Instituto de Biologia
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Biologia da Reprodução. Aspectos estruturais, ultra-estruturais e citofisiológicos da espermatogênese e da ovogênese. Importância taxonômica e correlações filogenéticas. Alterações em condições experimentais. Variações em complexos DNA-proteína. Glândulas acessórias: estrutura e fisiologia, efeitos da modulação hormonal e do alcoolismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA.
 
2.
  Plasticidade Celular. Plasticidade muscular e da junção neuromuscular. Modificações da junção no desenvolvimento, envelhecimento e nas distrofias musculares. Plasticidade óssea. Resposta tecidual a implantes de biomateriais. Respostas celulares a citocinas e óxido nítrico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA.
 
3.
  Projeto Isolado (BCE). projeto isolado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA.
 
4.
  Neurobiologia Celular. Biologia celular e molecular do neurônio. Processos regenerativos e degenerativos no sistema nervoso central e periférico. Desmielinização e remielinização no sistema nervoso central e periférico: ação de substâncias neurotóxicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA.
 
5.
  Matriz Extracelular. Identificar interrelacoes entre colageno, proteoglicanos e componentes do sistema elastico responsaveis pelas propriedades biomecanicas de tecidos especializados, atraves de analises morfologicas, microscopicas e bioqumicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA.
 
6.
  Diferenciação Celular. Obtenção de linhagens celulares. Ação de drogas e de diversos substratos em diferentes tipos celulares. Diferenciação de células em cultura. Comportamento das células endometriais e embrionárias na interface materno-fetal. Junções celulares nos processos de adesão, reconhecimento e diferenciação celular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA.
 
7.
  Ensino de Botânica. Visa o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino prático de Botânica, numa perspectiva interdisciplinar, e a conscientização e a mudança de atitude do aluno, induzindo a uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
8.
  Parasitos de animais silvestres e domésticos. São estudados endoparasitos de animais domésticos e aves silvestres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
9.
  Helmintíases transmitidas por Moluscos. Desenvolvem-se projetos que estudam as enfermidades devida aos trematódeos, como a esquistossomose mansônica e a fasciolose, e aos nematódeos como a angiostrongilíase. Estudos também são realizados com os moluscos vetores ou potenciais vetores destas helmintíases (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1969). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
10.
  Biologia Celular Vegetal. Estudo da fisiologia da celula vegetal, principalmente relacionada com a germinacao e com fenomenos relativos a formacao, desenvolvimento e metabolismo de parede celular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR.
 
11.
  Apoptose. Métodos de identificação, mecanismos e fatores de elicitação. Modulação hormonal e controle por interações entre epitélio e estroma. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR.
 
12.
  Cromatina, Cromossomos e Nucléolo. Conteúdos e modificações de DNA; variação em complexos DNA-proteínas. Fenótipos nucleares como instrumento analítico de fisiologia e em diagnóstico. Ação de drogas, estresse e envelhecimento. DNAr de anfíbios. Correlações filogenéticas. Citogenética de insetos e de anuros. Associações fisiológicas do nucléolo, alterações em seus componentes e sua relocação com o ciclo celular, transformação, tumorigênese e respostas a estresses. Morfometria nucleolar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR.
 
13.
  Química de Macromoléculas. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA.
 
14.
  Biomembranas e Processos Biomiméticos. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA.
 
15.
  Bioenergética e Transdução de Sinal. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA.
 
16.
  Toxicologia e Oncogênese. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA.
 
17.
  Ensino. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA.
 
18.
  Neurobiologia e Comportamento. Análise integrativa do comportamento, de fatores temporais e de mecanismos neurais expressos em situações de aprendizagem e memórias aversivas e apetitivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA.
 
19.
  Interação planta-ambiente. Avaliacao das alteracoes metabólicas e fisiológicas associadas a condições ambientais normais e extremas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA VEGETAL.
 
20.
  Metabolismo de nitrogenio em plantas superiores.Estudar os processos bioquimicos e fisiologicos associados a assimilacao, transporte e utilizacao de nitrogenio pela planta. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA VEGETAL.
 
21.
  Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal.Estuda os processos envolvidos no crescimento e desenvolvimento de plantas e os fatores endógenos e exógenos que os controlam. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA VEGETAL.
 
22.
  Fisiopatologia Vegetal. Caracterização fisiológica da relação patógeno/planta, com ênfase em vírus e nematóides: resistência, susceptibilidade e sensibilidade e alterações de processos fisiológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA VEGETAL.
 
23.
  Metabolismo Secundário em Plantas. Compreender mecanismos envolvidos no controle dos níveis de alcalóides e compostos fenólicos em plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA VEGETAL.
 
24.
  Fisiologia da Produção Vegetal. Compreender como e quais mecanismos determinam a produtividade mde plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA VEGETAL.
 
25.
  Genetica de dipteros muscoides de importancia sanitaria e veterinaria.Análise da variabilidade genética e estrutura de populações através de estudos genético-moleculares de espécies de dípteros causadores de miíases. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
26.
  Genetica de Fungos Entomopatogenicos. Isolamento, caracterização gentética e melhoramento de fungos entomopatogênicos por métodos genéticos para patogenicidade ao hospedeiro e outras características importantes para o controle biológico de insetos por fungos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
27.
  Biologia Molecular em Xanthomonas campestris.Biologia Molecular em Xanthomonas campestris. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
28.
  Genetica Evolutiva de Drosofilas.Transformar D. medipunctata e especies afins num modelo experimental para o estudo da Genetica Evolutiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
29.
  Genetica de virus patogenicos de insetos. Biologia Molecular de baculovirus: variantes geneticos e especificidade.em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
30.
  Biologia Molecular de Plantas.Genética molecular de diversos aspectos do metabolismo vegetal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
31.
  Biologia Evolutiva de Insetos Fitofagos.em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
32.
  Biologia Molecular de Plantas. Analise Genetica de Plantas atraves de marcadores moleculares.em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
33.
  Resistência a estresses em plantas.A resistência das plantas a estresses ambientais como seca e toxicidade condicionada por metais tóxicos é de importância fundamental para a agricultura brasileira. O grupo de pesquisa está envolvido na identificação e isolamento de genes que conferem resistência ao alumínio, bem como na elucidação dos mecanismos moleculares envolvidos no processo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
34.
  Investigacao de mecanismos de regulacao transcricional em eucariotos. O objetivo basico do trabalho ser desenvolvido e a compreensao, a nivel molecular de mecanismos de regulacao transcricional de organismos eucariotos, empregando a levedura Saccharomyces cerevisiae. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
35.
  Variabilidade genetica em moluscos.Estudar a variabilidade em populacoes de moluscos com diferentes habitos reprodutivos, provenientes de varias localidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
36.
  Estudo da Estrutura e Expressao de Genes Mitocondriais em Plantas Superiores. Identificação de novos genes mitocondriais em plantas superiores através de hibridizações heterólogas e análise de sua estrutura e expressão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
37.
  Padroes de variabilidade genetica em plantas.A proposta e estudar populacoes de plantas com os objetivos de: 1) comparar os padroes de insetos fitofagos aos de suas plantas hospedeiras; 2) fornecer informacoes que possam colaborar para a taxonomia e sistematica de reproducao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
38.
  Genetica populacional de Metarhizium anisopliae.Pela utilizacao de mutantes anxotroficos e perfil de molecular para se estabelecer a variacao de populacoes no ambiente quanto a persistencia ambiental, e avaliacao epizootiologica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
39.
  Sequenciamento do Genoma de Xylella fastidiosa. Determinação do genoma da Xylella fastidiosa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
40.
  Projeto genoma da cana-de-açúcar. Projeto genoma da cana-de-açúcar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
41.
  Análise da diversidade genética utilizando marcadores moleculares. Análise da diversidade genética de organismos através do uso de marcadores moleculares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
42.
  Expressão e Regulação Gênica em Eucariotos. O trabalho visa o estudo de genes expressos durante o desenvolvimento do embrião zigótico de Araucaria angustifolia incluindo os mecanismos de regulação gênica envolvidos no controle temporal e tecido específico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
43.
  Mapeamento de genes de importância econômica em plantas. Mapeamento de genes de importância econômica em plantas através de marcadores moleculares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
44.
  Variabilidade genética em populações naturais. Nesta linha de pesquisa procura-se estudar a variabilidade genética em populações naturais de plantas. Procura-se compreender a estrutura populacional das espécies e quantificar a diferenciação interespecífica, bem como fornecer informações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO.
 
45.
  Biologia Molecular de Parasitos. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA E EVOLUCAO, DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
46.
  Toxicologia e Toxinologia Celular e Tecidual. Investigação de substâncias de origem animal ou vegetal em sistemas biológicos, mimetizando vários fenômenos fisiopatológicos. São valiosos na indústria de biotecnologia e no desenvolvimento de componentes de interesse farmacológico e farmacêutico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA.
 
47.
  Tecnicas diagnosticas, levantamento epidemiologico e estudo das amostras e dos fatores de virulencia de fungos patogenicos. Vários agentes micóticos relacionados a infecções superficiais cutaneas subcutaneas, sistemicas e oportunistas no homem são abordados dentro desta linha de pesquisa. Os trabalhos sao desenvolvidos no sentido de se determinarmarcadores bioquimicos da doenca, por caracterização bioquimica, antigenica e posterior padronizacao de testes diagnosticos. Mais recentemente, trabalhos estão sendo desenvolvidos na pesquisa de mecanismos de recentemente, trabalhos especial os causadores de micoses profunda. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
48.
  Imunoparasitologia. Desde a decada de 1970 este grupo tem investigado as proteinase do Trypanossoma cruzi, tendo sido um dos primeiros laboratórios a relatar a presençae a caracterizar imunoquimicamente uma proteinase SH-dependente obtidas daformas epimastigotas do parasita, atualmente conhecida como cruzipaina. Projetos mais recentes tem dado continuidade a essa linha de investigação, procurando caracterizar as relações antigênicas,existente entre a proteinase das formas epimastigotas e aquelas encontradas nas demais formas evoluidas do T. cruzi, através da uilização de anticorpos monoclonais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
49.
  Imunofisiologia. Esta linha de pesquisa busca esclarecimento sobre a natureza fisiológica da ativação policlonal linfocitária, como uma manifestação decorente de diferentes estimulações do sistema imunológico: a partir de infecções experimentais de camundongos com diferentes patógenos (Trypanosoma cruzi, Yersinia enteroclitica); indução de tolerância paar aloenxertos em camundongos isogênicos com transfusões sanguineas prévias do doador para o receptor; esimulação com extratos de fitoterapicos usados na prática popular, ou de seus princiios ativos isolados,etc. A abrangência de analise da atividade do sistemaimunológico preve, além do estudo de parâmetros inflamatórias (fagocitose,migração celular, anaflaxia), o estudo da dinâmica dos repertórios linfocitários de órgãos linfóides secundários em especial do baco e dos tecidos damucosa gastrointe (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
50.
  Autoimunidade. Estudar os mecanismos envolvidos nas doencas auto-imunes tanto experimental como humana. Especificamente, a Encefalomielite Experimental Autoimune (EAE) modelo de estudo da Esclerose multipla. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
51.
  Imunodiagnostico na citricultura. Producão de anticorpos monoclonis para a capa proteíca do vírus da Tristeza para permitir o estabelecimento de imunodiagnóstico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
52.
  Genetica da resistencia de camundongos ao Trypanosoma cruzi. Várias metodologias de trabalho são utilizadas com a finalidade de estudar o mecanismo da resistência ao Trypanosoma cruzi, visando mapear o(s) gene(s) que controla(m) o fenomeno da resistência em camundongos isogênicos experimentalmente infectados com o tripanosomatideo. Para tanto, duas linhagens isogênicas :A/J (A) e C57BL/6 (B) foram desafiadas com 100000 tripomastigotas . O produto F1 (BA e AB)de ambas as linhagem é acasalado entre si para a produção de segregantes F2. O DNA de alto peso molecular extraído do baço de camundongos susceptíveis e resistentes ao T. cruzi é testado frente aos primers da região de interesse. Animais congênicos deverão ser produzidos com o fenótipo de resistência. O genoma scan e teste do qui quadrado estabelecem a distribuição de genes envolvidos no mecanismo de resistência do camundongo ao T. cruzi cepa Y.Linhagens recombinantes da Jackson são usadas para validar os resultados obtidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
53.
  Diagnóstico de infecções murinas em colônias de camundongos e ratos.Infecções bacterianas, virais e parasitárias em colonias de ratos e camundongos têm sido responsabilizadas por alterar resultados experimentais e causar doenças humanas associadas a manipulação de animais infectados com agentes zoonoticos. Soros de ratos e de camundongos sao avaliados por imunofluorescencia indireta, inibicao da hemaglutinacao e determinação enzimática da LDH para pesquisa de 21 virus murinos, dentre eles o virus da Hepatite murina, Rotavirus, citomegalovirus, Hantan, Coriomeningite linfocitária, Sendai, Ectromelia, Coronavirus de Rato, Encefalomielite de Theiler, Reo tipo3. Dentre as bactériassão testadas a Pateurella pneumotropica, Clostridium piliforme, Mycoplasma pulmonis, Corynebacterium kutscheri, Bordetella bronchiseptica, Leptospira sp, Staphylococcus aureus, Staphylococcus sp coagulase negativo, Streptococcus sp beta hemoliticos (A,B,C,G), Streptococcus alfa hemolítico, gama hemoliticos, Streptococcus pneumoniae, Lysteria monocytogenes, Streptobacillus moniliformis, Salmonella sp, Shigella sp, Escherichia coli, Citrobacter rodentium, Citrobacter sp, Providencia sp, Enterobacter sp, Morganella morgani, Proteus mirabilis, Proteus sp, Klebsiella pneumoniae, Klebsiella oxytoca, Klebsiella sp, Serratia sp, Yersinia enterocolitica, Pseudomonas aeruginosa. Fungos: Candida albicans/Candida tropicalis. Dermatofitos: Tricophyton mentagrophytes, Microsporum canis, Epidermophyton flocosum. Hemoparasitas: Eperythozoon coccoides e Haemobartonella muris. Toxoplasma gondii é também pesquisado dentre os servidores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
54.
  Inflamação. Caracterizacao da atividade funcional de NO na infecco experimental por T.cruzi. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
55.
  Estudo do envelhecimento da resposta imune e inflamatória em camundongos. Importantes alterações do sistema imune ocorrem com o envelhecimento e resultam, principalmente, de defeitos na regulação das funções das células desse sistema. Tais alterações tem sido responsabilizadas pela alta incidênciade cânceres, doenças auto-imunes e infecções na população de indivíduos idosos. Nosso objetivo é realizar um estudo sistemático do desenvolvimento daimunidade e da inflamação em camundongos, visando esclarecer aspectos relacionados a produção de mediadores imunes e inflamatórios (principalmente as citocinas e os radicais livres de oxigênio e de nitrogênio) bem como traçar um perfil das respostas de produção de anticorpos e respostas proliferativas de células T nesses animais, desde o período perinatal até a sua mortenatural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
56.
  Mecanismos de virulência de microorganismos. Através de técnicas bioquímicas e de biologia molecular procura-se determinar os mecanismos moleculares de patogenicidade bacteriana. As bactérias estudadas são: Escherichia coli e Salmonella sp de origem animal (aves, suínos, bovinos e humanos). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
57.
  Imunobiologia. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
58.
  Bactérias patogênicas diversas para o homen, animais e vegetais. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
59.
  Fatores de virulência em bactérias enteropatogênicas para o homen e animais. pendente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
60.
  Virologia Animal (DMI). em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
61.
  Microbiologia do Solo (DMI). em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
62.
  Imunobiológicos. Imunobiológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
63.
  Imunologia das doenças parasitárias e infecciosas. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.
 
64.
  Sistemática de angiospermas. As linhas de pesquisa nesta área compreendem estudos taxonômicos de gruposneotropicais, através da análise macromorfológica clássica e/ou com recurso a métodos numéricos, envolvendo principalmente análises multivariadas ede aglomerados, além de análises cladísticas. São produzidos trabalhos de revisão taxonômica, descricão de táxons novos, avaliacão do valor de caracteres, questões nomenclaturais e contribuicões florísticas regionais, incluindo check-list, descricão de táxons e chaves de identificacão. Os docentestem trabalhado prioritariamente com as familias Asteraceae, Apocynaceae, Fabaceae, Melastomataceae, Vochysiaceae e Ochnaceae, além de diversas famílias de hábito aquático de água doce, prdominantemente da subclasse Liliopsida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
65.
  Ecologia de populações de plantas. Uma população é um conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocorrem numcerto espaço. As populações podem ser caracterizadas por sua estrutura e dinâmica. A estrutura de uma população refere-se a como os indivíduos ocupamo espaço, como estão distribuídos em diferentes classes de idade, de desenvolvimento ontogenético ou tamanho. A dinâmica refere-se à variação quantitativa dos indivíduos e da estrutura no tempo. Os estudos visam descrever a estrutura das populações, relacionando-as com variações no ambiente. Visam ainda descrever a forma dos indivíduos ao longo de sua ontogenia, através de análises morfométricas utilizando modelos quantitativos. Têm como objetivo analisar a dinâmica das populações e os fatores que a influenciam. Objetivam conhecer as relações entre populações de espécies diferentes em uma comunidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
66.
  Citotaxonomia e evolução de plantas. São utilizados caracteres cromossômicos (número, tamanho, forma, distribuição de heterocromatina) e de núcleos interfásicos como subsídio ao estudo taxonômico e evolutivo de grupos vegetais diversos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
67.
  Estruturas secretoras em angiospermas. Efetuar levantamentos de tipos de estruturas secretoras em espécies pertencentes a diferentes famílias de Angiospermae, que ocupam formações vegetacionais definidas como, por exemplo, floresta, cerrado, campo rupestre, restinga e duna. Investigações morfológicas, histoquímicas e/ou ultra-estruturais serão desenvolvidas nas espécies portadoras destas estruturas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
68.
  Morfologia e anatomia de frutos, sementes e plântulas. Investigação de caracteres morfológicos e anatômicos de frutos, sementes eplântulas em desenvolvimento ontogenético visando fornecer subsídios à taxonomia e ecologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
69.
  Anatomia de órgãos vegetativos e florais. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
70.
  Ecofisiologia de plantas nativas. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
71.
  Biodiversidade e conservação de comunidades vegetais. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
72.
  Sistemática filogenética. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
73.
  Biologia da polinização e da reprodução em angiospermas. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA.
 
74.
  Ecologia de Comunidades e Ecossistemas. Análise sobre a estrutura e organização de comunidades naturais, interações e relações com o ambiente físico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA, DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA.
 
75.
  Ecologia de Populações. Estudo sobre a dinâmica e estrutura de populações, fatores abióticos e bióticos que regulam os seus crescimentos na natureza. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BOTANICA, DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA.
 
76.
  Entomologia Médica e Veterinária. Estudos:Artrópodos-praga assoc. fezes gado bovino e de seus inimigos naturais no sud. brasileiro. Da biologia, biologia populac. e controle de dípteros muscóides, dipteros califorideos e culicideos.\x0d\x0aBiologia de parasitoides.Da biologia de coleópter (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1969). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
77.
  Controle Biológico de Pragas de Interesse Agrícola. Estudo controle microbiano de pragas de lavoura e de insetos hematófagos. Controle integrado de pragas de algodão, milho, soja e outros cultivos do sudeste brasileiro. Verif. do papel do parasitóide Microcharops anticassiae na disseminação do fungo.... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
78.
  Epidemiologia e Controle das Parasitoses Intestinais. São feitos estudos sobre prevalência, incidência e epidemiologia dos principais parasitos que habitam o intestino do homem e de outros animais. Estudos sobre veiculação das formas infectantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
79.
  Imunidade em Vetores do Schistosoma Mansoni. Estudam-se as reações de caráter imune (celular e humoral) em moluscos planorbídeos do gênero Biomphalaria parasitado por Schistosoma mansoni ou por outros Digenea. Outro enfoque e feito em moluscos geneticamente selecionados para o caráter suscetibilidade do Schistosoma mansoni. Os mesmos parâmetros são avaliados em moluscos selecionados para o caráter resistência. Estuda-se também, o papel dos amebócitos e dos componentes não celulares da hemolinfa dos moluscos no desenvolvimento do trematódeo, bem como a ação da glicose e da hidrocortisona no desenvolvimento da larva do verme. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
80.
  Estudo da Esquistossomose Mansônica e de outros Trematódeos. Estudo das caracteristicas morfologicas e biologicas da linhagem OuH e MAPde Schistosoma mansoni resistentes a drogas esquistossomicidas/ Estudo da atracao miraxonal em moluscos planorbideos: verifica-se a atracao de miracidios exercida por moluscos sobre larvas de Schistosoma mansoni e analisa-sea constituicao da hemolinfa nos moluscos infectados.Estudo da acao do acucar no desenvolvimento do S. mansoni em planorbideos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
81.
  Comportamento de Srongyloides sp no Hospedeiro e no Meio Externo. Estudos sobre epidemiologia, aspectos controvertidos do ciclo biológico e comportamento de Strongyloides em concomitância com outros parasitas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
82.
  Parasitos de Peixes. Estudos de vários aspectos da relação parasito-hospedeiro em ambientes naturais e de cultivo de peixes. A prevalência e a intensidade de infecções por helmintos serão associadas a alterações ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
83.
  Trypanosomatidae: Relação Parasito-Hospedeiro, Imunidade e Ação de Drogas. Estudo da virulência de amastigotas de Leishmania amazonensis. Análise da resposta imune de camundongos de linhagens resistentes e susceptíveis infectados com Leishmania amazonensis, com ênfase no papel dos intermediários reativos de nitrogênio. Avaliação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
84.
  Coccidiose Aviária e de Outros Animais. Isolamento, caracterização de isolados e de isolados precoces das espécies de Eimeria. Estudos in vitro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
85.
  Sistemática de Roedores: A Perspectiva da Morfometria Geométrica. Variação e evolução craniana em populações de roedores. Investigação dos padrões e mecanismos responsáveis pela variabilidade craniana, utilizando métodos estatísticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
86.
  Ciência em Animais de Laboratório. São estudados o comportamento de diferentes linhagens de camundongos isogênicos em infecções por parasitas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
87.
  Cooperação na área de Imunoparasitologia. É caracterizado o perfil imunológico de animais imunodeficientes, tais como produçâo de anticorpos, marcadores imunológicos de linfócitos, antigenos de histocompatibilidade, reaçôes a enxertos autologos e heterologos, resposta a antigenos timo-dependentes e timo-independentes, produçâo de hibridomas, caracterizacao da resposta de camundongos imunodeficientes ao Trypanosoma cruzi e resposta de linhagens isogênicas recombinantes na tripanosomiase.
Algumas linhagens são avaliadas frente ao parasitismo por Toxoplasma gondii, Schistosoma mansoni, Cryptosporidium parvum e Plasmodium chabaudi. A relação parasito-hospedeiro é avaliada sem a interferência de agentes externos porque os animais são mantidos durante todo o experimento em isoladores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.

 
88.
  Epidemiologia da Criptosporidiose e Outros Protozoários Intestinais Emergentes. Realiza estudo sobre a epidemiologia das coccidioses entéricas humanas e de animais (ênfase no estudo dos fatores de risco relacionados com aquisiçãodestas protozooses). Também, realiza estudo sobre diagnóstico laboratorialdos protozoários formadores de oocistos (Filo Apicomplexa) e de esporos (Filo Microspora) em portadores de imunodeficiência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
89.
  Entomologia Forense. Determinação das espécies de Diptera e Coleoptera associadas a carcaças de suínos expostas em várias altitudes,diferentes regimes pluviométricos e cobertura vegetal na região de Cpns e determinação, em laborát. das taxas de desenvolvimento dos imaturos.. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
90.
  Manejo Integrado de Culicídeos e Simulídeos. Influência de cercárias e de microcrustáceos no controle de larvas de dípteros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
91.
  Estudo do Angiostrongylus costaricensis. pendente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
92.
  Cestódeos de aves. Estudos de cestodeos parasitas de galinhas de granja. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA.
 
93.
  Biodiversidade, Conservação e Manejo. Inventário de diversos grupos não econômicos de animais na região de maiordiversidade biológica conhecida, e trabalho com o povo tradicional da áreapara descobrir indicadores adequados da manutenção dessa diversidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA.
 
94.
  Taxonomia e Sistemática Animal. Descrição, nomenclatura, classificação, diversidade, distribuição e evolução de espécies do reino animal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA.
 
95.
  Biologia de Organismos. Estudos ecofisiológicos e de história natural de organismos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA.
 
96.
  Ecologia Aplicada. Pesquisas envolvendo a aplicação de teorias ecológicas em sistemas biológicos diretamente envolvidos com a atividade humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA.