Faculdade de Engenharia Mecânica
 
Convênios
 
1.
  Universidade Estadual de Campinas (Coordenadora). *Acordo para um Intercambio de Estudantes entre a UNICAMP e a UNIVERSITE DE SAVOIE/ESIA*. Responsável: Maria Helena Robert. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
2.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora). Acordo entre o Departamento de Engenharia Mecânica do Queen Mary da Universidade de Londres com o Departamento de Mecânica Computacional/FEM/UNICAMP. Responsável: Paulo Sollero. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.
 
3.
  Politecnico di Torino (Financiadora). ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA CIENTÍFICA E CULTURAL
ENTRE A UNICAMP E O POLITÉCNICO DE TORINO. Responsáveis: Renato Pavanello, Janito Vaqueiro Ferreira. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.

 
4.
  Kungl Tekniska Hogskolan (Executora). ALFA II - REDE ALE: Thermochmical Conversion of Biomass into Energy and Fuels. Responsável: Caio Glauco Sanchez. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
5.
  Agencia Nacional do Petroleo (Executora). Apoio a Curso de Especializacao em Regulacao para o Oleo e Gas. Responsáveis: Celso Kazuyuki Morooka, Denis José Schiozer. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
6.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), École Nationale de Ingenieurs (Executora). Arquitetura de Supervisão e Controle de Chão de Fábrica baseado em Componentes Genéricos. Responsáveis: João Maurício Rosário, François Vernadat. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
7.
  Companhia Paulista de Força e Luz (Financiadora). Aspectos do Uso Múltiplo de Pequenas Centrais Hidrelétricas Considerando-se o Planejamento Energético, os Impactos Ambientais e seus Custos. Responsáveis: Carlos Alberto Mariotoni, Paulo Sérgio Franco Barbosa. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
8.
  Agencia Nacional do Petroleo (Executora). Avaliacao Tecnica e Economica dos Campos Desenvolvidos pela Petrobras. Responsáveis: Saul Barisnik Suslick, Denis José Schiozer. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
9.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Jacto Máquinas Agrícolas S.A. (Financiadora), Carborundum do Brasil Ltda. (Financiadora), Canberra Pumps do Brasil (Financiadora). Área de Prestação de Serviços. Responsável: Renato Pavanello. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.
 
10.
  Universidade Federal de Pernambuco (Executora). COLABORAÇÃO TÉCNICA CIENTÍFICA ENTRE A CPG E A UFPE. Responsável: Kamal Abdel Radi Ismail. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
11.
  Universidade Federal do Pará (Executora). COLABORAÇÃO TÉCNICA CIENTÍFICA ENTRE A CPG FEM E CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFPA. Responsável: Kamal Abdel Radi Ismail. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
12.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora). Desenvolvimento de Próteses Antropomórficas, Sistemas de Acessibilidade e Locomoção de Pacientes, Automação Hospitalar e Tele-cirurgia. Responsável: João Maurício Rosário.
 
13.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), SUPELEC - Service Automatique (Executora). Desenvolvimento, Pesquisa, Atividades Acadêmicas e Científicas Interinstitucionais entre a UNICAMP e a SUPELEC. Responsável: João Maurício Rosário. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
14.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Technische Universitaet Darmstadt (Executora). Dinâmica de Máquinas Rotativas Considerando o Contato entre Componentes Girantes e Estacionários. Responsável: Ilmar Ferreira Santos. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
15.
  Universidade Estadual de Campinas (Financiadora), Universidade de Aveiro (Financiadora), Universite de Bordeaux II (Financiadora). Elan Biomat Network-Alfa Programme. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
16.
  Companhia Paulista de Força e Luz (Financiadora). Estudo do Confronto Entre o Uso de Água para Geração de Energia Elétrica e para Irrigação na Microbacia de uma PCH. Responsáveis: Carlos Alberto Mariotoni, Paulo Sérgio Franco Barbosa. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
17.
  Universidade Estadual de Campinas (Coordenadora), Laboratoire d'Analyse et d'Architecture de Systemes - LAAS (Coordenadora). Ferramenta para Aplicação em Redes de Compartilhamento de Habilidades no Ambiente de Manufatura. Responsáveis: João Maurício Rosário, Khalil Drira. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
18.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Universidade Federal do Pará (Financiadora). Formação de doutores para UFPA. Responsável: Kamal Abdel Radi Ismail. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
19.
  Agencia Nacional do Petroleo (Executora). Metodologia de Analise de Planos de Avaliacao de Campos de Petroleo. Responsáveis: Celso Kazuyuki Morooka, Denis José Schiozer. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
20.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (Consultora), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Financiadora), Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Financiadora). Métodos Computacionais. Responsáveis: Euclides de Mesquita Neto, Leandro Palermo Júnior. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.
 
21.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), LIISI - Lab Ing. Integree des Systemes de Industrielles (Executora). Métodos e Ferramentas em Automação Industrial e Produção para o Desenvolvimento da Qualidade nas PME/PMI. Responsável: João Maurício Rosário. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
22.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Universidade do Estado de Santa Catarina (Coordenadora), Universidad Carlos III de Madrid (Coordenadora). Obtenção, por Técnicas de Metalurgia do Pó e Compofundição, e Caracterização de Compósitos de Matriz de Alumínio Reforçados com Intermetálicos. Responsável: Maria Helena Robert. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
23.
  Universidade Estadual de Campinas (Coordenadora), Group Schneider (Coordenadora). Plataforma Industrial de Pesquisa e Ensino em Automação-Utilização dos Sistemas de Supervisão Industrial PCIM-AFNOR com CLP's Telemecanique. Responsável: João Maurício Rosário. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
24.
  Agencia Nacional do Petroleo (Executora). Prestacao de Servico de Consultoria Tecnica Especializada com Vistas a Estabelecer um Programa de Capacitacao de Reguladores de Rede. Responsáveis: Celso Kazuyuki Morooka, Denis José Schiozer. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
25.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (Coordenadora). Processamento de Sinais e Análise de Sistemas Dinâmicos. Responsáveis: Marco Lúcio Bittencourt, Paulo Roberto Gardel Kurka. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
26.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Universidade Técnica da Dinamarca (Executora). Programa de Cooperação Internacional envolvendo a UNICAMP e Technical University of Denmark. Responsável: João Maurício Rosário.
 
27.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora). Programa de Intercâmbio de alunos entre a FEM/UNICAMP e a Ecole Superieure d!Ingénieurs dÁnnecy,Université de Savoie. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
28.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora). Programa de Intercâmbio de Alunos entre a FEM/UNICAMP e a Ecole Supérieure d'Ingénieurs d'Annecy. Responsável: Maria Helena Robert.
 
29.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), École Nationale de Ingenieurs (Executora). Programme de Cooperation Franco-Brésillienne dans le Domaine de la Formation des Ingenieurs Programme - Brésil/France, ENSIM e FEM. Responsável: João Maurício Rosário.
 
30.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Universidad Nacional de Buenos Aires (Executora). Projeto de Pesquisa "Robótica Industrial - Aplicacion em La Industria de Manufatura y de Processos. Responsável: João Maurício Rosário. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
31.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora). Projeto e Cooperação Científica junto à Empresa HI Tecnologia Ltda., na área de Estruturação de Laboratórios Didáticos. Responsável: João Maurício Rosário. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
32.
  SUPELEC - Service Automatique (Executora), Universidade Estadual de Campinas (Coordenadora). Projeto, Desenvolvimento e Implementação de Metodologias para Controle de Juntas Robóticas utilizando Técnicas de Controle Preditivo. Responsáveis: João Maurício Rosário, Didier Dumur, Patrice Boucher. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
33.
  Universidade Federal de Pernambuco (Executora), Universidade Estadual de Campinas (Executora). PROGRAMA DE COLABORAÇÃO ENTRE A CPG FEM E O DEPTO. DE ENG. MECÂNICA
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE. Responsável: Kamal Abdel Radi Ismail. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.

 
34.
  Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq (Executora). REENGE (CNPq). Responsável: Celso Kazuyuki Morooka. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
35.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Executora). Robótica Industrial - Aplicación em Redes de Compartilhamento de Habilidades no Ambiente de Manufatura. Responsáveis: João Maurício Rosário, Roberto de La Vega. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
36.
  Financiadora de Estudos e Projetos (Executora), Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq (Executora), Petróleo Brasileiro S/A (Executora). Tecnicas Avancadas de Simulacao Numerica de Reservatorios. Responsável: Denis José Schiozer. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
37.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Financiadora de Estudos e Projetos (Financiadora), Banco Interamericano de Desenvolvimento (Financiadora). UNICAMP/BID/FEM/FINEP. Responsável: Auteliano Antunes dos Santos Júnior.
 
38.
  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp (Financiadora). UNICAMP/UNESP-Rio Claro. Responsáveis: Hans Ingo Weber, José Manoel Balthazar.
 
39.
  Universidade Estadual de Campinas (Coordenadora), Robert Bosch do Brasil Ltda (Coordenadora). Utilização de Bancada de Testes de Freios. Responsável: João Maurício Rosário. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
40.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora). Utilização do sistema de Desenvolvimento ALTERA nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão Universitária da Faculdade de Engenharia Mecânica. Responsável: João Maurício Rosário. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
41.
  Universidade Estadual de Campinas (Executora), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Executora). Vibração e Controle de Sistemas Não Lineares. Responsável: João Maurício Rosário. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.