Universidade
Breve Descrição

     
  Campus e sua História
     
  Localização Unicamp

 

A Universidade - Atuação - Breve retrato da Unicamp

A história começa a ser contada nos anos 60. Na época, o cenário era um vasto canavial a 12 quilômetros do centro urbano de Campinas. Passados quarenta anos desde a instalação oficial do campus da Unicamp a paisagem rural onde antes crescia em abundância a cana-de-açúcar cedeu lugar a um complexo de ensino e pesquisa implantado em quase três milhões de metros quadrados de área, repleto de edifícios, parques e gramados.

Se o projeto urbanístico inicial sofreu alterações e adaptações ao longo do tempo, permanecem intactos os ideais primitivos da Unicamp: a vocação para a pesquisa e a capacidade de inserção no processo de desenvolvimento nacional que a acompanham desde sua criação pelas mãos do médico parasitologista Zeferino Vaz (1908-1981). Graças a sua grande capacidade de conjugar harmoniosamente ensino de alta qualidade, pesquisas socialmente relevantes e prestação de serviços a Unicamp tornou-se não só uma das mais conhecidas universidades brasileiras como também aquela que, possivelmente tem maior visibilidade no exterior.


Foto aérea: A UNICAMP inicia sua história no campus de Campinas

Em 5 de outubro de 1966 foi lançada a pedra fundamental que deu origem ao campus da Unicamp em Campinas. Embora a universidade já existisse no papel desde 1962 e funcionasse com uma unidade embrionária – a Faculdade de Ciências Médicas – desde 1963, a data foi oficializada como a do aniversário da instituição. O alto grau de excelência alcançado pela instituição tem reflexo direto nas atividades desenvolvidas por professores, alunos e funcionários. A Unicamp é, atualmente, a universidade brasileira com a melhor média no Exame Nacional de Cursos, o Provão. De seus laboratórios e salas de aula saem contribuições importantes para o avanço do conhecimento, em áreas relacionadas ao dia-a-dia da população, como biotecnologia, telecomunicações, informática, filosofia, física, química e muitas outras.


A Unicamp tem cinco campi, nas cidades de Campinas, Piracicaba, Limeira, Paulínia e Sumaré. São 20 unidades de ensino e pesquisa (faculdades e institutos), 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos, um complexo de saúde com três hospitais, 21 bibliotecas e centros de documentação e uma série de órgãos de apoio. A qualidade da formação oferecida pela Unicamp tem muito a ver com a estreita relação que historicamente mantém entre ensino e pesquisa. Também está vinculada ao fato de 90% dos seus 1800 docentes atuarem em regime de dedicação exclusiva e 94% possuírem o título mínimo de doutor. Os docentes que conduzem pesquisas de ponta nos laboratórios são os mesmos que vão para as salas de aula. A Universidade conta hoje com 17 mil estudantes em seus 57 cursos de graduação e outros 15 mil em seus 118 programas de pós-graduação.


Os estudantes que ingressaram na Unicamp, em sua maioria jovens ,cerca de 70% tinham de 17 a 19 anos, e solteiros perto de 95%. Observou-se um aumento no percentual de mulheres, que, de 39,7% foi elevado para 45,7%. Atualmente, há um equilíbrio entre alunos do sexo masculino e feminino. O interior de São Paulo tem sido o principal local de origem dos estudantes correspondendo aproximadamente a 70%. Dos ingressantes 33% haviam cursado o ensino médio em escola pública.


A Unicamp tem buscado, de forma continuada, o aprimoramento das suas atividades nos segmentos do ensino, pesquisa e extensão.


Um ponto que merece destaque é o fato da UNICAMP ter protocolado em 2005 através da sua Agência de Inovação (Inova) 66 pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), licenciadas 18 patentes e 12 contratos de transferência de tecnologia (licenciamentos), o melhor resultado da história da UNICAMP nesta questão. Esta é uma demonstração clara de que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem das diversas interações entre a academia e o setor produtivo e contribuem para o desenvolvimento econômico e social do País. Outro dado que chama a atenção é o número crescente de empresas criadas por ex-professores e ex-alunos da UNICAMP , também conhecidas como as filhas da UNICAMP, contabilizadas em mais de 90 empresas, principalmente nas áreas de Teoria da Informação, Lasers e Óptica, Biotecnologia , Engenharia de Alimentos e respondem por um faturamento próximo a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) gerado em Campinas.

“UNICAMP ANO 40”



Recente visão aérea do Campus de Campinas

Neste ano da publicação do Anuário de Pesquisa de 2005, mais precisamente no próximo dia 5 de outubro, a Unicamp completará 40 anos. Embora seja uma instituição jovem, se consideradas as datas de fundação das principais universidades européias, ela chega à atual fase consolidada como um dos principais centros de excelência no ensino e pesquisa da América Latina. No plano local, responde por cerca de 15% da investigação científica brasileira e por algo em torno de 10% das teses de doutorado e mestrado geradas pela pós-graduação nacional. Com relação a publicações em periódicos internacionais indexados no ISI “Institute of Scientific Information”, a UNICAMP é responsável por 11% da produção nacional, como mostrado no gráfico abaixo Mantém, ainda, perto de uma centena de convênios de cooperação internacional. Tal trajetória, que continua a dar frutos, como a construção do novo campus de Limeira, será devidamente comemorada ao longo deste ano, por meio de uma série de atividades acadêmicas, culturais, artísticas e esportivas, que serão organizadas por uma Comissão constituída com esta finalidade.



Mantém, ainda, perto de uma centena de convênios de cooperação internacional. Tal trajetória, que continua a dar frutos, como a construção do novo campus de Limeira, será devidamente comemorada ao longo deste ano, por meio de uma série de atividades acadêmicas, culturais, artísticas e esportivas, que serão organizadas por uma Comissão constituída com esta finalidade.

Essas atividades serão produzidas tanto pela comunidade acadêmica quanto pela comunidade externa. O objetivo é aproveitar as comemorações para aproximar ainda mais a Unicamp da sociedade. Os eventos que marcarão os 40 anos da Universidade obedecerão a dois eixos principais:

O primeiro objetiva divulgar a história da instituição, destacando a sua importância no esforço para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento.

O segundo tem por meta apresentar à população a produção cultural da Unicamp, traduzida nas atividades científicas e artísticas executadas por seus alunos, professores e funcionários.

A UNICAMP lança oficialmente a logomarca desta importante data “UNICAMP ANO 40” e que está presente nesta edição do Anuário de Pesquisa de 2005.



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