Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2007logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui:  Centros e Núcleos - CLE
... 
 CBMEG
CCS
CDMC
CEB
CEL
CEPRE
CESOP
CEPTRO
CLE
CMU
CEPAGR
CT
CEMIB
CPQBA
CESET
NUDECR
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NEE
NIED
NIB
NIDIC
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Centro de Lógica, Epistemologia e Historia da Ciencia
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Auto-Organização e Teoria da Informação. Projetos de Auto-Organização em métodos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
2.
  Teoria da Complexidade. Estudar teoremas de complexidade com aplicações na ciência da computação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
3.
  Revolução Científica do Século XVI e XVII. Analisar a revolução cosmológica e metodologia que se desenrola no interior da revolução científica do século XVII iniciada efetivamente por Galileo e Descartes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
4.
  História da Lógica Medieval. Análise da lógica desenvolvida por Pedro Abelardo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
5.
  Lógicas não-clássicas. Desenvolver atividades relacionadas as lógicas não clássicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
6.
  Traduções entre lógicas. Investigamos o problema das traduções entre lógicas sob o ponto de vista filosófico, metodológico e de aplicações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
7.
  Fundamentos e aplicação de lógica. Lógica teórica e Aplicada (lógicas não-clássicas) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
8.
  História da Ciência e da Filosofia da Idade Média até o século XVII. Investigar a história da ciência (astronomia, matemática, lógica, etc) e da filosofia da Idade Média até o século XVII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
9.
  Lógicas polivalentes. Investigamos a possibilidade de obtenção de novos métodos de teoria da prova para lógicas polivalentes e para outros sistemas não clássicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
10.
  História da matemática antiga. Analise da matematica antiga com o objetivo de conhecer o referencial matemático basico no interior do qual se desenvolveu a revolução cientifica doseculos XVI e XVII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
11.
  História da Ciência Antiga. Analisar a física aristotélica e a crítica de Philoponos da Teoria de Movimento de Aristóteles. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
12.
  História da Cosmologia e Astronomia na Antiguidade. Analisar o pensamento cosmológico de Platão, Aristóteles e seus discipulosa fim de compreender a origem o alcance e a significação da revolucao astronomico-cosmológica dos séculos XVI e XVII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
13.
  Epistemologia e Heurística. Estudar aspectos da heurística e da epistemologia das ciências formais e das ciências naturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
14.
  Antropologia e Ciências Sociais. Estudo historiográfico e sociológico acerca das condições estruturais e conjunturais em que as ciências sociais francófonas quebequenses se desenvolveram durante o período de 1960-1980. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
15.
  Semânticas Formais. Investigação do problema geral de atribuir semânticas aos diversos sistemas lógicos com vistas a aplicações e a analise conceitual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
16.
  Filosofia da Matemática. Investigar questões rerlativas aos fundamentos filosóficos da Matemática, os conceitos próprios da Matemática como ciência, em particular seus aspectos dedutivos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).
 

<< retorna

©2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP