Conheca a Universidade Pesquisa na Universidade Unidades Centros Producao Cientifica em 2009
....você esta aqui: Pesquisa na Universidade - Introdução Anuário 2009
     
  Introdução Anuário 2009
  Tabela I
  Tabela II
  Tabela III
  Tabela IV
  Gráfico I
  Grafico II
 




A Pesquisa na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

INTRODUÇÃO ANUÁRIO 2009

A Unicamp é uma universidade estadual autônoma cujo orçamento é vinculado à receita de ICMS do Estado de São Paulo. Além destes recursos a universidade capta recursos de fontes estaduais, federais e privadas, através de contratos e convênios para realização de projetos de pesquisa financiados, pesquisa cooperativa, treinamento, serviços e atividades de extensão em geral.

Os cursos de pós-graduação da UNICAMP formam pesquisadores e profissionais de alto nível. Os pós-graduandos e seus orientadores geram uma vigorosa produção científica, tecnológica, cultural e artística. Vale à pena ressaltar o significativo número em torno de 870 teses de doutorado que são concluídas anualmente na UNICAMP.

Quatro grandes áreas abrangem as atividades de ensino, pesquisa e extensão: exatas (Física, Química, Matemática e Geociências); tecnológicas (Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, e Arquitetura); biomédicas (Medicina, Biologia, Odontologia, e Educação Física); e humanas e artes (Filosofia, Ciências Sociais, História, Economia, Lingüística, Literatura, Educação, e Artes). A Unicamp compreende 22 unidades de ensino e pesquisa, numerosos centros e núcleos de pesquisa interdisciplinar, e um vasto complexo hospitalar, além de uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 35.000 pessoas e se desenvolvem inúmeras pesquisas. A TABELA I mostra resumidamente esta realidade.

Tabela I - Indicadores Gerais e de Desempenho Acadêmico da Unicamp no ano 2003 a 2009


Em 2009, o número de unidades cresceu de 20 para 22 com a criação da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a transformação do antigo CESET (Centro Superior de Educação Tecnológica) na Faculdade de Tecnologia (FT). Na Faculdade de Ciências Aplicadas, inaugurada em março de 2009, serão desenvolvidas inicialmente atividades em oito novos cursos de graduação em Ciências do Esporte,Engenharia de Manufatura, Engenharia de Produção, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Gestão de Políticas Públicas, Gestão do Agronegócio e Nutrição.

Na FT, são oferecidos quatro cursos superiores em tecnologia: Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Saneamento Ambiental e ControleAmbiental e Tecnologia em Construção de Edifícios e Estradas. Também em 2009, a Faculdade de Tecnologia iniciou a implantação da pós-graduação com o Mestrado em Tecnologia.
 

Censo 2008 - Grupos de Pesquisa na UNICAMP – CNPq

 

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um projeto desenvolvido pelo CNPq desde 1992 constituido por bases de dados (censitárias e corrente) que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País.

Os censos são extraídos periodicamente da base corrente (a cada dois anos) e têm conteúdos estáticos, isto é, representam “fotografias” da pesquisa no Brasil obtidas em determinadas datas. Essas datas são previamente anunciadas pelo CNPq para que os participantes dos grupos atualizem seus dados na Plataforma Lattes. O Diretório realizou até hoje oito censos (1993, 1995, 1997, 2000, 2002, 2004, 2006 e 2008).

Segundo o último censo consolidado, o Censo 2008, a pesquisa na UNICAMP se estrutura fundamentalmente em torno de 706 grupos de pesquisa, que envolvem a participação direta de 3.810 pesquisadores, do quais 87,6% são doutores, que atuam, de acordo com a categorização do CNPq, em seis áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências da Computação, Ciências Exatas e da Terra, Humanidades, e Ciências da Saúde. Segundo os dados do Censo 2008, a UNICAMP é a quarta maior instituição nacional em número de pesquisadores doutores e de grupos de pesquisa. Alguns dados dos grupos da Unicamp extraídos dos censos de 2000 a 2008 encontram-se na Tabela II.

 

Tabela II - A Evolução da Estrutura dos Grupos de Pesquisa da Unicamp segundo os censos de 2000 a 2008.

 

A Tabela III e o Gráfico I ilustram a produtividade acadêmica dos docentes da UNICAMP desde 1995. O esforço desenvolvido na UNICAMP nos últimos anos é evidente. Enquanto o número de docentes ativos diminuiu progressivamente até estabilizar-se em 2003, os indicadores de desempenho acadêmico aumentaram progressivamente (publicações, dissertações e teses) ou se estabilizaram (participação em congressos de Iniciação Científica). A Unicamp era responsável até 2007 por cerca de 10% dos artigos científicos publicados em revistas indexadas pelo país.

Embora a produção científica da Unicamp continue a crescer e tenhamos mantido a liderança no número de artigos per capita publicados por ano em revistas indexadas, nossa produção de artigos científicos publicados em revistas indexadas correspondeu a 8% da produção nacional em 2008 e 2009 em razão do crescimento mais acelerado do resto do país. Entre os desafios que a Universidade agora se propõe, um aumento da qualificação de sua produção acadêmica passa a ser prioritário.

 


Tabela III - Indicadores de desempenho acadêmico da Unicamp desde 1995

Gráfico I - Indicadores de desempenho acadêmico da Unicamp desde 1995.


Finalmente, a Tabela IV e o Gráfico II mostram a evolução positiva do financiamento à pesquisa na UNICAMP nos últimos anos e, em particular, 
no ano de 2009 quando se observa um aumento da ordem de 13% nos recursos captados para o fomento à pesquisa em relação a 2008. O aporte de recursos extra-orçamentários destinados ao financiamento à pesquisa em 2009 representou cerca de 19% dos recursos orçamentários da universidade.


Tabela IV - Financiamento à pesquisa em R$ durante os últimos anos.

Gráfico II - Financiamento à pesquisa em R$ durante os últimos anos.


©2009 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP
 

logotipo da Unicamp