Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Computacao grafica. Esta linha e voltada ao desenvolvimento de atividades em sintese de imagens, compreendendo a modelagem geometrica, iluminacao e rendering de imagens,animacao e tecnicas de interacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL.
 
2.
  Comunicacoes opticas. Analise, simulacao, projeto e desenvolvimento de sistemas de transmissao de sinais opticos. Propagacao e modelamento do canal optico. Modelamento de dispositivos eletro-opticos. Receptores e Transmissores opticos. Tecnicas de processamento de sinais optic (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA, DEPARTAMENTO DE MICROONDA E OPTICA.
 
3.
  Projeto de circuitos integrados. Projeto de circuitos integrados analogicos e digitais em tecnologia bipolar, MOS e GAAS. Desenvolvimento de ASICS. Circuitos de alto desempenho (precisao e velocidade). Software para projeto e avaliacao de circuitos integrados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE SEMICONDUTORES INSTRUMENTOS E FOTONICA, DEPARTAMENTO DE ELETRONICA E MICROELETRONICA.
 
4.
  Teoria da Informacao , Codificacao e Criptografia. Determinacao da capacidade de canal de sistemas com multi-uisuarios, determinacao das funcoes confiabilidade para sistemas usando codigos de bloco e convolucionais. Determinacao de codigos otimos, variantes e invariantes no tempo, lineares e nao lineares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
5.
  Processamento de imagens e visao computacional.Reconhecimento de padroes hardware para visao computacional, representacaode conhecimento, metodos algebricos para segmentacao e interpretacao de cenas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL.
 
6.
  Processamento digital de sinais. Pesquisas e desenvolvimento em processammento digital de sinais de voz e de video. Analise espectral. Filtragem Adaptativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E CONTROLE DE ENERGIA, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
7.
  Redes de comunicacoes. Diz-se respeito ao conjunto de enlaces e nos que interligam dispositivos tais como computadores e eequipamentos de medidas ouque permitam a comunicacao humana. Compreende o estudo de novas arquiteturas e de seus protocolos ea analise de desempenho dos mes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
8.
  Compatibilidade Eletromagnetica. Estudo de fenomenos eletromagneticos incluindo, tecnicas de alta tensao, descargas parciais em dieletrios, descargas atmosfericas, coordenacao do isolamento, interferencia eletromagnetica, modelagem de fenomenos transitoriosa parametros distribuidos, depe (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E CONTROLE DE ENERGIA.
 
9.
  Modulacao digital. Modulacoes e demodulacoes codificadas. Transmissao por satelites. Comunicacoes multiusuarios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
10.
  Comunicacoes moveis. Sistemas de radio movel. Interferencias cocanal e adjacentes. Propagacao em telefonia movel. Analise de desempenho, simulacao, equalizacao, recepcao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA, DEPARTAMENTO DE MICROONDA E OPTICA.
 
11.
  Reconhecimento de padroes. Analise de correspondencia, extracao e selecao de caracteristicas e classificacao de padroes usando redes neurais, reconhecimento de caracteres, reconhecimento de objetos tridimensionais, reconhecimento de locutores, tecnologia de assinatura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES, DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL.
 
12.
  Processamento digital de fala. Codificacao em baixas taxas, sintese de fala, reconhecimento de fala, sintese de voz pela tecnica por formantes de KLATT, reducao de ruido de sinais de voz. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES.
 
13.
  Controle de Sistemas dinamicos. Controle é o processo de fazer com que uma dada variavel de um sistema dinâmico se comporte de maneira desejada. A linha de controle pode ser subdividida em função do tipo de controlador e do sistema dinâmico em linear ou não-linear, determinístico ou e (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA, DEPTO. DE MÁQUINAS COMPONENTES E SISTEMAS INTELIGENTES.
 
14.
  Sistemas Distribuidos. Estudo e analise de aequitetura de sistemas de comutacao digital distribuida, servicos de faixa larga, redes de acesso multisrvico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
15.
  Sensores e Atuadores. Desenvolvimento de sensores e atuadores integrados e discretos, aplicacao de novas tecnologias para fabricacao de sensores. Sensores inteligentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE ELETRONICA E MICROELETRONICA.
 
16.
  Sistemas de manufatura. Desenvolvimento de algoritmos para planejamento e controle da producao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
17.
  Sistemas de informacoes. Desenvolvimento de modelos e tecnicas voltadas para o armazenamento e recuperacao da informacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
18.
  Engenharia de Software. Desenvolvimento de tecnicas e ferramentas associados ao ciclo de desenvolvimento de sistemas de software. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
19.
  Sistemas inteligentes. Desenvolvimento de metodos e implementacao de ferramentas voltadas para aplicacao de algoritmos inteligentes na engenharia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO. DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA, DEPTO. DE MÁQUINAS COMPONENTES E SISTEMAS INTELIGENTES.
 
20.
  Sistemas de Energia Elétrica. Modelagem, Planejamento, Otimização e Análise de Sistemas de Energia Elétrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1977). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E CONTROLE DE ENERGIA, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS, DEPTO. DE MÁQUINAS COMPONENTES E SISTEMAS INTELIGENTES, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELETRICA.
 
21.
  Conversão Eletromecânica de Energia. Estudos relacionados com modelagem, controle, projeto e aplicações de máquinas elétricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E CONTROLE DE ENERGIA, DEPTO. DE MÁQUINAS COMPONENTES E SISTEMAS INTELIGENTES.
 
22.
  Instrumentacao e Medidas. Desenvolvimento de equipamentos para laboratorios: fontes, geradores de sinal, medidores, analisadores, bancadas de teste, sistemas de aquisicao, sistemas de controle digital, controladores analogicos, amplificadores chaveados (para aplicacao em laborator (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E CONTROLE DE ENERGIA, DEPARTAMENTO DE ELETRONICA E MICROELETRONICA.
 
23.
  Eletronica de Potencia. Desenvolvimento de conversores e reguladores eletronicos: fontes chaveadas, filtros ativos, condicionadores de energia, compensadores reativos estativos, conversores para acionamento de maquinas eletricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E CONTROLE DE ENERGIA.
 
24.
  Robotica. Projeto de estruturas de robos: projeto de manipuladores, desenvolvimento de tecnicas de controle de robos; modelos matematicos para controle de trajetorias, simuladores para ambientes tipicos de robos, aplicacao de tecnicasde inteligencia artificial e re (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E CONTROLE DE ENERGIA.
 
25.
  Modelagem e Otimizacao de Sistemas. A partir de modelos matematicos para a descricao de problemas de tomada dedecisao, busca-se determinar a alternativa, dentre todas as alternativas viaveis do problema, que leva a minimizacao ou maximizacao de um ou mais criterios de desempenho. inclui tec (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
26.
  Planejamento e gerencia de sistemas de telecomunicacoes. Planejamento da rede externa de sistemas de telecomunicacoes. Planejamentoda transmissao de sistemas de telecomunicacoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS, DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
27.
  Tecnologia de microeletronica e fotonica. Projeto e fabricacao de circuitos analogicos e digitais pelas tecnologias bipolar , MOS e GAAS e implementacao de processos convencionais e nao convencionais de confeccao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TELEMATICA, DEPARTAMENTO DE SEMICONDUTORES INSTRUMENTOS E FOTONICA, DEPARTAMENTO DE ELETRONICA E MICROELETRONICA.
 
28.
  Identificacao de Sistemas. Identificacao compreende a obtencao de modelos matematicoisss (estruturas e parametros) do comportamento de sistemas dinamicos. Envolve o uso de tecnicas de modelagem fisica (leis de Newton, Kirkhoff, Maxwell, ...) e experimental como por exemplo, minimos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TELEMATICA.
 
29.
  Engenharia Medica e Biologica. Desenvolvimento, producao e avaliacao de dispositivos e equipamentos que auxiliem no atendimento medico-hospitalar e na pesquisa biomedica, incluindohardware e software usados no processamento de sinais e dados. Esta parte e muitas vezes conhecida como in (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPTO. DE MÁQUINAS COMPONENTES E SISTEMAS INTELIGENTES, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA.
 
30.
  Novos Materiais. Semicondutores ópticos, filmes de diamantes a baixas pressões e temperatura. Técnicas de crescimento dos filmes e estudo dos métodos de dopagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO. DE MÁQUINAS COMPONENTES E SISTEMAS INTELIGENTES, DEPARTAMENTO DE SEMICONDUTORES INSTRUMENTOS E FOTONICA, DEPARTAMENTO DE ELETRONICA E MICROELETRONICA.
 
31.
  Bioengenharia. Estudo quantitativo de fenomenos e sistemas biologicos. Trata-se da aplicacao de conceitos, metodos e tecnicas da engenharia no tratamento de problemas biologicos sob o ponto de vista da investigacao basica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA.
 
32.
  Engenharia clinica e hospitalar. Assessoramento tecnico e cientifico na aquisicao, utilizacao, adaptacao e manutencao de equipamentos biomedicos tanto no atendimento da saude como napesquisa biomedica, e na elaboracao de projetos de construcao e instalacaode hospitais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA.
 
33.
  Engenharia de Reabilitação. Desenvolvimento e aplicação clínica de sistemas de controle (malhas fechada e aberta, sensores), instrumentação biomédica (estimuladores neuromusculares artificiais, órteses eletromecânicas), transdutores biomecânicos, sistemas de *biofeedback*, avaliação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA.
 
34.
  Dispositivos semicondutores: processos e modelos.Projeto, caracterizacao e modelamento de dispositivos semicondutores. Tecnicas de medidas e extracao de parametros. Ferramentas de software para modelamento de dispositivos semicondutores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SEMICONDUTORES INSTRUMENTOS E FOTONICA, DEPARTAMENTO DE ELETRONICA E MICROELETRONICA.
 
35.
  Dispositivos e circuitos de microondas. Acompanhamento da area de dispositivos e circuitos de microondas visando cooperacao cientifica e formacao de recursos humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1973). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROONDA E OPTICA.
 
36.
  Antenas e propagacao. Acompanhar e contribuir para o estado da arte nessa area, enfatizando a formação de pessoal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1979). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROONDA E OPTICA.