Instituto de Geociências
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Economia dos Recursos Minerais. Analise e aplicacao dos principios economicos as etapas de exploracao, producao, comercio e consumo dos bens minerais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
2.
  Ciência e Tecnologia no Processo de Desenvolvimento. Pretende explorar, atraves de um enfoque predominantemente economico, as diversas questoes relativas aos processo de geracao e difusao tecnologica, com interesse especial naquelas relacionadas a america latina. O entendimento dos processos de geracao/dif (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
3.
  Política e Gestão de Recursos Naturais.Objetivo de contribuir para a gestão das atividades relacionadas ao aproveitamento, disponibilização, uso e conservação de recursos minerais, energéticos e hídricos, prevenir, controlar e mitigar impactos deletérios para a sociedade e o meio ambiente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
4.
  Evolução Crustal e Metalogênese.Enfatiza a evolução geológica do território brasileiro, de outros países das Américas Central/ e de outros continentes, nas escalas regional e local, com o objetivo de definir os fatores que controlam a gênese de rochas e depósitos minerais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
5.
  Análise de Bacias Sedimentares. Tem c/ finalidade o estudo dos diferentes aspectos que controlam a história geológica do preenchimento de uma bacia sedimentar. A linha tem áreas de pesquisa em vários estados do Brasil (SP, MG, SE, SC) e na Província de San Juan (Argentina). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
6.
  Geotecnologias Aplicadas ao Estudo dos Recursos Naturais.Enfoca métodos e técnicas de extração e análise de informações sobre os recursos naturais a partir de imagens de satélite, dados aerogeofísicos e geoquímicos, de análise espacial integrada dos mesmos utilizando sistemas de informações geo-referenciados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
7.
  Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação. A linha desenvolve conceitos, práticas e instrumentos voltados à gestão da inovação em organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos. Busca a excelência na gestão de C, T & I. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
8.
  Comunicação em Geociências. Trata das formas e processos de veiculação do conhecimento geológico e de seus suportes materiais (nos domínios verbal e não-verbal) e institucionais). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS APLICADAS AO ENSINO.
 
9.
  História das Ciências Geológicas. Trata das condições de produção, incorporação e uso de conceitos, teorias e modelos científicos e institucionais, bem como de métodos e técnicas de investigação empregados no ensino, na extensão e na pesquisa geológica no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS APLICADAS AO ENSINO.
 
10.
  Metodologia do Ensino em Geociências. Trata de currículos, programas e metodologia do ensino em geologia e geociências nos vários níveis de escolaridade (do primeiro grau a pós-graduacao). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS APLICADAS AO ENSINO.
 
11.
  Teoria do Conhecimento Geológico. Trata dos fundamentos do conhecimento geológico e suas relações com outros campos do conhecimento; natureza da informação e representação geológicas;e metodologia da produção do conhecimento geológico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS APLICADAS AO ENSINO.
 
12.
  Caracterizacao probabilistica de reservatorios. Caracterizacao in situ, modelagem estocastica e estatisitica multivariada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
13.
  Comportamento de reservatorios. Comportamento de reservatorios:analise de teste e modelagem de fluxo em meios porosos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
14.
  Geofisica de reservatorios. Aquisicao, processamento e interpretacao de dados geofisicos para a caracterizacao de reservatorios, anisotropia sismica, tomografia sismica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
15.
  Estudos Metalogeneticos Regionais. Esta linha compreende estudos sobre as concentracoes naturais de recursos minerais, de forma descritiva, quantitativa ou genetica, buscando estabelecer metalotectos e circunscricao geografica. Utiliza para isso, os conhecimentos da geotectonica, petrologi (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
16.
  Estudos de Depositos Minerais.Esta linha compreende estudos de evolucao geologica de depositos minerais,elaboracao de modelos geneticos e de exploracao mineral, formacao de sistemas hidrotermais, caracterizacao de fluidos mineralizantes e mecanismos de precipitacao de metais, determin (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
17.
  Geoquimica Ambiental e Analítica.Contempla a realização de estudos integrados de regiões e bacias hidrográficas fazendo uso de abordagens geoquímicas, geofísicas e ecotoxicológicas. Estudos geoquímicos de rochas, solos, águas, sedimentos e suas relações com os seres vivos e o homem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
18.
  História e Teorias da Ciência e da Tecnologia. Concentra-se no estudo das atividades de c&t na regiao latino americana, como formas de acao social, especialmente no que diz respeito a uma melhor compreensao do lugar de conhecimento cientifico e tecnico nas nossas sociedades. Os padroes da organizacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
19.
  Politica Mineral e Desenvolvimento. Identificar e analisar causas e efeitos de politicas para o setor mineral e de atos que expressam a vontade governamental (leis, decretos, portarias,resolucoes, etc.) tanto no processo de otimizacao do aproveitamento dos recursos minerais como no processo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
20.
  Recursos Minerais e Relacoes Internacionais. Analisar a disponibilidade e distribuicao globais de recursos minerais nosprincipais paises produtores e consumidores, tendo em conta as suas implicacoes para as relacoes internacionais e mais especificamente para o comercio entre as nacoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
21.
  Estrategias de Ciencia e Tecnologia e Atores Sociais. Apoiando-se nos conteudos explorados pelos demais, possui como objetivo basico a avaliacao das estrategias e formas de atuacao dos diferentes atores sociais-estado, universidade, empresa, sindicatos, etc no campo da C&T. Em particular, orienta-se a analise comparativa, avaliacao e acompanhamento das politicas governamentais globais e setoriais, e a formulacao de estrategias de inovacao para a realidade latino americana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
22.
  Mudanca Tecnologica, Transformacoes Sociais e Meio Ambiente. Busca explorar as relacoes entre mudanca tecnologica e mudanca social. Examinam-se as implicacoes sociais das atuais tendencias do progresso tecnico,com enfase nas questoes do emprego, do trabalho e do meio ambiente. Sao privilegiados, problemas como o im (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
 
23.
  Geologia de Reservatorios. Pesquisa sobre reservatorios de rochas siliciclasticas e carbonaticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
24.
  Desenvolvimento, Meio Ambiente e Recursos Naturais. Desenvolve pesquisas com ênfase sobre recursos minerais e hídricos superficiais e subterrâneos, objetivando contribuir com a gestão das atividades relacionadas à disponibilização e usos desses recursos, de forma a prevenir, controlar e minimizar os impactos que deles resultam. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
25.
  Geologia Economica e Ambiental. Compreende estudos integrados de geologia economica e ciencias ambientais visando subsidiar o planejamento ambiental no ambito de projetos de exploracao, lavra e beneficiamento mineral, bem como a formulacao de estrategias de remediacao e recuperacao de a (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
26.
  Recursos Minerais, Hídricos e Meio Ambiente. Desenvolver estudos que podem ser reagrupados de acordo com seus objetivos. O primeiro deles busca estudar os elementos que condicionam a inserção da atividade econômica de aproveitamento de recursos minerais e hídricos no novo padrão de exigências do des (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
 
27.
  História das Geociências. Trata das condições de produção, incorporação e uso de conceitos, teorias e modelos científicos e institucionais, bem como de métodos e técnicas de investigação empregados no ensino e na pesquisa geocientífica no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
28.
  Dinâmica territorial: sistemas técnicos atuais e novas práticas sócio-espaciais.Novos conteúdos do espaço geográfico x novas técnicas de informação territorial e redes telemáticas. Consequência epistemológica e empírica das relações, com ênfase na escala global e local. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
 
29.
  Sistemas de informação geográfica, análise dos componentes naturais da paisagem e das transformações decorrentes do uso e ocupação. Paisagem, natureza, ecossistema, geossistema, sistemas ambientais. Análise de processos genético-evolutivos e comportamentais dos componentes do meio físico e dos impactos de uso e ocupação. Tratamento da informação geográfica com ênfase em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Georreferenciadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.