Instituto de Estudos da Linguagem
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Análise, descrição e documentação de línguas naturais. Agrupa projetos dedicados à descrição, análise e documentação de línguas naturais, com ênfase nas indígenas, além de estudos comparativos, históricos e tipológicos, e os relacionados à pesquisa e análise de fontes e documentação de tais línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
2.
  Análise e Modelamento dos sons das línguas naturais, da gramática à física. Reúne projetos dedicados a estudos taxonômicos e/ou hipotético-dedutivos de aspectos dos sons das línguas naturais para compreender o seu funcionamento nas gramáticas das línguas do mundo, a sua aquisição e os seus desvios patológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
3.
  Natureza e fatores da significação. Reúne projetos dedicados ao estudo dos processos da significação lingüística. Visa à descrição da significação de línguas diferentes, levando a uma reflexão teórico-metodológica e ao desenvolvimento das disciplinas dedicadas ao estudo do sentido. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
4.
  Língua, cultura e sociedade. Reúne projetos dedicados ao estudo do fenômeno lingüístico em seu contexto social, tendo como horizonte comum a visão da linguagem como uma prática social, indissociável do sujeito falante e do grupo a que este pertence. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
5.
  Cérebro, mente e linguagem. Inclui projetos relacionados à discussão da semiologia neurolingüística, ao estudo de processos psicolingüísticos na aquisição e na patologia da linguagem e ao estudo do normal e do patológico no funcionamento da linguagem e da cognição humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
6.
  Língua, texto e discurso. Reúne projetos relacionados à língua falada, a teorias do texto e do discurso. Os conceitos de língua, texto e discurso são explicitados sob condições de enunciação, questões de processamento textual, de textualização e fatores de discursividade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
7.
  Línguas e textos da cultura greco-romana. Reúne projetos dedicados ao estudo da língua e cultura grega e latina. Inclui os projetos relacionados a estudos lingüísticos do grego antigo e do latim e exegese de quaisquer textos escritos nessas línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
8.
  Constituição das teorias e métodos lingüísticos. Reúne projetos dedicados à história das teorias, métodos lingüísticos e da epistemologia lingüística, enfatizando a análise dos processos de conhecimento da linguagem e focalizando o domínio da lingüística como disciplina na história da ciência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
9.
  A fala e a escrita da criança. Abrange projetos de aquisição de linguagem, incluindo-se os chamados distúrbios e a aquisição de línguas de sinais, enfocando trabalhos sobre a escrita inicial e a relação entre desenho e escrita e pesquisas elaboradas a partir de fenômenos da clínica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
10.
  Língua, Sujeito e História.Reúne projetos dedicados ao estudo da relação entre sujeito, língua e história, mostrando que os sentidos são efeitos que se produzem ideologicamente. Os projetos inseridos nesta linha adotam a perspectiva discursiva materialista de análise. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
11.
  Linguagem, Cultura e Interação em Contextos Institucionais. Pesquisas sobre construção da identidade social, interação em sala de aula, questões transculturais e/ou interétnicas em contextos bidialetais e bilíngües. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
12.
  Sintaxe gerativa das línguas naturais.Reúne projetos que se dedicam ao estudo sincrônico e diacrônico; da aquisição das propriedades sintáticas de uma língua ou de fenômenos sintáticos específicos em várias línguas, na perspectiva da Teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
13.
  Linguagem e psicanálise. Inclui projetos que, sob a perspectiva da teoria psicanalítica, investigam as conseqüências para os estudos lingüísticos da hipótese de o inconsciente ter estrutura de linguagem, tendo como eixo o estudo da estruturação da subjetividade pela linguagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
14.
  Literatura Brasileira do Período Colonial. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos no Brasil durante o período colonial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
15.
  Literatura Brasileira do Século XIX. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos no Brasil oitocentista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
16.
  Literatura Brasileira do Século XX. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo corpus principal textos produzidos no Brasil do Século XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
17.
  Literatura Portuguesa Medieval. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos em Portugal durante a Idade Média. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
18.
  Literatura Portuguesa Clássica. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos em Portugal durante os Séculos XV, XVI, XVII e XVIII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
19.
  Literatura Portuguesa Moderna. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus prinicipal textos produzidos em Portugal durante os Séculos XIX e XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
20.
  Análise Literária Comparada. Estudos literários comparados por regiões, períodos, gêneros, disciplinase/ou movimentos literários e culturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
21.
  Crítica: história e metodologia. Estudos centrados na discussão da história da crítica literária e dos seusmétodos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
22.
  Poética: gêneros, estilos, movimentos literários. Estudos de teoria literária centrados nos estudos de problemas de periodização literária, estilos de época, movimentos estético-culturais e gêneros literários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
23.
  Crítica textual: edição crítica, edições e traduções anotadas.Estudos teóricos e críticos dos problemas da edição e anotação de textos literários. Prática de edições e traduções. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
24.
  Produção, circulação e recepção de textos literários. Estudos históricos, empíricos e teóricos da produção, circulação e recepção de textos literários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
25.
  Outras Literaturas Vernáculas. Estudos de obras literárias e autores de outras literaturas vernáculas clássicas ou modernas de países, regiões ou localidades inseridos nas culturaslingüísticas de tradição lusófona como, por exemplo, entre outras, o galego e as literaturas em língua por (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
26.
  Estudos Interdisciplinares de Literatura. Pesquisas voltadas para o exame das relações teóricas, históricas, estéticas ou culturais estabelecidas entre produções literárias e contribuições das ciências humanas e sociais, ou das artes e comunicações, entre outros domínios afins. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
27.
  Literaturas Estrangeiras Modernas. Estudos especializados ou monográficos de autores e obras literárias pertencentes a países ou culturas estrangeiras, desde o Renascimento até o período contemporâneo, entre eles os produzidos em língua espanhola, italiana, francesa, inglesa e alemã. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
28.
  Leitura, Aquisição de Escrita e Letramento. Investigações em torno da psicogênese da escrita, da produção de textos em língua materna, segunda língua e língua estrangeira, bem como das práticas de letramento em situações cotidianas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
29.
  Aquisição de Língua Estrangeira e Segunda Língua. Pesquisas em torno do planejamento de cursos de línguas, dos aspectos sociais, psicológicos, políticos e culturais da aquisição, do ensino de língua estrangeira através de outras disciplinas, da análise de material didático e da análise contrastiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
30.
  Teoria e Ensino de Tradução. Investigações sobre as relações entre teoria e ideologia, tradução e desconstrução, tradução e psicanálise, tradução e recepção, traducão e crítica, o ensino de línguas estrangeiras e tradução, a tradução de obras literárias, tradução como interdisciplina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.