Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2006logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui: IE
... 
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Instituto de Economia
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Economia Internacional. Desenvolver capacidade institucional de pesquisa, análise, acompanhamento conjuntural, prospecção de tendências e cenários para economia internacional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
2.
  Economia Industrial e da Tecnologia. Investigar as tendências da indústria no Brasil e no exterior, abrangendo os aspectos: tecnológicos, organizacionais, de estratégias empresariais, demercado, de política industrial etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
3.
  Estudos de Conjuntura Econômica. Acompanhar o quadro da conjuntura econômica nacional e internacional, priorizando as dimensões fiscais, monetárias, cambiais e de comércio exterior (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
4.
  Desenvolvimento Econômico e Social, Planejamento. Estudos sobre o desenvolvimento econômico e social: Planejamento e Diagnósticos; Efeitos Nacionais e Regionais da 3a Revolução Industrial; Planejamento Local. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
5.
  Métodos Quantitativos Aplicados a Economia. Desenvolvimento de métodos estatísticos e econométricos aplicados a problemas econômicos e sociais em apoio as atividades de pesquisa e ensino realizadas no Instituto de Economia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
6.
  Moeda e Estruturas de Financiamento Públicas e Privadas. Esta linha de pesquisa propõe avançar no estudo da teoria monetária e financeira na vertente pós-keynesiana, com ênfase nos mecanismos de transmissãoda política monetária e na interdependência das políticas macroeconômicas (fiscal, monetária e cambial). Adicionalmente, do ponto de vista da análise das estruturas de financiamento objetiva-se: a)recuperar as mudanças institucionais nos mercados financeiros a nível mundial; b) estudar o impacto das políticas de liberalização e estabilização noâmbito das finanças públicas e da evolução das estratégias e dos resultados patrimoniais do sistema privado no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
7.
  Política Econômica e Economia Brasileira. Renegociação da dívida externa e o balanço de pagamento; análise do sistema financeiro nacional, propostas para sua reordenação; efeitos da recessão sobre emprego e salário e política de emergência, (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1974). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
8.
  Estado e Capitalismo no Pensamento Brasileiro. a) A problemática da Independência; b) natureza e crise do Estado Imperial; c) Estado e formação da propriedade territorial; d) tributação e finanças públicas; e) intervenção estatal e vida econômica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
9.
  A Proteção Social numa Perspectiva Internacional Comparada. Estudo comparado dos vários sistemas nacionais de proteção social, tanto do mundo desenvolvimento quanto da América Latina. São consideradas as características gerais desses sistemas e suas particularidades setoriais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
10.
  Condições e Relações de Trabalho no Período Recente nas Economias Desenvolvidas. Analisam-se as questôes referentes as condições de trabalho (ocupação, desemprego e precarização) sob a forma de estudos comparados. Estes temas são abordados sob o ângulo da negociação e da participação dos atores sociais no processo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
11.
  Políticas Sociais Setoriais. Avaliação de políticas e programas sociais na área de previdência, saúde, educação, habitação e infra-estrutura urbana. Privilegia-se o estudo do perfil do financiamento e do gastos, do desemprego e do impacto sobre o padrão de vida (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
12.
  Formação Histórica da Economia Capitalista no Brasil. As tendências estruturais do capitalismo brasileiro: dinamismo econômico, desigualdades sociais e concentração do poder. A evolução das formas de organização capitalista. O debate sobre Estado e Dependência. O movimento da fronteira agrícola (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
13.
  Reforma trabalhista e políticas públicas para micro e pequenas empresas. políticas públicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
14.
  Saúde e Geração de Emprego. Saúde e Geração de Emprego (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
15.
  História e atualidade. História e atualidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
16.
  Temática e Polêmicas Estratégicas do Pensamento Brasileiro nos Séculos XIX e XX. A dialética da centralização e da descentralização nas relações entre Estado e economia no Brasil é um tema clássico do pensamento social e da historiografia econômica e política brasileira. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
17.
  Recursos e Políticas Tecnológicos. Mensuração a análise da capacidade de formação e absorção de recursos humanos em ciências e tecnologia, tanto no setor público como no privado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
18.
  Mercado de Trabalho e Políticas Públicas. Análise e formulação políticas públicas de emprego e renda, considerando os aspectos institucionais de gestão e implementação de ações públicas nos diversos níveis de governo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
19.
  Diplomacia Econômica Brasileira: Análise do Passado e História do Tempo Presente. Histporia da política externa, sobretudo da diplomacia econômica brasileira. Análise das transformações atuais da política externa brasileira a partir de um enfoque histórico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
20.
  Estudos de História Econômica Brasileira e Internacional, enfatizando as peculiaridades históricas do capitalismo brasileiro. Estudos das temáticas que permitam compreender a economia brasileira a atual a luz de sua formação histórica: o passado colonial, a dinâmica e os efeitos do escravismo sobre a formação econômica social e política do Brasil,as origens e etapas da industrialização brasileira e a evolução do pensamento econômico brasileiro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
21.
  Estudos de Economia do Trabalho, Sindicalismo e Relações de Trabalho. As atividades de pesquisa do CESIT orientam-se pela sistematização e ampliação dos conhecimentos relativos as profundas transformações por que vem passando o mundo do trabalho no Brasil e no mundo. A reversão das tendências dominantes nos pós-guerra e o quadro de agravamento das relações e condições de trabalho impõem atividades de pesquisa que incorporem as dimensões estruturais e conjunturais. Ademais, essas atividades de pesquisa são fundamentais para a produção de material didático para os cursosde graduação e pós-graduação, ministrados pelo CESIT. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
22.
  Estudos de Economia Agrícola e Ambiental. Analisar e acompanhar temas relacionados com a agricultura e com a agroindústria, tanto a nível nacional quanto internacional englobando: as dimensões macroeconômicas que afetam o desempenho agrícola; as transformações tecnológicas; a dinâmica dos mercados de terra; as relações de trabalho e as políticas sociais no campo; as questões do meio ambiente relacionado com a agricultura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
23.
  Estudos sobre economia social, urbana e regional. Avaliar as tendências, processo de desenvolvimento e suas implicações sobre os espaços regionais e urbanos e sobre a questão social no Brasil e America Latina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
24.
  Distribuição da Renda. Análise da Distribuição da renda no Brasil; Evolução das Medidas de desigualdade e probreza; Questões metodológicas na análise da desigualdade e da pobreza (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
25.
  Economia Regional. Investigação da realidade paulista e nacional, consequências do processo de desenvolvimento, seus desdobramentos no espaço e na dimensão social na análise da concentração e desconcentração da atividade econômica, desenvolvimento regional e emprego. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
26.
  Gestão e Planejamento Urbano. Investigações sobre a gestão e o planejamento urbano para os aspectos da fiscalidade, do financiamento dos custos da urbanização e da infra-estrutura urbana, dos instrumentos de gestão e das experiências de políticas urbanas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
27.
  Perspectiva Histórica do Desenvolvimento Econômico. Desdobramento do conjunto de estudos realizados no âmbito do Instituto de Economia da Unicamp, envolvendo os desafios do desenvolvimento econômico brasileiro, através de estudos temáticos e enfoques comparativos com países subdesenvolvidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
28.
  Pesquisas em Economia Agrícola, Agrária e Ambiental. Relações entre política macroeconômicas, agrícolas e desempenho da agricultura; Perspectivas tecnológicas nas diferentes cadeias agroalimentares; Dinâmica do mercado de terra, política agrárias e sociais no campo, economia domeio ambiente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
29.
  Desafios do Emprego e das Relações de Trabalho no Brasil e no Mercosul. Impactos das políticas macroeconômicas (abertura econômica, desregulação, estabilização e ajuste fical) e das transformações produtivas e organizacionais sobre o mercado de trabalho e os sistemas de relações de trabalho nos países do Mercosul (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
30.
  A Crise Atual do Capitalismo em Perspectiva Histórica. Tendências estruturais do capitalismo brasileiro: dinamismo, desigualdades sociais e concentração do poder. Evolução das formas de organização capitalista. O papel do Estado. A dependência. Crescimento, estrutura do emprego, mobilidade social (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
31.
  A Economia Mercantil Escravista no Mundo Moderno. Debate historiográfico sobre a natureza do escravismo; O debate em torno da escravidão africana; O tráfico negreiro: aspectos quantitativos; O sistema econômico escravista no Brasil e a questão da transição para o trabalho livre (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
32.
  História da Industrialização Brasileira. A questão da industrialização periférica; o debate sobre a periodização da industrialização brasileira; café e indústria; Estado e fomento da industrialização; industrialização e questão regional; financiamento da industrialização. História das empresas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
33.
  Urbanização. Estudos de problemáticas como a análise dinâmica do processo de urbanização do país, processos de aglomeração e metropolização, determinantes da evolução do sistema urbano brasileiro, dinâmica demográfica e migrações (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
34.
  Produtividade, qualidade, inovação e marketing. Estudo da Competitividade de Cadeias Integradas no Brasil (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
35.
  Desenvolvimento solidário - Geração de Ocupação e Renda no Município de São Paulo. Social (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
36.
  Projeto especial de qualificação - PROESQ. Projeto Especial de Qualificação - PROESQ (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
37.
  Desenvolvimento atividades acadêmicas. Desenvolvimento atividades acadêmicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
38.
  Mercosul Pesquisa e Integração Econômica. Mercosul Pesquisa e Integração Econômica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
39.
  Balança Comercial Brasileira. Balança Comercial Brasileira (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
40.
  Indústria e setor de serviços e sistema bancário. Indústria e setor de serviços e sistema bancário (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
41.
  Distribuição de Renda. Distribuição de Renda (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
42.
  Potencialidade Produtiva das MPEs na Região Metropolitana de Campinas. Potencialidade produtiva das MPEs na Região Metropolitana de Campinas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA.
 
43.
  Biotecnologia e Recursos Genéticos no Brasil. Biotecnologia e Recursos Genéticos no Brasil (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
44.
  Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais. Inventariar o Conhecimento Disponível sobre APIs. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
45.
  Aumento da Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias Localizadas em Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo. Aumento da Competitividadde das Micro e Pequenas Indústrias Localizadas em Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 

<< retorna

©2006 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP