Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Análises Histórico-Discursivas da Linguagem. Objetiva-se realizar análises histórico-discursivas de fatos de linguagem em domínios diversos: política, educação, mídia, urbanismo, leitura, ciência, ecologia e meio-rural. Visa-se compreender diferentes processos de identificação no contexto brasileiro, através da análise histórica das práticas significantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
2.
  Estudos dos Processos de Significação no e do Espaço Urbano. O Espaço Urbano envolve diversas formas de significação. Essa linha de pesquisa deve abranger estudos que trabalham com os processos que resultam nessas formas assim como os modos de identificação próprios às diferentes práticas sociais urbanas: as do cotidiano da rua e também as de administração , organização, planejamento e prospecção. A questão da memória e da história das cidades assim como a atividade artística e cultural merecem nossa atenção, junto à pesquisa que incide sobre movimentos sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
3.
  Núcleo de Jornalismo Científico: Estudos dos processos de produção e divulgação do Jornalismo Científico. Objetiva estimular pesquisas interdisciplinares objetivando o acompanhamento dos meios de comunicação e sua interface com a sociedade. Pretende-se estabelecer um Fórum permanente de discussões jornalísticas e científicas, envolvendo os profissionais oriundos de diversas áreas do conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
4.
  Comunicação Esportiva. Objetiva pesquisar as tendências da produção e divulgação da mensagem esportiva nos meios de comunicação e sua relação com o Jornalismo Científico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
5.
  Novas tecnologias de divulgação e Jornalismo Científico. Objetiva investigar o impacto de novas tecnologias nos meios de comunicação e também a produção, recepção e transmissão de informações científicas e tecnológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
6.
  Estudos do Léxico Urbano. Análise do léxico em textualidades próprias do meio urbano a partir de uma perspectiva discursiva. Estudos de lexicologia e lexicografia. Análise histórico-discursiva de dicionário. Montagem de corpus eletrônicos com textos mediáticos, literários e jurídicos. Auxílio à elaboração de dicionários, enciclopédias e material de apoio ao ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
7.
  Estudos da Mídia, da Cultura e da Sociedade. Objetiva a reflexão crítica sobre o papel das estruturas institucionais na dinâmica das sociedades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).