Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2006logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui: IFCH
... 
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  História Social da Cultura. Investiga o universo da cultura, o confronto entre as práticas e concepções populares e as estratégias de dominação inscritas no pensamento letrado, bem como as identidades e diversidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
2.
  Estudo das Tradições Clássicas. Destacam-se os seguintes subtemas: 1. Historiografia da Arte; 2. Questões de Arqueologia Clássica, de Arte Antiga e Medieval; 3. Tradições Clássicas no Período Moderno e Contemporâneo; 4. Temas Iconográficos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
3.
  Sociabilidade e Cultura na América Luso-Espanhola. Esta linha de pesquisa dedica-se a reflexões sobre a história e a historiografia dos impérios coloniais na América. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
4.
  História Social do Trabalho. Esta linha tem como tema principal o mundo do trabalho, sem que isto signifique uma delimitação rígida dos objetos de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
5.
  Gênero, Identidades e Cultura Material. Esta linha orienta a produção de pesquisas sobre várias temáticas, problematizando as articulações entre as relações de gênero, etnia e classe social. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
6.
  Narrativas e Representações. A linha discute as questões referentes às narrativas e representações históricas de processos culturais, sociais e políticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
7.
  Cultura, Cidade e Patrimônio. Esta linha inaugurou um campo de trabalho sobre a produção do universo urbano na sociedade moderna, construindo a história da cidade a partir de várias áreas de conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
8.
  Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória. A linha define uma ampla área de trabalho que se abre sobre os campos de reflexão: interrogar numa perspectiva genealógica, as matrizes teóricas do pensamento político moderno burguês (sécs. XVII e XVIII) e da Estética (as diversas formas de arte). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
9.
  Demografia das Etnias. Deriva-se do reconhecimento da importância de acrescentar aos recortes teórico-metodológicos utilizados na demografia, o étnico/racial. Centra-se nas especificidades que brancos, afro-brasileiros e índios apresentam em seus comportamentos demográficos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
10.
  Família, Gênero e Demografia. Os temas família e relações de gênero têm crescido em importância nos estudos sob uma perspectiva demográfica. Os conteúdos de gênero nas relações familiares permitem compreender aspectos relativos à desigualdades entre homens e mulheres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
11.
  Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Esta área trabalha com o conceito de que Saúde reprodutiva é um estado completo de bem-estar físico, mental e social em todas as matérias concernentes ao sistema reprodutivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
12.
  Demografia e Políticas Públicas. Reúne pesquisas que visam produzir informações e diretrizes para políticas nos setores de saúde, educação, desenvolvimento urbano e meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
13.
  População e Ambiente. Examina os determinantes e as consequências ambientais de cada um dos componentes do crescimento populacional, sujeitos a determinadas situações ambientais, populações em situação de risco ambiental, entre outras abordagens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
14.
  Etnologia. Enfocando particularmente as sociedades indígenas das terras baixas sul-africanas, porém não exclusivamente, esta linha abriga estudos de etnologia, história e política. Esta articulada com a área temática do doutorodo "Sociedades Indígenas". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
15.
  Cultura e Política. Acompanhando os objetivos da área interdisciplinar do doutorado com o mesmo nome, esta linha enfoca a articulação entre processos culturais e políticos, bem como seu impacto sobre o mundo contemporâneo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989).
 
16.
  Sociologia Rural. A questão agrária é aqui compreendida como uma questão social de múltiplas dimensões que se expressa não apenas nas desigualdades fundadas nas classes, nas etnias, no gênero e nas gerações, mas também no problema agro-alimentar e na questão agro-ambienta (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1974). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
17.
  Sociologia da Cultura. Recobrindo ampla área de interesse, esta linha de pesquisa compreende a problemática cultural seja do ponto de vista teórico, seja do trabalho empírico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
18.
  Questões da Arte Moderna e Contemporânea. Tem com temas principais: estudos sobre história da Arquitetura; Renascimento e Maneirismo; a Renovação do Século XVII; o Iluminismo e as Tradições do Século XVIII. Arte do Século da Revolução Industrial; o Século XX (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
19.
  Mobilidade Espacial da População. Pretende-se analisar diversos aspectos envolvidos nos fenômenos migratórios, como a dinâmica econômica, as consequências da inovação e mudança tecnológica, dentre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
20.
  Estudos de População. Tem por finalidade aprofundar questões relacionadas com a dinâmica da população e suas articulações com processos sociais mais amplos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
21.
  Itinerários Intelectuais e Etnografia do Saber. Tem como objetivo o estudo de sistemas de conhecimento contemporâneos ou históricos, científicos, ocidentais ou tradicionais. Concentra-se no estudo dos sistemas do conhecimento, abrigando uma diversidade de temas de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
22.
  Trabalho e Sindicalismo. Está área está correlacionada com dois grandes blocos de questões: "Trabalho, Consciência e Ação" e " Trabalho, Cotidiano e Identidade". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
 
23.
  Envelhecimento e Relações entre Gerações. A tradição antropológica no tratamento das categorias, grupos e classes de idade é combinada com o estudos das mudanças no modo pelo qual a vida é periodozada e a experiência etária é vivida por grupos sociais distintos nos jovens e no mais velhos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
24.
  Política Internacional e Política Externa. Esta linha agrega atividades de pesquisa, teórica e empírica, em torno de dois blocos temáticos fortemente inter-relacionados. O primeiro, tem como referente o sistema internacional. O segundo bloco focaliza as unidades do sistema internacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
25.
  Cultura e Poder. Esta linha de pesquisa focaliza as reconfigurações da cultura e da política no mundo contemporâneo, no contexto de debates teóricos sobre as articulações existentes entre cultura e poder. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
26.
  Trajetórias e Etnografia do Conhecimento. Esta linha abriga interesses no estudo de sistemas de conhecimento contemporâneos ou históricos, científicos ou não. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
27.
  Territorialidades e Processos Sociais. Esta linha está voltada para o estudo de processos sociais e representações que envolvem diferentes agentes e instituições relacionadas à constituição de territórios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
28.
  Diferenças e Identidades. Esta linha aglutina investigações empíricas e reflexões teóricas sobre as relações, lugares e sentidos em que se produzem diferenças e identidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
29.
  Sexualidade, Gênero e Corpo. Esta linha contempla estudos que articulam a problemática de gênero às expressões, experiências e práticas sociais, culturais e políticas em torno do corpo e da sexualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
30.
  Natureza, Cultura e Tecnologia. Esta linha de pesquisa trata com novas abordagens ao tema antropológico clássico da relação entre natureza e cultura, tão importante no passado da disciplina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
31.
  Etnografia do Capitalismo. Esta linha consagra a produzir conhecimentos etnográficos em todo o tipo de organizações, especialmente no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
32.
  Religiões. Esta linha abrange o estudo das relações entre o homem e o Sagrado nas suas mais diversas formas, desde as tradições indígenas até as religiões mundiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
33.
  Sociologia das Idéias Políticas e Pensamento Social Brasileiro. Esta linha (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
34.
  História da Filosofia. Estuda os problemas que caracterizam as quatro épocas canônicas da História da Filosofia, pretende-se mobilizar técnicas de análise e leitura de texto orientadas pelo intuito sistemático, assistemático ou mesmo anti-sistemático dos autores estudados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
35.
  Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e da Linguagem. Dedicada à reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência da linguagem e à abordagem de temas clássicos de teoria do conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
36.
  Pensamento Ético-Político. Investigação sistemática de temas clássicos de filosofia prática em registro sincrônico e diacrônico e tendo como pontos de fuga as relações entre ética e política e sua referência à categoria de Estado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
37.
  Marxismo e Sociedade. A linha de pesquisa Marxismo e Sociedade compreende duas vertentes. A primeira abrange o estudo da obra teórica de Marx e Engels. A segunda abrange o estudo de temas e problemas pertencentes à tradição analítica marxista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
38.
  Sociologia Clássica. A linha de pesquisa sociologia clássica funda-se na longa tradição de ensino dos clássicos da sociologia, que sempre caracterizou nossa atividade docente na graduação e na pós-graduação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
39.
  Estado, Classes sociais e Representação Política. Esta linha de pesquisa realiza pesquisa teórica e pesquisa empírica sobre as relações entre Estado, classes sociais e representação política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
40.
  Lógica. Investigação sistemática das formulações lógicas contemporâneas em sua pluralidade, segundo o fio condutor de suas possíveis combinações produtivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
41.
  Processos Governamentais e Cidadania. Esta linha desenvolve pesquisas teóricas e pesquisas empíricas sobre: dinâmica institucional e legitmidade democrática, processos decisórios e participação política, políticas públicas e mecanismos de controle da atividade governamental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
42.
  Trabalho, Sociedade e Ação Política. Esta linha desenvolve pesquisa teórica e pesquisa empírica sobre os processos e relações de trabalho, sobre as políticas de gestão do trabalho, a organização e a ação sindical e sobre a organização e a ação política dos trabalhadores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
43.
  A Construção Democrática: Sujeitos, Espaços e Processos. Esta linha articula pesquisas teóricas e empíricas sobre um conjunto de temas relevantes para compreensão da construção democrática, inclusive enquanto processo político-cultural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
44.
  Sociologia Contemporânea. Tal como a sociologia clássica, a linha de sociologia contemporânea resulta do projeto do Depto. de Sociologia em proporcionar uma sólida formação teórica aos alunos de graduação e pós-graduação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
45.
  Economia Política Internacional. Esta linha agrega atividades de pesquisa, teórica e empírica, sobre os seguintes ítens principais: as instituições que regulam a economia política internacional, e os processos que as têm como foco (como, por exemplo, as negociações no âmbito do GATT/OMC (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
46.
  Sociologia do Trabalho. A linha concentra-se nos estudos sobre o mundo do trabalho e os processos a ele relacionados. Partindo da articulação da pesquisa empírica com a reflexão teórica, a linha contempla em suas análises uma ampla variedade de temas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
47.
  Pensamento Social Brasileiro. A linha de pesquisa abriga os projetos que têm em comum a preocupação com a formação da nação e que buscam analisar a produção dos intelectuais brasileiros que centralizam sua reflexão em torno dessa temática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
48.
  Teoria e Ambiente. Esta linha explora em primeiro lugar a contribuição de alguns teóricos sociais contemporâneos que têm refletido sobre as origens, as causas e os efeitos da degradação do ambiente nas sociedades modernas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
49.
  Tecnologia e Ambiente. Esta linha de pesquisa tem abordado as relações entre tecnologia e ambiente do ponto de vista do desenvolvimento das sociedades complexas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
50.
  Conflitos Sociais e Ambiente. O debate sobre conflitos sociais pode ser subdividido em duas grandes abordagens: a) os conflitos são inerentes a qualquer sistema social, funcionando como propulsores das mudanças; b) os conflitos são distúrbios na ordem de sistemas sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
51.
  Cidadania e Direitos. A linha de pesquisa propõe-se a aprofundar o debate sobre o problema da cidadania a partir da articulação de reflexão teórica e pesquisa empírica, ela reflete os diversos projetos de pesquisa sobre o tema em andamento no programa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
52.
  Processos Sociais, Identidades e Representações do Mundo Rural. Desde 1985, reformulada em 2001, está voltada para a problemática dos processos e relações sociais entre diferentes categorias de sujeitos e instituições relacionadas ao mundo rural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
53.
  Geoprocessamento em Demografia. Objetiva encorajar a realização de projetos com o geoprocessamento aplicado à demografia. As prioridades são os estudos de população e saúde, população e meio ambiente e migração (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
54.
  Saúde e Morbi-mortalidade. Esta linha de pesquisa... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
55.
  Trabalho, Política e Sociedade. Originou-se da reformulação de linha Trabalho e Sindicalismo. Inegra um espectro amplo de interesses teóricos e abordagens metodológicas oriundos das disciplinas da antropologia, Ciências Política e Sociologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
56.
  Estudos de Gênero. Esta área é formada por cientistas sociais, demógrafos e historiadores especializados na análise sobre os modos como a problemática de gênero perpassa e se inscreve nas relações sociais, culturais e políticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
57.
  Antropologia e Ambiente. Engloba também estudos em Cultura, saber e ambiente, Saberes humanos e educação ambiental, Cultura, arte e meio ambiente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
58.
  Dinâmica Demográfica e Mudanças Ambientais. Engloba também estudos em dimensões sociais, demográficas e territoriais da sustentabilidade, Padrões de distribuição populacional e meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
59.
  Ecologia Química. Engloba também estudos em Biosistemática, uso sustentável de recursos, Biologia da conservação, Genética ecológica e diversidade biológica, Biogeografia e Ecologia de insetos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
60.
  Teoria Social e Ambiente. Engloba também estudos em Sociologia ambiental, Políticas públicas e ambientes e interdisciplinaridade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
61.
  Conflitos em torno de uso de Recursos Naturais. Engloba também estudos em mudanças sociais e meio ambiente, Populações em áreas protegidas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
62.
  Qualidade de Vida em Sociedades Complexas. Engloba também estudos em Sociedade complexas e problemas sócio-ambientais, Desenvolvimento e ambiente, Transformações sócio-ambientais e saúde mental, Sociologia ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
63.
  Ecologia da Comunidades Biológicas. Engloba também Biodiversidade - teoria, modelagem, medição e aplicações, Biologia e política de conservação, Biologia e sociedade - história, filosofia e política, História e filosofia da ciência ecológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
64.
  Valoração Econômica de Impactos ambientais. Engloba também estudos em Gestão ambiental em empresas, Economia e sustentabilidade, Políticas ambientais: instrumentos econômicos e de comando e controle. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
65.
  Geofísica e Sensoriamento Remoto. Engloba também estudos em Geotecnologias aplicadas ao estudo dos recursos naturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
66.
  Estudos de Depósitos Minerais. Engloba também Geologia médica, Geoquímica ambiental, mineralizações em rochas máficas e ultramáficas, Pesquisa de jazimento de concentração residual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
67.
  Fontes Renováveis de Energia. Engloba também estudos em Planejamento energético regional, Efeitos ambientais do uso da energia, Geração de energia na Amazônia, Emissões atmosféricas veiculares, Usos energéticos do hidrogênio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
68.
  Planejamento Integrado de Recursos Energéticos. Engloba também estudos em Análise e projeção da demanda de energia (planejamento de mercado), Políticas públicas para eficiência energética e pesquisa de desenvolvimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
69.
  Gestão Minero-ambiental. Engloba também Gestão de recursos hídricos, Políticas públicas ambientais e legislação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
70.
  Ambiência, uso eficiente da Energia. Engloba também estudos em Energia da biomassa e fontes alternativas, Fenômenos de transporte e geração de energia elétrica, Projeto e desenvolvimento de máquinas e equipamentos agrícolas, refrigeração no pré-processamento de produtos agrícolas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
71.
  Sustentabilidade e Negócios. Engloba também estudos sobre Complexidade e Responsabilidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
72.
  Aspectos Socioeconômicos e Tecnológicos da Agricultura Familiar. Engloba também estudos em Multifuncionalidade, agricultura familiar e desenvolvimento rural, Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
73.
  Processos Oxidativos avançados. Engloba também estudos em ciclos biogeoquímicos de mercado na Amazônia, Contaminação de compostos orgânicos em sedimentos, fluxos de espécies gasosas na interface água/atmosfera, marcadores de poluição ambiental na biosfera, química aquática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
74.
  Política, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável. Engloba também estudos em Meio ambiente e relações internacionais, formulação de políticas de meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
75.
  Tecnologia e Ambiente I. Estudos sobre a relação entre a tecnologia e a questão ambiental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
76.
  Ecologia Humana. * (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
77.
  Ecologia Geral. * (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
78.
  Transformações Sociais e Políticas Públicas nas Sociedades Contemporâneas. A proposta da área é desenvolver uma abordagem interdisciplinar ao estudo das relações entre sociedade e Estado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).
 
79.
  Estudos Políticos. De vocação eminentemente interdisciplinar, a área antes denominada de Estado, Políticas Públicas e Processos Políticos. Contemporâneos, amplia-se seu escopo de modo a oferecer aos alunos a possibilidade de desenvolver pesquisas no campo da Política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
80.
  Demografia Histórica. Esta linha de pesquisa tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira em uma perspectiva histórica, privilegiando o século XIX e primeira metade do século XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 

<< retorna

©2006 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP