Faculdade de Engenharia de Alimentos

Linhas de Pesquisa

1.
  Seguranca Alimentar e Nutricional. Estudo qualitativo e quantitativo de alimentos, sua produção, comercialização e consumo, visando diagnosticar a segurança alimentar e nutricional de populações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

2.
  Tecnologia Supercrítica Aplicada ao Processamento de Produtos Naturais. Estudo dos diferentes aspectos relacionados aos processos de extração, fracionamento e purificação de produtos naturais (óleos essenciais, aromas, corantes, estevia, vitaminas e similares) com dióxido de carbono pressurizado (supercrítico ou subcrítico) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

3.
  Tecnologia de Óleos, Gorduras e Oleaginosas. Aproveitamento de novas fontes para obtenção de óleos e gorduras. Utilização de resíduos industriais. Desenvolvimento de derivados especiais. Refinação de óleos e gorduras. Fracionamento e hidrogenação de óleos e gorduras. Biotecnologia de óleos e gorduras. Purificação de óleos por extração líquido-líquido. Desenho e formulação de gorduras especiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

4.
  Higiene de Alimentos. Pesquisa-se a efetividade de processos ou sistemas de controle na obtençãode produtos alimentícios de boa qualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

5.
  Atributos de Qualidade e Processamento de carnes. Pesquisar os efeitos de divesos fatores que influenciam na qualidade da carne bovina, tais como alimentação, genética, procedimentos de abate, resfriamento e congelamento, e testar métodos de previsão de rendimentos e qualidade química, física e organoléptica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

6.
  Tecnologia de Leite e Derivados. Desenvolvimento tecnológico de novos produtos. Produtos imitação. Estudos de rendimento. Otimização de processos. Avaliação de propriedades funcionais. Obtenção e uso de culturas lácticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

7.
  Embalagem e Estabilidade de Alimentos. Avaliação da interação entre alimento e material de embalagem tais como: corrosão de embalagens metálicas, migração de monômeros e aditivos da embalagem para o alimento, cinética de migração e modelos matemáticos para sua estimativa; métodos analíticos e instrumental para avaliação qualitativa e quantitativa, sistemas de acondicionamento (asseptico atmofera modificada). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

8.
  Tecnologia de Bebidas. Desenvolvimento tecnológico visando melhoramento de matérias primas e produtos existentes e produção de novos produtos nas áreas de café, refrigerantes, vinhos, cervejas e bebidas destiladas. Aproveitamento de resíduos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1973). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

9.
  Tecnologia de Frutas e Hortaliças. Desenvolvimento de tecnologia visando aproveitamento de frutas e hortaliças nacionais e produção de novos produtos. Otimização de processos e utilização de resíduos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1973). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

10.
  Tecnologia de Cacau e outros Theobromas: Chocolates, Derivados e Produtos Análogos. Obtenção, desenvolvimento de novos produtos, processamento e controle de qualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1973). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

11.
  Tecnologia de Cereais, Raízes e Tubérculos. Tecnologia de extrusão termoplástica de cereais, raízes e tubérculos para produção de produtos instantâneos e de conveniência. Tecnologia de extrusãopara produção de massas alimentícias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

12.
  Açucar de Cana, Derivados, Edulcorantes e Produtos Açucarados. Desenvolver novas tecnologias e novos produtos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

13.
  Engenharia Ecológica e Eco-Desenvolvimento. Análise da relação *Homem-Alimento - Meio Ambiente* usando a teoria geral de sistemas, balanços de *emergia*, modelos e simulações. Propostas de equipamentos, processos (sistemas integrados de produção) e políticas para o Desenvolvimento Sustentável. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

14.
  Informática Aplicada e Automação de Processos na Indústria de Alimentos. Desenvolvimento de software para cálculo de operações unitárias. Preparação de dispositivos de controle eletrônico de processos (interfaces, sensores, ativadores). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

15.
  Ciência Básica e Medidas Físicas. Analise, caracterização e especificação das propriedades físicas da matéria prima e alterações da mesma em função da agressividade do meio. Desenvolvimento ou adaptação de equipamentos ou técnicas de medidas visando quant. as prop. físicas alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1972). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

16.
  Separações Físicas. Estudo de Separações Físicas: 1) Destilação extrativa e azeotropica: obtenção de substâncias puras (Etanol Anidro); 2) Purificação de ácidos orgânicos por extração com solvente; 3) Recuperação de proteinas por precipitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

17.
  Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos. Desenvolvimento de novos produtos e processos. Engenharia e otimização viabilidade econômica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

18.
  Bioengenharia e Biotecnologia. Desenvolvimento e caracterização cinética de processos microbianos e enzimáticos. Fermentações alcoolicas. Tratamento de resíduos. Reatores bioquímicos - projeto e operação. Modelagem, simulação e controle de processos bioquímicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1969). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

19.
  Refrigeração. Avaliação dos mecanismos de transferência de calor e de massa no produto esua influência no projeto e otimização de sistemas de resfriamento, congelamento e estocagem de alimentos. Recuperação e conservação de energia. Bombas de calor. Acumulação de gelo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

20.
  Consumo e Hábito Alimentar. Análise econômica, sócio-cultural e nutricional do consumo e hábito alimentar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

21.
  Bioquímica Nutricional de Lípides. Avaliação do efeito de lípides sobre organismos de modelos experimentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

22.
  Análise Sensorial dos Alimentos. Estudar através de metodologias sensoriais específicas, atributos de aparências, aroma, sabor e textura dos alimentos, correlacionando as medidas sensoriais com medidas instrumentais (colorimetrimétricas, cromotográficas, reológicas). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

23.
  Racoes para roedores de Bioterios. Neste estudo avalia-se a qualidade da racao em termos de nutrientes, qualidade microbiologica, assim como estudo do PERop das racoes comparada a padroes internacionais com caseina(AIN90). Dos resultados obtidos o Cemib tem assegurada que o padrao nutricional da racao apos autoclavacao mantem todos os parametros de crescimento e produtividade da colonia de animais. Este trabalho tambem visa o assessoramento na escolha de fornecedor, para que a elaboracao de nutrientes obedeca as exigencias dos animais. O desenvolvimento desta linha de pesquisa e feito na Faculdade de Engenharia de Alimentos, no Departamento de Nutricao (DEPAN). A Unicamp também participa na captação de novas empresas para desenvolvimento de rações para animais de laboratório. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

24.
  Microestrutura de Alimentos. Análise microscópia da matéria prima vegetal ou animal e do alimento processado. Uso de técnicas de microscopias ópticas com filtros para polarização, fluorescência e contraste de fase. Localização histoquímica de estruturasamiláceas, lipídicas e proteica. Resolução das interações que os componentes estruturais do alimentos estabelecem após manipulação física e química. Análise de imagem, microscopia confocal e microscopia eletrônicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

25.
  Políticas Agro-Alimentares. Análise das políticas que visam promover a segurança alimentar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

26.
  Análise sensorial e instrumental de parâmetros sensoriais em alimentos.Estudar através de metodologias sensoriais específicas, atributos de aparência, aroma, sabor e textura dos alimentos, correlacionando as medidas sensoriais com medidas instrumentais (colorimétricas, cromatográficas, reológicas). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

27.
  Aproveitamento e avaliação de nutrientes obtidos de subprodutos e resíduos da indústria de alimentos.Análise, extração, purificação, avaliação e aproveitamento de nutrientes recuperados de sub-produtos e resíduos do processamento de alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

28.
  Aspectos metabólicos e bioquímicos de macro e micro nutrientes de alimentos.Estudo da interação isolada ou conjunta de macro e micro nutrientes com o organismo de modelos experimentais, considerando-se aspectos como biodisponibilidade, efeitos do preparo, processamento e valor nutritivo dos nutrientes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

29.
  Desenvolvimento e avaliação de alimentos com características nutricionais especiais.Desenvolvimento e avaliação de produtos alimentícios originais, visando atender as demandas de diferentes faixas etárias, categorias de dispendio energético e condições de saúde. Estudo das peculiaridades composicionais de fontes convencionais e não convencionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

30.
  Efeitos do processamento e armazenamento na estabilidade de nutrientes e alimentos.Estudos da cinética da destruição de vitaminas e pro-vitaminas em função do processamento e armazenamento dos alimentos. Estudo das alterações dos componentes do alimento. Formulação de propostas tecnológicas visando preservar macro e micronutrientes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

31.
  Química, funcionalidade e aplicação de proteínas e outros biopolímeros em alimentos.Microencapsulação de aditivos alimentares (corantes, acidulantes, agentes de sabor e microorganismos) e filmes comestíveis. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO.

32.
  Efeito de Processos Térmicos sobre Microorganismos.Otimização de processos térmicos de alimentos. Performance das embalagens de alimentos termo-processadas. Fungos termoresistentes em sucos de frutas.Inibição da germinação de esporulados termoresistentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

33.
  Carboidratos e Polissacarídeos. Polissacarídeos de microorganismos: produção, modificação, propriedades reológicas e aplicações. Polissacarídeos de plantas: obtenção, propriedades reológicas e aplicações. Modificação e estruturas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

34.
  Microorganismos Responsáveis por Toxinfecções Alimentares. Enteroxinas estafilocócicas - Analises Imunológicas e Imunoenzimáticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

35.
  Vitaminas em Alimentos. Desenvolvimento e validação de métodos para determinação de vitaminas lipossoluveis e hidrossoluveis. Efeitos do processamento e estocagem. Teores emalimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

36.
  Sistemática de Microrganismos de Interesse Industrial e Ambiental. Caracterização quimiotaxonômica e molecular de bactérias láticas contaminantes de fermentação alcoólica e produção de probióticos; seleção e triagem de bactérias láticas de interesse industrial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

37.
  Fisiologia e Metabolismo de Microrganismos. Fisiologia e metabolismo de microrganismos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

38.
  Aditivos e Contaminantes em Alimentos. Metodologia analítica para determinação de aditivos e contaminantes. Avaliação da ingestão potencial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

39.
  Compostos Volateis em Alimentos. Composição de voláteis de frutas tropicais. Efeito do processamento e armazenamento na composição de voláteis. Quimiometria: uso de método multivariado para determinação da qualidade do aroma de alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

40.
  Lipídios e Colesterol: Análises, Fatores Influentes e Oxidação. Lipídios e Colesterol: Análises, Fatores influentes e oxidação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

41.
  Micotoxinas em Alimentos. Desenvolvimento e validação de métodos. Incidência. Fatores que influenciam a produção no campo e na estocagem. Efeitos de processamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

42.
  Fibras Alimentares. Avaliação nutricional e efeitos fisiológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

43.
  Biorremediação e Biodegradação. Utilização de microorganismos e/ou enzimas na degradação de poluentes orgânicos (ex.compostos fenólicos, hidrocarbonetos, derivados clorados de lignina, etc...), uso de microorganismos e/ou enzimas lignoceluloliticas na utilização de resíduos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

44.
  Corantes Naturais. Corantes naturais: obtenção e caracterização de pigmentos naturais obtidosde plantas brasileiras. Extração/ purificação e estabilidade de pigmentos naturais. Copigmentação. Produção de corantes naturais por cultura de tecidos de plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

45.
  Alimentos Funcionais e Compostos Biologicamente Ativos. Estudo bioquímico de compostos biologicamente ativos presentes em alimentos funcionais e in natura e seus efeitos biológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

46.
  Comunicação Eletrônica de Dados em Ciência e Tecnologia. Comunicação eletrônica de dados em ciência e tecnologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

47.
  Carotenóides e Provitaminas A. Composição de carotenóides e valor de Vitamina A de Frutas e Hortaliças. Efeitos de variáveis agrícolas, processamento e estocagem. Decomposição de carotenóides. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

48.
  Enzimas e Microrganismos de Interesse Industrial e Produção de Compostos por Via Biotecnológica. a definir (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.