Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Planejamento de sistemas de Merenda Escolar. O processo de descentralização da Merenda Escolar é estudado nos seus vários aspectos: cobertura nutricional garantida constitucionalmente; planejamento e gestão em nível local. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
 
2.
  Industrializacao e comercializacao de excedentes agricolas na agricultura familiar. Objetiva avaliar o processo de produção e comercialização de produtos agricolas no intuito de desenvolver tecnologias viáveis para aproveitamento de produtos não comercializáveis e processos para assegurar o escoamento de produção de pequenas propriedades ou empresas familiares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
3.
  Análise socioeconômica e desenvolvimento de competências objetivando a agricultura familiar.Esta linha procura compreender as formas e os mecanismos de distribuição e comercialização de produtos agropecuários e capacitar produtores rurais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
4.
  Obtenção de produtos proteícos modificados. Objetiva desenvolver proteínas modificadas (plasteína) por método enzimático para uso clínico (PPL) em casos de impossibilidade de aleitamento materno e alergia às proteínas do leite de vaca e soja. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).
 
5.
  Avaliacao e producao tecnologica de dietas enterais caseiras.Objetiva avaliar formulações não industrializadas (caseiras) para dieta enteral quanto ao valor nutritivo,caracteristícas físico-químicas, custo e tipos de alimentos; obter formulações de dieta para consumo domiciliar com melhores caracteristicas físico-químicas e valor nutritivo, utilizando alimentos convencionais e industrializados de baixo custo, fácil aquisição e preparo, para pacientes impossibilitados de alimentar-se por via oral; obter formulações para dieta enteral com alimentos convencionais e industrializados de baixo custo e fácil preparo para processamento industrial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
6.
  Aspectos tecnológicos do processamento de frutas de clima tropical e temperado. Objetiva aprimorar a qualidade da fruta fresca e processada,de modo a permitir melhores condições de transporte e comércio, através de tecnologias atualizadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
7.
  Segurança Alimentar. Esta linha aborda a temática Segurança Alimentar em sentido amplo, englobando tanto "food security" como "food safety" (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
8.
  Abastecimento de alimentos. Abastecimento de alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).