Faculdade de Ciências Médicas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Estudos Clínicos, Epidemiologia e Farmacologicos em pediatria.ooooo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
2.
  Aplicações do TC helicoidal na avaliação do nódulo pulmonar indeterminado.Avaliação do TC helicoidal na avaliação do nódulo pulmonar indeterminado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
3.
  Avaliação útero e anexos da síndrome de tuner por estudo ultrassonogáfico.Avaliação útero e anexos da síndrome de tuner por estudo ultrassonográfico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
4.
  Estudo angiografico intervensionista em embolizações.Estudo angiografico intervensionista em embolizações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
5.
  Administração e planejamento em saúde ocular.Abrange pequisa de caráter operacional versanso sobre:Necessidaades, recursos materias, financeiros e humanos para assistencia oftalmologia de grupos e comunidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
6.
  Desenvolvimento experimental de modelo de protese ortopedica. Biomateriais.Base pró-mecanica da osteossintese e segmento pós-operatorio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
7.
  Investigação diagnóstica e de alternativas terapêutícas na cirurgia do trauma.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma. Diagnóstico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
8.
  Investigação fisiopatologica, diagnóstica e de alternativas terapeuticas no paciente critico.Choques e monitorização, suporte cardiocirculatório e pulmonar, eixo neuro-humnoral e alterações metabólicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
9.
  Reconstrução cranio-maxilo-facial.Tratamento dos defeitos cranio faciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
10.
  Técnicas cirurgicas urológicas. Carcinogenese urológica.Tratamento das afecções do trato urinário Oncogenese. Fisiopatologia, diagnostico e pesquisa em incontinênica urinária. Estudo da infertilidade sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
11.
  Carcinogenese do intestino grosso.Avanços das doenças colo retais e reservatórios colônicos e ileais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
12.
  Fisiopatologia cardíaca e estimulação cardíaca.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma. Diagnóstico e tratamento das complicações do traumatizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
13.
  Técnicas cirurgicas do aparelho digestivo, transplante e carcinogenia gastrointesttinal.Transplante hepatico: Técnica cirurgica, complicações e monitoramento pré, per e pós operatório.Bases anatômicas da cirurgia hepática e colangiocarcinoma. Imunologia e transplante. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
14.
  Tecnicas e avanços em cirurgia toraxica.
Oncogênese. Tumor da cabeça e pescoço.
Tratamento das afecções pulmonares agudas e crõnicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.

 
15.
  Motilidade e refluxo gastro-esofagico.Fisiologia e dinâmica da motilidade e refluxo gastro-esofagico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
16.
  Bioenergética Mitocondrial, Transporte de Cálcio em situações Fisiopatológicas. Estudo de processos de transdução de energia em mitocôndrias vegetais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
17.
  Investigação Laboratorial e Molecular dos Líquidos Biológicos.Estudo das alteracoes dos liquidos biologicos (liquor, urina, semen, liquidos pleurais, pericardico, peritoneal e sinovial) frente a variadas patologias. Consiste da padronizacao de valores normais tanto citologicos como bioquimicos dos liquidos em geral; do estudo citomorfologico (benigno ou maligno) e das alteracoes bioquimicas (principalmente proteínas). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
18.
  Neuroimunomodulacao. Atraves de lesoes do SNC e seus efeitos sobre niveis circulantes de hormonios e a resposta imune, visamos esclarecer os mecanismos que integram estessistemas na regulaçao da resposta imune. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
19.
  Imunologia Aplicada, Imunoquimica e Imunologia Celular. Identificacao, isolamento e caracterizacao de componentes antigenicos de agentes infecciosos e parasitarios para o desenvolvimento de tecnologia paraa pesquisa de antigenos imunologicamente relevantes e anticorpos especificos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
20.
  Investigação Laboratorial e Molecular das Hemopatias Hereditárias e Adquiridas. Investigação laboratorial das anemias. Estudo do metabolismo do ferro através dos testes laboratoriais de rotina e da avaliação dos receptores solúveis da transferrina.Fisiopatogenia da Anemia de Doença Cronica, fatores envolvidos. Fisiopatogenia da Anemia de Doença Crônica; fatores envolvidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
21.
  Metabolismo de Lípides, Lipoproteínas, Aterosclerose e Dislipidemias.Investigacao sobre a regulacao do metabolismo lipidico e de lipoproteinas e sua influência na aterogênese.Estudo dos mecanismos envolvidos na fisiologia das dislipidemias primárias e sencundárias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
22.
  Histocompatibilidade, Imunogenetica Humana, HLA e Câncer. Investigacao sobre a interacao entre receptores de superficie celular especificos de celulas T e B, de reconhecimento antigenico e glicoproteinas sericas contra esses receptores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
23.
  Bioenergética de mitocondrias de plantas. Estudo dos mecanismos pelos quais as reações de óxido-redução da cadeia respiratória mitocondrial geram calor para a termogênese. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
24.
  Parasitologia Clínica: Diagnóstico e Epidemiologia. Diagnóstico parasitológico de protozoários e helmintos do tubo digestivo do homem. Métodos quantitativos e qualitativos. Colorações especiais. Estudos epidemiológicos longitudinais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
25.
  Doenças Neurodegenerativas: Metabolismo, Estresse Oxidativo e Morte Celular. Entender os processos bioquímicos que levam a neurodegeneração e morte celular na isquemia/reperfusão cerebral, e nas Doenças de Parkinson e de Huntington. Esse conhecimento poderá permitir uma melhor abordagem farmacológica no tratamento e mesmo na prevenção destas patologias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
26.
  Microbiologia Clínica e Diagnóstica e Relação Parasita-Hospedeiro. Caracterização fenotípica e teste de suscetibilidade a antifungicos de fungos isolados a partir de espécimes clínicos de pacientes imunodeprimidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
27.
  Mecanismos Moleculares envolvidos nos Danos Oxidativos e no Reparo de DNA. Investigar os mecanismos moleculares pelos quais o acumulo de danos no DNA podem induzir o aparecimento de lesão e elucidar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
28.
  Mecanismos moleculares envolvidos nos danos mitocondriais. Mecanismos moleculares envolvidos nos danos mitocondriais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
29.
  Politícas e práticas de atenção a criança.Estudos das políticas e programas de atenção as crianças nas áreas de educação e de saúde e sua vinculação com as práticas efetivadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
30.
  Crescimento e Endocrinologia da Criança e do Adolescente.ESTUDO DE FATORES AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANCAS NO BRASIL (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
31.
  Saúde neonatal.PROJETOS DE ACAO INTEGRADA PRE, PERI E POS-NATAL QUE PROMOVAM A SAUDE FISICA, PSIQUICA E BIO-SOCIAL DO RECEM-NASCIDO (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
32.
  Gastroenterologia. Inclui estudos do esvaziamento gastrico de líquidos e básicos contribui para resolução de alguns aspectos relacionados a estudar os mecanismos fisiopatologicos envolvidos, utilizando modelos experimentais que se aproximem de situações clínicas em seres hu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
33.
  Doenças infecciosas na Infância.AVALIACAO CONSTANTE DAS INFECCOES HOSPITALARES PARA ESTABELECER MEDIDAS DEPREVENCAO E CONTROLE (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
34.
  Imunologia, Alergia e Pneumologia. ooooooooooooo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
35.
  Psicossomatica e Psicologia Aplicada a Saude.Estudos teoricos, clinicos ou experimentais das relacoes mente-corpo, e desuas aplicacoes a Educacao e a Saude. Estudos psicologicos do processo de adoecer nos seus diferentes aspectos: pessoal, familiar, social, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
36.
  Psicoterapias, Psicanalise e Estudos da Consciencia.Estudo dos procedimentos psicoterapicos quanto aos seus fundamentos teoricos, procedimentos, eficacia clinica, etc. O mesmo em relacao a Psicanlaise,incluindo-se aqui os autores dissidentes e escolas menores e paralelas. Estudo psicologico e psicanalito dos estados de consciencia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
37.
  Psicologia e Psiquiatria da Infancia e da Adolescencia.Estudos psicologicos e psiquiatricos relativos a infancia e adolescencia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
38.
  Psicopatologia, Psiquiatria de Adultos e Terapeuticas.Estudos psicopatologicos e psiquiatricos de adultos e terapeuticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
39.
  Psicologia e Psicopatologia da Condição Humana.Estudo, análise e reflexão da condição humana - desde a concepção até à morte - em seus aspectos psíquicos, tanto individuais quanto grupais, utilizando-se o referencial psicanalítico tal como foi concebido por Freud, ou seja: como teoria, como método de tratamento e como instrumento de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
40.
  Psicoterapia Breve (Teoria e Técnica). . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
41.
  Estudos sociologicos e epidemiologicos e, saúde mental.Estudos sociologicos e epidemiologicos e, saúde mental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
42.
  Neuroimagem.Neuroimagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
43.
  Alterações toráxicas na exclerodermia.Alterações toráxicas na exclerodermia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
44.
  Lupus Neuropsiquiátrico. Lupus Neuropsiquiátrico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
45.
  Tomografia computadorizada das lesões do LES neuropsiquiátrico.Tomografia computadorizada das lesões do LES neuropsiquiátrico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
46.
  RM das LES neuropsiquiátrico com alterações cognitivas.RM das LES neuropsiquiátricos com alterações cognitivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
47.
  Aspectos bio-psicossociais da saúde reprodutiva dos adolescentes. Epidemiologia, fatores associados, determinantes e conseqüências da gravidez na adolescência, psicologia e sexualidade no ciclo grávido-puerperal, com ênfase na adolescência; determinantes, características e conseqüências da violência e violência sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
48.
  Aspectos bio-psicossociais da sexualidade humana.Avaliar aspectos clínicos e fatores associados à sexualidade humana em diversas fases da vida da mulher. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
49.
  Aspectos clínicos e bioquímicos da diabetes na gravidez. Estudo dos fatores associados, determinantes, diagnósticos e formas terapêuticas de “diabete mellitus” associado à gestação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
50.
  Aspectos clínicos e bioquímicos da hipertensão na gravidez. Estudo dos fatores associados, determinantes, diagnósticos e formas terapêuticas das diferentes categorias de hipertensão arterial associada à gestação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
51.
  Aspectos clínicos e laboratoriais de determinismo das perdas fetais. Estudar os aspectos imunológicos da inter-relação materno-fetal e sua influência no desempenho obstétrico de mulheres com infertilidade e esterilidade. Estudo da associação de colagenoses e síndrome antifosfolípide com o prognóstico gestacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
52.
  Aspectos clínicos, histopatológicos e de biologia molecular nas patologias do trato genital inferior. Avaliação de métodos diagnósticos e tratamento de patologias do trato genital inferior incluindo vacinas contra HPV. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
53.
  Aspectos moleculares e de imunohistoquímica na oncogênese ginecológica e mamária.Análise de marcadores tumorais e determinantes de prognóstico baseado em análises imunohistoquímicas dos tumores. . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
54.
  Aspectos clínicos, histopatológicos e de biologia molecular no câncer ginecológico.Avaliação do tratamento e análises histopatológicas e moleculares de câncer ginecológico, incluindo ovário e útero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
55.
  Aspectos clínicos, histopatológicos e de biologia molecular no câncer mamário.Avaliação de novos tratamentos cirúrgicos e coadjuvantes clínicos em câncer mamário (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
56.
  Aspectos epidemiológicos e clínicos do determinismo de parto.Estudo dos fatores associados à evolução normal e patológica do parto e puerpério. Avaliação de técnicas e procedimentos relacionados ao parto, anlagesis, obstetrícia operatória, morbilidade materna e perinatal associada ao parto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
57.
  Avaliação clínica dos tratamentos das patologias urinárias na mulher.Nesta linha de pesquisa se estudam mecanismos envolvidos com etiologia, fisiopatologia e novas terapêuticas envolvidas na incontinência urinária na mulher. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
58.
  Avaliação das condutas e comportamentos éticos em pesquisas.Estudar questões éticas e jurídicas envolvendo a atenção obstétrica, incluindo aspectos de análise bioética de temas como início da vida, aborto, medicina fetal, qualidade de atenção pré-natal, erro médico, decisões sobre final de vida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
59.
  Avaliação do uso clínico de histeroscopia na avaliação e tratamento de alterações endometriais.Estudar a histeroscopia como método diagnóstico e terapêutico no estudo das alterações endometriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
60.
  Epidemiologia e repercussões bio-psicossociais no climatério.O objetivo desta linha é o estudo dos aspectos epidemiológicos, psicossociais, clínicos e terapêuticos da mulher climatérica através de realização de projetos isolados ou colaborativos com outras instituições nacionais e internacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
61.
  Epidemiologia e tratamento da endometriose.Esta linha visa estudar fatores determinantes da etiopatogênia, prognóstico e tratamento alternativos na endometriose. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
62.
  Epidemiologia, diagnóstico e tratamento da infertilidade e endocrinopatias relacionadas.Avaliação de características dos casais inférteis, métodos diagnósticos e tratamento da infertilidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
63.
  Epidemiologia, diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis em mulheres.Controle, prevenção, assistência e reabilitação das infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o vírus da imunodeficiência humana (HIV). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
64.
  Repercussão clínica e molecular do uso de métodos contraceptivos.Avalia o desempenho clínico dos métodos anticoncepcionais e sua repercussão na prevenção e ocorrência de doenças relacionadas ao seu uso. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
65.
  Repercussões clínicas e bio-psicossociais da atividade física e saúde reprodutiva.Avalia os efeitos dos vários tipos de atividade física e suas repercussões na dinâmica corporal e na influência em situações específicas como menopausa, gestação e outras afecções ginecológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
66.
  Repercussões do uso de diversos tratamentos hormonais sobre a massa óssea em mulheres.O objetivo desta linha é o estudo das evidências epidemiológicas, análise dos fatores de risco para doença cardiovascular e mecanismos de cardioproteção da terapia de reposição hormonal em mulheres climatéricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
67.
  Repercussões materno-fetais das infecções no ciclo grávido-puerperal.Estudo da relação entre infecções outras que as sexualmente transmissíveis e suas repercussões na gravidez. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
68.
  Impactos ambientais e populacionais de agentes químicos.Estudos clínicos e epidemiológicos das tecnológicas de controle, uso, processamento, transporte, consumo e disposição final, na produção industrial, fitossanitários, pesticidas, agentes químicos e higienizantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
69.
  Políticas de Saúde intervenção e avaliação. Análise dos fatores sócio-culturais relacionados às politicas de saúde assim como de processos de avaliação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
70.
  Análise institucional e práticas educacionais em saúde.Análise de processos de intervenção em grupos e intituições e de avaliação de práticas educacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
71.
  Epidemiologia das doenças transmissíveis.Pesquisa e desenvolviemnto metodológico para doenças e agravos agudos e crônicos utilizando o paradigma das doenças infecciosas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
72.
  Epidemiologia e saúde da mulher e da criança.Estudos e pesquisa sobre a avaliação tecnológica de metodologia de intervenção clinica populacional e diferentes tecnologias assistenciais para a mulher e a criança. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
73.
  Condições de Vida e Saúde / Desigualdades Sociais em Saúde.Estudos teóricos e aplicados dos processos de saúde e doença na coletividade, com direcionamento à : mortalidade, morbidade, nutrição, populações ocupacionalmente expostas e grupos de risco. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
74.
  Métodos e Técnicas Epidemiológicas Aplicadas à Saúde Pública.Criação, testagem , desenvolvimento e validação de instrumental metodológico aplicado à epidemiologia. Analise de condições de eficiência e efetividade de práticas assistenciais voltadas à população. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
75.
  Saúde e Trabalho.Trata-se de um conjunto de pesquisas e atividades que envolve o mapeamento de riscos ocupacionais (físicos, químicos e biológicos), com interfaces ambientais gerais, como determinantes/ agravantes dos danos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
76.
  Fundamentos sócio-históricos-culturais em saúde.Fundamentos sócio-históricos-culturais em saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
77.
  Políticas sociais e organização social das práticas de saúde.Políticas sociais e organização social das práticas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
78.
  Processo de trabalho, gestão institucional e subjetividade em saúde.Estudar as práticas de saúde, tanto no nível das redes quanto dos estabelecimentos, com foco no território dos processos de trabalho, mapeando os potenciais de mudança dos modelos assistências. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
79.
  Gestão hospitalar.Análise e compreensão dos processos de produção dos métodos de intervenção tecnoassistenciais dos diferentes sujeitos coletivos formuladores e implementadores de políticas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
80.
  Anormalidades Neurovasculares. Anormalidades Neurovasculares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
81.
  Epilepsia e Neurofisiologia Clinica. Semiologia das manifestacoes epilepticas, classificacao clinica e eletroclinica, relacao com os diferentes fatores desencadeantes e facilitadores. Influencia hormonal. Aspectos fisiopatologicos. Etiologia. Sindromes epilepticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
82.
  Funcoes Corticais Superiores e doenças heredodegenerativas.Atraves de testes estandardizados, a neuropsicologia estuda os comportamentos anormais secundarios as lesoes cerebrais: corticais e subcorticais. A neuropsicologia visa estabelecer as bases neurologicas dos comportamentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
83.
  Infeccoes e Parasitoses do Sistema Nervoso Central.Diferentes agentes podem agredir o SNC e periferico determinando anormalidades estruturais, funcionais, transitorias e/ou definitivas . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
84.
  Lesoes Expansivas Intracranianas e líquido cefalorraquidiano.Avaliacao clinica neurologica. Estudos do LCR. Sindrome de hipertensao intracraniana. Metodos diagnosticos neurorradiologicos. Estudos angiograficos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
85.
  Neurodesenvolvimento, Aprendizado e Escolaridade. Neurodesenvolvimento, Aprendizado e Escolaridade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
86.
  Sistema Nervoso Autonomo e Neuromuscular. Estudo das doencas neuromusculares em pacientes adultos, criancas (gestantes e conceptos). Aspectos clinico-geneticos. Diagnosticos bioquimicos, histoenzimologicos, eletrofisiologicos, neurorradiologicos, microscopia simplese eletronica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
87.
  Trauma Cranio Medular. Avaliacao epidemiologica dos traumatismos cranianos e medulares em pacientes adultos e criancas em um Hospital Universitario. Estudo clinico e laboratorial na fase aguda. Avaliacao neurologica evolutiva. Estudos complementares das sequelas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
88.
  Epidemiologia e cuidados comunitários em prevenção a cegueira.Inclui estudos epidemiológicos referentes à
distribuição das doenças oculares, fatores de risco e determinantes do aparecimento de afecções específicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.

 
89.
  Terapeutica clínica e cirurgica de doenças oculares.Inclui estudos clínicos e laboratóriais para
identificar e validar tratamentos de doenças oculares assim como procedimentos cirúrgicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.

 
90.
  Aspectos anatômicos, fisiológicos,
patológicos e semiológicos em Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço.
Esta linha de pesquisa contempla o estudo da Otorrinolaringologia de uma forma ampla, avaliando os processos envolvidos na audição, no equilibrio, na produção da voz, da fala, no desenvolvimento da linguaguem,na mastigação, deglutição, na olfação e gustação e na respiração.
São considerados os aspectos anatômicos, fisiológicos, patológicos e propedêuticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.

 
91.
  Processos e fenômenos físicos relacionados à Otorrinolaringologia
e Cabeça e Pescoço.
Nesta linha de pesquisa estudam-se fenômenos e processos físicos relacionados com os diagnósticos, tratamento e a fisiologia dos diferentes tecidos biológicos e órgãos, nas sua formas normais ou patológicas, e que compõem as estruturas da Otorrinolaringologia
e da Cabeça e Pescoço. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.

 
92.
  Atuação clínica e cirúrgica nas doenças da Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço.São estudadas abordagens tterapêuticas convencionais bem como recentes avanços ttecnológicos tanto do ponto de vista clínica quanto cirúrgico , avaliaindo as técnicas utilizadas, resultados e complicações associadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
93.
  Biomecânica e reabilitação do Aparelho Locomotor.Biomecânica e reabilitação do aparelho locomotor. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
94.
  Substitutivos osteocartilaginosos. Estudos clínicos e experimentais da utilização de biomateriasis para substitutivos osteocartilaginosos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
95.
  Distúrbios da movimentação e locomoção. Estudos clínicos e experimentais da movimentação e locomoção por meio da utilização de bioestimuladores em pacientes com deficiência ou sequela da marcha. Avaliação da qualidade de vida e da recuperação de traumatismos raquimedulares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
96.
  Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem. Teorias, princípios e finalidades da administração e organização de serviços, gerenciamento da estrutura, do processo e dos resultados do cuidar em saúde e de enfermagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
97.
  Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem. Teorias, princípios, finalidades e operacionalização de sistemas de informação e de processos de comunicação em Saúde e Enfermagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
98.
  Trabalho, Saúde e Educação. Estudos relativos ao campo de trabalho, saúde e educação; Produção, processo de trabalho em saúde e em enfermagem; Relação entre trabalho e saúde (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
99.
  Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Processo sistematizado de cuidar do ser humano sadio ou doente, no âmbito individual ou coletivo; dimensões subjetiva ou objetiva de cuidar e de ser cuidado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
100.
  Toxinologia. Estuda a farmacologia das peçonhas ofidicas, escorpiões, aranhas e suas frações sobre a JNM, músculo esquelético e aparelho cardiovascular; estuda ainda o isolamento, caracterização bioquímica, imunoquímica de toxinas e as implicações nos efeitos locais do envenenamento ofídico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
101.
  Farmacologia do processo inflamatório. Visa o estudo de mediadores farmacologicos envolvidos em processos inflamatorios agudos e cronicos. Estuda-se tambem novas drogas antiinflamatorias em modelos animais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
102.
  Farmacologia Clinica. Envolve os aspectos de farmacocinética aplicada estudos fase I e de bioequivalência, assim como estudo em voluntários sádios e pacientes de relações farmacocineticas -farmacodinâmicas. Compreende também a parte analítica de quantificação de medicamentos em líquidos biológicos, através da utilização de cromatografia líquida de alta pressão acoplada a espectrometria de massa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
103.
  Neuropsicofarmacologia. Investigamos o impacto do estresse psicológico e do tratamento com lítio, em ratos adultos e em desenvolvimento.Utilizamos modelos animais de doenças mentais, modelos de estresse agudo e crônico e outros testes comportamentais para a investigação neurobiológica da interação droga/estresse em animais de experimentação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
104.
  Farmacologia Clínica - Farmacoepidemiologia. Estudos de Utilização de Medicamentos, Farmacovigilância, Promoção do Uso Racional de Medicamentos, Consulta Terapêutica.
As atividades de Farmacologia Clínica – Farmacoepidemiologia foram iniciadas em março
de 1994, com estudos de utilização de medicamentos no hospital universitário. Estes
estudos foram temas de dissertações de mestrado como por exemplo: avaliação do
padrão de prescrição para idosos, para crianças, para gestantes, padrão de prescrição de
grupos especiais de medicamentos como benzodiazepíncos, inibidores da secreção ácida
do estômago, antibióticos. Os estudos de farmacovigilância hospitalar foram desenvolvidos
na Enfermaria Geral de Adultos junto com discussões de farmacologia clínica à beira do
leito e com atividades informais consulta terapêutica, e envolveram monitoramento
intensivo de pacientes internados, em estreita colaboração com a equipe médica desta
enfermaria. Tanto os estudos de utilização de medicamentos como os de farmacovigilância
têm municiado o ensino de graduação e a promoção de uma terapêutica mais racional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.

 
105.
  Farmacologia Cardiovascular. 1. Estudos em roedores, os quas recebem um inibidor da biosintese do óxido nítrico (L-NAME) e são avaliadas a hemodinâmica e a função
cardíaca, além de aspectos histológicos de vasos, coração e rins ; 2. Disfunção endotelial em animais e humanos causada por nicotina, hipertensão arterial e farmácos que previnam ou revertam a sua instalação; 3. Estudos farmacológicos com toxinas animais em órgãos isolados tais como vasos, coração e corpos cavernosos. Fracionamento e purificação de venenos animais; 4. Investigação e uso de drogas antihipertensivos em modelos animais e
humanos. Estudos do sistema renina-angiotensina-aldosterona-cinicas.
Correlação função-bases genéticas em hipertensos refratários (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.

 
106.
  Imunotoxicologia.Estudo dos efeitos de exposições a agentes químicos e ambientais. Sobre a resposta imunológica de animais de experimentação e indivíduos (trabalhadores) expostos a esses agentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
107.
  Disturbios da determinacao e diferenciacao do sexo.Estudo dos aspectos clinicos, citogeneticos, endocrinos e moleculares dos disturbios da determinacao e diferenciacao sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
108.
  Genética Clinica.Dismorfologia e temas afins em genética Clínica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
109.
  Genetica em Saúde Publica. Estudar as alteracoes geneticas frequentes nas populacoes brasileiras, comespecial enfase ao processo de triagem populacional e orientação genética de heterozigotos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
110.
  Etiologia da deficiencia mental e distúrbios correlatos.Estudo sobre Etiologia da deficiencia mental e disturbios correlatos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
111.
  Informatica Biomedica.Aplicacao de computadores em medicina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
112.
  Erros Inatos do Metabolismo.Estudo dos Erros Inatos do Metabolismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
113.
  Genetica e Cancer.Estudo sobre Genetica e Cancer. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
114.
  Neurogenética.Envolve o estudo dos aspectos geneticos das doencas neurologicas, principalmente na area das doencas heredodegenerativas e epilepsias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
115.
  Biologia Molecular Aplicada a Genética Humana.Tecnicas de Biologia Molecular Aplicadas a Genética Humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
116.
  Bioética I e II. Estudo das questões relacionadas a autonomia da pessoa humana, com a justiça na distribuição de bens de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA LEGAL.
 
117.
  Alteracoes Morfologicas e Fenomenos Adaptativos e Degenerativos. Estudo de alteracoes por hipertensao arterial em diferentes tecidos, da lesao de reperfusao e das alteracoes teciduais provocados por caquexias. Inclue processos degenerativos de colageno e doencas degenerativas do sistema nervoso central assim como doencas musculares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
118.
  Proliferacao e diferenciacao.Estudo de possiveis marcadores de proliferacao, como p. ex. PCNA ou AgNORSem varios tecidos ou no exame citologico, visando a fisiopatologia, o valor diagnostico e as limitacoes dos metodos. Estudo do papel de agentes virais na genese de lesoes pre-neoplasicas e neoplasica. Avaliacao de caracteristicas de diferenciacao de tecidos especialmente de tumores de regioes diferentes com tecnicas especiais (p. ex. imuno-histoquimica), na tentativa de melhorar a classificacao das lesoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
119.
  Fenomenos inflamatorios e imunopatologia.Estudo de mecanismos fisiopatologicos de processos inflamatorios sensu lato atraves de achados morfologicos com ajuda de metodos de imunofluorescencia ou de imunoperoxidase em comparacao com os dados clinicos. Estes estudos se implicam a fenomenos inflamatorios da placenta do endometrio, miocardites, hepatites virais, glomerulonefrites, alteracoes apos transplante e doencas auto-imunes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
120.
  Estudo e Atualização em Anatomia Patológica.Estudo e atulaizaçao em anatomia patologica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
121.
  Anestesiologia Clinica: Agentes Anestesicos e Tecnicas Anestesicas.Nesta linha de pesquisa clinica aplicada, buscamos demonstrar quais tecnicas anestesicas, tipos de ventilacao, agentes de inducao e manutencao melhorse prestam a determinados procedimentos anestesicos, bem como complicacoes ocorridas durante e apos a anestesia. Tem-se dado particular atencao a anestesia para laparoscopia pelvica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
122.
  Anestesia em Obstetricia e sua Repercussao no Organismo Materno-Fetal.Nesta linha de pesquisa, objetivamos avaliar, clinica e laboratorialmente a repercussao das tecnicas anestesicas e dos agentes anestesicos empregadossobre a mae e o recem-nascido, monitorizando adequadamente a evolucao do trabalho de parto, bem como avaliando as condicoes de vitalidade do recem-nascido nas proximas 24 horas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
123.
  Neurofisiologia, Farmacologia e Terapeutica da Dor.A Associacao Internacional para o Estudo da Dor , em 1979, definiu dor como *uma sensacao desagradavel e experiencia emocional associada com lesao tecidual atual ou em potencial*. Em nossas pesquisas na UNICAMP, visamos integrar os conhecimentos anatomofisiologicas da dor, para introducao de novos metodos para tratamento, controle e prevencao da dor cronica, atraves de trabalhos clinicos desenvolvidos nos varios pacientes antendidos no Ambulatorio de Dor Cronica do Hospital de Clinicas da UNICAMP. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
124.
  Dor Cronica e Dor Pos-Operatoria.Por esta linha de pesquisa estao sendo estudados os tipos de tratamento e suas possiveis falhas, principalmente em pacientes oncologicos com dor pos-operatoria, quandosubmetidos a cirurgia de grande porte. O estudo tem se restringido particularmente ao uso de opioides e neuroliticos no espaco peridural. Trata-se de pesquisa clinica desenvolvida no Ambulatorio de Dor cronica do Hospital de Clinicas (HC) e no Centro de Assistencia Integral a Saudeda Mulher (CAISM/UNICAMP). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
125.
  Neurofisiologia e Farmacologia da Juncao Neuromuscular.E crescente o numero de relaxantes neuromusculares em uso na pratica clinica. Objetivamos padronizar uma tecnica que permita o estudo comparativo entre essas drogas recentemente lancadas, com aquelas que ja estao em uso, quanto aos seus efeitos sobre a juncao neuromuscular e quanto a incidencia de efeitos colaterais quando do emprego de doses equipotentes. Tambem nos propomos a padronizar uma tecnica de descurarizacao que permita estudar comparativamente a reversao do bloqueio neuromuscular produzidos por diferentes relaxantes competitivos empregando-se diferentes drogas anticurares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
126.
  Anestesia para Transplante Renal.Linha de pesquisa envolvendo o estudo das diferentes tecnicas anestesicas realizadas em pacientes submetidos a transplante renal. Comportamento dos agentes anestesicos e relaxantes musculares em pacientes com ausencia de funcao renal. Correlacao entre anestesia enecrose tubular aguda. Estudo do jejum pre-operatorio em pacientes submetidos a transplante renal: esvaziamentogástrico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
127.
  Anestesia Pediatrica.Agentes de inducao em anestesia pediatrica. Repercussoes cardiocirculatorias. Relaxamento muscular para intubacao traqueal: agentes inalatorios, agentes venosos, bloqueadores neuromusculares despolarizantes e competitivos. Anestesia Regional. Analgesia pos-operatoria: analgesia controlada pelo paciente (PCA). Monitorizacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
128.
  Imunologia e Anestesia.Estudo conjunto com a Disciplina de Imunologia Clinica do Departamento de Clinica Medica da Faculdade de Ciencias Medicas da UNICAMP, sobre eventuaisalteracoes imunologicas em medicos desde o inicio ate a conclusao da Residencia Medica em Anestesiologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
129.
  Efeitos Cardiovasculares dos Anestesicos Volateis e Venosos. Interacao com Outras Drogas Usadas em Anestesia.Nesta linha de pesquisa vem sendo estudados os efeitos cardiovasclares produzidos pelos agentes anestesicos volateis e venosos, de forma isolada e eminteracao com outras drogas usadas em anestesia ou pelo paciente. Tem comoobjetivo buscar agentes de inducao e manutencao da anestesia geral, de maior seguranca cardiocirculatoria. Trata-se de pesquisa clinica durante a realizacao do ato anestesico-cirurgico e experimental em animais anestesiados,submetidos ou nao a cirurgia, estando em desenvolvimento no Nucleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Ciencias Medicas da UNICAMP. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
130.
  Avaliação do Fluxo Periférico pelo Método Pneumoplestimográfico.Entre as ações e os efeitos dos anestésicos halogenados sobre o sistema cardiocirculatório, estão alguns como vasodilatação periférica e depressão miocárdica que, em conseqüência, podem ocasionar variações do fluxo arterial periférico. Também algumas técnicas de anestesia condutiva que provocam bloqueio simpático e vasodilatação arterial, alteram o fluxo arterial. Objetivamos, empregando o método pneumoplestimográfico, estudar as variações de fluxo periférico produzidas por anestésicos halogenados e por anestesias condutivas em pacientes anestesiados portadores e não portadores de doença vascular periférica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
131.
  Eletrofisiologia da Junção Neuromuscular.Através desta linha de pesquisa são estudados os efeitos de agentes diversos como aminopiridinas, antibióticos, anestésicos gerais e relaxantes musculares na junção neuromuscular. Estes estudos têm sido desenvolvidos de forma experimental no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, estudando-se o fenômeno da dessenssibilização do receptor da placa terminal na preparação nervo frênico-diafragma de rato, e em menorgrau, de forma clínica, durante a realização do ato anestésico-cirúrgico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
132.
  Anestesia para transplante de medula óssea.Estudo de técnicas anestésicas em doadores de medula óssea. Pesquisas: a) Uso de óxido nitroso e possível dano na medula óssea; b) Uso de morfina no espaço peridural para analgesia pós-operatória; c) A necessidade ou não de auto-transfusão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
133.
  Transplante de Fígado Clínico e Experimental.Nesta linha de pesquisa estão sendo estudadas várias técnicas anestésicas,monitorização e cuidados pré, intra e pós-operatórios de pacientes submetidos a transplantes de fígado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
134.
  Fígado e Anestesia.Nesta linha de pesquisa estão sendo estudados os efeitos da associação de várias drogas no fígado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
135.
  Figado e anestesia.Nesta linha de pesquisa estao sendo estudados os efeitos da associação de várias drogas no figado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
136.
  Avaliação da circulação periférica por método
nao invasivo e ensaios experimentais, isquemia e reperfusão.
Medidas de pressões, colunas e fluxos venosos
e arteriais por métodos não invasivos e invasivos experimentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.

 
137.
  Cirurgia Fetal para Correção de Defeitos Congênitos.Tal linha de pesquisa e novo e trata-se de modelos experimentais em fetos de ratos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
138.
  Distúrbios da motilidade esofagogástrica. Estudos clínicos e experimentais das disfunções da junção esofogogástrica e duodenogástrica e suas repercussões após a correção cirúrgica de válvulas antirefluxo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
139.
  Distúrbios da motilidade anoretocólica. Estudo das disfunções do assoalho pélvico e suas repercussões na continência fecal e nas evacuações de doenças anorretais congênitas e adquiridas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
140.
  Modelos de recontrução do implante de fígado ortotópico. Estudos clínicos e experimentais do transplante ortotópico de fígado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
141.
  Estudo prospectivo das complicações pós-operatórias no Tx hepático. Avaliação da evolução clínica-laboratorial e dos resultados cirúrgicos perioperatórios de pacientes submetidos a transplante hepático e repercussões sobre a qualidade de vida no acompanhamento dos transplantados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
142.
  Estudo metabólico pré e pós-operatório da obesidade mórbida. Avaliação clínica e experimental da cirurgia para obesidade mórbida e suas implicações e repercussões metabólicas perioperatórias e na qualidade de vida de pacientes operados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
143.
  Carcinogênese gastroesofágica. Estudo clínico e experimental do câncer gastroesofágico e suas possibilidades terapêuticas. Avaliação da expressão gênica e da prevalência do câncer gastroesofágico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
144.
  Carcinogênese do intestino grosso e reto. Estudo da expressão gênica e da prevalência do câncer colo-retal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
145.
  Estudo clínico e prospectivo dos defeitos pulmonares e abdominais. Avaliação da evolução clínica e dos resultados cirúrgicos de pacientes portadores de defeitos congênitos pulmonares e abdominais por meio de exames laboratoriais e exames funcionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
146.
  Modelos experimentais fetais para o estudo da fisiopatologia dos defeitos meningomielocele e gastrosquise. Criação de defeitos congênitos (disrrafismoe gastrosquise) em momentos específicos da gestação de ratos para verificar a compreensão da história natural destas doenças e as possíveis implicações da correção do defeito intra-útero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
147.
  Modelos experimentais de defeitos congenitos induzidos por drogas para o estudo da organogenese gastrointestinais e pulmonares. Indução de defeitos congênitos por meio de drogas em momentos específicos da gestação de ratos para estudar as etapas acometidas da embriogênese. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
148.
  Neuromodulação urinária e derivações vesicais. Avaliação da resposta clínica e cirúrgica sobre as disfunções vesicais. Estudo das derivações urinárias sobre a qualidade de vida de pacientes portadores de incontinência vesical. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
149.
  Investigação clínica e experimental da ventilação mecânica. Estudo clínico e experimental da embolia pulmonar e das fístulas bronco pleurais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
150.
  Isquemia e reperfusão hepática estudo clínico e experimental dos traumatismos tóraco-abdominais. Avaliação clínica e experimental do processo de isquemia e reperfusão hepática. Repercussões do processo de isquemia e reperfusão sobre traumatismos tóraco-abdominais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
151.
  Isquemia e reperfusão cardiovascular e cerebral. Estudo da reposição volêmica sobre o choque clínico e experimental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
152.
  Disfunções miccionais, prolapsos genitais e sexualidade feminina. Estudo clínico e experimental das disfunções do assoalho pélvico feminino e suas repercussões sobre a continência urinária e a sexualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
153.
  Estudos das Hepatopatias Crônicas.Estudo do paciente portador de doença hepática crônica, no que diz respeito à etiologia de sua doença (álcool, doenças virais, doenças pós-transfusionais, etc.), ao diagnóstico das mesmas (ultrassonografia, marcadores virais, etc.) e às complicações, incl (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
154.
  Fisiopatologia e Terapêutica das Doenças Auto-Imunes, Alérgicas, Metabólicas e Degenerativas.Caracterização clínica e laboratorial das doenças auto-imunes, alérgicas, por imunodeficiências, osteoarticulares, metabólicas, degenerativas, inflamatórias e ostopênicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
155.
  Nutrição humana.Investigação sobre a nutrição de pacientes hospitalizados incluíndo a implantação de métodos de investigação diagnóstica utilizados na avaliação nutricional. Esta linha inclui trabalho de campo correlacionando o estado nutricional em crianças incluídas em (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
156.
  Alterações clínicas, morfologicas, bioquímicas e moleculares nas hemapatias adquiridas e Hereditárias.Compreende o estudo da citologia e hemopatologia da medula óssea nas hemopatias malígnas e as anormalidades bioquímicas e moleculares das hemoglobinas e enzimas eritrocitárias nas doenças hereditárias do glóbulo vermelho. Adicionalmente inclue o estudo bioquímico e molecular dos distúrbios da hemostasia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
157.
  Clinica Epidemiologica, Terapeutica e Alteracoes Morfologicas das Dermatoses.Análise clínico-morfológica das dermatoses e exames anatomo-patológico, micológico direto, parasitológico e cultura. Agrupamento das dermatoses infantis, tumores, hanseníase, colagenoses, alergia bolhosas e cirurgias. Estudoepidemiológico e terapêutico. A (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
158.
  Estudo clinico experimental e nefron.Tem como objetivo avaliar o comprometimento morfológico e funcional do néfron em diferentes situações experimentais. Para isto é utilizado o estudo em gaiolas metabólicas individuais e técnicas de marcação funcional como clearance de cretinina, lítio em situação de diurese aquosa. Transtornos psicossomáticos relacionados ao paciente nefropata. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
159.
  Transplante e conservação de órgãos.Avaliação clínica, terapêutica e epidemiológica do transplante de órgãos. Estudo da função de diferentes métodos de estudo experimental e de soluçõesde conservações sobre a viabilidade e a biologia tecidual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
160.
  Enfermidades Ácido-Péptica - Etilogia, fisiopatologia, epidemiologia e clínica das doenças do trato gastrointestinal.Estudo prospectivo envolvendo pacientes com sintomas dispépticos e gastrite crônica por Helicobacter Pylori. Tratamento com antimicrobianos e avaliação da melhora da sintomatologia da gastrite e da úlcera duodenal realacionada ao desaparecimento do H.pylo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
161.
  Hipertensao Arterial.Estudo fisiopatológico de pacientes hipertensos relativos a sua resposta neuro-humoral a ingestão oral de carboidratos. Estudo do hipotálamo lateral no controle pressórico e da excreção renal de H20 e íons em ratos SHR. Transtornos psicossomáticos relacio (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
162.
  Diarréia e outras disfunções do transito, absorção e secreção do trato gastrointestinal.A-) 1. Diagnóstico das doenças do trato digestivo em especial as que causam malabsorção e perdas; 2. Biópsias jejunal método diagnóstico das doneças do intestino delgado. B-) Tratamento das doenças que causam diarréia e malabsorção tanto dietético como medicamentoso. Avaliação da evolução e análisedo diagnóstico e freqüência da malabsorção de lactose e sua associação comimplicações clínicas. Avaliação do uso do leite, leite modificado e seus substitutos. C-) Transtornos psicossomáticos relacionados às colopatias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
163.
  Estudo das Vias Metabolicas de Carboidratos, Lipideos e Proteinas.Avaliação clínica, bioquímica e molecular em diferentes condições fisiopatológicas do metabolismo intermediário e suas repercussões sobre o eixo neuro-humoral. Transtornos psicossomáticos relacionados aos pacientes endocrinológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
164.
  Estudos clínicos, epidemiológicos, experimentais, microbiológicos terapêuticos e profiláticos das doenças infecciosas.Investigação sobre vários aspectos das doenças infecciosas parasitárias inseridas na assistência ou em investigação de campo. Neste tópico incluem-sepesquisas de aplicação de técnicas laboratoriais para diagnóstico, estudo epidemioloógicos, aspectos clíni (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
165.
  Doenças de Chagas e outras cardiopatias.Avaliação clínica, epidemiológica e experimental das formas clínicas diversas da doença de Chagas e de outras cardiomiopatias, bem como apreciação médico-trabalhista, social e psico-afetiva dos chagásicos a nível de atendimento primário, secundário e terciário no setor Saúde. Transtornos psicossomático relacionados aos pacientes chagásicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
166.
  Circulação Coronariana e Fisiopatológica Cardio-Circulatória.Estudo dos mecanismos fisiopatológicos que contribuem para as modificaçõesda circulação coronariana. Estudo científico funcional do ventrículo esquerdo em situações normais e patológicas. Transtornos psicossomáticos relacionados ao paciente cardiopata. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
167.
  Alteracoes Funcionais e Morfologicas nas Pneumopatias.Estudo das alterações morfológicas do pulmão em situação de anomalias genéticas e exposição a agentes agressores químicos, físicos e biológicos. Análise das repercussões funcionais produzidas por essas alterações. Caracterização das síndromes clínicas des (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
168.
  Estudos Clínicos, Epidemiológicos , experimentais e terapêuticos das doenças infecciosas.Estudos Clínicos, Epidemiológicos , experimentais e terapêuticos das doenças infecciosas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.