Instituto de Química
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Instrumentação e Automação em Química Analítica. Desenvolvimento de metodologias analíticas em sistemas de análise por injeção em fluxo, em fluxo monossegmentado e com injeção sequencial (SIA) construção de analisadores automáticos. Desenvolvimento de sensores químicos de fibras ópticas. Desenvolvimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
2.
  Métodos Analíticos de Separação. Análise de compostos organoalogenados em água por cromatografia gasosa; preparação de novas fases estacionárias para cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência; pré-concentração e separação de metais em águas naturais por extração líq (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
3.
  Métodos Eletroanalíticos. Desenvolvimento de eletrodos enzimáticos e eletrodos quimicamente modificados; aplicações de polarografia e voltametria. Biossensores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
4.
  Métodos Espectroanalíticos. Determinações seletivas por emissão atômica com plasma de microondas e ICP-AES; determinação de traços de metais em amostras ambientais por espectroscopia atômica ou molecular; desenvolvimento de métodos para determinação demetais que geram hidretos volát (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
5.
  Química Ambiental. Fotodegradação de compostos orgânicos de ocorrência natural; digestão de amostras em forno de microondas; desenvolvimento de propriedades sensoriais tratamento de efluentes industriais e de métodos de campo para análise de água e solo. Estudo experimental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
6.
  Métodos Cinéticos em Química Analítica. Métodos Cinéticos em Química Analítica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
7.
  Métodos de Análise de Toque. Métodos de Análise de Toque (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
8.
  Preparo de Amostras. Preparo de Amostras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
9.
  Ensino de Química. Estudos sobre o processo de ensino/aprendizagem de Química. Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino e de Química. Programas de formação continuada de professores. Propostas para aprimorar as habilidades de pós-graduandos para exercício da docê (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
10.
  Quimiometria. Quimiometria - aplicação de métodos matemáticos e estatísticos na solução de problemas químicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
11.
  Química de Coordenação. Síntese e propriedades de compostos organometálicos, de clusters carbonílicos homo e heteronucleares, de carbonilas metálicas heteronucleares; estudo de moléculas orgânicas coordenadas a metais de transição; estudo de complexos com ligantes organossilanos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
12.
  Energética de Ligações. Energética de ligações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
13.
  Espectroscopia. Espectroscopia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
14.
  Catálise. Catálise. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
15.
  Química de Materiais. Química de materiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
16.
  Espectrometria de Massas. Aplicações de espectrômetros de massa acoplados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
17.
  Aplicação de Cálculos Teóricos a Estrutura de Moléculas Orgânicas.Aplicação de Cálculos Teóricos a Estrutura de Moléculas Orgânicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
18.
  Físico-Química Orgânica. Físico-Química Orgânica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
19.
  Bioorgânica.Bioorgânica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
20.
  Desenvolvimento de Novas Metodologias Sintéticas. Desenvolvimento de novas metodologias sintéticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
21.
  Sínteses Totais e Parciais de Moléculas Orgânicas. Sínteses totais e parciais de moléculas orgânicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
22.
  Geoquímica Orgânica. Geoquímica Orgânica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
23.
  Produtos Naturais.Produtos Naturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
24.
  Ciência de Materiais: Polímeros. Polímeros orgânicos e polímeros organometálicos: síntese e propriedades; caracterização de polímeros, morfologia, estrutura e morfogênese de polímeros; termodinâmica de polímeros e blendas poliméricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
25.
  Química Biológica. Interação entre íons e moléculas com proteínas e ácidos nucleícos; modificações químicas de ácidos nucleicos e a sua aplicação na manipulação de material genético; modificação, preparação, propriedades, estrutura e análise de complexos de interesse biológ (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
26.
  Química Coloidal.Crescimento e transformações de fases, heterocoagulação; partículas ocas e géis; estabilidade de látex. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
27.
  Química Teórica. Estudos fundamentais da teoria mecânica molecular; estudos semi-empíricos de estrutura eletrônica; estudos teóricos de reatividade química e das relações quantitativas entre estrutura e atividade biológica; cálculo e medição de propriedades moleculares; f (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
28.
  Fotoquímica e Fotofísica Clássica e com Lasers. Trabalha-se neste projeto com coramento seletivo de polímeros, blendas e fibras poliméricas utilizando-se sondas luminescentes cuja emissão seja sensível às propriedades do meio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
29.
  Métodos de Separação Química por Membranas. Obtenção e avaliação de membranas úteis em separação química. Desenvolvimento de métodos de separação química que utilizam membranas poliméricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
30.
  Espectroscopia Vibracional. Análise vibracional de moléculas orgânicas. Compostos inorgânicos comuns e com estruturas lamelares através de espectroscopia infravermelho e Raman. Interpretação e previsão de espectros e intensidades vibracionais, usando o método dos tensores polares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
31.
  Equilíbrios Químicos em Solução. Estudos de equilíbrios químicos em solução principalmente em solventes aquosos envolvendo íons metálicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
32.
  Calorimetria e Microcalorimetria. Desenvolvimento da técnica e do equipamento calorimétrico e de aplicações do mesmo nos diversos campos da química. Bioquímica e Biologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
33.
  Cerâmicas Biocompatíveis de Fosfatos de Cálcio. As cerâmicas biocampatíveis de fosfatos de cálcio, síntese e caracterização, correlação entre propriedades físico-químicas e capacidade osteogênica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
34.
  Aluminossilicatos: Síntese Sol-Gel. Aluminossilicatos: Síntese Sol-Gel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
35.
  Combustão: Radicais e Mecanismos. Combustão: Radicais e Mecanismos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
36.
  Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear. Aplicações de Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear em Química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
37.
  Modelagem de Condutores Semi-Amorfos. Modelagem de Condutores Semi-Amorfos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
38.
  Reologia Elétrica e Magnética. Reologia Elétrica e Magnética (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
39.
  Termodinâmica. Termodinâmica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
40.
  Termoquímica. Termoquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.