Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2007logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui: FEF
... 
 Ciências Biomédicas
FCM
FEF
FOP
IB
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Faculdade de Educação Física
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Educação Física Escolar. Estudos dos fundamentos, implicações da Educação Física no âmbito escolar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
2.
  Metodologia e Instrumentação em Biomecânica. Congrega projetos de pesquisa em: Métodos e Instrumentação. Medição e processamento de dados. Modelagem por computador. Simulação e otimização.
Ensino de Biomecânica. Biomecânica do Movimento Humano (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.

 
3.
  Corpo e Educação Física. O corpo como objetivo histórico de conhecimento e lugar de visibilidade entre a natureza e a cultura; a produção das práticas corporais, a cultura e a educação física. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
4.
  Esporte e Sociedade. Estudos do Esporte e suas relações na sociedade; estudos pedagógicos do esporte e suas aplicações nos vários ambientes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
5.
  Lazer e Sociedade. Estudos do lazer abordando os diferentes aspectos ligados a grupos sociais, gênero e suas relações com outras esferas da vida humana e do meio ambiente; estudo da formulação e administração de políticas de lazer para os setores público e privado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
6.
  Desporto, Saúde e Educação. Estudo dos fatores que influenciam as modificações e alterações orgânicas no desporto, através de diferentes metodologias. Est. o desporto como fenômeno multip. social. Estudo dos fatores ref. a saúde que influenciam diretamente nas ciênc. do despoto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
7.
  Desenvolvimento Corporal no Contexto da Sociedade e Cultura. Estudos da Atividade Física numa dimensão histórica, antropológica elegendo se as representações sociais, o lazer as adaptações bio-socio-culturais, diferentes grupos étnicos com ênfase em populações índigenas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
 
8.
  Atividade Física e os Ajustes e Adaptações Cardiorrespiratórias. Estudo das respostas das variáveis cardiorrespiratórias ao exercício físico, bem como os efeitos do treinamento físico aeróbio em estágios fisiológicos distintos em homens na faixa etária de 40 a 60 anos, jovens atletas, mulheres na gestação e na menopau (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
 
9.
  Teoria do Treinamento Desportivo. Estudo das diferentes respostas dos sistemas orgânicos como fator de melhorira do rendimento desportivo. Estudo das avaliações motoras aplicadas ao treinamento desportivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
10.
  Bioquímica do Exercício. Enfocar aspectos relacionados ao metabolismo celucar e suas adaptações ao exercício física. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
11.
  Pessoas com Necessidades Especiais: Aspectos da Atividade Física e da Imagem Corporal. Conjunto de práticas de intervenção e de investigação, no âmbito da atividade física e da imagem corporal, que possam aplicadas em grupos com necessidade espciais, tais como os indiv. portadores de defics, idodos, sedent. entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
 
12.
  Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física. Estudo da atividade física e sua influência sobre os processos adaptativos e da promoção e proteção específica da saúde, considerando os estados subjetivos de saúde, capacidade para a vida plena, integração social e competência funcional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
 

<< retorna

©2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP