Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2008logotipo da unicampUnidades

  você está aqui: FEQ
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FCA

<< retorna

 
Faculdade de Engenharia Química
 
Dissertações de Mestrado
 
1.
  Desenvolvimento Tecnológico da Extração da Sericina e Preparação de Nanopartículas para Aplicação em Cosméticos. Autor: Amanda Gomes Marcelino, Orientador: Maria Helena Andrade Santana. Data da defesa: 18/12/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
2.
  Otimização de Layout de Plantas Químicas utilizando o Problema de Designação Quadrático. Autor: Sheila Souza de Almeida, Orientador: Reginaldo Guirardello. Data da defesa: 18/12/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
3.
  Modelagem e Simulação de Reatores Gás-Solido de Escoamento Descendente (Downer). Autor: German Gonzalez Silva, Orientador: Antônio Carlos Luz Lisboa. Data da defesa: 15/12/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
4.
  Estudo da Cinética de Degradação do Ácido Ascórbico na Secagem de Abacaxi em Atmosfera Modificada. Autor: Paulo Henrique da Silva Santos, Orientador: Maria Aparecida Silva. Data da defesa: 12/12/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
5.
  Avaliação da Técnica de Craqueamento Térmico de Resíduos Pesados e Ultra Pesados de Petróleo Utilizando Radiação Laser. Autor: Oscar Javier Celis Ariza, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: André Luiz Jardini Munhoz. Data da defesa: 10/12/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
6.
  Avaliação e Aplicação dos Resultados da Curva PEV Estendida em Sistemas de Processamento e Refino de Frações Pesadas de Petróleo. Autor: José Fernando Cuadros Bohorquez, Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 09/12/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
7.
  Desenvolvimento e Caracterização de um Compósito Híbrido de Polipropileno Homopolímero e Micro Fibra de Sílica Amorfa e Fibra de Madeira, Utilizando Agente de Acoplagem. Autor: Alex Kazuo Sato, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Data da defesa: 03/12/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
8.
  Estudo da Reação da Resina Fenólica sob Pressão. Autor: Carlos Eduardo Lucchini, Orientador: Wagner dos Santos Oliveira. Data da defesa: 25/11/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
9.
  Investigação Experimental da Copolimerização de Estireno Divinilbenzeno (DVB) via Radical Livre Controlada por Radicais Nitróxido (NMRP). Autor: Telma Regina Nogueira, Orientador: Liliane Maria Ferrareso Lona. Data da defesa: 10/11/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
10.
  Proposição de um Reator Fotocatalítico para Degradação de Fenol. Autor: Flavia Cristina Sertori Paschoalino, Orientador: Elizabete Jordão. Co-Orientador: Carlos Augusto de Moraes Pires. Data da defesa: 07/11/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
11.
  Fluidodinâmica e Secagem de Cloreto de Potássio e Acetato de Sódio em Leito Pulso Fluidizado. Autor: Luciane Franquelin Gomes de Souza, Orientador: Osvaldir Pereira Taranto. Co-Orientador: Marcello Nitz da Costa. Data da defesa: 22/10/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
12.
  Utilização do QFD como Ferramenta para Desenvolvimento de uma Resina Termoplástica para Prototipagem Rápida. Autor: Luciana Rodrigues Oriqui, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: Marcelo de Carvalho Reis. Data da defesa: 20/10/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
13.
  Determinação Experimental de Correntes do Processo de Destilação Molecular de Resíduos de Petróleo e Extensão da Curva PEV. Autor: Rodrigo Santos Rocha, Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Co-Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 14/10/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
14.
  Logística de Armazenamento de Frutos e Hortaliças em Supermercado. Autor: Daniela de Freitas Borghi, Orientador: Reginaldo Guirardello. Co-Orientador: Lúcio Cardozo Filho. Data da defesa: 10/10/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
15.
  Extração de Pilocarpina e Epiisopiloturina de Jaborandi utilizando Processos Envolvendo Solventes Supercríticos. Autor: Élida de Castilho Barnabé, Orientador: Theo Guenter Kieckbusch. Co-Orientadores: Álvaro Bandeira Antunes de Azevedo, Paulo Mazzafera. Data da defesa: 09/10/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
16.
  Desenvolvimento e Caracterização de Material Compósito à Base de PMMA Reforçado com Fibra de Vidro para Uso Odontológico. Autor: Vanessa Giusti Paiva, Orientador: Wagner dos Santos Oliveira. Co-Orientador: Leila Peres. Data da defesa: 09/10/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
17.
  Revestimento Polimérico e Farmacocinética de Grânulos Gastrorresistentes Contendo Didanosina Incorporada em Microparículas de Quitosana, Autor: Patricia Severino, Orientador: Maria Helena Andrade Santana. Co-Orientador: Teresa Cristina Tavares Dalla Costa. Data da defesa: 30/09/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
18.
  Inativação de Fungos e Extração de Azadiractina e Óleo das Sementes de Nim (Azadirachta indica A. Juss) utilizando Fluidos Supercríticos. Autor: Júlia Natalia de Oliveira Mazoni, Orientador: Theo Guenter Kieckbusch. Co-Orientadores: Álvaro Bandeira Antunes de Azevedo, Paulo Mazzafera. Data da defesa: 26/09/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
19.
  Estudo da Copolimerização em Mini Emulsão de Metacrilato de Metila/Metacrilato de Etila. Autor: Ana Glaucia Bogalhos Lucente, Orientador: Leila Peres. Co-Orientador: José Luiz Lino Trochmann. Data da defesa: 26/09/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
20.
  Produção de Ésteres Etílicos (Biodiesel) a partir da Transesterificação Básica de Óleo Residual. Autor: Danilo Ribeiro de Lima, Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Data da defesa: 08/09/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
21.
  Simulação do Processo de Produção de Etanol a partir do Açúcar e do Bagaço, Visando a Integração do Processo e a Maximização da Produção de Energia de Excedentes do Bagaço. Autor: Marina Oliveira de Souza Dias, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: CARLOS EDUARDO VAZ ROSSELL. Data da defesa: 29/08/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
22.
  Equilíbrio Líquido-Líquido em Sistemas Aquosos Bifásicos Água+PEG8000+Sal: Determinação Experimental e Modelagem Termodinâmica. Autor: Evelyn Vilma Caravazi Cunha, Orientador: Martín Aznar. Data da defesa: 25/08/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
23.
  Purificação do Óleo Essencial de "Cymbopogon Citratus" para a concentração de Citral utilizando Destilação Molecular. Autor: Laura Plazas Tovar, Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Data da defesa: 18/08/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
24.
  Avaliação do Efeito do Sal Volátil Carbamato de Amônio sobre a Estabilidade de Enzimas, Autor: Lucimara Lopes da Silva, Orientador: Everson Alves Miranda. Co-Orientador: Pedro de Alcântara Pessoa Filho. Data da defesa: 15/08/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
25.
  Espectrometria de Raios-X Aliada a Quimiometria na Determinação de Parâmetros de Petróleo. Autor: Claudete Bernardo Henriques, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: Maria Izabel Maretti Silveira Bueno. Data da defesa: 05/08/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
26.
  Automação e Análise do Consumo de Energia de um Sistema de Refrigeração para Resfriamento de Líquido. Autor: Thiago Gomes Pinelli, Orientador: Flávio Vasconcelos da Silva. Data da defesa: 31/07/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
27.
  Detecção de Anticorpos Anti-Cardiolipina em Soros Reais utilizando Lipossomas Polimerizados. Autor: Moysés Ost Damm Martins, Orientador: Maria Helena Andrade Santana. Co-Orientador: Sônia Maria Alves Bueno. Data da defesa: 30/07/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
28.
  Análise Exergética de um Ciclo em Cascata para Liquefação de Gás Natural. Autor: Liza Cipolato, Orientador: José Vicente Hallak d'Angelo. Data da defesa: 25/07/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
29.
  Desacidificação do OFA Através do Processo de Extração Lí- quido-Líquido Descontínuo Utilizando Álcoois. Autor: Maria Claudia Faes da Silva Orlandelli, Orientador: Elias Basile Tambourgi. Data da defesa: 25/07/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
30.
  Surfactantes Reativos Não-iônicos em Polimerização em Emulsão de Látices de Acetato de Vinila-vinil Neodecanoato: Influência nas Propriedades de Barreira à Água. Autor: Jorge Mayer de Oliveira, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Data da defesa: 14/07/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
31.
  Atrito de Partículas Sólidas de Cloreto de Sódio (NaCl) em Leito Fluidizado Gasoso. Autor: Valdirene Ondina Platen Valdo, Orientador: Kátia Tannous. Data da defesa: 10/07/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
32.
  Desenvolvimento de Modelo Numérico Tridimensional e Elíptico para o Estudo de Escoamentos no Interior de Dutos Cilíndricos. Autor: Gabriela Cantarelli Lopes, Orientador: José Roberto Nunhez. Co-Orientador: Éverton Moraes Matos. Data da defesa: 27/06/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
33.
  Predição de Equilíbrio Líquido-Vapor Através de Redes Neurais Artificiais. Autor: Sílvia Dal'Boit, Orientador: Roger Josef Zemp. Data da defesa: 23/06/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
34.
  Caracterização das Correntes do Processo de Destilação Molecular Aplicado a Frações Pesadas de Petróleo e Desenvolvimento de Correlações da Curva PEV. Autor: Melina Savioli Lopes, Orientador: Rubens Maciel Filho. Co-Orientador: Maria Regina Wolf Maciel. Data da defesa: 29/05/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
35.
  Desenvolvimento de Software e Análise de Reatores de Polimerização de Eteno em Solução. Autor: Juliana Cristina do Nascimento, Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 28/05/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
36.
  Hidrogenação Parcial do Benzeno em Fase Líquida: Influência da Natureza e da Morfologia dos Suportes Alumina e Nióbia no Desempenho de Catalisadores de Rutênio. Autor: Michelle Fernanda Faita Rodrigues, Orientador: Antonio José Gomez Cobo. Data da defesa: 28/05/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
37.
  Desenvolvimento e Caracterização de Sachê Absorvedor de Oxigênio para Uso em Embalagens Alimentícias. Autor: Lilian Rodrigues Braga, Orientador: Leila Peres. Data da defesa: 27/05/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
38.
  Sistema de Monitoramento de Falhas em Tubulações por meio de Processamento Digital de Sinais. Autor: Carlos Antonio Berto Junior, Orientador: Elias Basile Tambourgi. Co-Orientador: Sergio Ricardo Lourenço. Data da defesa: 16/05/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
39.
  Avaliação da Eficácia de Materiais Têxteis na Atividade Física. Autor: Fernando Gasi, Orientador: Edison Bittencourt. Data da defesa: 28/04/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
40.
  Síntese de Carvão Ativado e Óleo Combustível a partir da Borracha de Pneu Usado. Autor: Carla Fabiana Scatolim Rombaldo, Orientador: Antônio Carlos Luz Lisboa. Co-Orientador: Aparecido dos Reis Coutinho. Data da defesa: 25/04/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
41.
  Desenvolvimento de Modelo Computacional para Craqueamento Térmico. Autor: Fabian Andrey Diaz Mateus, Orientador: Rubens Maciel Filho. Data da defesa: 22/04/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
42.
  Cálculo do Equilíbrio de Fases Sólido-Líquido em Misturas Binárias por Meio de Técnicas de Minimização e Análise de Convexidade. Autor: Stella Alonso Rocha, Orientador: Reginaldo Guirardello. Data da defesa: 19/03/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
43.
  Processamento e Caracterização de Biocompósitos de PHB com Fibras Naturais de Coco e Sisal Acetiladas e Não-Acetiladas. Autor: Rodolfo Cardoso de Jesus, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Data da defesa: 29/02/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
44.
  Obtenção de Acrilatos de Frutose por Catálise Enzimática. Autor: Érica Vagetti Fonseca, Orientador: Telma Teixeira Franco. Data da defesa: 28/02/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
45.
  Adesivo de Borracha Termoplástica Reforçado com Nanoargila, Autor: Tatiane Dias Marques Faria, Orientador: Julio Roberto Bartoli. Data da defesa: 28/02/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
46.
  Simulação de um Leito Fluidizado Aplicando a Técnica CFD Baseada na Teoria Cinética do Escoamento Granular, Autor: Fábio Marini, Orientador: Milton Mori. Data da defesa: 13/02/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
47.
  Estudo da Biodegradação dos Filmes de Poli (e-caprolactona), da Blenda Poli (e-caprolactona)/Amido e do Compósito Poli (e-caprolactona)/Amido/Pó de Fibra de Coco por Fungos e Bactérias. Autor: Lívia Cordi, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Co-Orientador: Nelson Eduardo Durán Caballero. Data da defesa: 12/02/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
48.
  Simulação Tridimensional de uma Coluna de Bolhas - Diferentes Abordagens Geométricas e Modelagem. Autor: Renato Prado Dionisio, Orientador: Milton Mori. Data da defesa: 12/02/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
49.
  Estudo da Fotopolimerização e Degradação de um Oligômero Uretano Acrilado Alifático para Aplicação em revestimentos para Madeira. Autor: Valéria do Carmo Barbosa, Orientador: Lucia Helena Innocentini Mei. Data da defesa: 28/01/2008. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 

<< retorna

©2008 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP