Universidade
....
Universidade 
...
..Breve Descrição
 
Campus e sua História 
Localização Unicamp
 
 

A Universidade 
Na Europa e nas Américas a história das universidades mais antigas se conta por séculos. No Brasil ainda se conta por décadas. Por isso mesmo a história da universidade brasileira é recentíssima. A da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é ainda mais recente. A Unicamp teve seu campus instalado oficialmente em 5 de outubro de 1966. Poucos anos mais tarde já havia se firmado como uma das principais universidades brasileiras e latino-americanas, verdadeira usina de pesquisas avançadas e de interesse social, hoje inteiramente consolidada. 

Assim, a Unicamp soube aliar sua juventude a uma forte experiência na produção de conhecimento novo em praticamente todas as áreas. Não por acaso, concentra 15% de toda a produção científica brasileira e cerca de 10% da pós-graduação nacional. Isto faz com que mantenha áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo, com os quais mantém mais de uma centena de convênios de cooperação.

A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao governo estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos em sua maior parte do Governo do Estado de São Paulo, através da quota parte do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de instituições nacionais e internacionais de fomento. A Unicamp está situada em local onde já existiram cafezais e canaviais em outros tempos. O campus principal, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (há outros em Piracicaba e Limeira) tem o nome de Zeferino Vaz, que foi quem a idealizou e implantou no ano de 1966.

Desde a sua fundação a Unicamp tem dado um grande valor à presença de estudantes e professores estrangeiros, por entender que a experiência universitária e o saber científico, no mundo moderno, são realidades globais. Em 2003 a Unicamp contava com 15.001 alunos de graduação e 14.740 alunos de pós-graduação. A maioria dos graduandos vem do Estado de São Paulo. Na pós-graduanção, entretanto, a grande maioria procede dos demais estados brasileiros. O corpo docente inclui cerca de 1.690 professores. 

Os estudantes não pagam mensalidades escolares, uma vez que a Universidade é subvencionada pelo governo estadual. Mas taxas ou pequenas despesas poderão ocorrer no caso de cursos de extensão universitária ou de especialização. 


Universidade Estadual de Campinas

Reitor 
Carlos Henrique de Brito Cruz

Vice-Reitor 
José Tadeu Jorge

Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário
Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva

Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários
Rubens Maciel Filho

Pró-Reitor de Pesquisa
Fernando Ferreira Costa

Pró-Reitor de Pós Graduação
Daniel Joseph Hogan

Pró-Reitor de Graduação
José Luiz Boldrini

 

© 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas 
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP