Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2009Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FCA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC

<< retorna

 
Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp - Limeira
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Sistemas produtivos, saúde e segurança. Estudar sistemas produtivos através de estudos interdisciplinares que contribuam para perspectiva da saúde, da segurança, e da vulnerabilidade dos sujeitos e dos sistemas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
2.
  Ergonomia Aplicada ao Projeto de Engenharia. Integrar ao desenvolvimento de projetos da engenharia a Ergonomia de Concepção, aplicando métodos e conceitos das áreas da Antropometria, Biomecânica, Segurança e Higiene Laboral, entre outras áreas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
3.
  Organização e Análise Ergonômica do Trabalho. Analisar, à luz da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, os principais determinantes da atividade de trabalho, em particular aquela de natureza rural, construindo diagnósticos a partir de observações da atividade real. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
4.
  Urbanização e Vulnerabilidade Social no Interior do Estado de São Paulo. Estudar a vulnerabilidade e a segregação socio-espacial decorrentes da urbanização fora do contexto metropolitano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
5.
  Planejamento e gestão de ciência, tecnologia e inovação. Identificação e análise das características institucionais, organizacionais, gerenciais e relacionais que interferem na gestão das atividades de ciência e tecnologia e do processo de inovação, seja este de natureza tecnológica ou não tecnológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
6.
  Bases Morfofisiológicas do Sistema Digestório Papel da dieta hiperlipídica no Desenvolvimento da Mucosa Intestinal. Esta linha de pesquisa tem como objetivo a compreensão dos mecanismos envolvidos no processo de absorção de lipídios, por meio do estudo das principais proteínas relacionadas e o papel da dieta hiperlipídica materna nestes processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
7.
  Estudo da ação antiinflamatória do Laser de baixa potência e LED na artrite induzida por zymosan. Caracterizar os mecanismos de ação antiiflamatória do Laser de baixa potência e do LED na artrite por zymosan em modelos experimentais in vivo e in vitro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
8.
  Biomecânica aplicada aos esportes de alto rendimento. Análise cinemática em competições de alto rendimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
9.
  Ensino da Economia. Estudo da Ciência Econômica, os seus métodos, paradigmas e áreas de desenvolvimentos com foco na evolução da história do pensamento econômico e suas práticas de ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
10.
  Pensamento social no Brasil e na Argentina. Estudo do pensamento social argentino e latinoamericano tomando por base a produção sociológica sobre pensamento e ideologia no Brasil.
Programa/área de concentração CAPES (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

 
11.
  Análise Econômica. Produção de indicadores setoriais padronizados a partir das principais fontes de dados nacionais e internacionais publicamente disponíveis, subsidiando assim as análises de diferentes atores da sociedade e de consultores econômicos e de gestão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 

<< retorna

©2009 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP