Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2007logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NIPE
... 
 CBMEG
CCS
CDMC
CEB
CEL
CEPRE
CESOP
CEPTRO
CLE
CMU
CEPAGR
CT
CEMIB
CPQBA
CESET
NUDECR
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NEE
NIED
NIB
NIDIC
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Análise da Demanda e do Suprimento de Energia. A análise dos determinantes socio-econômicos e tecnológicos da demanda de energia, a análise e o desenvolvimento de tecnologias de uso e conversão deenergia, o planejamento da operação e expansão de sistemas de potência e odesenvolvimento e a aplicação de métodos de projeção da demanda e do suprimento de energéticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
2.
  Política Energética. A análise das relações entre o setor energético e as demais instituições da sociedade, o planejamento energético regional e o nacional, a análise dasconsequências sobre o setor energético de políticas macroeconômicas, a organização institucional do setor energético e a análise da evolução de preços e tarifas do setor energético. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
3.
  Energia, Sociedade e Meio-ambiente.A avaliação de processos produtivos no setor energético e no setor industrial, o estudo de políticas energéticas sobre conservação, reciclagem, uso de materiais menos intensivos em energia, etc., e o estudo de relações entredecisões políticas, financeiras e ambientais na área energética. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
4.
  Análise e Projeção da Demanda de Energéticos.Determinantes sócio-econômicos e tecnológicos principais da demanda de energia nos setores residencial.... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
5.
  Planejamento de Sistemas Hidrotérmicos de Potência. Planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos de potência, a curto, médio e longo prazo, usando técnicas de simulação, programação linear (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
6.
  Economia do Petróleo e do Gás Natural. Empresas produtoras, refinadoras e distribuidoras de petróleo e gás natural, a nível internacional: concentração e propriedade do capital... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
7.
  Planejamento do Setor Alcooleiro. Planejamento do Setor Alcooleiro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
8.
  Modelos Matemáticos de Sistemas Energéticos. Modelagem em planejamento energético, usando principalmente técnicas sistêmicas de pesquisa operacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
9.
  Tecnologias de Sistemas Energéticos. Tecnologias de Sistemas Energéticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
10.
  Planejamento e Gestão de Programas de Conservação e Substituição de Energéticos. Micro e macroplanejamento de programas de conservação e substituição de energéticos nos principais setores consumidores.... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
11.
  Planejamento Energético Regional. Planejamento Energético Regional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
12.
  Planejamento Energético no Meio Rural. Avaliação e otimização da produção de biomassa para fins energéticos: aspéctos técnico-econômicos e de uso de solo.... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
13.
  Planejamento Energético: Metodologias, Aspectos Institucionais e Políticas Energéticas. Planejamento Energético: Metodologias, Aspectos Institucionais e Políticas Energéticas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
14.
  Investimentos, Custos e Preços de Energéticos. Análise da evolução das necessidades de investimento no setor energético... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
15.
  Conservação de Energia e Meio Ambiente. Conservação de Energia e Meio Ambiente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 

<< retorna

©2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP