Núcleo de Informática Aplicada à Educação
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Formacao de Recursos Humanos na Area de Informatica Educativa. Programacao Logo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
2.
  Robótica Pedagógica. Desenvolvimento de dispositivos controlados por computador que o aprendiz realiza como meio para construir conhecimento sobre ciências, automoção, engenharia e telerobótica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
3.
  Pesquisa e Desenvolvimento em Informatica Educativa. Desenvolvimento do Interpretador SuperLogo: Logo Tridimensional: Logo Declarativo: Logo Musica: Ambiente Multimidia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
4.
  Desenvolvimento de software e hardware educacionais. Elaboração de software e hardware que suportam as diversas atividades de formação e de educação realizadas no NIED (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
5.
  Dinamização da formação e da aprendizagem nas empresas. Criação de ambientes de aprendizagem baseados no uso de informática para a formação de trabalhadores da empresa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
6.
  Questões neurolinguisticas sobre o uso do computador na avaliação e no acompanhamento clínico educacional. Contribuicao da Pesquisa Neurolinguistica para a Avaliacao do Discurso Verbal e Mental do sujeito, Estudos sobre a interrelacao entre a linguagem e cognicao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
7.
  Informatica na Educacao Especial. Criação de ambientes de aprendizagem baseados no uso da informática para indivíduos com necessidades educacionais especiais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
8.
  Educação a distância. Realização de atividades educacionais usando recursos da telemática e estudo da efetividade desta modalidade de educação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
9.
  Desenvolvimento de material. Desenvolvimento de material para suporte das atividades de informática na educação desenvolvidas pelas diferentes linhas de pesquisa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
 
10.
  Formação de profissionais da Educação. Preparação de educadores para a utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
 
11.
  Multimeios e ensino-aprendizagem. Criação de uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada na integração de diferentes meios como vídeo, fotografia, som, no desenvolvimento de sistemas multimídia construídos pelos aprendizes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).