Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  História Social da Cultura. Investiga o universo da cultura, o confronto entre as práticas e concepções populares e as estratégias de dominação inscritas no pensamento letrado, bem como as identidades e diversidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
2.
  Estudos das Tradições Clássicas. Destacam-se os seguintes subtemas: 1. Historiografia da Arte; 2. Questões de Arqueologia Clássica, de Arte Antiga e Medieval; 3. Tradições Clássicas no Período Moderno e Contemporâneo; 4. Temas Iconográficos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
3.
  Sociabilidade e cultura na América Luso-espanhola. Esta linha de pesquisa dedica-se a reflexões sobre a história e a historiografia dos impérios coloniais na América. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
4.
  História Social do Trabalho. Esta linha tem como tema principal o mundo do trabalho, sem que isto signifique uma delimitação rígida dos objetos de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
5.
  Gênero, Subjetividades e Cultura Material. Esta linha orienta a produção de pesquisas sobre várias temáticas, problematizando as articulações entre as relações de gênero, etnia e classe social. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
6.
  Narrativas e Representações. A linha discute as questões referentes às narrativas e representações históricas de processos culturais, sociais e políticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
7.
  Cultura, Cidade e Patrimônio. Esta linha inaugurou um campo de trabalho sobre a produção do universo urbano na sociedade moderna, construindo a história da cidade a partir de várias áreas de conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
8.
  Jogos do Político: conceitos, representações e memória. A linha define uma ampla área de trabalho que se abre sobre os campos de reflexão: interrogar numa perspectiva genealógica, as matrizes teóricas do pensamento político moderno burguês (sécs. XVII e XVIII) e da Estética (as diversas formas de arte). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
9.
  Demografia das Etnias. Deriva-se do reconhecimento da importância de acrescentar aos recortes teórico-metodológicos utilizados na demografia, o étnico/racial. Centra-se nas especificidades que brancos, afro-brasileiros e índios apresentam em seus comportamentos demográficos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
10.
  Família, Gênero e Demografia. Os temas família e relações de gênero têm crescido em importância nos estudos sob uma perspectiva demográfica. Os conteúdos de gênero nas relações familiares permitem compreender aspectos relativos à desigualdades entre homens e mulheres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
11.
  Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Esta área trabalha com o conceito de que Saúde reprodutiva é um estado completo de bem-estar físico, mental e social em todas as matérias concernentes ao sistema reprodutivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
12.
  Saúde e Morbimortalidade. Esta área temática aborda aspectos, tais como: diferenças nos perfis epidemiológicos segundo classes e grupos sociais; construção de indicadores ou índices sintéticos de mortalidade segundo causas e características demográficas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
13.
  População e Ambiente. Examina os determinantes e as consequências ambientais de cada um dos componentes do crescimento populacional, sujeitos a determinadas situações ambientais, populações em situação de risco ambiental, entre outras abordagens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
14.
  Etnologia. Enfocando particularmente as sociedades indígenas das terras baixas sul-africanas, porém não exclusivamente, esta linha abriga estudos de etnologia, história e política. Esta articulada com a área temática do doutorodo "Sociedades Indígenas". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
15.
  Cultura e Política. Acompanhando os objetivos da área interdisciplinar do doutorado com o mesmo nome, esta linha enfoca a articulação entre processos culturais e políticos, bem como seu impacto sobre o mundo contemporâneo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989).
 
16.
  Sociologia Rural. A questão agrária é aqui compreendida como uma questão social de múltiplas dimensões que se expressa não apenas nas desigualdades fundadas nas classes, nas etnias, no gênero e nas gerações, mas também no problema agro-alimentar e na questão agro-ambienta (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1974). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
17.
  Sociologia da Cultura. Recobrindo ampla área de interesse, esta linha de pesquisa compreende a problemática cultural seja do ponto de vista teórico, seja do trabalho empírico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
18.
  Questões da Arte Moderna e Contemporânea. Tem com temas principais: estudos sobre história da Arquitetura; Renascimento e Maneirismo; a Renovação do Século XVII; o Iluminismo e as Tradições do Século XVIII. Arte do Século da Revolução Industrial; o Século XX (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
19.
  Mobilidade Espacial da População. Pretende-se analisar diversos aspectos envolvidos nos fenômenos migratórios, como a dinâmica econômica, as consequências da inovação e mudança tecnológica, dentre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
20.
  Agricultura e Questão Agrária. O tema central dessa área é constituído pela problemática dos processos e relações sociais entre as diferentes categorias de sujeitos e instituições ligadas à produção de bens, serviços e símbolos da agricultura e do mundo rural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
21.
  Ambiente, Tecnologia e Desenvolvimento. A questão ambiental está aqui enfocada sob a ótica de suas determinantes consequências referentes à organização social. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
22.
  Desenvolvimento e Pensamento Social. Pretende estudar o pensamento clássico e contemporâneo. Envolve autores e temas situados dentro de perspectivas como funcionalismo, estruturalismo, marxismo, método compreensivo ou típico-ideal, teoria crítica e outras correntes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991).
 
23.
  Estado, Políticas Públicas, Processos Políticos Contemporâneos. Pretende aprofundar a reflexão sobre a organização estatal, as práticas governamentais e os processos políticos contemporâneos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
24.
  Estudos de População. Tem por finalidade aprofundar questões relacionadas com a dinâmica da população e suas articulações com processos sociais mais amplos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
25.
  Família e Relações de Gênero (DR). Tem como objetivo atender às demandas de um espaço para discussões teórico-metodológicas sobre família e relações de gênero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
26.
  Itinerários Intelectuais e Etnografia do Saber. Tem como objetivo o estudo de sistemas de conhecimento contemporâneos ou históricos, científicos, ocidentais ou tradicionais. Concentra-se no estudo dos sistemas do conhecimento, abrigando uma diversidade de temas de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
27.
  Sociedades Indígenas: Etnologia, História e Política. Tem como foco central o estudo das sociedades indígenas em todos os aspectos relevantes à sua melhor compreensão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
28.
  Trabalho e Sindicalismo (DR). Está área está correlacionada com dois grandes blocos de questões: "Trabalho, Consciência e Ação" e " Trabalho, Cotidiano e Identidade". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
 
29.
  Envelhecimento e Relações entre Gerações. A tradição antropológica no tratamento das categorias, grupos e classes de idade é combinada com o estudos das mudanças no modo pelo qual a vida é periodozada e a experiência etária é vivida por grupos sociais distintos nos jovens e no mais velhos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
30.
  Política Internacional e Política Externa. Esta linha agrega atividades de pesquisa, teórica e empírica, em torno de dois blocos temáticos fortemente inter-relacionados. O primeiro, tem como referente o sistema internacional. O segundo bloco focaliza as unidades do sistema internacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
31.
  Cultura e Poder. Esta linha de pesquisa focaliza as reconfigurações da cultura e da política no mundo contemporâneo, no contexto de debates teóricos sobre as articulações existentes entre cultura e poder. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
32.
  Trajetórias e Etnografia do Conhecimento. Esta linha abriga interesses no estudo de sistemas de conhecimento contemporâneos ou históricos, científicos ou não. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
33.
  Territorialidades e Processos Sociais. Esta linha está voltada para o estudo de processos sociais e representações que envolvem diferentes agentes e instituições relacionadas à constituição de territórios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
34.
  Diferenças e Identidades. Esta linha aglutina investigações empíricas e reflexões teóricas sobre as relações, lugares e sentidos em que se produzem diferenças e identidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
35.
  Sexualidade, Gênero e Corpo. Esta linha contempla estudos que articulam a problemática de gênero às expressões, experiências e práticas sociais, culturais e políticas em torno do corpo e da sexualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
36.
  Natureza, Cultura e Tecnologia. Esta linha de pesquisa trata com novas abordagens ao tema antropológico clássico da relação entre natureza e cultura, tão importante no passado da disciplina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
37.
  Etnografia do Capitalismo. Esta linha consagra a produzir conhecimentos etnográficos em todo o tipo de organizações, especialmente no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
38.
  Religiões. Esta linha abrange o estudo das relações entre o homem e o Sagrado nas suas mais diversas formas, desde as tradições indígenas até as religiões mundiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
39.
  Sociologia das Idéias Políticas e Pensamento Social Brasileiro. Esta linha (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
40.
  Sociologia da Tecnologia. Avaliação crítica das novas tecnologias na sociedade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
41.
  História da Filosofia. Estuda os problemas que caracterizam as quatro épocas canônicas da História da Filosofia, pretende-se mobilizar técnicas de análise e leitura de texto orientadas pelo intuito sistemático, assistemático ou mesmo anti-sistemático dos autores estudados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
42.
  Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e da Linguagem. Dedicada à reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência da linguagem e à abordagem de temas clássicos de teoria do conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
43.
  Pensamento Ético-Político. Investigação sistemática de temas clássicos de filosofia prática em registro sincrônico e diacrônico e tendo como pontos de fuga as relações entre ética e política e sua referência à categoria de Estado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
44.
  Marxismo e sociedade. A linha de pesquisa Marxismo e Sociedade compreende duas vertentes. A primeira abrange o estudo da obra teórica de Marx e Engels. A segunda abrange o estudo de temas e problemas pertencentes à tradição analítica marxista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
45.
  Sociologia Clássica. A linha de pesquisa sociologia clássica funda-se na longa tradição de ensino dos clássicos da sociologia, que sempre caracterizou nossa atividade docente na graduação e na pós-graduação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
46.
  Marxismo e direito. Esta linha de pesquisa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
47.
  Estado, Classes sociais e representação política. Esta linha de pesquisa realiza pesquisa teórica e pesquisa empírica sobre as relações entre Estado, classes sociais e representação política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
48.
  Lógica. Investigação sistemática das formulações lógicas contemporâneas em sua pluralidade, segundo o fio condutor de suas possíveis combinações produtivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
49.
  Processos governamentais e cidadania. Esta linha desenvolve pesquisas teóricas e pesquisas empíricas sobre: dinâmica institucional e legitmidade democrática, processos decisórios e participação política, políticas públicas e mecanismos de controle da atividade governamental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
50.
  Trabalho, sociedade e ação política. Esta linha desenvolve pesquisa teórica e pesquisa empírica sobre os processos e relações de trabalho, sobre as políticas de gestão do trabalho, a organização e a ação sindical e sobre a organização e a ação política dos trabalhadores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
51.
  A construção democrática: Sujeitos, espaços e processos. Esta linha articula pesquisas teóricas e empíricas sobre um conjunto de temas relevantes para compreensão da construção democrática, inclusive enquanto processo político-cultural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
52.
  Sociologia Contemporânea. Tal como a sociologia clássica, a linha de sociologia contemporânea resulta do projeto do Depto. de Sociologia em proporcionar uma sólida formação teórica aos alunos de graduação e pós-graduação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
53.
  Economia política internacional. Esta linha agrega atividades de pesquisa, teórica e empírica, sobre os seguintes ítens principais: as instituições que regulam a economia política internacional, e os processos que as têm como foco (como, por exemplo, as negociações no âmbito do GATT/OMC (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
54.
  Sociologia do Trabalho. A linha concentra-se nos estudos sobre o mundo do trabalho e os processos a ele relacionados. Partindo da articulação da pesquisa empírica com a reflexão teórica, a linha contempla em suas análises uma ampla variedade de temas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
55.
  Pensamento Social Brasileiro. A linha de pesquisa abriga os projetos que têm em comum a preocupação com a formação da nação e que buscam analisar a produção dos intelectuais brasileiros que centralizam sua reflexão em torno dessa temática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
56.
  Teoria e Ambiente. Esta linha explora em primeiro lugar a contribuição de alguns teóricos sociais contemporâneos que têm refletido sobre as origens, as causas e os efeitos da degradação do ambiente nas sociedades modernas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
57.
  Tecnologia e Ambiente. Esta linha de pesquisa tem abordado as relações entre tecnologia e ambiente do ponto de vista do desenvolvimento das sociedades complexas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
58.
  Conflitos Sociais e Ambiente. O debate sobre conflitos sociais pode ser subdividido em duas grandes abordagens: a) os conflitos são inerentes a qualquer sistema social, funcionando como propulsores das mudanças; b) os conflitos são distúrbios na ordem de sistemas sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
59.
  Cidadania e Direitos. A linha de pesquisa propõe-se a aprofundar o debate sobre o problema da cidadania a partir da articulação de reflexão teórica e pesquisa empírica, ela reflete os diversos projetos de pesquisa sobre o tema em andamento no programa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
60.
  Processos Sociais, Identidades e Representações do Mundo Rural. Desde 1985, reformulada em 2001, está voltada para a problemática dos processos e relações sociais entre diferentes categorias de sujeitos e instituições relacionadas ao mundo rural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
61.
  Estudos Políticos. De vocação eminentemente interdisciplinar, a área antes denomindad de Estado, Políticas Públicas e Processos Políticos. Contemporâneos, amplia seu escopo de modo a oferecer aos alunos a possibilidade de desenvolver pesquisas no campo da Política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
62.
  Saúde e Morbi-mortalidade. Esta linha de pesquisa... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
63.
  Trabalho, Política e Sociedade. Originou-se da reformulação de linha Trabalho e Sindicalismo. Inegra um espectro amplo de interesses teóricos e abordagens metodológicas oriundos das disciplinas da antropologia, Ciências Política e Sociologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
64.
  Estudos de Gênero. Esta área é formada por cientistas sociais, demógrafos e historiadores especializados na análise sobre os modos como a problemática de gênero perpassa e se inscreve nas relações sociais, culturais e políticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).