Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2007logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NUDECR
... 
 CBMEG
CCS
CDMC
CEB
CEL
CEPRE
CESOP
CEPTRO
CLE
CMU
CEPAGR
CT
CEMIB
CPQBA
CESET
NUDECR
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NEE
NIED
NIB
NIDIC
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Núcleo de Jornalismo Científico: Estudos dos processos de produção e divulgação do Jornalismo Científico. Objetiva estimular pesquisas interdisciplinares objetivando o acompanhamento dos meios de comunicação e sua interface com a sociedade. Pretende-se estabelecer um Fórum permanente de discussões jornalísticas e científicas, envolvendo os profissionais oriundos de diversas áreas do conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
2.
  Comunicação Esportiva. Objetiva pesquisar as tendências da produção e divulgação da mensagem esportiva nos meios de comunicação e sua relação com o Jornalismo Científico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
3.
  Novas tecnologias de divulgação e Jornalismo Científico. Objetiva investigar o impacto de novas tecnologias nos meios de comunicação e também a produção, recepção e transmissão de informações científicas e tecnológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
4.
  Estudos do Léxico Urbano. Análise do léxico em textualidades próprias do meio urbano a partir de uma perspectiva discursiva. Estudos de lexicologia e lexicografia. Análise histórico-discursiva de dicionário. Montagem de corpus eletrônicos com textos mediáticos, literários e jurídicos. Auxílio à elaboração de dicionários, enciclopédias e material de apoio ao ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
5.
  Estudos da Mídia, da Cultura e da Sociedade. Objetiva a reflexão crítica sobre o papel das estruturas institucionais na dinâmica das sociedades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
6.
  Análise histórico-discursiva da linguagem na cidade: processos de significação do/no espaço urbano.Objetiva-se realizar análises histórico-discursivas de fatos de linguagem em domínios diversos: política, educação, mídia, urbanismo, leitura, ciência, ecologia e meio rural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
7.
  Estudos e pesquisas em tecnologia da linguagem e multimídia. . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
8.
  Produção de conteúdo de divulgação científica. Tem por objetivo desenvolver coneúdos e mensagens de divulgação científica para diferentes meios de comunicação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).
 
9.
  Estudos e pesquisas de produção e armazenamento de dados. Busca reunir a partir das pesquisas realizadas no Núcleo construir um banco de dados com a finalidade de armazenar os dados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).
 

<< retorna

©2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP