Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2007logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui: FEM
... 
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ

<< retorna

 
Faculdade de Engenharia Mecânica
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Corrosão. Avaliação da resistência à corrosão de metais, ligas com e sem revestimentos, ou anodização pelo método de Impedância Eletroquímica e por técnicas covencionais. (3.03.04.05-9) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
2.
  Reservatórios. Estudo de caracterização e comportamento de reservatórios, caracterização e comportamento de fluidos, métodos especiais de recuperação, simulação de reservatórios, incluem trabalhos de modelagem geofísica, métodos numéricos para simulação, transferência de calor e massa em meios porosos, análise deteste em poços, tracadores, tomografia computadorizada, equilibrio de fases (Aprovada pelo Departamento em 01/ 1994). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
3.
  Produção de Óleo e Gás. No atual cenário brasileiro do setor de petróleo - caracterizado pela abertura do mercado de exploração e explotação das reservas brasileiras de óleo e gás, e pela crescente pressão sobre a competitividade das empresas do setor - as universidades devem desempenhar um importante papel, particularmente na realização de pesquisa básica e aplicada e do treinamento profissional, como mostra a experiência de diversos países. O Grupo de Pesquisa em Produção de Óleo e Gás tem por objetivo central o estudo integrado de novas técnicas e tecnologias que procuram viabilizar a Produção de Óleo e Gás, garantindo o escoamento desta produção em campos terrestres e marítimos, e visando a redução de custos através de um gerenciamento inteligente da produção. O Grupo desenvolve atividades de forma interdisciplinar em Engenharia de Produção de Petróleo, envolvendo o Departamento de Engenharia de Petróleo e o Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Destacam-se particularmente as pesquisas em: - Elevação Artificial - Separadores gás-líquido-sólido - Sistemas Inteligentes e - Produção & Transporte de Óleos Pesados. O Grupo vem atuando ao longo dos anos através do Centro de Estudos do Petróleo - CEPETRO da UNICAMP, que constitui Núcleo de Excelência apoiado pelo PRONEX - FINEP. A formação de recursos humanos é realizada através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo da FEM-UNICAMP, onde o Grupo já formou dezenas de Mestres e Doutores. Um número expressivo de publicações em periódicos especializados e em conferências, nacionais e internacionais tem sido publicado pelos membros do Grupo. Além disso, as repercussões do Grupo no setor industrial têm se dado através da pesquisa básica e aplicada, gerando inovação tecnológica através de patentes e softwares. Aprovação pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1994). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
4.
  Análise da Demanda e do Suprimento de Energia. A análise dos determinantes socio-econômicos e tecnológicos da demanda de energia, a análise e o desenvolvimento de tecnologias de uso e conversão deenergia, o planejamento da operação e expansão de sistemas de potência e odesenvolvimento e a aplicação de métodos de projeção da demanda e do suprimento de energéticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
5.
  Política Energética. A análise das relações entre o setor energético e as demais instituições da sociedade, o planejamento energético regional e o nacional, a análise dasconsequências sobre o setor energético de políticas macroeconômicas, a organização institucional do setor energético e a análise da evolução de preços e tarifas do setor energético. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
6.
  Energia, Sociedade e Meio-ambiente.A avaliação de processos produtivos no setor energético e no setor industrial, o estudo de políticas energéticas sobre conservação, reciclagem, uso de materiais menos intensivos em energia, etc., e o estudo de relações entredecisões políticas, financeiras e ambientais na área energética. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
7.
  Projeto Mecanico. Mecanica Aplicada, Monitoramento e Diagnose de Falhas, Construcao de Maquinas. Desenvolvimento de Instrumentos e Sensores de Medicao de Vibracoes. Construcao de Dispositivos Especiais. Dispositivos de Mecanica Fina. Confiabilidade de Sistemas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
8.
  Dinamica, Identificacao e Controle de Estruturas. Dinamica de Sistemas Mecanicos. Identificacao de Parametros e Analise Modal de Estruturas. Monitoramento e Manutencao de Maquinas. Deteccao de Falhasem Sistemas Dinamicos. Controle Ativo de Estruturas Flexiveis. Dinamica deMaquinas Rotativas. Analise Vibroacustica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.
 
9.
  Mecatronica, Robotica e Sistemas Mecanicos Ativos. Sistemas mecanicos ativos. Estudo do seu controle. Mecanismos e manipuladores industriais. Robotica. Dispositivos de Mecanica Fina. Modelagem, Controle e Otimizacao de Sistemas Mecanicos com Enfase em Dinamica Veicular. Controle Adaptativo e Neuro-Adaptativo de Sistemas Mecanicos. Sistemas Nao-Lineares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
10.
  Projeto Ferroviario. Estudos de Projetos de Engenharia Ferroviaria, elvolvendo: projeto de veiculos da via permanente; composicoes ferroviarias; patios e terminais; dinamica do veiculo, da via e interacao veiculo-via; frenagem ferroviaria; operacao ferroviaria e conducao do trem; desenvolvimento e otimizacao de sistemas ferroviarios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
11.
  Modelagem Estrutural Computacional e Analise de Tensoes.Mecanica Estrutural. Modelagem e analise estatica e dinamica de estruturas. Metodos computacionais. Metodos dos elementos finitos. Metodos dos elementos de contorno. Metodos dos sistemas de corpos rigidos. Projeto assistidopor computador. Otimizacao Estrutural. Analise experimental de tensoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
12.
  Metodos Computacionais em Mecanica do Continuo. Desenvolvimento de estrategias baseadas no Metodo dos Elementos Finitos e de Contorno e de Diferencas Finitas para tratamento de problemas lineares enao-lineares do Continuo, Solido ou Fluido. Fratura. Materiais Anisotropicos. Modelagem de Sistemas Vibroacusticos. Analise Dinamica de Fundacoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
13.
  Usinagem dos Metais. Automacao, monitoramento e controle de processos. Usinagem de precisao e de ultra precisao. Usinabilidade. Estudos de viabilidade economica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
14.
  Soldagem dos Metais. Soldagem de metais. Dissimilares. Automatizacao da soldagem. Propriedades mecanicas de juntas soldadas. Otimizacao e processos.Aspersao termica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
15.
  Solidificacao de Metais, Ligas e Compositos. Modelagem e simulacao de processor de lingotamento estatico e dinamico,Otimizacao de processos de fundicao com modelagem numerica,Controle de estruturas de solidificacao, Reofundicao de ferrosos e nao ferrosos, solidificacaode ligas euteticas, metais amorfos e compositos de matriz metalica, Processamento de ligas metalicas no estado semi-solido reofundido, por forjamentoe extrusao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
16.
  Automacao e integracao da manufatura. Automacao Industrial, Maquinas-ferramentas e Controle Numérico (CNC), Robotica Industrial, Controladores Logicos Programaveis (CLPs), Sistemas Flexiveis de Manufatura, Manufatura Assistida por Computador (CAM), Planejamento do Processo Assistido por Computador (CAPP), Engenharia Simultanea. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
17.
  Conformacao plastica dos metais. Processos de conformacao mecanica fina. Modelagem e simulacao de processos. Tribologia aplicada. Conformabilidade de metais e ligas.Tixoconformacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
18.
  Metalurgia Fisica e Mecanica de Fratura. Comportamento mecanico de materiais. Tratamentos termodinamicos. Transformacaoes de fases. Desgaste de materiais metalicos e ceramicos. Fadiga dos metais. Tecnologia dos acos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
19.
  Corrosao e Tratamento de Superficie. Estudos de processos corrosivos. Processos de deposicao de camadas metalicas e ligas metalicas. Tratamentos de superficie por laser. Caractereizacao de revestimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
20.
  Caracterizacao de Materiais. Metodos de caracterizacao quimica e estrutural. Tecnicas de microscopia otica. Microscopia eletronica e de varredura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
21.
  Analise de Vibracoes em Maquinas e Componentes Mecanicos.Tecnicas de analise de sinais. Diagnose de defeitos em maquinas rotativas.Reconhecimento de padroes e sistema especialista. Analise de sistemas nao-lineares. Comportamento dinamico de eixos, mancais e fundacoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
22.
  Materiais Ceramicos. Procesos de fabricacao. Propriedades mecanicas. Tecnologia do quartzo. Desenvolvimento de proteses com materiais ceramicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
23.
  Materiais de Grau Eletronico. Purificacao quimica e por solidificao direcional de silicio. Fibras oticas. Caracterizacao e propriedades de materiais de grau eletronico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
24.
  Sistemas de Engenharia de Producao. Estudos de temas da area de engenharia de producao (qualidade, automacao, modelagem e simulacao de processos, custos, estrategias e sistemas de manufatura) de forma integrada com os temas de engenharia de materiais e de fabricacao e com conceitos de engenharia simultanea. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
25.
  Metrologia. Rugosidades de Superficies. Erros em MMC. Desvios Geometricos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
26.
  Pesquisa Fundamental e Metodos Computacionais em Fenomenos de Transporte.Pesquisa, desenvolvimento e aplicacao de metodos computacionais tais como diferencas e elementos finitos no estudo de escoamentos, mudancas de fase, conveccao, radiacao e problemas de troca de calor e massa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
27.
  Mecanica de fluidos aplicada. Desevolvimento e estudos relacionados a biofluidodinamica, desenvolvimentode compressores radiais de pequeno porte, turbinas a gas de pequeno porte e ventiladores silenciosos, dimensionamento e fabricacao de intrumentos diversos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
28.
  Pesquisa aplicada em transferencia de calor e massa.Pesquisa e desenvolvimento de processos e equipamentos de secagem, analisetermica de equipamentos eletronicos, modelagem de fornos e caldeiras, projetos de trocadores de calor, novos conceitos e projetos de eletrodomesticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
29.
  Analise energetica de processos termicos. Pesquisa e desenvolvimento em sistemas termicos integrados, co-geracao, avaliacao energetica de processos e sistemas, gerenciamento de energia em plantas industriais, estudos em motores de combustao interna. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
30.
  Fluidodinamica e transferencia de calor em escoamento multifasico.Desenvolvimento e estudos em sistemas de escoamento multifasico do tipo gas-solido e gas-liquido, estudos de transferencia de calor, medidas e instrumentacao para caracrterizacao e avaliacao dos parametros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
31.
  Combustão e controle de poluição.Desenvolvem-se projetos de equipamentos para combustao eficiente de biomassas, residuos e outros combustiveis altenativos. Desenvolvem-se estudos de gaseificacao de biomassa, para producao de gas de baixo poder calorico. Estuda-se a aerodinamica de camara de combustao e pequisa-se metodos de diminuicao de emissao de poluentes atmosfericos (como NOx e SO2). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
32.
  Armazenamento termico e tubos de calor.Modelagem, análise e desenvolvimento numérico experimental de conceitos novos na área de armazenamento térmico de calor sensível, latente e híbrido, incluindo aplicações convencionais e não convencionais. Modelagem e desenvolvimento numérico experimental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1976). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
33.
  Desenvolvimento de processos e equipamentos termicos.Estudo da otimizacao termohidraulica de trocadores de calor casco-tubos, resfriadores a ar e processos de aquecimento de metais para tratamento termico. Estudo e otimizacao da transferencia de calor em caldeiras, fornos de processo e recuperadores de calor. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 

<< retorna

©2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP