Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2010Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEQ
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC

<< retorna

 
Faculdade de Engenharia Química
 
Teses de doutorado
 
1.
  "Estudo de Compostos Orgânicos Voláteis na Atmosfera da Re- gião Metropolitana de Campinas", Autor: Ana Cláudia Ueda, Orientador: Edson Tomaz. Data da defesa: 17/12/2010.
 
2.
  "Agentes Quelantes e Poliaminas como Grupos Ionogênicos para a Purificação de IgG Humana por Cromatografia", Autor: Ígor Tadeu Lazzarotto Bresolin, Orientador: Sônia Maria Alves Bueno. Data da defesa: 16/12/2010.
 
3.
  "Caracterização de Sistemas Envolvidos nos Processos de Pu- rificação de Biodiesel", Autor: Alex Barreto Machado, Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Co-Orientador: Martín Aznar. Data da defesa: 15/12/2010.
 
4.
  "Determinação Experimental de Dados de Pressão de Vapor e de Equilíbrio Líquido-Vapor de Componentes do Biodiesel através da Calorimetria Exploratória Diferencial", Autor: Luciana Yumi Akisawa Silva, Orientador: Maria Alvina Krähenbühl. Data da defesa: 15/12/2010.
 
5.
  "Desenvolvimento e Análise de Controle Híbrido Preditivo por Lógica Fuzzy de Processos de Polimerização", Autor: Nádson Murilo Nascimento Lima, Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 13/12/2010.
 
6.
  "Efeitos da Adição de Metais Básicos aos Catalisadores à Base de Pd e Ru para a Hidrodescloração do Pentaclorofe- nol", Autor: Márcio Wagner da Silva, Orientador: Antonio José Gomez Cobo. Co-Orientador: Antonio Guerrero Ruiz. Data da defesa: 10/12/2010.
 
7.
  "Desenvolvimento de Processos para a Aplicação do Alginato na Biofabricação", Autor: Rodrigo Alvarenga Rezende, Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 07/12/2010.
 
8.
  "Estudo Experimental e Modelagem Matemática da Separação de Asfaltenos e Óleos Lubrificantes Provenientes do Resíduo de Petróleo por Desasfaltação Supercrítica", Autor: Viktor Oswaldo Cárdenas Concha, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Data da defesa: 07/12/2010.
 
9.
  "Estudo do Processo de Difusão em Resinas Dentárias", Autor: Ana Elisa Lavezo, Orientador: Sergio Persio Ravagnani. Co-Orientador: Leonardo Eloy Rodrigues Filho. Data da defesa: 23/11/2010.
 
10.
  "Esterificação Enzimática para Síntese de Acrilato de Sacarose", Autor: Denise Silva de Aquino, Orientador: Telma Teixeira Franco. Co-Orientador: Gustavo Paim Valenca. Data da defesa: 18/10/2010.
 
11.
  "Produção e Controle da Síntese do Éster de Ácido Acrílico através da Fermentação do Àcido Láctico", Autor: Betânia Hoss Lunelli, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: Daniel Ibraim Pires Atala. Data da defesa: 29/09/2010.
 
12.
  "Estudo da Influência do Plasma de Baixa Pressão no Comportamento Mecânico das Uniões Adesivas Metal - Borracha", Autor: Tsai García Pérez, Orientador: Edison Bittencourt. Data da defesa: 28/09/2010.
 
13.
  "Termodinâmica e Aplicações de Líquidos Iônicos", Autor: Víctor Hugo Alvarez Alvarez, Orientador: Martín Aznar. Co-Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 28/09/2010.
 
14.
  "Desasfaltação Supercrítica de Resíduos de Petróleo", Autor: Erika Tomie Koroishi Blini, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: Edinara Adelaide Boss. Data da defesa: 31/08/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
15.
  "Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de Desempenho de um Controlador Adaptativo do Tipo Self-Tuning Regulator Aplicado a um processo FCC", Autor: Pleycienne Trajano Ribeiro, Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 31/08/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
16.
  "Nanocompósitos de PVC, Argila Organicamente Modificada e Óxidos Metálicos: Estudo do Processo de Preparação e Pro- priedades de Combustão e Emissão de Fumaça", Autor: Antonio Rodolfo Junior, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Data da defesa: 06/08/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
17.
  "Estudo, Caracterização e Aplicação de Nanocompósitos Utili-zando Poliolefinas Funcionalizadas", Autor: José Wilson Camilher Carvalho, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Data da defesa: 26/07/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
18.
  "Produção de Biodiesel: Processo e Caracterizações", Autor: Nívea de Lima da Silva, Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Data da defesa: 05/07/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
19.
  "Desenvolvimento de Materiais Nanocompósitos e do Processo de Estereolitografia Laser no Infravermelho (CO2)", Autor: Maria Ingrid Rocha Barbosa, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: André Luiz Jardini Munhoz. Data da defesa: 01/06/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
20.
  "Seleção e Avaliação de Pseudomonas para Descoloração de Co-rantes Têxteis por Cultivo Submerso", Autor: Edgar Silveira Campos, Orientador: Elias Basile Tambourgi. Co-Orientador: Ana Lúcia Figueiredo Porto. Data da defesa: 31/05/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
21.
  "Caracterização, Purificação e Encapsulamento de Lipase de Burkholderia cepacia", Autor: Giovana da Silva Padilha, Orientador: Elias Basile Tambourgi. Co-Orientador: Ranulfo Monte Alegre. Data da defesa: 28/05/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
22.
  "Comparativo das Propriedades de Permeabilidade ao Vapor, Capilaridade e Proteção Ultravioleta em Tecidos de Polia- mida 6.6 e Poliéster em Tecido de Malha para Ativida- de Física", Autor: Fernando Gasi, Orientador: Edison Bittencourt. Data da defesa: 11/05/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
23.
  "Caracterização e Análise Experimental do Recobrimento de Sementes de Jambu (Spilanthes oleracea) em Leito Fluidizado", Autor: Cristiane Maria Leal Costa, Orientador: Sandra Cristina dos Santos Rocha. Co-Orientador: Lênio José Guerreiro de Faria. Data da defesa: 30/04/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
24.
  "Avaliação e Otimização de Pré-Tratamentos e Hidrólise Enzimática do Bagaço de Cana-de-Açúcar para a Produção de Etanol de Segunda Geração", Autor: Sarita Cândida Rabelo, Orientador: Aline Carvalho da Costa. Co-Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 23/04/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
25.
  "Estudo da Cristalização de Fondants Formulados com Xarope de Glicose Obtido da Fécula de Mandioca. Autor: Marise Bonifácio Queiroz, Orientador: Theo Guenter Kieckbusch. Data da defesa: 20/04/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
26.
  "Desenvolvimento de Processo para Imobilização de Rejeitos de Usinas Nucleares utilizando Betumes Nacionais", Autor: Marcia Flavia Righi Guzella, Orientador: Elizabete Jordão. Co-Orientador: Vanderley Vasconcelos. Data da defesa: 05/04/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
27.
  "Obtenção de Monoacilglicerol de Alta Concentração através de Glicerólise Enzimática e Destilação Molecular", Autor: Patrícia Bogalhos Lucente Fregolente, Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Co-Orientador: Gláucia Maria Ferreira Pinto. Data da defesa: 30/03/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
28.
  "Otimização Termoeconômica do Sistema de Refrigeração do Processo de Produção do Etileno e Propileno", Autor: Francine de Mendonça Fábrega, Orientador: José Vicente Hallak d'Angelo. Data da defesa: 16/03/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
29.
  "Montagem e Desenvolvimento Experimental de uma Unidade de Ozonização", Autor: Vanessa Trevizan Mochi, Orientador: Marco Aurélio Cremasco. Data da defesa: 12/03/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
30.
  "Secagem de Biomassa de Levedura (Saccharomyces Cerevisiae) em um Secador Atmosférico Condutivo com Agita- ção Mecânica: Caracterização e Avaliação do Produto Seco como Bioadsorvente e Complemento Nutricional", Autor: Kiki Pinheiro Melo, Orientador: Marco Aurélio Cremasco. Data da defesa: 26/02/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
31.
  "Análise da Integração de Sistemas Hierárquicos para Planejamento e Programação de Produção", Autor: Richard Andrés Estombelo Montesco, Orientador: Maria Teresa Moreira Rodrigues. Data da defesa: 26/02/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
32.
  "Estudo da Biodegradação da Blenda Poli (e-Caprolactona)/ Amido Modificado/Proteína Isolada de Soja em Diferentes Solos: Caracterização dos Produtos Formados e Avaliação da Toxicidade", Autor: Pilar Drummond Sampaio Corrêa Mariani, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Co-Orientador: Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso. Data da defesa: 24/02/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
33.
  Processo de Revestimento à Base de Quitosana em Papel Kraft: Propriedades Mecânica de Barreira e Biodegradabilidade. Autor: Arlete Barbosa dos Reis, Orientador: Telma Teixeira Franco. Co-Orientador: Cristiana Maria Pedroso Yoshida. Data da defesa: 10/02/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
34.
  "Determinação das Condições de Atividade Ótima, da Estabilidade Térmica e da Cinética da Hidrólise Enzimática de Bromelina Presente na Casca e no Talo do Abacaxi (Ananas comosus L.Merril) Variedade Pérola", Autor: Moacyr Jorge Elias, Orientador: Elias Basile Tambourgi. Data da defesa: 05/02/2010. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 

<< retorna

©2010 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP