Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2009Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Instituto de Artes
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Musicologia histórica e etnomusicologia. Musicologia histórica e etnomusicologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
2.
  Linguagem: percepção, estruturação e análise musical. Linguagem: percepção, estruturação e análise musical (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
3.
  Interfaces tecnológicas para processos musicais e acústicos. Interfaces tecnológicas para processos musicais e acústicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
4.
  Processos interpretativos nos diferentes estilos e períodos musicais. Processos interpretativos nos diferentes estilos e períodos musicais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
5.
  Técnica e pedagogia dos instrumentos musicais. Técnica e pedagogia dos instrumentos musicais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
6.
  Suportes instrumentais e materiais para composição e improvisação. Suportes instrumentais e materiais para composição e improvisação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
7.
  Análise aplicada de técnicas e processos composicionais. Análise aplicada de técnicas e processos composicionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
8.
  História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia. Concentra projetos de pesquisa que buscam a reflexão teórica sobre a história do cinema e da fotografia, explorando a produção nacional e internacional, e dando destaque a seus procedimentos criativos e metodológicos, bem como a suas dimensões autorais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CINEMA.
 
9.
  Pesquisa de documentação musical e constituição e manutenção de acervo. Levantamento de dados, repertório, bibliografia, discografia e partituras e constituição de acervos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
10.
  Processos e Poéticas da Cena. Esta linha concentra experimentações e reflexão sobre os processos de criação cênica, o espetacular, propondo o diálogo com a visão orquestrada do conjunto cênico e sua inserção no contexto poético. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS.
 
11.
  Fundamentos Técnico/Poéticos do Intérprete. Esta linha é composta de estudos teóricos e experimentais do trabalho do intérprete sobre si mesmo, na constituição de repertórios técnico/poéticos que o habilitem para o desempenho artístico a partir da compreensão da gramática que coordena a cena e da (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS.
 
12.
  Poéticas Visuais. A linha de pesquisa em Poéticas Visuais compreende projetos de pesquisa que tratam a obra de arte a partir de seus processos de instauração. Seu objetivo consiste em desenvolver a investigação e a reflexão do modo de produção a partir das relações entre (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS.
 
13.
  Fundamentos Teóricos das Artes (Artes Visuais). A linha Fundamentos Teóricos das Artes engloba diversas abordagens teóricas sobre a produção artística: os textos de crítica de arte, o discurso histórico, as questões de teoria e filosofia da arte, a reflexão sobre a arte das bordas, bem como o pensamen (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS.
 
14.
  Projeto e Linguagem. A linha de pesquisa em Projeto e Linguagem compreende a investigação conceitual, metodológica e processual, ampla e diversificada, do ensino e da prática do projeto em diferentes campos do conhecimento, como arquitetura, desenho industrial, artes aplicad (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS.
 
15.
  Cultura Audiovisual e Mídia. As artes audiovisuais, historicamente, interagiram com a cultura mediática acentuando-se, hoje, no domínio da convergência digital.

Nesse sentido, esta Linha de Pesquisa aborda os diversos meios analógicos e/ou digitais e o papel central que desempenh (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS.

 

<< retorna

©2009 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP