Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Reaproveitamento de Águas e Resíduos Sólidos. Caracterização de águas residuárias e de resíduos sólidos; viabilidade de novas técnicas para reuso e reciclagem; estudos de alterações em processos produtivos para otimização do consumo da matéria prima. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
2.
  Tratamento de Resíduos Sólidos. Caracterização de resíduos, seu acondicionamento e armazenamento, reciclagem e processos de tratamento biológicos e térmicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
3.
  Tratamento de Águas Residuarias - Sistemas Alternativos. Processos biológicos, físicos e químicos de tratamento de águas residuárias de origem sanitária e industrial. São estudados sistemas que conjugam as vantagens dos processos anaeróbios e aeróbios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
4.
  Engenharia Hidraulica. Trata da investigação de fenômenos estáticos e hidrodinâmicos, envolvendo escoamentos em condutos livres e forçados, através das técnicas de modelação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
5.
  Planejamento, Técnica e Operação de Sistemas Logísticos e de Transportes. Estudos e pesquisas na área de planejamento e operação de sistemas logísticos e de transportes, englobando os problemas de transporte urbano e interurbano, logística, movimentação de cargas e passageiros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
 
6.
  Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos. Compreende o estudo dos recursos hídricos no aspecto quantitativo, sua ocorrência, propagação, distribuição e utilização.Também estuda a aplicação de fluorêscencia de Raios X à Pesquisa Ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
7.
  Análise do Comportamento de Estruturas. Estuda as respostas de estruturas, considerando as propriedades mecânicas já caracterizadas. Inclui análise de estruturas sob carregamento estático ou dinâmico, e efeitos de não-linearidade física e/ou geométrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
8.
  Análise do Comportamento de Materiais para Estruturas. Caracterização de propriedades dos mateirais que visem o entendimento de seu comportamento do ponto de vista estrutural. Inclui determinaçào de constantes elásticas, limites de ruptura, tenacidade, propriedades visco-elasticas, superficies de escoamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
9.
  Métodos Numéricos em Problemas de Engenharia. Desenvolvimento e implementação de algoritmos numéricos para problemas de engenharia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
10.
  Sistemas Estruturais. Soluções para problemas de estruturas para finalidades específicas, analisando concepções estruturais viáveis e, eventualmente, incluindo metodologia para sua otimização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
11.
  Planejamento e Gerenciamento Ambiental. Estudos de eficiência de métodos de auxílio à tomada de decisão em planejamento e gerenciamento ambiental. Estudos de eficiência de métodos de auxílio à tomada de decisão em planejamento e gerenciamento ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
12.
  Metodologia de Projeto e Conforto no Ambiente Construído.Contempla três grandes temas de pesquisa: avaliação pós-ocupação de edificações; metodologia e automação de projeto; e conforto ambiental (análise do conforto de edificações nos aspectos térmico, acústico e de iluminação). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
13.
  Sistemas Prediais e Energia. Compreende quatro grandes temas: racionalização de insumos e qualidade dos sistemas prediais; desenvolvimento de procedimentos de projeto e execução de sistemas prediais; modelagem dos sistemas prediais; e planejamento energético na construção civil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
14.
  Gerenciamento, Técnicas e Materiais de Construção. Agrupa dois grandes temas: gerenciamento e técnicas da construção civil (qualidade e produtividade) e materiais de construção civil (pesquisas sobre concreto, argamassas, cimento, cal e gesso, aditivos e adições de proteção interna e externa à massa). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
15.
  Infra e Superestrutura Viária: Concepção e Projeto, Métodos Construtivos e de Manutenção. Critérios de concepção, de manutenção e métodos de projeto para implantação de empreendimentos como rodovias, vias urbanas, vias férreas e aeródromos, envolvendo aspectos de projeto geométrico, terraplenagem, drenagem e superestruturas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
 
16.
  Tratamento de Águas de Abastecimento - Sistemas Alternativos. Influência da pré-ozonização, uso de carvão ativado e permanganato de potássio na coagulação e floculação. Mecanismos e construção de diagramas de coagulação com o uso de sais metálicos e polímeros. Processos oxidativos avançados na desinfecção de águas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
17.
  Concepção e Análise de Estruturas Geotécnicas. Nesta linha estão incluídas as pesquisas sobre estruturas que interagem com o solo, tais como fundações e estruturas de contenção, bem como sobre estruturas construídas com materiais geotécnicos, como aterros e filtros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
 
18.
  Estudo do Comportamento dos Materiais Geotécnicos. Concentra as pesquisas sobre o comportamento de solos e rochas de interesse da Engenharia Geotécnica. Análises da Mecânica dos Solos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.