo", iniciou em 2010, a partir da criação, em 2009, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, Campus Limeira. Associado ao Curso de Ciências do Esporte, procura estudar, discutir (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

28.
  Dor e Inflamação. Estudo dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da dor e inflamação em diferente tecidos periféricos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

29.
  Sinalização da Insulina. Avaliar mecanismos de transdução do sinal da insulina e sua repercussão em diabetes mellitus (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).

30.
  Sinalização de Citocinas. Compreender mecanismos inflamatórios de controle da função celular e de integração com sinalização endócrina e a consequente repercussão para diabetes mellitus e obesidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).

31.
  Distúrbios do Metabolismo em Prole de Ratas Obesas. Identificar alterações metabólicas na prole de ratas obesas pelo uso de dieta rica em gordura durante a gestação e lactação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).

32.
  Metabolismo Periférico e o Controle Central. Identificar o papel do sistema nervoso central no controle do metabolismo de carboidratos e triacilgliceróis em tecidos periféricos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).

33.
  Sinalização Hipotalâmica da Insulina e Leptina. Caracterizar a sinalização da insulina e leptina no hipotálamo e seus efeitos sobre a proteína AMPK no hipotálamo. Também a linha procura identificar proteínas localizadas em tecidos periféricos que são moduladas pelos efeitos da leptina e insulina no hi (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).

34.
  Instrumentação para Biomecânica (I). Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de registro e análise para situações de treinamento e reabilitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).

35.
  Instrumentação para Biomecânica (II). Investigar os aspectos metodológicos e aplicados da Biomecânica, no contexto esportivo, reabilitação, ergonômia, entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).

36.
  Métodos de Análises Biomecânicas. Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. Desenvolver modelos e formas de análise a partir das variáveis cinemáticas obtidas nas situações de treinamento e reabilitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).

37.
  Microencapsulação, filmes comestíveis e obtenção da própolis. Tecnologias de microencapsulação e filmes comestíveis (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).

38.
  Bioeconomia. Estudos de organização industrial e de pesquisa e desenvolvimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).

39.
  Códigos esféricos - empacotamento de esferas. Códigos esféricos - empacotamento de esferas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

40.
  Códigos geometricamente uniformes. Códigos geometricamente uniformes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

41.
  Matemática Discreta e Aplicações a Códigos. Matemática Discreta e Aplicações a Códigos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

42.
  Reticulados, Códigos e Sistemas Criptográficos. Reticulados, Códigos e Sistemas Criptográficos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

43.
  Teoria Algébrica de Códigos. Um código é um subconjunto discreto C de um espaço métrico M. A Teoria Algébrica de Códigos tem por objetivo resolver problemas provenientes de sistemas de transmissão de informação por meio de instrumental algébrico; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

44.
  Nietzsche e Crítica da Modernidade cultural: Para uma genealogia do presente. crítica; cultura; genealogia; Modernidade; Nietezsche (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

45.
  Nietzsche: metafísica, estética, ética e política.estética; ética; metafísica; Nietzsche; política (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

46.
  Análise de políticas de ciência e tecnologia. Realizar estudos de políticas de ciência, tecnologia e inovação fundamentados no referencial de Análise de Política (policy analysis) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).

47.
  Economia Solidária e Tecnologia Social. Analisar ações e políticas públicas ligadas ao campo da Economia Solidária, do cooperativismo e da autogestão, bem como da produção de tecnologias sociais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).

48.
  Economia Política da Ciência e da Tecnologia. Realizar estudos críticos acerca do conteúdo político das diferentes dinâmicas de produção de conhecimento, do desenvolvimento científico e tecnológico, do ensino em C&T e das políticas de ciência, tecnologia e inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

49.
  Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Apreciação das dinâmicas produzidas em um contexto de co-construção entre os processos sociais e técnicos, materializados em relações sociotécnicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

50.
  Filosofia do Marketing: Cognição, Ética e Estética. Apesar de sua reputação nem sempre positiva na esfera pública, o Marketing enquanto disciplina acadêmica tem obtido um reconhecimento cada vez maior nas últimas décadas devido ao grau de sofisticação de suas técnicas e da amplidão de seu escopo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

51.
  Motilidade gastrointestinal e nutrição. estudo de neuropeptídios envolvidos na motilidade gastrointestinal e no controle do apetite (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).

52.
  Processo de inovaçao micro, pequenas e médias empresas (MPME). Esta metodologia está disponível para o exame do caso específico das MPMEs no Brasil, as quais são o objeto deste sub-projeto. Para sua aplicação, espera-se que estas pesquisas sejam implementadas no Campus de Limeira (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).

53.
  Análise da Influência de Parâmetros Estruturais da Solidificação de Metais e Ligas na Resistência à Corrosão. O objetivo central da linha foi correlacionar os Parâmetros de Solidificação, tais como taxa de resfriamento, velocidade de solidificação, coeficiente de extração de calor, relação metal/molde com a Microestrutura resultante (tamanho de grão, espaçamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).

<< retorna