Conheca a Universidade Pesquisa na Universidade Unidades Centros Producao  Cientifica em 2006
....você esta aqui: Pesquisa na Universidade - Introdução Anuário 2006
...  
  Introdução Anuário 2006
  Tabela I
  Censo 2004
  Tabela II
  Tabela III
  Tabela IV
  Tabela V
  Gráfico I
  Gráfico II
  Tabela VI
  Tabela VII
 



A Pesquisa na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

INTRODUÇÃO ANUÁRIO 2006

A Unicamp é uma universidade estadual autônoma cujo orçamento é vinculado à receita de ICMS do Estado de São Paulo. Além destes recursos a universidade capta recursos de fontes estaduais, federais e privadas, através de contratos e convênios para realização de projetos de pesquisa financiados, pesquisa cooperativa, treinamento, serviços e atividades de extensão em geral.

Os cursos de pós-graduação da UNICAMP formam pesquisadores e profissionais de alto nível. Os pós-graduandos e seus orientadores geram uma vigorosa produção científica, tecnológica, cultural e artística. Vale à pena ressaltar o significativo número em torno de 800 teses de doutorado que são concluídas anualmente na UNICAMP.

Quatro grandes áreas abrangem as atividades de ensino, pesquisa e extensão: exatas (Física, Química, Matemática e Geociências); tecnológicas (Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, e Arquitetura); biomédicas (Medicina, Biologia, Odontologia, e Educação Física); e humanas e artes (Filosofia, Ciências Sociais, História, Economia, Lingüística, Literatura, Educação, e Artes). A Unicamp compreende 20 unidades de ensino e pesquisa, numerosos centros e núcleos de pesquisa interdisciplinar, e um vasto complexo hospitalar, além de uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 30.000 pessoas e se desenvolvem inúmeras pesquisas. A TABELA I mostra resumidamente esta realidade.

Tabela I - Indicadores Gerais e de Desempenho Acadêmico da Unicamp no ano 2006

Censo 2004 - Grupos de Pesquisa na UNICAMP – CNPq

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um projeto desenvolvido no CNPq desde 1992. Constitui-se em bases de dados (censitárias e corrente) que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País.

Extraídas periodicamente da base corrente (a cada dois anos), tem seus conteúdos estáticos, isto é, representam “fotografias” da pesquisa no Brasil, tiradas em determinadas datas para a realização dos censos. Essas datas são previamente anunciadas pelo CNPq para que os participantes dos grupos atualizem seus dados na Plataforma Lattes. O Diretório realizou até hoje sete censos (1993, 1995, 1997, 2000, 2002, 2004 e 2006), sendo que o senso de 2006 está sendo consolidado, embora os indicadores parciais disponibilizados pelo CNPq apontem para a manutenção dos dados apresentados pelo censo de 2004.

Segundo o Censo 2004 à pesquisa na UNICAMP se estrutura fundamentalmente em torno de 657 grupos de pesquisa, que envolvem a participação direta de 2903 pesquisadores, onde 85,6% são doutores que atuam, de acordo com a categorização do CNPq em seis áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências da Computação, Ciências Exatas e da Terra, Humanidades, e Ciências da Saúde. Segundo os dados do Censo 2004, a UNICAMP é a quarta instituição nacional em maior número de pesquisadores doutores e em número de grupos de pesquisa.

Ainda segundo os dados do Censo 2006, a estratificação dos grupos de pesquisa na UNICAMP está dividida em 73% de grupos consolidados, 23% de grupos em consolidação e 4% de grupos em formação. Outro dado significativo apurado pelo censo é que 91% dos grupos classificados como Consolidados estão entre as cinqüenta instituições com maior concentração de doutores o que coloca em evidência a concentração institucional da pesquisa no País. Neste ranking a UNICAMP com 73% ocupa a segunda colocação, tendo a sua frente apenas a PUC/RJ com 79%. Estes dados confirmam o equilíbrio e a qualidade das atividades de pesquisa desenvolvidas na UNICAMP.


Alguns dados relativos ao Censo 2004 podem ser visualizados nas TABELAS II a V e nos GRÁFICOS I e II abaixo. O resultado completo do censo 2004 e a metodologia utilizada para a classificação dos grupos encontram-se disponíveis em:

http://dgp.cnpq.br/censo2004/estratificacao/2004/index_estratificacao_2004.htm

 

Tabela II - Distribuição dos grupos de pesquisa segundo a instituição, 2004

Tabela III - Nº de grupos, pesquisadores, estudantes, técnicos, linhas de pesquisa e relações segundo instituição com maior nº de grupos de pesquisa

Tabela IV - Distribuição dos grupos de pesquisa por estrato segundo a instituição

Tabela V - Distribuição dos grupos de pesquisa por grande área, segundo as IES 1/

Gráfico I - A Evolução da Estrutura dos Grupos de Pesquisa da UNICAMP, segundo os censos de 2002 e de 2004

Gráfico II - Estratificação dos Grupos de Pesquisa da UNICAMP, focada pelo censo em 2002 e em 2004


A Tabela VI e o Gráfico III ilustram a produtividade acadêmica dos docentes da Unicamp desde 1995. O esforço desenvolvido na UNICAMP nos últimos anos é evidente. Enquanto o número de docentes ativos diminui progressivamente, a partir de 1995 os indicadores de desempenho acadêmico aumentam de forma relativa.

Tabela VI - Indicadores de desempenho acadêmico da UNICAMP nos últimos anos


Finalmente, a TABELA VII mostra a evolução do financiamento à pesquisa na Unicamp nos últimos anos. O aporte de recursos extra-orçamentários destinados ao financiamento à pesquisa em 2006 representa uma parte significativa comparados aos recursos orçamentários da universidade.

Tabela VII - Financiamento à pesquisa em R$ durante os últimos anos


© 2006 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP
logotipo da Unicamp