Instituto de Estudos da Linguagem
 
Dissertações de Mestrado
 
1.
  Fotografias da Fala de Alto Araguaia-MT. Autor: Cássia Regina Tomanin, Orientador: Tânia Maria Alkmim. Data da defesa: 19/12/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
2.
  O Dizer-se em Línguas Outras - Reflexões sobre Escolhas Linguísticas. Autor: Eliana Maria Rojas Cabrini Righi, Orientador: Celene Margarida Cruz. Data da defesa: 16/12/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
3.
  Da Voz Passiva à Homossexualidade: Análise de alguns Procedimentos de Leitura no Vestibular. Autor: Klara Maria Schenkel, Orientador: Sírio Possenti. Data da defesa: 15/12/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
4.
  Notas Sobre a Heterogeneidade do Discurso da História. Autor: Silma Ramos Coimbra Mendes, Orientador: Sírio Possenti. Data da defesa: 12/12/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
5.
  Inclusão Social e Digital: O Uso da Internet como Complemento da Aula Presencial de LE. Autor: Paula Barbosa Pudo, Orientador: John Robert Schmitz. Data da defesa: 03/12/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
6.
  A Aquisiçao do Portugês Escrito por Alex, entre o Paraguai e Brasil: Um estudo de Caso. Autor: Marcia Palharini Pessini, Orientador: Elza Taeko Doi. Data da defesa: 02/12/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
7.
  Os Dicionários Jurídicos e Seus Usuários. Autor: Anibal da Costa Dias, Orientador: John Robert Schmitz. Data da defesa: 26/11/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
8.
  "O Primo Basílio: uma análise da intertextualidade musical no romance queiroziano", Autor: Janaína Maria Alves Moura, Orientador: Paulo Elias Allane Franchetti. Data da defesa: 19/11/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
9.
  Argumentos Nulos Dentro de DPs em Português Brasileiro. Autor: Simone Azevedo Floripi, Orientador: Jairo Morais Nunes. Data da defesa: 14/11/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
10.
  O Efeito Retroativo da Prova de Inglês do Vestibular da Unicamp na Preparação de Alunos de um Curso Preparatório Comunitário. Autor: Rosane Martins Duarte Correia, Orientador: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci. Data da defesa: 13/11/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
11.
  Gramática no Texto Injuntivo Investigando o Impacto dos PCN. Autor: Wagner Rodrigues Silva, Orientador: Inês Signorini. Data da defesa: 31/10/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
12.
  Tradução, comentário e notas de Édipo em Colono de Sófocles, Autor: Cristiane Patricia Zaniratto, Orientador: Flávio Ribeiro de Oliveira. Data da defesa: 24/10/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
13.
  "Subjetividade brasileira e aprendizagem de línguas estran- geiras: um estudo discursivo", Autor: Simone Tiemi Hashiguti, Orientador: Carmen Zink Bolonhini. Data da defesa: 23/10/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
14.
  O Sujeito no Discurso Ecológico sobre a Pesca na Cidade de Cáceres Estado de Mato Grosso. Autor: Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta, Orientador: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi. Data da defesa: 02/10/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
15.
  "Discernimento do Esteio Teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental.", Autor: Elaine Ferreira do Vale Borges, Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho. Data da defesa: 23/09/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
16.
  Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: Um Periódico na Cidade Letrada Brasileira do Século XIX. Autor: Edney Christian Thomé Sanchez, Orientador: Marisa Philbert Lajolo. Data da defesa: 16/09/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
17.
  Representações do Brasil: Os Imigrantes Europeus e o Carnaval no Imaginário Estadunidense. Autor: Regina Parreiras Vieira Martins, Orientador: Carmen Zink Bolonhini. Data da defesa: 11/09/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
18.
  "Entre Brumas e Chuvas: Tradução e Influência Literária", Autor: Ricardo Meirelles, Orientador: Luiz Carlos da Silva Dantas. Data da defesa: 27/08/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
19.
  Marco Zero de Oswald de Andrade: Uma Proposta de Romance Mural. Autor: Ana Maria Formoso Cardoso e Silva, Orientador: Vera Maria Chalmers. Data da defesa: 22/08/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
20.
  "Prosa Preguiçosa e Exotismo. A Literatura de Wenceslau de Moraes". Autor: Ignácio Dotto Neto, Orientador: Paulo Elias Allane Franchetti. Data da defesa: 31/07/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
21.
  Atitudes de Estudantes Brasileiros Diante de Falantes de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Português. Autor: Sandra Elizabet Assunção Figueiredo, Orientador: Linda Gentry El Dash. Data da defesa: 30/07/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
22.
  "A entonação ascendente na fala inicial da criança: Um estu-do de caso", Autor: Lígia Formico Paoletti, Orientador: Ester Mirian Scarpa. Data da defesa: 26/07/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
23.
  Léxico, Alofonia e Percepção de Fala na Fonologia Articulatória. Autor: Leonardo Couto Franco de Oliveira, Orientador: Eleonora Cavalcante Albano. Data da defesa: 25/07/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
24.
  À Roda do Quarto e da Vida: De Xavier de Maistre a Machado de Assis. Autor: Emmanuel Roberto de Oliveira Souza, Orientador: Luiz Carlos da Silva Dantas. Data da defesa: 27/06/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
25.
  Poesias Completas de Machado de Assis: Um Passeio pelas Edi-ções para o Estabelecimento dos Textos. Autor: Rutzkaya Queiroz dos Reis, Orientador: Orna Messer Levin. Data da defesa: 25/06/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
26.
  O Norte - Um Lugar para a Nacionalidade. Autor: Cristina Betioli Ribeiro, Orientador: Márcia Azevedo de Abreu. Data da defesa: 30/05/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
27.
  "Memória Discursiva: Um Desafio para a Prática da Pedagogia Crítica no Ensino de Língua Inglesa", Autor: Alessandra Sartori Nogueira, Orientador: John Robert Schmitz. Data da defesa: 22/05/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
28.
  "A relação dinâmica da linguagem oral com escrita e gestos na afasia", Autor: Luciana Claudia Leite Flosi dos Santos, Orientador: Maria Irma Hadler Coudry. Co-Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink Sabinson. Data da defesa: 16/04/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
29.
  Investigação fonético-acústico - perceptual dos sinais de pontuação enquanto marcadores prosódicos. Autor: Vera Pacheco, Orientador: LUIZ CARLOS CAGLIARI. Co-Orientador: Ester Mirian Scarpa. Data da defesa: 15/04/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
30.
  Aquisiçao de Constituintes - QU em Dois Dialetos do Português Brasileiro. Autor: Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira, Orientador: Maria Cecilia Perroni. Data da defesa: 02/04/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
31.
  "Políticas de Ensino de Línguas Estrangeiras em Escolas Públicas do Estado de São Paulo", Autor: Enio de Oliveira, Orientador: Carmen Zink Bolonhini. Data da defesa: 02/04/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
32.
  "O Sândi vocálico externo e os monomorfemas em três varieda-des do português". Autor: Brenda Silva Veloso, Orientador: Maria Bernadete Marques Abaurre. Data da defesa: 31/03/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
33.
  A Relaçao Entre Língua Inglesa e Empregabilidade no Imaginário Brasileiro em Tempos de Mundializaçao do Capi- tal(Globalização). Autor: Marli Aparecida Rosa, Orientador: Carmen Zink Bolonhini. Data da defesa: 27/03/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
34.
  "Referenciação e Construção do Ponto de Vista.", Autor: Suzana Leite Cortez, Orientador: Ingedore Grünfeld Villaça Koch. Data da defesa: 17/03/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
35.
  A Tradução de Francis Ponge Placée en Abíme, Autor: Roseli de Fátima Dias Almeida Barbosa, Orientador: Paulo Roberto Ottoni. Data da defesa: 14/03/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
36.
  Narrativas Mitológicas Makurap: Aspectos Textuais e Discur- sivos. Autor: Jaqueline Brandão da Silva, Orientador: Nina Virgínia de Araújo Leite. Data da defesa: 28/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
37.
  A Elegia Erótica Romana e a Tradiçao Didascálica como Matrizes Compositivas da "ARS Amatoria" de Ovídio, Autor: Matheus Trevizam, Orientador: Trajano Augusto Ricca Vieira. Data da defesa: 28/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
38.
  A Interpretação de Provérbios Equivalentes por Afásicos: Um Estudo Enunciativo, Autor: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato, Orientador: Edwiges Maria Morato. Data da defesa: 28/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
39.
  A Nação em 'A Violeta': uma pedagogia do imaginário, Autor: Maria Inês Parolin Almeida. Data da defesa: 28/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
40.
  Aventuras Instrutivas: Teresa Margarida da Silva e Orta e o Romance Setecentista, Autor: Tânia Magali Ferreira Furquim, Orientador: Márcia Azevedo de Abreu. Data da defesa: 28/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
41.
  Yo hablo. pero... Quién corrige? A Correção de Erros Fonéticos Persistentes nas Produções em Espanhol de Aprendizes Brasileiros, Autor: Luciana Rodrigues Brandão, Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho. Data da defesa: 28/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
42.
  "Expectativas de letramento de uma comunidade rural e o letramento sancionado na escola local: cooperação e con- flito", Autor: Maria Emilia Almeida da Cruz, Orientador: Sylvia Bueno Terzi. Data da defesa: 27/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
43.
  A Constituição dos Sujeitos e os Conflitos Discursivos na Aula de Língua Estrangeira. Autor: Verônica Neugebauer, Orientador: Carmen Zink Bolonhini. Data da defesa: 27/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
44.
  Filoctetes, de Sófocles - Introdução, Traduação e Notas, Autor: Josiane Teixeira Martinez, Orientador: Trajano Augusto Ricca Vieira. Data da defesa: 26/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
45.
  Reflexões Sobre Linguística e Cognição Musical, Autor: Marcelo de Souza Franklin Mello, Orientador: Edwiges Maria Morato. Data da defesa: 26/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
46.
  Interação Social e Estratégias Linguísticas no Processo de Provimento de Andaime Scaffolding - em uma disciplina de bioquímica da nutrição oferecida a distância via compu- tador, Autor: Valdir Silva, Orientador: Denise Bertoli Braga. Data da defesa: 26/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
47.
  Discurso, Poder e Hegemonia: Dilemas do Professor de Língua Inglesa. Autor: Vanderlei José Zacchi, Orientador: Jo Anne Marie Mc Caffrey Busnardo Neto. Data da defesa: 26/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
48.
  A Durolen faz arte: sexualidade revelada e a construção de lugares de enunciação pela publicidade, Autor: Gislaine Ferreira Pinto, Orientador: Mónica Graciela Zoppi Fontana. Data da defesa: 24/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
49.
  Um Quilombo na Mídia: Um Estudo Discursivo da Revista Raça Brasil. Autor: Yara Brito Brasileiro, Orientador: Suzy Maria Lagazzi Rodrigues. Data da defesa: 24/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
50.
  Nhandewa Aywu, Autor: Consuelo de Paiva Godinho Costa, Orientador: Wilmar da Rocha D'Angelis. Data da defesa: 21/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
51.
  Musicalidades na Poesia de Manuel Bandeira, Autor: Pedro Marques Neto, Orientador: Orna Messer Levin. Data da defesa: 21/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
52.
  Estrangeiro de Si Mesmo: Conflitos no Processo de Constru- ção Identitária de Um Professor de Espanhol no Brasil. Autor: Moacir Lopes de Camargos, Orientador: Terezinha de Jesus Machado Maher. Data da defesa: 21/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
53.
  Você S.A: Linguagem Empresarial, Discursividade e Interpre- tação, Autor: Leda Queiroz de Paula, Orientador: Jonas de Araújo Romualdo. Data da defesa: 20/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
54.
  O acusativo preposicionado do português clássico: uma abordagem diacrônica e teórica. Autor: Alba Verôna Brito Gibrail, Orientador: Charlotte Marie Chambelland Galves. Data da defesa: 18/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
55.
  "Literariedade e Cientificidade em Os sertões. A recepção crítica recente (1943 - 2001)", Autor: André Pinto Pacheco, Orientador: Miriam Viviana Gárate. Data da defesa: 18/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
56.
  Sobre a Natureza dos Deuses de Cícero. Autor: Leandro Abél Vendemiatti, Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos. Data da defesa: 12/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
57.
  A Mitologia N'Os Lusíadas - Balanço Histórico-Crítico. Autor: Bianca Fanelli Morganti, Orientador: Antonio Alcir Bernardez Pécora. Data da defesa: 07/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
58.
  "Familiar Del Universo: arte epistolar e lugar-comum nas cartas familiares (1664) de D. Francisco Manuel de Melo", Autor: Emerson Tin, Orientador: Antonio Alcir Bernardez Pécora. Data da defesa: 05/02/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
59.
  O Estudo da Leitura na Rede Pública Estadual do Paraná a partir dos aos 90: entre o Discurso de Formação e a Prática Pedagógica. Autor: Cloris Porto Torquato, Orientador: Inês Signorini. Data da defesa: 31/01/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
60.
  Formas e Fómulas do Silêncio na Constituição do Sujeito Jurídico. Autor: Carlos Alberto Casalinho. Data da defesa: 29/01/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
61.
  As Palavras e o Coração - Estudo Sobre Algumas Imagens em O Povo de Jules Michelet. Autor: Sandro Dias, Orientador: Luiz Carlos da Silva Dantas. Data da defesa: 17/01/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
62.
  O Que Não Está Lá? Um Estudo Sobre Morfologia Flexional em Elipses. Autor: Cynthia Levart Zocca, Orientador: Jairo Morais Nunes. Data da defesa: 10/01/2003. Dissertação de mestrado ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.