Instituto de Química
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Cinética Química. Cinética Química (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).
 
2.
  Análise de Alimentos. Análise de Alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).
 
3.
  Eletroquímica. Estudo de fenomenos de transporte, induzido por campo elétrico, em sistemas interfaciais. Modelagem e consequências. Síntese e Caracterização eletroquímica de compostos de valência mista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
4.
  Farmacologia. Farmacologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).
 
5.
  Métodos Radioanalíticos. Métodos Radioanalíticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).
 
6.
  Reações de Organometálicos. Reações de Organometálicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).
 
7.
  Instrumentação e Automação em Química Analítica. Desenvolvimento de metodologias analíticas em sistemas de análise por injeção em fluxo, em fluxo monossegmentado e com injeção sequencial (SIA) construção de analisadores automáticos. Desenvolvimento de sensores químicos de fibras ópticas. Desenvolvimento de espectrofotômetros UV-VIS-IV próximo baseados em arranjos de diodos ou transformada de Hadamard. Desenvolvimento demanipulador automático de soluções e titulador gravimétrico. Desenvolvimento de sistema voltamétrico multicanal baseado em arranjo de ultramicroeletrodos. Construção de condutivímetro diferencial para análises em fluxo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
8.
  Métodos Analíticos de Separação. Análise de compostos organoalogenados em água por cromatografia gasosa; preparação de novas fases estacionárias para cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência; pré-concentração e separação de metais em águas naturais por extração líquido-sólido; separações utilizando sistemasternários de solventes; separação e determinação de elementos usando sistemas multicomponentes unifásicos; computação aplicada à cromatografia; desenvolvimento de métodos de preparação (pré-concentração) de amostras e de derivação para análise cromatográfica; classificação de amostras por quimiometria utilizando dados cromatográficos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
9.
  Métodos Eletroanalíticos. Desenvolvimento de eletrodos enzimáticos e eletrodos quimicamente modificados; aplicações de polarografia e voltametria. Biossensores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
10.
  Métodos Espectroanalíticos. Determinações seletivas por emissão atômica com plasma de microondas e ICP-AES; determinação de traços de metais em amostras ambientais por espectroscopia atômica ou molecular; desenvolvimento de métodos para determinação demetais que geram hidretos voláteis por espectrometria atômica. Determinação de matrizes de drogas por absorção atômica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
11.
  Química Ambiental. Fotodegradação de compostos orgânicos de ocorrência natural; digestão de amostras em forno de microondas; desenvolvimento de propriedades sensoriais tratamento de efluentes industriais e de métodos de campo para análise de água e solo. Estudo experimental de sistemas químicos *modelo* com o intuitode explicar processos que ocorrem no meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA .
 
12.
  Sensores químicos baseados em fibras ópticas. Sensores químicos baseados em fibras ópticas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
13.
  Análise em fluxo. Análise em fluxo monossegmentado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
14.
  Quimiometria. Quimiometria - aplicação de métodos matemáticos e estatísticos na solução de problemas químicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .
 
15.
  Estudos polarográficos e voltamétricos de metais pesados em diversas matrizes, tais como ligas metálicas, solo, plantas.. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
16.
  Métodos Cinéticos em Química Analítica. Métodos Cinéticos em Química Analítica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
17.
  Ensino de Química. Estudos sobre o processo de ensino/aprendizagem de Química. Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino e de Química. Programas de formação continuada de professores. Propostas para aprimorar as habilidades de pós-graduandos para exercício da docência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA , DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .
 
18.
  Métodos de Análise de Toque. Métodos de Análise de Toque (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
19.
  Preparo de Amostras. Preparo de Amostras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.
 
20.
  Biomassa, carboquímica e petroquímica. Aproveitamento de biomassa e resídudos industriais e agrícolas; petroquímica e geoquímica orgânica: estudos da composição de ácidos naftênicos em petróleo brasileiro; uso de óleos vegetais em substituição ao óleo Diesel. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
21.
  Catálise homogênea e heterogênea. Oxidação seletiva de hidrocarbonetos saturados catalisados por metais de transição; reações de fotocatálise heterogênea; uso de catalisadores Ziegler-Natta suportados; catálise básica, zeólitos como catalisadores de oxidação, heteropoliácidos como catalisadores de oxidação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .
 
22.
  Ciência de materiais: química do estado sólido. Preparação de superfícies sólidas quimicamente modificadas; estudos com sílica funcionalizada com íons metálicos, de materiais com estruturas lamelares e de outros reagentes suportados; interações hospedeiro-convidado: compostos de inclusão de ciclodextrina; vidros e cerâmicos de óxidos com resistência mecânica elevada. Fosfatos amorfos. Pigmentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .
 
23.
  Cristalografia de raio-X.Caracterização de sólidos inorgânicos, organometálicos e polímeros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
24.
  Medidas eletroquímicas (CV, polarografia, SWV, ...) de compostos de coordenação e organometálicos, em solventes não aquosos. Caracterização e investigação de mecanismos através de técnicas eletroquímicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
25.
  Química de Coordenação. Síntese e propriedades de compostos organometálicos, de clusters carbonílicos homo e heteronucleares, de carbonilas metálicas heteronucleares; estudo de moléculas orgânicas coordenadas a metais de transição; estudo de complexos com ligantes organossilanos; estabilização de compostos instáveis organometálicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
26.
  Propriedades de superfícies sólidas quimicamente modificadas. Propriedades de superfícies sólidas quimicamente modificadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .
 
27.
  Performance de anti-oxidantes em borracha vulcanizada. Performance de anti-oxidantes em borracha vulcanizada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
28.
  Polímeros condutores aplicados em dispositivos eletrocrômicos e células fotogalvânicas. Polímeros condutores aplicados em dispositivos eletrocrômicos e células fotogalvânicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
29.
  Montagem de baterias utilizando polímeros condutores. Montagem de baterias utilizando polímeros condutores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
30.
  Compositos polímero condutores/polímeros isolantes. Compositos polímero condutores/polímeros isolantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
31.
  Compostos de polipirrol e PVC. Compostos de polipirrol e PVC (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
32.
  Propriedades eletroquímicas da poli(anilina) obtida quimicamente. Propriedades eletroquímicas da poli(anilina) obtida quimicamente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
33.
  Catalisadores e biocatalisadores suportados. Catalisadores e biocatalisadores suportados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .
 
34.
  Silarilenos - siloxanos, obtenção e correlação estrutura-propriedades. Silarilenos - siloxanos, obtenção e correlação estrutura-propriedades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
35.
  Redes poliméricas interpenetrantes e copolímeros envolvendo polímero orgânico e silicona. Redes poliméricas interpenetrantes e copolímeros envolvendo polímero orgânico e silicona (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
36.
  Poli(organossilanos) como precursores de SiC. Compósitos cerâmica-matriz-cerâmica e metal-matriz-cerâmica. Poli(organossilanos) como precursores de SiC. Compósitos cerâmica-matriz-cerâmica e metal-matriz-cerâmica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
37.
  Reações térmicas, fotolíticas e catálise. Reações térmicas, fotolíticas e catálise (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
38.
  Ciclooligomerização e cooligomerização de olefinas, em presença de compostos de metais de transição. Ciclooligomerização e cooligomerização de olefinas, em presença de compostos de metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1976). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
39.
  Preparação e reatividade de catalisadores de materiais do grupo VIII imobilizados em suporte. Preparação e reatividade de catalisadores de materiais do grupo VIII imobilizados em suporte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
40.
  Oxidação seletiva de hidrocarbonetos saturados, catalisada por metais de transição. Oxidação seletiva de hidrocarbonetos saturados, catalisada por metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
41.
  Catálise da reação de Simmons-Smith. Catálise da reação de Simmons-Smith (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
42.
  Ativação de heterociclos nitrogenados de três membros, promovida por compostos de metais de transição. Ativação de heterociclos nitrogenados de três membros, promovida por compostos de metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
43.
  Compostos organometálicos obtidos em reações de heterociclos tensionados com compostos de metais de transição. Compostos organometálicos obtidos em reações de heterociclos tensionados com compostos de metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
44.
  Espectroscopia vibracional aplicada a estudos de superfície. Espectroscopia vibracional aplicada a estudos de superfície (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
45.
  Ciclocondensação de heterociclos tensionados em presença de compostos de metais de transição. Ciclocondensação de heterociclos tensionados em presença de compostos de metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
46.
  Transformação metatética de óleos vegetais em insumos para indústrias de surfactantes. Transformação metatética de óleos vegetais em insumos para indústrias de surfactantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
47.
  Carbonilas metálicas heteronucleares: síntese, caracterização, estudos de mecanismos de reação e possíveis aplicações catalíticas. Carbonilas metálicas heteronucleares: síntese, caracterização, estudos de mecanismos de reação e possíveis aplicações catalíticas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
48.
  Polimerização de propileno em presença de catalisadores de Ziegler/Natta suportados. Polimerização de propileno em presença de catalisadores de Ziegler/Natta suportados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
49.
  Caracterização de catalisadores heterogêneos de metátese de olefinas à base de rênio, utilizando métodos espectroscópicos, volumétricos e reatividade química. Caracterização de catalisadores heterogêneos de metátese de olefinas à base de rênio, utilizando métodos espectroscópicos, volumétricos e reatividade química (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
50.
  Química orgânicas insaturadas coordenadas à ferro carbonilas estrutura e reatividade. Química orgânicas insaturadas coordenadas à ferro carbonilas estrutura e reatividade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
51.
  Cinética e mecanismos de hidrólise ácida de complexo ferro (II) diiminas. Cinética e mecanismos de hidrólise ácida de complexo ferro (II) diiminas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
52.
  Síntese de clusters carbonílicos homo e heteronucleares de metais de transição envolvendo ligantes polidentados, eletroquímica. Síntese de clusters carbonílicos homo e heteronucleares de metais de transição envolvendo ligantes polidentados, eletroquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
53.
  Síntese, reatividade e estudos estruturais de clusters metálicos de carbonila contendo ligantes fosforados insaturados por comparação com derivados análogos recente. Síntese, reatividade e estudos estruturais de clusters metálicos de carbonila contendo ligantes fosforados insaturados por comparação com derivados análogos recente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
54.
  Química organometálica de superfície de metais dos grupos 5 e 6 aplicada à reação catalítica de metátese de olefinas organometálica. Química organometálica de superfície de metais dos grupos 5 e 6 aplicada à reação catalítica de metátese de olefinas organometálica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
55.
  Síntese de compostos organosílicos e ancoragem em superfícies de sólidos. Síntese de compostos organosílicos e ancoragem em superfícies de sólidos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
56.
  Imobilização de moléculas em superfície de sílica gel. Imobilização de moléculas em superfície de sílica gel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
57.
  Óxidos metálicos enxertados sobre sílica. Óxidos metálicos enxertados sobre sílica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
58.
  Energética de Ligações. Energética de ligações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
59.
  Sílica organofuncionalizada. Sílica organofuncionalizada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
60.
  Compósitos de óxidos de metálicos celulose. Compósitos de óxidos de metálicos celulose (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
61.
  Química de Materiais. Química de materiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .
 
62.
  Trocadores inorgânicos. Trocadores inorgânicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
63.
  Interações hospedeiro-convidado: compostos de inclusão da ciclodextrina (alfa, beta e gama). Interações hospedeiro-convidado: compostos de inclusão da ciclodextrina (alfa, beta e gama) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
64.
  Vidros e cerâmicas de óxidos e outros precursores de metais pesados. Vidros e cerâmicas de óxidos e outros precursores de metais pesados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
65.
  Materiais para optoeletrônica. Materiais para optoeletrônica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
66.
  Materiais cerâmicos com resistência mecânica e/ ou biocompatíveis. Materiais cerâmicos com resistência mecânica e/ ou biocompatíveis (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
67.
  Síntese de compostos organometálicos que apresentem ligação M.T.-Si(onde MT = metal de transição). Síntese de compostos organometálicos que apresentem ligação M.T.-Si(onde MT = metal de transição) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
68.
  Termoquímica de quelatos. Termoquímica de quelatos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
69.
  Síntese e caracterização de peneiras moleculares micro e mesoporosas. Estudo de reatividade.Síntese e caracterização de peneiras moleculares micro e mesoporosas. Estudo de reatividade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
70.
  Óleos vegetais como substitutos de óleo diesel. Óleos vegetais como substitutos de óleo diesel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
71.
  Aproveitamento de biomassas. Aproveitamento de biomassas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
72.
  Reações catalíticas com dióxido de carbono. Reações catalíticas com dióxido de carbono (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
73.
  Termoquímica de adutos de acetilocetonatos de alguns elementos de transição bivalentes e ligantes contendo nitrogênio ou oxigênio como átomo doador. Termoquímica de adutos de acetilocetonatos de alguns elementos de transição bivalentes e ligantes contendo nitrogênio ou oxigênio como átomo doador (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
74.
  Termoquímica de adutos de trialetos de arsênio e ligantes contendo nitrogênio ou oxigênio como átomo doador. Termoquímica de adutos de trialetos de arsênio e ligantes contendo nitrogênio ou oxigênio como átomo doador (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
75.
  Termoquímica de intercalação. Termoquímica de intercalação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
76.
  Microcalorimetria. Microcalorimetria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
77.
  Ciência dos materiais: materiais para fotônica e óptica não-linear. Vidros dopados com microocristalitos semicondutores: obtenção, caracterização e propriedades. Vidros de metais de transição com elevados índices de refração não-linear: obtenção, caracterização e propriedades. Guias de onda em substratos vítreos obtidos por troca-iônica. Novos compósitos vidro/polímeros condutores. Filmes de óxido policristalinos obtidos via MOD (molecular organic decomposition). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
78.
  Estudo da reatividade de peneiras moleculares por cinética intrazeolítica. Estudo da reatividade de peneiras moleculares por cinética intrazeolítica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
79.
  Modificação de resinas orgânicas com organossilanos. Modificação de resinas orgânicas com organossilanos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
80.
  Sistemas híbridos organo-inorgânicos obtidos pelo processo sol-gel. Sistemas híbridos organo-inorgânicos obtidos pelo processo sol-gel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
81.
  Obtenção de siliconas a partir da interconexão de oligômeros cíclicos. Obtenção de siliconas a partir da interconexão de oligômeros cíclicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
82.
  Poli(silsesquioxanos) - obtenção e estudo de propriedades. Poli(silsesquioxanos) - obtenção e estudo de propriedades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
83.
  Ação de agentes químicos na microbiologia do solo. Ação de agentes químicos na microbiologia do solo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
84.
  Reciclagem de polímeros orgânicos. Reciclagem de polímeros orgânicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
85.
  Oxidação seletiva de benzeno por fenol. Oxidação seletiva de benzeno por fenol (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
86.
  Oxidação seletiva catalisada por peneiras moleculares Redox. Oxidação seletiva catalisada por peneiras moleculares Redox (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
87.
  Encapsulamento de bases fortes em zeólitas. Encapsulamento de bases fortes em zeólitas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
88.
  Organometálicos suportados em zeólitos. Organometálicos suportados em zeólitos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
89.
  Cinética e mecanismo de reações de organometálicos ocluídos em zeólitos.Cinética e mecanismo de reações de organometálicos ocluídos em zeólitos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
90.
  Imobilização em sílica gel solo. Imobilização em sílica gel solo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
91.
  Intercalação em compostos lamelares. Intercalação em compostos lamelares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
92.
  Síntese orgânica - heterociclos nitrogenados. Síntese orgânica - heterociclos nitrogenados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
93.
  Ciências dos materiais: nanocompósitos e sistemas químicos integrados. Ciências dos materiais: nanocompósitos e sistemas químicos integrados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
94.
  Síntese e reatividade de heterociclos nitrogenados, em reações catalisadas por metais de transição. Síntese e reatividade de heterociclos nitrogenados, em reações catalisadas por metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
95.
  Termoquímica de adutos de acetilacetonato de elementos bivalentes da primeira série e ligantes contendo nitrogênio como átomo doador.- (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
96.
  Termoquímica de adutos de fenildihaloarsinas com anilina e derivados.- (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
97.
  Propriedade Sílica-Gel Químicamente Modificada.Modificação da superfície de sílica-gel com grupos organofuncionais visando a sua aplicação em processos de separação química, em pré-concentração demetais e reatividade química das espécies imobilizadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
98.
  Óxidos Mistos Binários de Sílica-Gel e Óxidos Metálicos.Preparação de óxidos mistos binários de sílica-gel e ions metálicos pelo processo sol-gel. Estudos da dispersão, sítios ácidos de Lewis e Bronsted, adsorção de espécies químicas e preparação de sensores químicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
99.
  Compósitos de Celulose-Óxidos Inorgânicos.Preparação de membranas semipermeáveis e aplicação em processos de adsorção e separação química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.
 
100.
  Espectroscopia. Espectroscopia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA .
 
101.
  Catálise. Catálise. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA , DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .
 
102.
  Sínteses e mecanismos em química orgânica. Estudos com compostos nitrogenados, neolignanas e seus análogos, sesquiterpenos oxigenados e nitrogenados, arilcetonas, arilciclobutanos, arilnaftalenos e enaminonas; compostos enantiomericamente puros; uso de fermentação naformação de centros quirais; uso de anéis pequenos, compostos de silício, carbohidratos, compostos homocíclicos e heterocíclicos e intermediários nitrogenados em sínteses. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
103.
  Espectrometria de Massas. Aplicações de espectrômetros de massa acoplados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
104.
  Química de produtos naturais. Isolamento, identificação e síntese de poliacetilenos, alcalóides quinolínicos, lignanas ariltetralínicas,feromônios; estudos com óleos essenciais, gorduras vegetais, plantas da Amazônia e produtos naturais marinhos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
105.
  Química ecológica. Estudo da relação planta-inseto em ecologia química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
106.
  Pesquisa e desenvolvimento de compostos com atividades biológicas. Pesquisa e desenvolvimento de compostos com atividades biológicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
107.
  Interação de estados excitados com ácidos nucleicos.Interação de estados excitados com ácidos nucleicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
108.
  Química dos reagentes suportados. Química dos reagentes suportados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
109.
  Fotoquímica e fotofísica de corantes orgânicos e de substâncias com interesse farmacológico em sistema miscelares. Fotoquímica e fotofísica de corantes orgânicos e de substâncias com interesse farmacológico em sistema miscelares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
110.
  Síntese de compostos orgânicos nitrogenados. Síntese de compostos orgânicos nitrogenados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
111.
  Utilização de anéis pequenos em síntese orgânica. Utilização de anéis pequenos em síntese orgânica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
112.
  Intermediários reativos nitrogenados. Intermediários reativos nitrogenados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
113.
  Utilização de composto de silício em sínteses orgânicas. Utilização de composto de silício em sínteses orgânicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
114.
  Síntese de produtos naturais - sesquiterpenos. Síntese de produtos naturais - sesquiterpenos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
115.
  Sínteses de compostos enantiomericamente puros. Sínteses de compostos enantiomericamente puros (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
116.
  Reações de enaminonas e diazocetonas. Reações de enaminonas e diazocetonas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1976). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
117.
  Síntese estereosseletiva de alcalóides pirrolizidínicos, indolizidínicos e quinolizidínicos. Síntese estereosseletiva de alcalóides pirrolizidínicos, indolizidínicos e quinolizidínicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
118.
  Reduções microbiológicas de arilcetonas w-substituídas. Reduções microbiológicas de arilcetonas w-substituídas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
119.
  Reatividade dos iodetos de 2-e-4-cloro-1-metilpiridínicos em reações SNAR. Reatividade dos iodetos de 2-e-4-cloro-1-metilpiridínicos em reações SNAR (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
120.
  Utilização de fermentação através da utilização de Saccharomices cerevisiae na formação de centros quirais. Utilização de fermentação através da utilização de Saccharomices cerevisiae na formação de centros quirais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
121.
  Reduções microbiológicas de dicetonas aromáticas e da função alfa -oxo e/ou beta-oxo de derivados de ácidos carboxílicos. Reduções microbiológicas de dicetonas aromáticas e da função alfa -oxo e/ou beta-oxo de derivados de ácidos carboxílicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
122.
  Utilização de fornos de microondas para reações orgânicas. Utilização de fornos de microondas para reações orgânicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
123.
  Síntese e estudo de RMN de carbono 13 de substâncias arilciclobutânicas. Síntese e estudo de RMN de carbono 13 de substâncias arilciclobutânicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
124.
  Síntese, caracterização e estudo de RMN de carbono 13 de complexos de inclusão da beta-ciclodextrina. Síntese, caracterização e estudo de RMN de carbono 13 de complexos de inclusão da beta-ciclodextrina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
125.
  Síntese e estudo de RMN de carbono-13 de lactonas arilnaftalênicas. Síntese e estudo de RMN de carbono-13 de lactonas arilnaftalênicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
126.
  Síntese de amino imidazois análogos a girolina. Síntese de amino imidazois análogos a girolina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
127.
  Isolamento produtos naturais marinhos. Isolamento produtos naturais marinhos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
128.
  Hyrtiosal e seus derivados. Hyrtiosal e seus derivados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
129.
  Ambriol-B. Ambriol-B (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
130.
  Estudos sobre a obtenção de bases de Mannich e J.amino alcoois. Estudos sobre a obtenção de bases de Mannich e J.amino alcoois (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
131.
  Síntese de terpeno-alfa-polipoda-tetraeno. Síntese de terpeno-alfa-polipoda-tetraeno (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
132.
  Fitoquímica do gênero Hymenaea. Fitoquímica do gênero Hymenaea (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
133.
  Derivados de ambergris de interesse econômico. Derivados de ambergris de interesse econômico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
134.
  Inibidores de enzimas, análogos de ácido siálico. Inibidores de enzimas, análogos de ácido siálico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
135.
  Sesquiterpenos oticamente ativos com propriedades adoçantes. Sesquiterpenos oticamente ativos com propriedades adoçantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
136.
  Ciclopropenonas e ilídeos de fósforo na obtenção de novos heterocíclicos. Ciclopropenonas e ilídeos de fósforo na obtenção de novos heterocíclicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
137.
  Obtenção de anéis pipiridinas e pirrolidinas, inibidores potenciais de glicosidades a partir de d-glucitol. Obtenção de anéis pipiridinas e pirrolidinas, inibidores potenciais de glicosidades a partir de d-glucitol (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
138.
  Síntese de carboidratos componentes de antibióticos e aminados. Síntese de carboidratos componentes de antibióticos e aminados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1976). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
139.
  Química dos antibióticos. Química dos antibióticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1979). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
140.
  Síntese e estudo das propriedades físico-químicas e biológicas de compostos com aplicações farmacológicas.Síntese e estudo das propriedades físico-químicas e biológicas de compostos com aplicações farmacológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
141.
  Síntese e estudo de RMN de carbono 13 de brassinosteroides. Síntese e estudo de RMN de carbono 13 de brassinosteroides (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
142.
  Síntese de produtos naturais enantiometricamente puros: Exploração de rotas sintéticas para a obtenção de alfa-e-beta-necrodol. Síntese de produtos naturais enantiometricamente puros: Exploração de rotas sintéticas para a obtenção de alfa-e-beta-necrodol (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
143.
  Óleos e gorduras vegetais da Amazônia para uso em cosméticos. Óleos e gorduras vegetais da Amazônia para uso em cosméticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
144.
  Pesquisa, desenvolvimento e análise de óleos essenciais. Pesquisa, desenvolvimento e análise de óleos essenciais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
145.
  Contribuição ao estudo químico do gênero aspidosperma. Contribuição ao estudo químico do gênero aspidosperma (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
146.
  Estudos estereoquímicos e conformacionais de alcalóides bisbenzilisoquinólicos. Estudos estereoquímicos e conformacionais de alcalóides bisbenzilisoquinólicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
147.
  Síntese de alcalóides naturais bioativos do tipo pirrolizidínicos e quinolizidínicos. Síntese de alcalóides naturais bioativos do tipo pirrolizidínicos e quinolizidínicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
148.
  Controle estereoquímico na adição de nucleófilos de carbono a íons N-acilimínios cíclicos.Controle estereoquímico na adição de nucleófilos de carbono a íons N-acilimínios cíclicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
149.
  Inibidores de renina. Resíduos amino ácidos oticamente ativos a partir de carboidratos. Inibidores de renina. Resíduos amino ácidos oticamente ativos a partir de carboidratos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
150.
  Síntese de alguns venenos de cobra. Síntese de alguns venenos de cobra (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
151.
  Métodos físicos em química orgânica. Métodos físicos em química orgânica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
152.
  Estudos de compostos análogos ao inseticida parathion. Estudos de compostos análogos ao inseticida parathion (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
153.
  Estudos de inseticidas organoclorados. Estudos de inseticidas organoclorados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
154.
  Análise de resíduos de agro-tóxicos por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria. Análise de resíduos de agro-tóxicos por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
155.
  Síntese enantiosseletiva de feromônios e de agliconas de antibióticos macrolídicos. Síntese enantiosseletiva de feromônios e de agliconas de antibióticos macrolídicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
156.
  Estudo fitoquímico de folhas de Miristicaceas da Amazônia. Estudo fitoquímico de folhas de Miristicaceas da Amazônia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1976). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
157.
  Estudo fitoquímico-farmacológico de plantas medicinais. Estudo fitoquímico-farmacológico de plantas medicinais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
158.
  Transformações síntese e estudo de RMN de carbono 13 de lignanas ariltetralínicas. Transformações síntese e estudo de RMN de carbono 13 de lignanas ariltetralínicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
159.
  Espectrometria de massas pentaquadrupolar de terceira ordem (EM3). Aplicações da espectrometria de massas pentaquadrupolar de terceira ordem (MS3 ou EM3) em estudos da química de íons na fase gasosa. Espectros multidimensionais e suas informações específicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
160.
  Química de poliacetilenos naturais. Química de poliacetilenos naturais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
161.
  Efeitos dos substituíntes na estrutura molecular de sistemas alifáticos e alicíclicos com elétrons PI. Efeitos dos substituíntes na estrutura molecular de sistemas alifáticos e alicíclicos com elétrons PI (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
162.
  Espectrometria de massas em tandem de terceira ordem (EM3) num espectrometro pentaquadrupolar. Espectrometria de massas em tandem de terceira ordem (EM3) num espectrometro pentaquadrupolar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
163.
  Estudos de espectrometria de massas num espectrômetro pentaquadrupolar. Estudos de espectrometria de massas num espectrômetro pentaquadrupolar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
164.
  Obtenção de intermediários quirais e seu uso na síntese de fármacos e produtos naturais. Obtenção de intermediários quirais e seu uso na síntese de fármacos e produtos naturais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
165.
  Flavanóides de leguminosas fitoquimicamente inéditas. Flavanóides de leguminosas fitoquimicamente inéditas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
166.
  Estudo teórico e experimental de reações ion/moléculas na fase gasosa e aplicações analíticas da técnica MIMS (Espectrometria de massas p/introdução via membrana). Aplicações analíticas e estudos da química de íons na fase gasosa através de reações entre íons e moléculas executadas em um espectrômetro de massas pentaquadrupolar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
167.
  Pré-tratamento fotoquímico de biomassas. Pré-tratamento fotoquímico de biomassas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
168.
  Aproveitamento de biomassa/estudo de resíduos agrícolas. Aproveitamento de biomassa/estudo de resíduos agrícolas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
169.
  Estudo da composição de ácidos naftênicos de petróleo brasileiro. Estudo da composição de ácidos naftênicos de petróleo brasileiro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
170.
  Estudo da fração de componentes ácidos carboxílicos de carvão da mina do faxinal localizado no estado do Rio Grande do Sul e síntese de biomarcadores. Estudo da fração de componentes ácidos carboxílicos de carvão da mina do faxinal localizado no estado do Rio Grande do Sul e síntese de biomarcadores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
171.
  Relação planta-inseto em ecologia química. Relação planta-inseto em ecologia química (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
172.
  Síntese de heptoses a partir de não-carboidratos.Síntese de heptoses a partir de não-carboidratos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
173.
  Reações de condensação aldólica complexas. Investigação metológica da influência de centros assimétricos distantes. Reações de condensação aldólica complexas. Investigação metológica da influência de centros assimétricos distantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
174.
  Estudo da dupla-diastereosseletividade na adição de alilsilanos e aliestananas quirais a aldeídos quirais. Estudo da dupla-diastereosseletividade na adição de alilsilanos e aliestananas quirais a aldeídos quirais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
175.
  Indução assimétrica 1,3 na adição de sililenoléteres, alilsilanos e alilestananas a aldeídos derivados do ácido málico. Indução assimétrica 1,3 na adição de sililenoléteres, alilsilanos e alilestananas a aldeídos derivados do ácido málico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
176.
  Adição de alilsilanos e alilestananas derivados de alfa-aminoácidos a aldeídos. Adição de alilsilanos e alilestananas derivados de alfa-aminoácidos a aldeídos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
177.
  Utilização de (S)-tritilóximetil-gama-butirolactana como auxiliar quiral em reações de adição conjugada assimétricas. Utilização de (S)-tritilóximetil-gama-butirolactana como auxiliar quiral em reações de adição conjugada assimétricas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
178.
  Adição de enolatos metálicos e sililenotéteres de cetonas derivadas de alfa-aminoácidos quirais a aldeídos quirais alfa e beta substituídos. Adição de enolatos metálicos e sililenotéteres de cetonas derivadas de alfa-aminoácidos quirais a aldeídos quirais alfa e beta substituídos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
179.
  Desenvolvimento da metodologia de espectrometria de massas em Tendem de terceira ordem (EM3) num espectrômetro pentaquadrupolar. Desenvolvimento da metodologia de espectrometria de massas em Tendem de terceira ordem (EM3) num espectrômetro pentaquadrupolar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
180.
  Estudos de reações íon/molécula por espectrometria de massas de estágios múltiplos em um espectrômetro de massas pentaquadrupolar. Estudos de reações íon/molécula por espectrometria de massas de estágios múltiplos em um espectrômetro de massas pentaquadrupolar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
181.
  Estudo teórico e experimental de reações íon/molécula na fase gasosa e aplicações analíticas da técnica MIMS. Estudo teórico e experimental de reações íon/molécula na fase gasosa e aplicações analíticas da técnica MIMS (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
182.
  Investigação e aplicação de novas metodologias em síntese orgânica visando a preparação de substâncias naturais e não naturais com potencial atividade farmacológica...Investigaão e aplicação de novas metodologias em síntese orgânica visando a preparação de substâncias naturais e não naturais com potencial atividadefarmacológica e ou aplicáveis a estudos em química medicinal ou biologia molecular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
183.
  Desenvolvimento e aplicações da técnica MIMS (espectrometria de massas por introdução via membrana): análise de traços de VOC's em água. Desenvolvimento e aplicações da técnica MIMS (espectrometria de massas por introdução via membrana): análise de traços de VOC's em água (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
184.
  Biotransformações utilizando microorganismos brasileiros.Biotransformações utilizando microorganismos Brasileiros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
185.
  Síntese de Produtos Naturais com atividades biológicas.Síntese de Produtos Naturais com atividades biológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
186.
  Síntese assimétrica de produtos naturais com atividades biológicas.Síntese assimétrica de produtos naturais com atividades biológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
187.
  Biocatálise: Utilização de microrganismos brasileiros.A linha compreende o estudo do potencial de microorganismos brasileiros biotransformarem matéria orgânica de baixo valor agregado em compostos enantiomericamente puros e de alto valor agregado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
188.
  Estudos de equilíbrio conformacionais por Ressonância Magnética Nuclear e Cálculos Teóricos.??? (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
189.
  Espectroscopia de massas.Espectroscopia de massas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
190.
  Físico-Química Orgânica. Físico-Química Orgânica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
191.
  Bioorgânica.Bioorgânica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
192.
  Desenvolvimento de Novas Metodologias Sintéticas. Desenvolvimento de novas metodologias sintéticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
193.
  Sínteses Totais e Parciais de Moléculas Orgânicas. Sínteses totais e parciais de moléculas orgânicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
194.
  Geoquímica Orgânica. Geoquímica Orgânica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
195.
  Produtos Naturais.Produtos Naturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
196.
  Aplicação de Cálculos Teóricos a Estrutura de Moléculas Orgânicas.Aplicação de Cálculos Teóricos a Estrutura de Moléculas Orgânicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.
 
197.
  Ciência de Materiais: Polímeros. Polímeros orgânicos e polímeros organometálicos: síntese e propriedades; caracterização de polímeros, morfologia, estrutura e morfogênese de polímeros; termodinâmica de polímeros e blendas poliméricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
198.
  Fotoquímica e fotobioquímica. Estudos de estados excitados; determinação de geometria molecular de excímeros; determinação de temperatura de transição de fases em polímeros orgânicos e no estado vítreo; fotoquímica e fotofísica de corantes orgânicos e desubstâncias de interesse farmacológico; fotoablação e fotopolimerização depolímeros por laser; aplicações técnicas de espectroscopia cinética no estudo de reações químicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
199.
  Química de concreto. Estudos da química de concreto de fibras naturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
200.
  Química Biológica. Interação entre íons e moléculas com proteínas e ácidos nucleícos; modificações químicas de ácidos nucleicos e a sua aplicação na manipulação de material genético; modificação, preparação, propriedades, estrutura e análise de complexos de interesse biológico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
201.
  Química Coloidal.Crescimento e transformações de fases, heterocoagulação; partículas ocas e géis; estabilidade de látex. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
202.
  Química Teórica. Estudos fundamentais da teoria mecânica molecular; estudos semi-empíricos de estrutura eletrônica; estudos teóricos de reatividade química e das relações quantitativas entre estrutura e atividade biológica; cálculo e medição de propriedades moleculares; farmacologia quântica; termodinâmica de líquidos via simulação computacional.
(1.06.03.07-7) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.

 
203.
  Quimiometria teórica. Análise de dados e sinais. 1) Desenvolvimento de métodos quimiométricos na solução de problemas em química teórica e química aplicada. 2) Aplicação de métodos de quimiometria a dados experimentais e industriais (químicos, e/ou não químicos) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
204.
  Radioquímica, química radionalítica e química de radiação. Estudos em fluorescência de raios-X; fotólise, radiólise, pirólise e química de transformações nucleares em compostos inorgânicos e orgânicos; reações de espécies de Cr(VI) e Cr(III)radiomarcadas em solução e no estado sólido; medidas de radônio na região de Campinas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
205.
  Ressonância magnética nuclear. Estudos estereoquímicos e conformacionais de compostos orgânicos ; estudoscom cristais líquidos liotrópicos e soluções micelares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
206.
  Métodos termoanalíticos.Métodos termoanalíticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
207.
  Miscibilidade de sistema polímero/polímero. Miscibilidade de sistema polímero/polímero (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
208.
  Ataque químico (etching) do imp em soluções de ácido clorídrico. Ataque químico (etching) do imp em soluções de ácido clorídrico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
209.
  Membranas poliméricas. Membranas poliméricas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
210.
  Emissão acústica de polímeros. Emissão acústica de polímeros (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
211.
  Microscopia. Microscopia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
212.
  Fibras naturais. Fibras naturais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
213.
  Interações entre polímeros e corantes. Estudo de blendas poliméricas por microscopia óptica de fluorescência e estudo dos seus processos de relaxação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
214.
  Obtenção e caracterização de látices, agregação de látices. Preparação, identificação de heterogeneidades e formação de filmes de látexes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
215.
  Morfologia de polímeros. Morfologia de polímeros (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
216.
  Reações interfaciais de siliconas. Compósitos e adsorção. Obtenção e aplicações de compósitos de silicona e sólidos inorgânicos particulados. Adesão e fratura em juntas adesivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
217.
  Fotoquímica e Fotofísica Clássica e com Lasers. Trabalha-se neste projeto com coramento seletivo de polímeros, blendas e fibras poliméricas utilizando-se sondas luminescentes cuja emissão seja sensível às propriedades do meio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
218.
  Métodos de Separação Química por Membranas. Obtenção e avaliação de membranas úteis em separação química. Desenvolvimento de métodos de separação química que utilizam membranas poliméricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
219.
  Heterocoagulação. Heterocoagulação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
220.
  Estudo semi-empírico de estrutura eletrônica molecular. Estudo semi-empírico de estrutura eletrônica molecular (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
221.
  Química Quântica Visual. Química Quântica Visual (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
222.
  Estudo da aplicabilidade de métodos ab initio na determinação de parâmetros para potenciais de pares ionicos. Estudo da aplicabilidade de métodos ab initio na determinação de parâmetros para potenciais de pares ionicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
223.
  Espectroscopia Vibracional. Análise vibracional de moléculas orgânicas. Compostos inorgânicos comuns e com estruturas lamelares através de espectroscopia infravermelho e Raman. Interpretação e previsão de espectros e intensidades vibracionais, usando o método dos tensores polares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
224.
  Aplicação de técnicas de espectroscopia cinética no estudo de reações químicas. Aplicação de técnicas de espectroscopia cinética no estudo de reações químicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
225.
  Espectroscopia vibracional (IV e Raman) para análise conformacional de cadeias poliméricas e determinação de transições de fases vítreas.Análise conformacional e propriedades físico-químicas de polímeros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
226.
  Fotoquímica e fotofísica de compostos orgânicos em soluções. Fotoquímica e fotofísica de compostos orgânicos em soluções (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
227.
  Espectroscopia laser opto-galvânica. Espectroscopia laser opto-galvânica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
228.
  Estudos espectroscópicos em jatos supersônicos pulsados. Estudos espectroscópicos em jatos supersônicos pulsados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
229.
  Fotoquímica e fotofísica de substâncias com atividades farmacológica em sistemas organizados (micelas, lipossomas e ciclodextrinas). Fotoquímica e fotofísica de substâncias com atividades farmacológica em sistemas organizados (micelas, lipossomas e ciclodextrinas) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
230.
  Equilíbrios Químicos em Solução. Estudos de equilíbrios químicos em solução principalmente em solventes aquosos envolvendo íons metálicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
231.
  Mecanismo de tolerância de dois cultivares de arroz ao alumínio. Análise da molécula de dois genótipos de arroz (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
232.
  Estudo da adsorção de substâncias orgânicas (ácidos e bases) em materiais argilosos sob o ponto de vista termodinâmico. Estudo da adsorção de substâncias orgânicas (ácidos e bases) em materiais argilosos sob o ponto de vista termodinâmico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
233.
  Intermoleculares em solução aquosa. Intermoleculares em solução aquosa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
234.
  Calorimetria e Microcalorimetria. Desenvolvimento da técnica e do equipamento calorimétrico e de aplicações do mesmo nos diversos campos da química. Bioquímica e Biologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
235.
  Construção de calorimetria. Construção de calorimetria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
236.
  Microcalorimetria biológica. Microcalorimetria biológica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
237.
  Cerâmicas Biocompatíveis de Fosfatos de Cálcio. As cerâmicas biocampatíveis de fosfatos de cálcio, síntese e caracterização, correlação entre propriedades físico-químicas e capacidade osteogênica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
238.
  Simulação de dinâmica molecular de líquidos. Simulação de dinâmica molecular de líquidos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
239.
  Dinâmica molecular de catalisadores zeolíticos. Dinâmica molecular de catalisadores zeolíticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
240.
  Estudo teórico de reações íon/molécula em fase gasosa. Estudo teórico de reações íon/molécula em fase gasosa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
241.
  Desenvolvimento de algoritmos computacionais e programação paralela. Desenvolvimento de algoritmos computacionais e programação paralela (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
242.
  Cinética de reação dos radicais OH*, CH* e C2* em chamas explosivas de C2H2/O2. Cinética de reação dos radicais OH*, CH* e C2* em chamas explosivas de C2H2/O2 (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
243.
  Fosfatos de cálcio biocompatíveis: propriedades osteogênicas e potencial da interface com fluidos biológicos. Fosfatos de cálcio biocompatíveis: propriedades osteogênicas e potencial da interface com fluidos biológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
244.
  Mulita: síntese por processamento sol-gel e cinética de cristalização. Mulita: síntese por processamento sol-gel e cinética de cristalização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
245.
  Cordierita: síntese por processamento sol-gel a partir de sais inorgânicos. Cordierita: síntese por processamento sol-gel a partir de sais inorgânicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
246.
  Estudos de soluções micelares e mesofases liotrópicas por RMN. Estudos de soluções micelares e mesofases liotrópicas por RMN (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
247.
  Caracterização Térmica e Morfológica de Parafinas, Óleos Vegetais e Ácidos Graxos. Caracterização Térmica e Morfológica de Parafinas, Óleos Vegetais e Ácidos Graxos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
248.
  Reciclagem de Polímeros Termo-Fixos Reforçados com Fibras de Vidro. Reciclagem de Polímeros Termo-Fixos Reforçados com Fibras de Vidro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
249.
  Métodos Espectrofluorimetricos na Caracterização de Propriedades de Polímeros e Blendas Polímericos. Métodos Espectrofluorimetricos na Caracterização de Propriedades de Polímeros e Blendas Polímericos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
250.
  Equilíbrio de fase polímero-solventes. Equilíbrio de fase polímero-solventes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
251.
  Estudos sobre a visualização de fluxo usando imagens digitais. Estudos sobre a visualização de fluxo usando imagens digitais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
252.
  Métodos Computacionais da Química, Algoritmos, Sistemas Distribuidos e Protocolos. Métodos Computacionais da Química, Algoritmos, Sistemas Distribuidos e Protocolos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
253.
  Bioquímica. Bioquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
254.
  Fotobiologia. Fotobiologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
255.
  Aluminossilicatos: Síntese Sol-Gel. Aluminossilicatos: Síntese Sol-Gel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
256.
  Combustão: Radicais e Mecanismos. Combustão: Radicais e Mecanismos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
257.
  Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear. Aplicações de Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear em Química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
258.
  Modelagem de Condutores Semi-Amorfos. Modelagem de Condutores Semi-Amorfos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
259.
  Reologia Elétrica e Magnética. Reologia Elétrica e Magnética (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
260.
  Termodinâmica. Termodinâmica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.
 
261.
  Termoquímica. Termoquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.