Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2007logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui: FOP
... 
 Ciências Biomédicas
FCM
FEF
FOP
IB
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA. Visa estudar a efetividade dos principais métodos de prevenção das principais doenças em odontologia, bem como fatores associados, de modo a controlar a doença baseada em uma filosofia de promoção de saúde (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
2.
  ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E CLONALIDADE DE PERIODONTOPATÓGENOS. Detecção de periodontopatógenos e bolsas peridontais através da técnica de pcr. Correlação entre presença ou ausência destes microrganismos e parâmetros clínicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
3.
  MATERIAIS PARA BASE, FORRADORES, FIXADORES E DE MOLDAGEM. Estudo da influência dos materiais de base, forradores, fixadores e de moldagem envolvendo aspectos de resistência mecânica, resistência à remoção por tração e cisalhamento, assim como microinfiltração, adaptação e estabilidade dimensional. Propriedades germicidas e compatibilidade biológica com os tecidos bucais. Suas características e usos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
4.
  METAIS, LIGAS METÁLICAS, PROCESSO DE FUNDIÇÃO E SOLDAGEM. Estudo das características dos metais e ligas odontológicas. Análise e comportamento das peças fundidas por diferentes processos e máquinas de fundição. Análise da estrutura soldada em ligas metálicas utilizadas em próteses parciais fixas e removíveis. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
5.
  RESINAS ACRÍLICAS, COMPÓSITOS E ADESIVOS DE USO ODONTOLÓGICO. As resinas, compósitos e adesivos possuem um importante papel no desenvolvimento da odontologia restauradora. Assim, o objetivo dessa linha é estudar a composição, estrutura e propriedades químicas e físicas. Tipos de polimerização. Técnicas de manipulação e uso. Alteração dimensional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
6.
  APOPTOSE E FATORES RELACIONADOS À ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DO TECIDO ÓSSEO. Investiga as alterações envolvidas nas interações célula-matriz extra-celular no tecido ósseo. Observações resultantes da pesquisa básica são correlacionados a questões clínicas envolvendo doença periodontal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
7.
  ESTUDO DO CRESCIMENTO CRÂNIO-FACIAL, MATURAÇÃO ÓSSEA E DESENVOLVIMENTO DA OCLUSÃO. ESTUDO DO CRESCIMENTO CRÂNIO-FACIAL, MATURAÇÃO ÓSSEA E DESENVOLVIMENTO DA OCLUSÃO (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
8.
  CEFALOMETRIA. CEFALOMETRIA (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
9.
  Diagnóstico de cárie. Esta linha de pesquisa busca informações sobre a filosofia de tratamento, histopatologia, características clínicas e decisão de tratamento relacionados ao diagnóstico da cárie dentária (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
10.
  Educação para a saúde. Esta linha de pesquisa busca estudar a eficácia dos procedimentos de educação para a saúde e dos recursos audio-visuais comumente utilizados para ensino de técnicas de higiene (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
11.
  Epidemiologia das principais doenças bucais. Esta linha de pesquisa busca estudar a distribuição e ocorrência das principais doenças bucais, bem como os fatores causadores. Além disso, busca investigar fatores ligados à desenho amostral, epidemiologia clínica e vigilância epidemiológica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
12.
  Fluorose dentária e bioquímica do flúor. Busca informações sobre a epidemiologia, fatores que aumentam, o risco, histopatologia e características clínicas da fluorose dentária, bem como a bioquímica das principais alterações do meio bucal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
13.
  Gestão de Saúde em Odontologia. Esta linha de pesquisa busca descrever fatores relacionados à administração de serviços, mercado de trabalho, vigilância sanitária, recursos humanos, gestão de pacientes especiais, planejamento, políticas de saúde e modelos assistenciais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
14.
  EDUCACAO PARA A SAUDE E PSICOLOGIA. A contribuicao da Psicologia em Programas de Educacao para a Saude tem auxiliado a implementacao de programas intra-muros e extra-muros que visam sensibilizar a populacao e produzir mudanca de conduta. Esta linha depesquisa busca tambem estudar a eficacia do preparo e orientacao psicologica em Educacao para a Saude Bucal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
15.
  ÉTICA E LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA. As pesquisas desta linha tem por objetivo estudar os aspectos éticos e legais da profissão odontológica, bem como a hermenêutica da legislação ética e legal Odontológica vigente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
16.
  ELETROMIOGRAFIA. Realizar análise eletromiográfica em músculos relacionados com a mastigação, deglutição e postura dos indivíduos. Dor miofacial. Vibração. Articular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
17.
  ATENDIMENTO ODONTOLOGICO DE PACIENTES ESPECIAIS. O atendimento odontologico de pacientes especiais (bebes, deficientes mentais, auditivos e visuais; temerosos, etc) constituem hoje uma demanda crescente a odontologia. Trata-se de desenvolver e aplicar estrategias clinicas,comportamentais e educacionais que possibilitem a realizacao desse atendimento e a implementacao de programas de treinamento. Esta linha de pesquisa procura estudar as caracteristicas do atendimento de pacientes especiais integrando as contribuicoes da Psicologia e da Odontoogia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
18.
  A RELAÇÃO CIRURGIÃO DENTISTA - PACIENTE. O estudo da relacao Cirurgiao-Dentista - paciente envolve a identificacao de processos ou variaveis interativas que influeciam a realizacao de tratamento e seus resultados. Entre tais variaveis estao a *Adesao do paciente* as intervencoes clinicas e recomendacoes do dentista, os padroes de ansiedade e medo que aparecem na situacao odontologica e as manifestacoes de estresse (do profissional ou do paciente) que eventualmente ocorrem. Esta linha de pesquisa busca uma elucidacao empirica e teorica dos processos acima citados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
19.
  ATENDIMENTO ODONTOLOGICO DA COMUNIDADE: INTEGRACAO ENTRE SERVICO E PESQUISA. Atraves de um servico de extensao universitaria implantado na FOP-UNICAMP procura-se identificar e desenvolver projetos de pesquisa relevantes ao servico e integrados a investigacao cientifica relacionada aos aspectos clinicos e comportamentais da saude bucal. Incluem-se aqui os estudos relacionados a *CONCEPCAO DE SAUDE BUCAL*, *PROGRAMAS DE ORIENTACAO*, *IMPLANTACAODE SERVICOS NA COMUNIDADE*, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
20.
  TOXICOLOGIA FORENSE. Os trabalhos desta linhas de pesquisa abrangem o estudo da análise quantitativa e qualitativa das substâncias tóxicas e venenosas e sua importância na elaboração de perícias civis e criminais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
21.
  ANTROPOLOGIA FORENSE. As pesquisas desta linha abrangem a análise comparativa das mensurações dos diversos segmentos do corpo humano, no estudo das características raciais e étnicas, e o seu interesse nas perícias civis e criminais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
22.
  NECROPSIA ODONTO-LEGAL E TANATOLOGIA FORENSE. Os trabalhos de pesquisa desta linha tem por objetivo estabelecer técnicas adequadas para o acesso às diversas regiões anatômicas topográficas para o estudo e diagnóstico da etiologia da morte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
23.
  HEMATOLOGIA E LÍQUIDOS ORGÂNICOS NA INVESTIGAÇÃO PERICIAL. Os trabalhos desta linha de pesquisa abrangem o estudo dos componentes do sangue e de outros líquidos orgânicos, tais como, saliva e esperma, voltados para o interesse da odontologia forense. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
24.
  DETERMINAÇÃO DO SEXO. Os trabalhos desta linha de pesquisa visam a determinação do sexo somático e do sexo genético, em pessoas vivas ou mortas, nos tecidos orgânicos e em líquidos orgânicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
25.
  ESTIMATIVA DA IDADE HUMANA. Os trabalhos desta linha de pesquisa abrangem o estudo do desenvolvimento e crescimento dos vários segmentos do corpo humano, estabelecendo a faixa etária mais próxima da idade biológica real. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
26.
  IDENTIFICAÇÃO HUMANA. Idealização de processos de identificação humana nos diversos caracteres dos dentes e da porção cefálica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
27.
  ERGONOMIA APLICADA A ODONTOLOGIA. A ergonomia como ciencia rege as relacoes do homem com seu ambiente de trabalho, enfatizando areas como a fisica, fisiologia, anatomia e psicologia. Proporciona dessa maneira um ambiente de trabalho mais harmonico e que facilite uma maior produtividade dos trabalhos sem prejudicar a qualidade dos mesmos. Em odontologia o estudo da ergonomia proporciona uma melhor distribuicao dos equipamentos odontologicos, uma melhor postura de trabalho e por conseguinte, maior produtividade dos servicos prestados. Essa linha tem comoobjetivo o estudo dessas relacoes na pratica diaria do profissional em odontologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
28.
  MONTAGEM E PLANEJAMENTO DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO. A montagem e planejamento do consultorio odontologico do aluno recem-formado em odontologia necessita ser elaborado seguindo os principios de ergonomia, da escolha do local, da distribuicao dos profissionais na area, do mercado de trabalho, do tipo de exercicio profissional e da populacao a ser atendida. Essa linha de pesquisa visa estudar estes objetivos a serem atingidos quando da montagem de consultorios odontologicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
29.
  INSTRUMENTAÇÃO EM ODONTOLOGIA. INSTRUMENTACAO EM ODONTOLOGIA (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
30.
  ANÁLISE DE TEMPO DE TRABALHO. A REDUCAO DOS TEMPOS DE TRABALHO EM ODONTOLOGIA VISA PROPORCIONAR MAIOR PRODUTIVIDADE DOS SERVICOS COM AUMENTO DA DEMANDA DE PACIENTES ATENDIDOS ESSA LINHA DE PESQUISA PRETENDE ANALISAR OS TEMPOS DE TRABALHO NO ATENDI- MENTO A PACIENTES NAS DIFERENTES ESPECIALIDADES ODONTOLOGICAS, CRIANDO METODOS PARA A REDUCAO DOS MESMOS. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
31.
  INFORMÁTICA NA ODONTOLOGIA. A informatica e a ciencia que atualmente esta em amplo desenvolvimento em todas as áreas. Sua utilização em Odontologia, com aplicação e criação de *Softwares* específicos, visando um melhor atendimento e organização dos serviços são os objetivos dessa linha de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
32.
  FATORES INFLUENTES NA REPARAÇÃO PÓS-TRATAMENTO ENDODÔNTICO. Estudo dos fatores implicados na reparação periapical pós-tratamento de canais radiculares: técnicas de instrumentação e obturação, medicação intracanal, soluções irrigadoras, materiais seladores. Estudo da biocompatibilidade dos materiais utilizados na e (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1974). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
33.
  ETIOLOGIA DE MALOCLUSOES DENTARIAS E ANOMALIAS DENTO-FACIAIS. Avaliação de fatores etiológicos de maloclusões, com vista ao diagnóstico diferencial voltado ao planejamento a niveis de prevenção, interceptação e correção ortodôntica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
34.
  ANTROPOLOGIA FISICA - CEFALOMETRIA - APLICACOES A ORTODONTIA. Estudo de mensuracoes cefálicas com vistas a avaliacoes do crescimento cranio-facial, suas proporcoes dentro da normalidade e seus desvios dentro dasanomalias, procurando guardar relacoes com a normalidade da oclusão dentária e/ou com as maloclusoes, e of (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1967). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
35.
  DIAGNÓSTICO DE LESÕES BUCAIS. Estabelecer dentre os individuos que procuram a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, os achados clinicos mais prevalentes quanto a necessidade, demodo a definir o perfil do paciente e planejar o tratamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
36.
  SIALOGRAFIA: ANATOMIA E FUNÇÃO GLANDULAR. São estudadas substâncias de constante utilização em sialografias, as técnicas empregadas, as imagens radiográficas e avaliada a função glandular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
37.
  TERAPIA E BIOLOGIA DO COMPLEXO DENTINO-PULPAR. Estudar sob os pontos de vista clinico, radiologico e biologico, o complexo dentino-pulpar, tendo em vista a aplicacao de materiais e tecnicas, em dentes deciduos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
38.
  CARIOLOGIA. Estudar metodos, tecnicas e procedimentos de prevencao da carie dental em Odontopediatria, observando dados epidemiologicos de prevalencia e incidencia da carie dental em bebes e criancas, buscando controle e a prevencao da doenca. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
39.
  MATERIAIS ODONTOLÓGICOS APLICADOS A ODONTOPEDIATRIA. Estudar os materiais odontologicos sob os pontos de vista clinico, radiologico e biologico em dentes deciduos e permanentes, incluindo-se selantes defossulas e fissuras, adesivos dentinarios, resinas compostas e amalgamas de prata. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
40.
  OCLUSÃO EM ODONTOPEDIATRIA. Estudar os processos de desenvolvimento e estabelecimento da oclusao decidua e suas relacoes com a maturacao do sistema estomatognatico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
41.
  BIOLOGIA APLICADA A MECANICA ORTODONTICA. Estudo das reacoes biologicas aos movimentos dentarios provocados pela mecanica ortodontica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
42.
  CRESCIMENTO DO CRANIO E DA FACE. Estudo longitudinal e transversal a respeito de crescimento cranio-facial humano ou comparado, com vistas a elucidacao de problemas ortodonticos. Incluindo-se aqui estudos referentes a desenvolvimento das diferentes partes constituintes do conjunto cefali (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1962). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
43.
  REPARO E REGENERAÇÃO DOS TECIDOS PERIODONTAIS. Esta linha esta estruturada para a realizacao de pesquisas clinicas que visam o estudo do processo de reparo das feridas que envolvem os tecidos periodontais. A linha envolve tambem estudos clinicos e laboratoriais sobre a regeneracao tecidual guiada e re (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
44.
  DOENÇA PERIODONTAL EXPERIMENTAL EM ANIMAIS. Estudar os fatores envolvidos no desenvolvimento da doenca periodontal crônica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
45.
  PERIODONTIA CLÍNICA EXPERIMENTAL. Avaliar a resposta clínica obtida com diferentes formas de terapias periodontais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
46.
  MATERIAIS ODONTOLÓGICOS DE USO EM PRÓTESE. Avaliar as propriedades fisico-quimicas, estabilidade dimensional de materiais odontologicos em protese. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
47.
  ANÁLISE E TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR DE DISFUNÇÕES CRÂNIOMANDIBULARES. Proposicao, execucao e avaliacao de programas de tratamento clinico de pacientes portadores de disfuncoes craniomandibulares dolorosas, incluindo intervencoes mecanicas (ajustes oclusais, placas oclusais), farmacologicas (ansioliticos, analgesicos, relaxantes musculares), psicologicas (treino de relaxamento muscular progressivo, biofeedback, placelos) fisioterapicas e fonoaudiologicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
48.
  ELETROMIOGRAFIA E EFICIENCIA MASTIGATORIA. A avaliacao eletromiografica de cada par de musculos envolvidos na mastigacao e em cada movimento mandibular, de pacientes antes e depois do tratamento nao cirurgico das alteracoes funcionais do sistema estomatognatico e umatarefa de grande repercussao cl (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
49.
  HISTOFISIOLOGIA DO PERIODONTO E ERUPÇÃO DENTAL. O mecanismo de erupcao dental, obj. de intensas inv., nao esta esclar., embora haja indic. de que ele seja dependente do ligamento periodontal ou de seu precursor o foliculo dental. O objetivo e estudar: 1-atraves de microscopia fotonica e eletronica (as (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
50.
  OCLUSÃO EM PRÓTESE DENTAL. Metodo de determinacao da posicao maxilo-mandibular atraves de ferolas oclusais, tecnicas de transferencia dos angulos de Benett, guia incisivo, guia canino e guia condilar para articuladores semi-ajustaveis do tipo Arcon e nao Arcon. Avaliacao eletromiog (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
51.
  ANÁLISE DAS TENSÕES SOBRE ESTRUTURAS UTILIZADAS EM REABILITAÇÃO ORAL. Verificar atraves da fotoelasticidade a dissipacao de esforcos aplicados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
52.
  PREVENÇÃO, INTERCEPTAÇÃO E CORREÇÃO DE ANOMALIAS DA OCLUSÃO DENTÁRIA. Estudo e desenvolvimento de condutas e tecnicas ortodonticas aplicaveis naprevencao, interceptacao e correcao das maloclusoes dentarias, tanto a niveis de clinica odontologica geral quanto a niveis avancados da especialidade ortodontia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
53.
  TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA EM ODONTOPEDIATRIA. Estudar os medicamentos sob os pontos de vista clinico e farmacologico em criancas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
54.
  RACIONALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS. Essa linha de pesquisa tem como objetivo o estudo da racionalizacao dos equipamentos odontologicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
55.
  UTILIZAÇÃO DE PESSOAL AUXILIAR EM ODONTOLOGIA. O cirurgiao-dentista, desde 1904, com a criacao de profissoes auxiliares em odontologia, deixou de ser o principal fator de trabalho no atendimento odontologico para ser o centro das responsabilidades e delegador de funcoes.Essa linha de pesquisa visa estudar as relacoes de trabalho entre o cirurgiao-dentista e o pessoal auxiliar tecnico, com enfase na obtencao de maior produtividade de trabalho com a melhoria na qualidade dos atendimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
56.
  ALTERAÇÕES PULPARES, PERIAPICAIS E PERIODONTAIS. Estudo do desenvolvimento de alteracoes pulpares e periapicais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
57.
  ESTUDO RADIOGRÁFICO DAS GLÂNDULAS SALIVARES. Esta linha de pesquisa estuda a anatomia e as patologias existentes nas glandulas salivares por meio de injecao de contraste e sua visualizacao por meio de radiografias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
58.
  ESTUDO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. Esta linha de pesquisa permite desenvolver estudos das degeneracoes osseasna atm, desordens no complexo articular associados ou nao as sindromes dasdores miofaciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
59.
  RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO. Esta linha de pesquisa nos permite demonstrar estudos dos efeitos biologicos provocados pelos diferentes tipos de radiacoes ionizantes bem como essesefeitos nos diferentes tecidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
60.
  FILMES E PROCESSAMENTO RADIOGRÁFICO. ESTA LINHA DE PESQUISA ESTUDA AS PROPRIEDADES SENSITOMETRICAS DOS FILMES UTILIZADOS NAS RADIOGRAFIAS ODONTOLOGICAS ASSIM COMO AS SOLUCOES DE PROCESSAMENTO UTILIZADAS. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
61.
  IMAGENOLOGIA EM ODONTOLOGIA. Avaliacao da imagem digital. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
62.
  PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CÁRIE. MATERIAIS E TÉCNICAS.Análise de materiais e técnicas voltadas para prevenção e tratamento de cáries dentárias e suas consequencias para os dentes decíduos e permanentes de crianças jovens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL.
 
63.
  INFLUÊNCIA DE DROGAS SOBRE O TECIDO HEPÁTICO. Sendo o tecido hepático o principal responsável pela metabolização de drogas no organismo, objetivamos com essa linha estudar os possíveis efeitos e influências de medicamentos sobre esse tecido com trabalhos laboratoriais em fígados intactos e em regeneração, pela análise morfológica e funcional do órgão e de ensaios clínicos através de dosagens enzimáticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.
 
64.
  MATERIAIS ODONTOLÓGICOS APLICADOS NA DENTÍSTICA. Avaliação da capacidade cariostática dos materiais restauradores odontológicos; avaliação de diferentes sistemas de polimerização de resinas compostas; estudo de diferentes agentes clareadores dentais e suas influências nos materiais restauradores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
65.
  METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISA ODONTOLÓGICA. Desenvolve pesquisa e estudos em Bioestatistica, adequar novas tÉcnicas e delineamentos a pesquisa odontolÓgica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
66.
  MATERIAIS EXTRACELULAR EM TECIDOS BUCAIS. Estudar a expressão das proteínas e estrutura dos genes relacionados ao desenvolvimento e patologias da cavidade oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
67.
  AVALIACAO DOS MATERIAIS E TECNICAS CIRURGICAS APLICADAS EM CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL. O objetivo desta linha de pesquisa é avaliar nas mais diversas esferas, osmateriais utilizados em cirurgia buco-maxilo-facial, testando a sua biocompatibilidade, aplicabilidade clínica e eficácia frente aos tecidos orgânicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
68.
  ANALISE DA CASUISTICA EM CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL. O objetivo desta linha de pesquisa é verificar, analisando criticamente, acasuística e resultados clínicos obtidos nos vários procedimentos cirúrgicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
69.
  ANÁLISE DO REPARO TECIDUAL. O objetivo desta linha de pesquisa é verificar a resposta atecidual frenteas terapêuticas aplicáveis em cirurgia buco-maxilo-facial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
70.
  FATORES PROGNÓSTICOS DE TUMORES BUCAIS. Esta linha de pesquisa tem como objetivo identificar fatores prognósticos associados a divrsos tumores que ocorrem na cavidade bucal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
71.
  ATM E OSTEOSSÍNTESE EM ULTRA-ESTRUTURA E MICROSCOPIA DE LUZ. Avaliação comparativa das atividades osteoindutoras da matriz dentinária descalcificadas homóloga e da membrana de politetrafluoretileno em defeitos ósseos cirúrgicos na região periapical dos primeiros molares inferiores de coelho, por meio de análises hi (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
72.
  ODONTOGÊNESE. Avaliação da ingestão crônica de álcool etílico durante o período gestacional sobre a amelogênese de molares inferiores de ratas. Análise histomorfométrica da matriz de esmalte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
73.
  MICROBIOLOGIA APLICADA A ENDODONTIA. Identificação de microrganismos envolvidos nas patologias pulpares e periapicais. Suscetibilidade dos microrganismos aos irrigantes, medicamentos intracanais e cimentos endodônticos. Suscetibilidade dos microrganismos aos fármacos e materiais dentários. E (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
74.
  INFLAMAÇÃO E DOR OROFACIAL. Estudar os mecanismos dolorosos e inflamatórios da região orofacial e a farmacocinética, a toxicidade e o uso clinico dos anestesicos locais/vasoconstritores, analgesicos e antiinflamatórios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.
 
75.
  COMPORTAMENTO E ESTRESSE. Estudar as alterações fisiológicas e comportamentais induzidas pelo estresse a farmacocinética, a toxicidade e uso clínico de drogas, empregadas no seu controle (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS, DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
76.
  FISIOPATOLOGIA OROFACIAL E OCLUSÃO. Estudar a fisiopatologia orofacial, os diferentes aspectos da oclusão e as relações com distúrbios da ATM, órgãos adjacentes e hábitos bucais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.
 
77.
  ESTUDOS FARMACOLÓGICOS DE COMPOSTOS DE ORIGEM NATURAL E DE AGENTES ANTIMICROBIANOS. Caracterização química, farmacológica e toxicológica de produtos naturais de interesse terapêutico e estudo das propriedades antimicrobianas de compostos de origem natural e sintética e sua utilização clínica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.
 
78.
  PLACA DENTAL BACTERIANA. Estudo da formação da placa dental cariogênica e avaliação do efeito de substâncias anti-placa, anti-cárie, cariogênicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL, DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS, DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
79.
  ESTUDOS SOBRE O FLÚOR. O uso não racional do flúor têm motivado a investigação de sua farmacocinética, farmacodinâmica e toxicidade, sendo objetivo de nossos trabalhos o estudo de seu uso, na redução da cárie dental, com maior eficiência e segurança (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA INFANTIL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS, DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
80.
  EPIDEMIOLOGIA, TRATAMENTO E DIAGNÓSTICO DA DOENÇA CÁRIE E FATORES DE RISCO. Estudar a ocorrência das doenças bucais, os fatores moduladores e as estratégias de promoção de saúde oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS, DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
81.
  HISTOQUÍMICA GERAL. Histoquímica dos tecidos do corpo humano e dos animais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
82.
  INCIDENCIAS CLINICAS E ANATOMICAS DE PROBLEMAS ENDODONTICOS. Estudar a morfologia interna dos dentes através das técnicas de diafanização, microscopia ótica e de varredura. Emergências endodônticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
83.
  RESTAURAÇÕES DENTAIS DIRETAS E INDIRETAS. Avaliação da capacidade de união de sistemas adesivos ao esmalte e à dentina através de testes mecânicos; métodos de tratamento do substrato dental para aumento da capacidade adesiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
84.
  ADAPTAÇÃO MARGINAL DE RESTAURAÇÕES DENTAIS. Avaliação da microinfiltração em restaurações adesivas diretas; avaliação da microinfiltraçao em restaurações adesivas indiretas; estudo de diferentes técnicas restauradoras empregando resina composta. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
85.
  AVALIAÇÃO CLÍNICA DE MATERIAIS E TÉCNICAS RESTAURADORAS. Avaliação de diferentes materiais restauradores e de métodos de diagnóstico aplicados na clínica odontológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
86.
  MATERIAIS RESTAURADORES. O objetivo desta linha é estudar as reaçãoes químicas e propriedades. Técnicas de manipulação e uso. Testes de cor e estabilidade dimensional. Composição. Características biológicas dos materiais restauradores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
87.
  EXPRESSÃO DA MATRIZ EXTRACELULAR EM TECIDOS BUCAIS. Não informada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
88.
  IDENTIFICAÇÃO SEQUENCIAL DO D.N.A.Os trabalhos desta linha de pesquisa abrangem o emprego de técnicas de análise do D.N.A.(VNTR, STR, Enzimas de restrição, RFLP e Sequenciamento) e suas aplicações na identificação humana e nas ciências forenses e os ácidos nucleicos em células neoplásticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTOLOGIA SOCIAL.
 
89.
  ADESÃO EM ODONTOLOGIA. Avaliar a capacidade adesiva de materiais restauradores bem como técnicas que possam melhorar a adesividade desses materiais à estrutura dental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
90.
  CARACTERIZAÇÃO DE LEVEDURAS BUCAIS. Identificação e caracterização de leveduras orais e de outros sítios anatômicos. Estudos com proteínas, isoenzimas e DNA. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
91.
  ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE CARIOGÊNICA DE PIRACICABA E REGIÃO. Estudos com streptococus bucais e sua relação com a cárie dentária. Supressão e recolonização da placa dentária. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
92.
  IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE STAPHYLOCOCUS AUREUS. Identificação de Estafilococos do ambiente clínico-odontológico. Resistência e antimicrobianos e caracterização plasmidial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
93.
  IDENTIFICAÇÃO POR PCR DE PERIODONTOPATÓGENOS DE BOLSAS PERIODONTAIS. Detecção de periodontopatógenos e bolsas periodontais através da técnica de PCR. Correlação entre presença ou ausência destes microrganismos e parâmetros clínicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
94.
  PATOLOGIA ORAL. Manifestações clínicas, epidemiológicas e procedimentos para diagnóstico clínico, histopatológico e tratamento de doenças bucais. Desenvolvimento de modelos experimentais de Patologia Oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
95.
  PATOLOGIA PERIODONTAL. Avaliação clínica, histológica e molecular dos aumentos gengivais induzidos por drogas como ciclosporina, nifedipina e aumentos gengivais hereditários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
96.
  PATOLOGIAS DAS GLÂNDULAS SALIVARES. Aspectos clínicos, epidemiológicos, microscópicos e imunohistoquímicos dos tumores de glândulas salivares da cavidade bucal e seus fatores prognósticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
97.
  LEVEDURAS ORAIS. Avaliação das doenças causadas por leveduras bucais, bem como isolamento, contagem, identificação e correlação com fatores predisponentes locais e sistêmicos destas doenças. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
98.
  TÉCNICAS PARA REABILITAÇÃO ORAL. Estudo das diversas técnicas utilizadas para reabilitação oral das diversas próteses dentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
99.
  CARCINOMA ESPINOCELULAR. Avaliação dos aspectos clínicos, microscópicos, imunohistoquímicos e moleculares dos carcinomas espinocelulares e suas variantes em região de cabeça e pescoço. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
100.
  METABOLISMO ÓSSEO. Interferência de mediadores inflamatórios no metabolismo ósseo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA, DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
101.
  ABRASÃO E POLIMENTO. O acabamento e o polimento dos materiais dentários restauradores são passos importantes na obtenção de restaurações bem sucedidas clinicamente. O polimento e a limpeza são procedimentos que podem levar a superfície do esmalte ou material restaurador a... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
102.
  DESORDENS CRANIOMANDIBULARES. Estudo das desordens craniomandibulares e suas terapias. O projetos também estão relacionados a face e suas conseqüências estéticas, fonéticas e sobre as ATM(s). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
103.
  IMPLANTODONTIA E OSSEOINTEGRAÇÃO. Tem como objetivo o estudo clinico e laboratorial dos fenomenos envolvidos nos processos de cura e reparacao da *interface* osso implantes de titanio, bem como dos defeitos peri-implantares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 
104.
  MATRIZ EXTRACELULAR II. Avaliação bioquímica e molecular das glicoproteínas da matriz extracelular nos tecidos bucais normais e nos processos patológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.
 
105.
  CARIOLOGIA APLICADA A ODONTOLOGIA RESTAURADORA. Verificar a presenca in vitro de lesoes incipientes, cavidades, descoloracoes ou outras alteracoes que envolvam esmalte ou dentina, propondo um diagnostico diferencial ou aperfeicoando as formas de diagnostico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA.
 
106.
  PROCESSOS REGENERATIVOS. Estudo da regeneração do tecido ósseo em animais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
107.
  COMPORTAMENTO CINESIOLÓGICO E MORFOFUNCIONAL DOS SISTEMAS MUSCULAR E ESQUELÉTICO. Avaliação do comportamento morfofuncional dos sistemas muscular e esquelético em alterações articulares, musculares e esqueléticas através de radiografias, eletromiográfico e morfometria. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.
 
108.
  BIOLOGIA CELULAR NA PERIODONTIA. Estudo dos fenômenos celulares e moleculares envolvidos na regeneração periodontal e na patogênese da doença periodontal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.
 

<< retorna

©2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP