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Núcleo de Informática Aplicada à Educação
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Formacao de Recursos Humanos na Area de Informatica Educativa. Programacao Logo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
2.
  Pesquisa e Desenvolvimento em Informatica Educativa. Desenvolvimento do Interpretador SuperLogo: Logo Tridimensional: Logo Declarativo: Logo Musica: Ambiente Multimidia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
3.
  Desenvolvimento de software e hardware educacionais. Elaboração de software e hardware que suportam as diversas atividades de formação e de educação realizadas no NIED (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
4.
  Questões neurolinguisticas sobre o uso do computador na avaliação e no acompanhamento clínico educacional. Contribuicao da Pesquisa Neurolinguistica para a Avaliacao do Discurso Verbal e Mental do sujeito, Estudos sobre a interrelacao entre a linguagem e cognicao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
5.
  Multimeios e ensino-aprendizagem. Criação de uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada na integração de diferentes meios como vídeo, fotografia, som, no desenvolvimento de sistemas multimídia construídos pelos aprendizes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
6.
  Informatica na Educacao Especial. Criação de ambientes de aprendizagem baseados no uso da informática para indivíduos com necessidades educacionais especiais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
7.
  Desenvolvimento de material. Desenvolvimento de material para suporte das atividades de informática na educação desenvolvidas pelas diferentes linhas de pesquisa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
 
8.
  Formação de profissionais da Educação. Preparação de educadores para a utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
 
9.
  Desenvolvimento de interfaces, dispositivos robóticos e material de apoio para Educação Especial.Desenvolver interfaces computacionais e materiais de apoio a ações pedagógicas na área de Educação Especial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
 
10.
  Interfaces e tecnologia para mobile learning (m–learning). Desenvolver aplicações de educação a distância e definir interfaces para dispositivos móveis como celulares, PDAs, tablets, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
11.
  Interfaces para ambientes de EaD.Analisar e desenvolver termos e símbolos adequados a interfaces para sistemas de EaD Sistemas de Help. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
12.
  Metodologia para EaD.Desenvolvimento de metodologia para aplicação de EaD. Metodologia de avaliação para EaD. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
13.
  Tecnologia para EaD.Desenvolvimento de ferramentas computacionais para EaD. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
14.
  Formação de profissionais da área de Educação Especial.Desenvolver ações de formação de profissionais da área de Educação Especial usando recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
15.
  Desenvolvimento de Dispositivos Robóticos Integrando o Estudo de Cartografia Tátil e Geração de Material Didático para Portadores de Deficiência Visual.Desenvolver pesquisas visando a elaboração de material didático tátil, integrado ambientes de robótica pedagógica. Desenvolver metodologias de utilização desse material didático visando a criação de ambientes de aprendizagem... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
16.
  Dispositivos robóticos.Concepção, implementação, construção de dispositivos robóticos para serem utilizados no contexto educacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
 
17.
  Ferramentas para pessoas com necessidades especiais.Concepção, implementação, construção de ferramentas de hardware e software para serem usados por pessoas com necessidades especiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
18.
  Reengenharia da Formação na Empresa.A revolução causada pelos novos processos de produção na indústria e de serviços tem causado mudanças na nossa maneira de viver. Essas mudanças têm gerado alguns problemas no processo de trabalho... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
19.
  Sistemas Computacionais de Apoio a Reengenharia da Formação na Empresa.Esta linha de pesquisa objetiva propor soluções de aprendizagem com relevância estratégica para diferentes necessidades da empresa, a partir do desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais usando a Internet e da construção de metodologias... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 

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