Instituto de Artes
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Arte e Mediação. Aborda códigos visuais, corporais, orais e cinésicos, entre outros, veiculados em linguagens que incluem a dança, as artes visuais, a performance e o teatro. Os meios podem ser o corpo, a voz, o espaço, a matéria, ou ainda, a mídia eletrônica e digital. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS, DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS.
 
2.
  Arte, Cultura e Sociedade. Aborda expressões da cultura e da sociedade, incluindo o estudo de rituais, de manifestações tradicionais, de festas e da produção plástica e visual à luz das teorias estéticas, antropológicas, da abordagem histórica e de outros saberes das Humanidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS, DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS.
 
3.
  Pesquisa de documentação musical e constituição de acervo. Levantamento de dados, repertório, bibliografia, discografia e partituras e constituição de acervos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
4.
  Fundamentos Teóricos. Estudo da Linguagem Musical a partir da investigação de aspectos musicológicos, pedagógicos, estéticos e tecnológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
5.
  Práticas Interpretativas (em Música). Estudo de aspectos técnicos, estilísticos, históricos e de repertório na interpretação instrumental (canto, cravo, violino, viola, violão e guitarra), regência e música em conjunto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
6.
  Processo Criativo. Processos de criação musical na perspectiva da composição e da improvisação para meios acústicos e digitais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
7.
  Multimeios e Ciencias. - Utilizacao dos recursos audiovisuais para fins de pesquisa no campo das ciencias, no sentido de se construir teorias, metodologias de pesquisa e tecnicas de exploracao dessas linguagens como formas de conhecimento, incluindo as seguintes tematicas: - Di (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS.
 
8.
  Multimeios e Artes. Desenvolvimento de projetos de pesquisa e poeticas que relacionam Artes e Tecnologias nos paradigmas do criativo, do produtivo e do reflexivo, incluindo as seguintes tematicas: estetica e semiotica das imagens tecnicas e digitais; multimidia: metodos oper (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS.