Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2007logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui:  Centros e Núcleos - CBMEG
... 
 CBMEG
CCS
CDMC
CEB
CEL
CEPRE
CESOP
CEPTRO
CLE
CMU
CEPAGR
CT
CEMIB
CPQBA
CESET
NUDECR
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NEE
NIED
NIB
NIDIC
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Biologia Molecular de Plantas.Genética molecular de diversos aspectos do metabolismo vegetal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
2.
  Biologia Molecular de Bacterias. Xanthomonas campestris é uma bactéria fitopatogênica que causa doenças em inúmeras espécies de plantas. É também o produtor de um exopolissacarídeo, a goma xantana, de aplicação na área alimentar e industrial, como agente espessante. Os projetos em desenvolvimento na área de biologia molecular visam a clonagem e caracterização de genes envolvidos com a patogenicidade, a produção do exopolissacarídeo e a taxonomia da espécie. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988).
 
3.
  Análise genética e molecular através de marcadores moleculares.Análise genética e molecular de plantas utilizando-se marcadores moleculares visando o mapeamento de genes de importância agronômica em milho, estudoda variabilidade genética de materiais tropicais, e também o estudo da correlação das distâncias genéticas entre linhagens e a produtividade de híbridos de milho. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
4.
  Biologia Molecular de Baculovirus.Uso de marcadores moleculares na caracterização de variantes genotípicos de baculovírus obtidos de diferentes isolados geográficos e temporais do vírus. O estudo visa correlacionar o polimorfismo molecular encontrado em regiões variáveis do genoma tendo função de regulação gênica com a determinaçãode virulência e especificidade do patógeno. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980).
 
5.
  Regulação da expressão de genes envolvidos no metabolismo de aminoácidos e síntese de proteínas de reserva em plantas.As sementes acumulam como reserva nitrogenada proteínas específicas que são sintetizar durante o desenvolvimento da semente. Essas proteínas são específicas do endosperma e os genes que as codificam estão sob o controle de um complexo programa temporal e espacial. Por sua vez, a síntese dessas proteínas depende da disponibilidade de um pool adequado de aminoácidos, o qual depende por sua vez da expressão de genes que codificam enzimas específicas envolvidas no metabolismo de aminoácidos. O grupo de pesquisa estuda vários pontos dessa regulação coordenada procurando estabelecer um mecanismogeral de regulação da expressão gênica em plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1977).
 
6.
  Aspectos genético-evolutivos em dípteros muscóides de importância médico-veterinária. A caracterização genética da mosca causadora da miíase tornará disponíveis informações que possibilitarão um controle da doença, com um claro e importante impacto econômico na pecuária e na saúde pública do país. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
7.
  Caracterização das alteracoes gênicas relativas à deficiência da 21-hidroxilase.O entendimento das bases moleculares de alterações gênicas podem fornecer elementos de grande utilidade no combate a diversas patologias. Em especial, esta linha de pesquisa visa conhecer as bases da deficiência da enzima 21-hidroxilase em humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
8.
  Mecanismos de tolerância a metais em Thiobacillus ferrooxidans. Thiobacillus ferrooxidans é uma bactéria não patogênica e quimiolitotrófica. Nos últimos anos, os estudos fisiológicos e bioquímicos referentes a esta espécie têm sido intensificados pelo fato do T. ferrooxidans ser o principal microrganismo responsável pela lixiviação bacteriana de metais. O presente trabalho tem como objetivo a caracterização dos mecanismos genéticos e moleculares responsáveis pela resistência à altas concentrações de metais no T. ferrooxidans. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
9.
  Resistência a estresses em plantas.A resistência das plantas a estresses ambientais como seca e toxicidade condicionada por metais tóxicos é de importância fundamental para a agricultura brasileira. O grupo de pesquisa está envolvido na identificação e isolamento de genes que conferem resistência ao alumínio, bem como na elucidação dos mecanismos moleculares envolvidos no processo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
10.
  Estrutura de proteínas.Estudos cristalográficos de proteínas envolvidas na regulação de expressãogênica em plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
11.
  Sequenciamento do Genoma de Xylella fastidiosa. Determinação do genoma da Xylella fastidiosa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
12.
  Projeto genoma da cana-de-açúcar. Projeto genoma da cana-de-açúcar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
 

<< retorna

©2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP