Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2008logotipo da unicampUnidades

  você está aqui: FEQ
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FCA

<< retorna

 
Faculdade de Engenharia Química
 
Teses de doutorado
 
1.
  Desenvolvimento de um Software para Detecção de Erros Grosseiros e Reconciliação de Dados Estática e Dinâmica de Processos Químicos e Petroquímicos. Autor: Agremis Guinho Barbosa, Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 18/12/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
2.
  Controle Feedforward - Feedback Aplicado às Colunas de Absorção do Processo de Produção de Etanol por Fermentação. Autor: Eduardo Eyng, Orientador: Ana Maria Frattini Fileti. Data da defesa: 18/12/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
3.
  Transferência de Calor e Massa em Colunas de Destilação a Vácuo: Uma Abordagem Euleriana-Lagrangeana. Autor: Karolline Ropelato, Orientador: Milton Mori. Co-Orientador: Washington de Oliveira Gerardelli. Data da defesa: 18/12/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
4.
  Investigação Experimental e Computacional da Polimerização via Radical Livre Controlada em Presença de Radicais Nitróxido (NMRP) utilizando-se Iniciadores Difuncionais. Autor: Rafael Silva Dias, Orientador: Liliane Maria Ferrareso Lona. Data da defesa: 18/12/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
5.
  Oxidação Total de Metano sobre Catalisadores de Paládio e Estanho Suportados em Zircônia. Autor: Juan José Lovón Quintana, Orientador: Gustavo Paim Valenca. Data da defesa: 24/10/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
6.
  Determinação Experimental do Equilíbrio Sólido-Líquido de Sistemas Binários de Ácidos Graxos Saturados: Estudo Deta- lhado da Fase Sólida. Autor: Mariana Conceição da Costa, Orientador: Maria Alvina Krähenbühl. Co-Orientador: Antônio José de Almeida Meirelles. Data da defesa: 09/09/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
7.
  Desenvolvimento e Implementação de Controlador Fuzzy Aplicado à Produção de Biodiesel. Autor: Marcelle Fernanda Carulo, Orientador: Flávio Vasconcelos da Silva. Data da defesa: 01/09/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
8.
  Produção de Goma Xantana em Reator de Coluna de Bolha utilizando Processo de Batelada Repetida. Autor: Érika Durão Vieira, Orientador: Sílvio Roberto Andrietta. Data da defesa: 22/08/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
9.
  Desenvolvimento de Resinas de Polietileno Linear Através de Métodos de Otimização. Autor: Karen Valverde Pontes, Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 22/08/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
10.
  Uma Nova Estratégia para a Reestruturação de Redes de Trocadores de Calor. Autor: Rogério Geaquinto Herkenhoff, Orientador: Roger Josef Zemp. Data da defesa: 11/08/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
11.
  Diagnóstico Ambiental Integrado da Àrea de Influência do Descarte do Material Dragado do Estuário de Santos. Autor: Luis Renato Bastos Lia, Orientador: Edson Tomaz. Data da defesa: 31/07/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
12.
  Avaliação da Aplicabilidade da Ressonância Paramagnética Eletrônica na Identificação de Alimentos e Plantas Medicinais Irradiados, Autor: Ionara Fernanda Rezende Vieira, Orientador: Elias Basile Tambourgi. Co-Orientador: Alexandre Soares Leal. Data da defesa: 30/07/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
13.
  Simulação e Análise de Custos na Produção de Biodiesel a partir de Óleos Vegetais. Autor: Gean Claudio de Souza Santana, Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Data da defesa: 29/07/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
14.
  Comportamento de Linhagens Industriais de Saccharomyces Frente a Compostos Inibitórios Presentes no Melaço de Cana-de-Açúcar na Produção de Bioetanol. Autor: Gisele Mantei Tosetto, Orientador: Sílvio Roberto Andrietta. Data da defesa: 11/07/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
15.
  Preparação e Caracterização de Membranas de Quitosana e Alginato para Aplicação na Terapia de Lesões. Autor: Ana Paula Rodrigues, Orientador: Ângela Maria Moraes. Data da defesa: 02/07/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
16.
  Otimização do Setor de Prensagem por Meio de Planejamento de Produção em uma Indústria de Papel. Autor: Daniela Medeiros Devienne Drummond, Orientador: Reginaldo Guirardello. Co-Orientadores: Ignacio E. Grossmann, Maria Teresa Moreira Rodrigues. Data da defesa: 18/06/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
17.
  Homopolimerização e Copolimerização via Radical Livre Controlada por Radicais Nitróxidos. Autor: Juliana Belincanta, Orientador: Liliane Maria Ferrareso Lona. Data da defesa: 16/06/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
18.
  Aplicação de Métodos de Otimização para o Cálculo do Equilibrio Químico e de fases Combinados para Processos com Gás de Síntese. Autor: Consuêlo Cristina Gomes Silva, Orientador: Reginaldo Guirardello. Co-Orientador: Gustavo Paim Valenca. Data da defesa: 06/06/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
19.
  Desenvolvimento e Otimização de Misturador Estático com o Uso da Fluidodinâmica Computacional (C.F.D.). Autor: Celso Fernandes Joaquim Junior, Orientador: José Roberto Nunhez. Co-Orientador: Efraim Cekinski. Data da defesa: 29/05/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
20.
  Desenvolvimento de Processo Enzimático para Redução de Sedi-mentos em Extratos de Café Solúvel. Autor: Paula Aparecida Delgado, Orientador: Telma Teixeira Franco. Data da defesa: 09/05/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
21.
  Extração de Espilantol de Spilanthes Acmella Var Oleraceae com Dióxido de Carbono Supercrítico. Autor: Vanessa Mendes Santos Cavalcanti, Orientador: Frederico Guaré Cruz. Co-Orientadores: Martín Aznar, Sílvio Alexandre B Vieira de Mélo. Data da defesa: 24/04/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
22.
  Estudo do Efeito da Adição de Gorduras Alternativas na Cristalização da Manteiga de Cacau, Autor: Leda Battestin Quast, Orientador: Theo Guenter Kieckbusch. Co-Orientador: Valdecir Luccas. Data da defesa: 15/04/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
23.
  Aplicação de Técnicas CFD para o Cálculo de Escoamento em Meio Reativo em Riser, Autor: Leonardo Machado da Rosa, Orientador: Milton Mori. Data da defesa: 04/04/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
24.
  Adsorção Competitiva dos Íons Cobre e Mercúrio em Membranas de Quitosana Natural e Reticulada. Autor: Rodrigo Silveira Vieira, Orientador: Marisa Masumi Beppu. Co-Orientador: Eric Guidal da École de Mines D`Ales. Data da defesa: 28/03/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
25.
  Modelos de Otimização na Produção de Óleo Diesel: Uma Aplicação Industrial. Autor: Ana Clelia Ferreira, Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Data da defesa: 27/02/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
26.
  Modelo Integrado de Gestão de Qualidade do Ar da Região Metropolitana de Salvador. Autor: Diógenes Ganghis Pimentel de Lyra, Orientador: Edson Tomaz. Data da defesa: 27/02/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
27.
  Compósitos Híbridos de Poli (Tereftalato de Etileno)(PET)/ Fibra de Vidro (FV)/Modificador de Impacto (E-MA-GMA). Autor: André Luís Ferrari de Moura Giraldi, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Co-Orientador: José Alexandrino de Souza. Data da defesa: 21/02/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
28.
  Análise de Estruturas Coerentes de Larga Escala em Jatos de Dispersão Bifásicos. Autor: Rodrigo Koerich Decker, Orientador: Milton Mori. Co-Orientadores: Henry França Meier, Udo W. Fritsching. Data da defesa: 08/02/2008. Tese de doutorado ligado ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 

<< retorna

©2008 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP