Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2006logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui: IEL
... 
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Instituto de Estudos da Linguagem
 
Dissertações de Mestrado
 
1.
  A Poesia em Ducrot, Autor: Adilson Ventura da Silva, Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães. Data da defesa: 20/12/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
2.
  DOMÍNIO SOCIOCULTURAL, DISCURSO E CURRÍCULO MULTIDIMENSIONALNA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LINGUAS. Autor: Juliana Burguez Tonon, Orientador: Silvana Mabel S de Infante. Data da defesa: 20/12/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
3.
  A PORNOGRAFIA DA MORTE E OS CONTOS DE LUIZ VILELA. Autor: Celia Mitie Tamura, Orientador: Antonio Arnoni Prado. Data da defesa: 15/12/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
4.
  A formação imaginária a respeito do brasileiro em mídias eletrônicas. Autor: Adilson Donizeti Biazotto, Orientador: Carmen Zink Bolonhini. Data da defesa: 31/10/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
5.
  Lapsos de linguagem e posição discursiva de alunos formandos de letras. Autor: Samira Kraide, Orientador: Carmen Zink Bolonhini. Data da defesa: 30/10/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
6.
  Análises de notas e demais contextos nas traduções e disseminações da escrita em português de Jacques Derrida entre 1968 e 1986. Autor: Júlio Cesar Gonçalves, Orientador: Paulo Roberto Ottoni. Data da defesa: 20/10/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
7.
  Construindo com a Escrita Interações Improváveis Entre Professora e Alunos do Ensino Fundamental de Uma Escola Pública da Periferia de Campinas. Autor: Milene Bazarim, Orientador: Inês Signorini. Data da defesa: 19/10/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
8.
  Vocabulário e Leitura: A elaboração de uma lista de pala- vras de uso acadêmico. Autor: Vanderlei dos Santos, Orientador: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci. Data da defesa: 29/09/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
9.
  A Atuação do Entrevistador na Interação Face a Face no Exa- me Celpe-Bras. Autor: Lieko Sakamori, Orientador: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci. Data da defesa: 19/09/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
10.
  De Caçada às Caçadas: O Processo de Re-escritura lobatiano de Caçadas de Pedrinho a partir de A Caçada da Onça. Autor: Jaqueline Negrini Rocha, Orientador: Marisa Philbert Lajolo. Data da defesa: 11/09/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
11.
  Poética de Aristóteles - Tradução e Notas. Autor: Alessandro Barriviera, Orientador: Trajano Augusto Ricca Vieira. Data da defesa: 29/08/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
12.
  A Tarefa Dictogloss:Aspectos Cognitivos e Interacionais. Autor: Ana Luiza Teixeira Armentano, Orientador: Linda Gentry El Dash. Data da defesa: 28/08/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
13.
  Lia: Do Nome ao Verbo ou Desejo e Leitura. Autor: Conceição Aparecida Costa Azenha, Orientador: Nina Virgínia de Araújo Leite. Data da defesa: 25/08/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
14.
  O Percurso sócio-cognitivo da construção da referência em situações interativas envolvendo afásicos e não afásicos. Autor: Elisângela Bassi, Orientador: Edwiges Maria Morato. Data da defesa: 25/08/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
15.
  Disfarces do invisível, duplicações da história na obra de Ricardo Piglia. Autor: Livia Fernanda de Paula Grotto, Orientador: Miriam Viviana Gárate. Data da defesa: 23/08/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
16.
  Olhares Sobre a Educação Bilingüe e seus Professores em uma Região de Moçambique. Autor: Samima Amade Patel, Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti. Data da defesa: 22/08/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
17.
  OPasquim e OPasquim21: Práticas Discursivas de Resistência. Autor: Adriana Aparecida de Almeida, Orientador: Mônica Graciela Zoppi Fontana. Data da defesa: 17/08/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
18.
  A ficção científica como derivação da utopia - A inteligência artificial. Autor: Marceli Giglioli Stoppa Baldessin, Orientador: Carlos Eduardo Ornelas Berriel. Data da defesa: 14/08/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
19.
  As Terras Novas do Sítio: Uma Nova Leitura da Obra O Picapau Amarelo (1939). Autor: Mariana Baldo de Genova, Orientador: Marisa Philbert Lajolo. Data da defesa: 26/07/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
20.
  Conhecimento Sintático-Semântico e Processamento de Sentenças em Rede Neural Recorrente Simples. Autor: Ricardo Basso Garcia, Orientador: Edson Françozo. Data da defesa: 11/07/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
21.
  Coitas e Coitos em Razão - Discursos Sobre Pecado e Confissão. Autor: Lucas Kiyoharu Sanches Oda, Orientador: João Wanderley Geraldi. Data da defesa: 06/07/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
22.
  Relatórios Individuais de Aluno: Gênero Discursivo Relevante nas Práticas Pedagógicas Alternativas. Autor: Vivian Bearzotti Pires, Orientador: João Wanderley Geraldi. Data da defesa: 05/07/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
23.
  Enunciados Escritos: Relações Dialógicas Entre Gêneros Discursivos. Autor: Aline Maria Pacifico Manfrim, Orientador: Raquel Salek Fiad. Data da defesa: 26/06/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
24.
  Estudos Dos Efeitos De Coprodução V-V Em Seqüências VCV nas Vogais Média do Português Brasileiro. Autor: Laudino Roces Rodrigues, Orientador: Eleonora Cavalcante Albano. Data da defesa: 22/06/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
25.
  Glosas e Silêncio em Juan José Saer. Autor: Antônio Davis Pereira Júnior, Orientador: Miriam Viviana Gárate. Data da defesa: 09/06/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
26.
  ATITUDES E MOTIVAÇÃO: FATORES INTRÍNSECOS DA INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO. Autor: Marlucy Maria da Silveira Ribeiro, Orientador: Linda Gentry El Dash. Data da defesa: 09/06/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
27.
  Radiografias Brasileiras: Experiências e Identidade Nacional nas Crônicas de João Antônio. Autor: Hugo Alexandre de Lemos Bellucco, Orientador: Leonardo Affonso de Miranda Pereira. Data da defesa: 15/05/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
28.
  Saliências Visual e Subjetiva Como Elementos Norteadores Na Leitura de Hipertextos Jornalísticos. Autor: Daniele Cristina Rigolin, Orientador: Denise Bertoli Braga. Data da defesa: 31/03/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
29.
  Interação entre professores (dois alemães e uma brasileira) e alunos (brasileiros) em situação de ensino de língua alemã através de conteúdos das matérias curriculares. (FU-Deutschprachiger Fachunterricht), Autor: Andreas Franz Goldstein, Orientador: Eunice Ribeiro Henriques. Data da defesa: 31/03/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
30.
  A semântica global em duas revistas de divulgação científica: Pesquisa Fapesp e Superinteressante. Autor: Marcela Franco Fossey, Orientador: Sírio Possenti. Data da defesa: 30/03/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
31.
  O Uso De Material Hipertextual Em Um Curso De Leitura On-Line: Foco Na Perspectiva Do Usuário. Autor: Debora Camacho Araujo Siqueira, Orientador: Denise Bertoli Braga. Data da defesa: 27/03/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
32.
  Contribuições para o desenvolvimento da autonomia de aprendizes de 5ª série em escola pública: ensino de língua inglesa mediado pelo computador. Autor: Marcelo Rosa Hatugai, Orientador: Denise Bertoli Braga. Data da defesa: 24/03/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
33.
  Os Sete Contra Tebas de Ésquilo: Introdução, Tradução e Comentários. Autor: Evandro Luís Salvador, Orientador: Flávio Ribeiro de Oliveira. Data da defesa: 20/03/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
34.
  Sapientia e Uirtus: Princípios Fundamentais no Estoicismo de Sêneca. Autor: Maíra Meyer Bregalda, Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos. Data da defesa: 03/03/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
35.
  A Phaedra de Sêneca: A Peça Através do Prólogo. Autor: André Albino de Almeida, Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos. Data da defesa: 24/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
36.
  O Haicai do Grêmio Haicai Ipê. Autor: Sandra Miyatake Sakamoto, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 24/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
37.
  Linguagem e Aspectos Vísuo-Espaciais: Uma Abordagem Neuro- linguística. Autor: Carla Queiroz Pereira, Orientador: Maria Irma Hadler Coudry. Data da defesa: 23/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
38.
  Do Estilo Filosófico de G.W. Leibniz. Autor: Alexandre da Cruz Bonilha, Orientador: Adma Fadul Muhana. Data da defesa: 22/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
39.
  Da Tradição Oral À escritura: A História Contada no Quilom- bo de Curiaú. Autor: Edna dos Santos Oliveira, Orientador: Tânia Maria Alkmim. Data da defesa: 22/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
40.
  A oralidade como objeto de ensino-aprendizagem: algumas con-siderações. Autor: Marcela Cristina Evaristo, Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos. Data da defesa: 22/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
41.
  As Formas Nominais Referenciais e Suas Funções na Progres- são Textual. Autor: Maria Angelica de Oliveira Penna, Orientador: Ingedore Grünfeld Villaça Koch. Data da defesa: 22/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
42.
  "Fale Com Ele": Um Estudo Neurolingüístico do Autismo. Autor: Sônia Maria Sellin Bordin, Orientador: Maria Irma Hadler Coudry. Data da defesa: 22/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
43.
  Dificuldade de Aprendizagem em Questão: Um Estudo Neurolin- guistico. Autor: Elaine Ferraz do Amaral, Orientador: Maria Irma Hadler Coudry. Data da defesa: 21/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
44.
  A Arte e a Necessidade da Dissimulação na Corte de Urbino Retratada em IlLibro del Cortegiano. Autor: Marília Gabriela Malavolta, Orientador: Carlos Eduardo Ornelas Berriel. Data da defesa: 21/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
45.
  O Exame Celpe-Bras: Reflexões Teórico-Didáticas Para o Pro- fessor de Português Para Falantes de Outras Línguas. Autor: Meirélen Salviano Almeida Rodrigues, Orientador: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci. Data da defesa: 21/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
46.
  Interações em Aula de Matemática para Jovens e Adultos. Autor: Regina Maria Seco de Miranda Valverde, Orientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman. Data da defesa: 20/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
47.
  Hesitações na Fala Semi-Espontânea: Análise por Séries Tem- porais. Autor: Sandra Merlo, Orientador: Plínio Almeida Barbosa. Data da defesa: 20/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
48.
  A Prostituição Matrimonial: Um Estudo Acerca da Trajetória Moll Flanders. Autor: Shellida Fernanda Da Collina Viegas, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 20/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
49.
  A Querela Anticlerical no Palco e na Imprensa: Os Lazaristas, Autor: Vanessa Cristina Monteiro, Orientador: Orna Messer Levin. Data da defesa: 20/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
50.
  Cônego Fernandes Pinheiro (1825-1876): Um Crítico Literário Pioneiro do Romantismo no Brasil. Autor: Carlos Augusto de Melo, Orientador: Francisco Foot Hardman. Co-Orientador: Luiz Carlos da Silva Dantas. Data da defesa: 17/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
51.
  Estratégias de processamento de insumo e a alternância das formas dativas em inglês. Autor: Denilson Amade Sousa, Orientador: Linda Gentry El Dash. Data da defesa: 17/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
52.
  Interrogações Sobre o Autismo e o Ato de Negação na Consti- tuição do Sujeito. Autor: Eliana da Silva Benguela, Orientador: Nina Virgínia de Araújo Leite. Data da defesa: 17/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
53.
  Morte, Alma,Corpo e Homem na Poesia Homérica. Autor: João Miguel Moreira Auto, Orientador: Flávio Ribeiro de Oliveira. Data da defesa: 17/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
54.
  O Ensino de Latim nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo e o Método Inglês Reading Latin:Um Estudo de Caso. Autor: Charlene Martins Miotti, Orientador: Marcos Aurelio Pereira. Data da defesa: 15/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
55.
  Obra Aberta: Teoria da Vanguarda Literária nas Obras Teóri- co-Críticas de Umberto Eco. Autor: Antônio Barros de Brito Junior, Orientador: Márcio Orlando Seligmann Silva. Data da defesa: 10/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
56.
  Provisões para Ensinar LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes. Autor: Cláudia Hilsdorf Rocha, Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho. Data da defesa: 10/02/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
57.
  OS APRENDIZES DE INGLÊS GERAL E INSTRUMENTAL E SUAS ATITUDES FACE A GRAMÁTICA. Autor: Joana de São Pedro, Orientador: Linda Gentry El Dash. Data da defesa: 25/01/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
58.
  A morfologia do Horror - Construção e Percepção na Obra Lovecraftiana. Autor: Alcebiades Diniz Miguel, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 13/01/2006. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 

<< retorna

©2006 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP