Instituto de Estudos da Linguagem
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Estudo das estruturas gramaticais das línguas naturais. Inclui suas interfaces inclusive com fonologia, morfologia, sintaxe, lexicologia, aspectos estruturais abordados na sociolingüística, na descrição das línguas indígenas, na lingüística histórica e comparativa,etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
2.
  Estudo dos sons das línguas naturais. Inclui fonologia, fonética, distúrbios da fala, tecnologia da fala, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
3.
  Estudo da natureza e dos fatores da significação. Inclui os projetos relativos a filosofia da linguagem, semântica, pragmática, vários aspectos das teorias de texto, do discurso e da psicanálise. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
4.
  Estudo das relações entre língua, cultura e sociedade. Inclui os projetos em sociolingüística, etnolingüística, lingüística antropológica, etnografia da fala, lingüística histórica, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
5.
  Estudo das relações entre cérebro/mente e linguagem. Inclui os projetos em psicolingüística, neurolingüística, linguagem e processos cognitivos, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
6.
  Estudo das relações entre língua, texto e discurso. Inclui os projetos relacionados à língua falada, as teorias de texto e de análise do discurso, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
7.
  Estudo das línguas e dos textos clássicos. Inclui os projetos relacionados ao estudo de latim e grego e de textos destas línguas, sejam ou não literários, qualquer que seja a metodologia e o objetivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
8.
  Estudo da constituição das teorias e métodos lingüísticos. Inclui projetos cujo objetivo é discutir temas relativos à história, à análise das teorias e métodos lingüísticos, à epistemologia lingüística, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
9.
  Estudo da aquisição da linguagem oral e escrita.Inclui projetos que envolvem todos os aspectos da aquisição da linguagem *normal* e com distúrbios, bem como aqueles que tratam das relações entre lingüística e escrita, de alfabetização, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
10.
  Estudos das Relações entre Língua, Sujeito e História.Inclui projetos cujo objetivo visa compreender a língua relativamente ao sujeito, à história, à ideologia, ao inconsciente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
11.
  Linguagem, Cultura e Interação em Contextos Institucionais. Pesquisas sobre construção da identidade social, interação em sala de aula, questões transculturais e/ou interétnicas em contexto bidialetais e bilíngües. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
12.
  Literatura Brasileira do Período Colonial. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos no Brasil durante o período colonial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
13.
  Literatura Brasileira do Século XIX. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos no Brasil oitocentista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
14.
  Literatura Brasileira do Século XX. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo corpus principal textos produzidos no Brasil do Século XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
15.
  Literatura Portuguesa Medieval. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos em Portugal durante a Idade Média. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
16.
  Literatura Portuguesa Clássica. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos em Portugal durante os Séculos XV, XVI, XVII e XVIII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
17.
  Literatura Portuguesa Moderna. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus prinicipal textos produzidos em Portugal durante os Séculos XIX e XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
18.
  Análise Literária Comparada. Estudos literários comparados por regiões, períodos, gêneros, disciplinase/ou movimentos literários e culturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
19.
  Crítica: história e metodologia. Estudos centrados na discussão da história da crítica literária e dos seusmétodos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
20.
  Poética: gêneros, estilos, movimentos literários. Estudos de teoria literária centrados nos estudos de problemas de periodização literária, estilos de época, movimentos estético-culturais e gêneros literários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
21.
  Crítica textual: edição crítica, edições e traduções anotadas.Estudos teóricos e críticos dos problemas da edição e anotação de textos literários. Prática de edições e traduções. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
22.
  Produção, circulação e recepção de textos literários. Estudos históricos, empíricos e teóricos da produção, circulação e recepção de textos literários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
23.
  Outras Literaturas Vernáculas. Estudos de obras literárias e autores de outras literaturas vernáculas clássicas ou modernas de países, regiões ou localidades inseridos nas culturaslingüísticas de tradição lusófona como, por exemplo, entre outras, o galego e as literaturas em língua portuguesa produzidas na África e na Ásia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
24.
  Estudos Interdisciplinares de Literatura. Pesquisas voltadas para o exame das relações teóricas, históricas, estéticas ou culturais estabelecidas entre produções literárias e contribuições das ciências humanas e sociais, ou das artes e comunicações, entre outros domínios afins. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
25.
  Literaturas Estrangeiras Modernas. Estudos especializados ou monográficos de autores e obras literárias pertencentes a países ou culturas estrangeiras, desde o Renascimento até o período contemporâneo, entre eles os produzidos em língua espanhola, italiana, francesa, inglesa e alemã. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
26.
  Leitura, Aquisição de Escrita e Letramento. Investigações em torno da psicogênese da escrita, da produção de textos língua materna, segunda língua e língua estrangeira, bem como das práticas deletramento em situações cotidianas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
27.
  Aquisição de Língua Estrangeira e Segunda Língua. Pesquisas em torno do planejamento de cursos de línguas, dos aspectos sociais, psicológicos, políticos e culturais da aquisição, do ensino de língua estrangeira através de outras disciplinas, da análise de material didático e da análise contrastiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
28.
  Teoria e Ensino de Tradução. Investigações sobre as relações entre teoria e ideologia, tradução e desconstrução, tradução e psicanálise, tradução e recepção, traducão e crítica, o ensino de línguas estrangeiras e tradução, a tradução de obras literáriase a tradução como interdisciplina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.