Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2006logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui: FEQ
... 
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ

<< retorna

 
Faculdade de Engenharia Química
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Termodinâmica de Processos Químicos. Medidas de dados de equilíbrio de fases (líquido-vapor, líquido-líquido e líquido-líquido-vapor). Desenvolvimento de métodos de predição de propriedades de componentes puros e misturas, desenvolvimento de bancos de dados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
2.
  Modelagem e Simulação de Processos Químicos. Desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos, metodologias de simulação computacional e identificação de processos químicos, biotecnológicos e de química fina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
3.
  Controle Avançado de Processos. Controle de processos químicos e biotecnológicos. Desenvolvimento e implantação de técnicas digitais de controle, aquisição de dados e otimização on-line. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
4.
  Engenharia de Bioprocessos. Fermentação submersa e semi-sólida; Processos enzimáticos; Preparação e caracterização de biocatalisadores; Preparação e caracterização de lipossomas; Recuperação e purificação de biomoléculas; Órgãos artificias e trat. extra-corpóreo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
5.
  Catálise e Processos Catalíticos. Desenvolvimento de catalisadores para reações químicas diversas, estudos sobre a regeneração de catalisadores e projeto de reatores catalíticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
6.
  Termodinâmica Aplicada. Estudo de soluções multicomponentes, equilíbrio de fases, calorimetria,comportamento PVT de sistemas gasosos, integração energética de processos e balanço energético em processos complexos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
7.
  Sistemas Bifásicos e Processos de Separação. Estudo de dispersões gás-líquido, hidrodinâmica e eficiência de colunas dedestilação e absorção, reatores bioquímicos do tipo 'Air-lift', extrator contínuo de discos rotativos, proc. de borbulhamento e evaporadores diretos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
8.
  Propriedades e Comportamento de Fases de Fluidos. Objetiva-se a determinação das propr. termodin. e a descrição qualitativa e quantitativa do comportamento de fases de fluidos puros e misturas complexas de ocorrência natural, visando aplicações industriais sobretudo a altaspressões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
9.
  Engenharia de Processos de Produtos Naturais. Conservação de alimentos por combinação de métodos, extração e purificaçãode princípios ativos, com ênfase no uso de fluidos supercríticos na recuperação de colesterol, alcalóides e fármacos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
10.
  Controle de Processos e Planejamento de Produção. Controle de processos químicos, supervisão de plantas por computador, planejamento hierárquico, sequenciamento de unidades flexíveis, técnicas de inteligência aritificial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
11.
  Desenvolvimento de Processos Catalíticos e de Separação. Desenvolvimento e caracterização de materiais adsorventes e catalíticos, determinação das cinéticas de processos químicos, desenvolvimento e simulação de reatores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
12.
  Educação em Engenharia Química. Análise crítica do desenvolvimento e das tendências no ensino da Engenharia Química. Desenvolvimento de suporte tecnológico para o ensino. Visão filosófica da ciência da Engenharia Química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
13.
  Fenômenos de Transporte e Sistemas Particulados. Mecanismos e propr. de transporte. Reologia de macromoléculas, fluidos não-newtonianos, viscoelásticos e eletro-reológicos. Desenvolv. de equipam. para secagem e/ou recobrimento de partículas, processos em leitos adsorventesou reativos e tecnologias ambie (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
14.
  Materiais em Engenharia Química. Estudo da ciência dos materiais dentro da Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento de novos compostos e processos de síntese por adição e condensação, modificação mássica e superficial através do tratamento químico e fotoquímico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
15.
  Modelagem e Simulação de Plantas Químicas. Aplicação e processos batelada, semi-contínuos ou contínuos Processos isolados ou em plantas complexas altamente integradas. Estudos para o projeto, elaboração de políticas de operação e otimização de unidades e plantas da indústria química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
16.
  Engenharia Ambiental. Nesta linha são desenvolvidas pesquisas na área ambiental envolvendo estudos de emissões gasosas, particulados, efluentes, resíduos sólidos industriais e hospitalares, com ênfase na aplicação dos processos e técnicas de gerenciamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 

<< retorna

©2006 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP