Instituto de Economia
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Métodos quantitativos aplicados a Economia. Desenvolvimento de métodos estatísticos e econométricos aplicados a problemas econômicos e sociais em apoio as atividades de pesquisa e ensino realizadas no Instituto de Economia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
2.
  Moeda e Estruturas de Financiamento Públicas e Privadas. Esta linha de pesquisa propõe avançar no estudo da teoria monetária e financeira na vertente pós-keynesiana, com ênfase nos mecanismos de transmissãoda política monetária e na interdependência das políticas macroeconômicas (fiscal, monetária e cambial). Adicionalmente, do ponto de vista da análise das estruturas de financiamento objetiva-se: a)recuperar as mudanças institucionais nos mercados financeiros a nível mundial; b) estudar o impacto das políticas de liberalização e estabilização noâmbito das finanças públicas e da evolução das estratégias e dos resultados patrimoniais do sistema privado no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
3.
  Estudos de História Econômica Brasileira e Internacional, enfatizando as peculiaridades históricas do capitalismo brasileiro. Estudos das temáticas que permitam compreender a economia brasileira a atual a luz de sua formação histórica: o passado colonial, a dinâmica e os efeitos do escravismo sobre a formação econômica social e política do Brasil,as origens e etapas da industrialização brasileira e a evolução do pensamento econômico brasileiro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
4.
  Economia Internacional. Desenvolver capacidade institucional de pesquisa, análise, acompanhamento conjuntural, prospecção de tendências e cenários para economia internacional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
5.
  Estudos de Economia do Trabalho, Sindicalismo e Relações de Trabalho. As atividades de pesquisa do CESIT orientam-se pela sistematização e ampliação dos conhecimentos relativos as profundas transformações por que vem passando o mundo do trabalho no Brasil e no mundo. A reversão das tendências dominantes nos pós-guerra e o quadro de agravamento das relações e condições de trabalho impõem atividades de pesquisa que incorporem as dimensões estruturais e conjunturais. Ademais, essas atividades de pesquisa são fundamentais para a produção de material didático para os cursosde graduação e pós-graduação, ministrados pelo CESIT. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
6.
  Economia Industrial e da Tecnologia. Investigar as tendências da indústria no Brasil e no exterior, abrangendo os aspectos: tecnológicos, organizacionais, de estratégias empresariais, demercado, de política industrial, etc. Investigar as mudanças na estrutura industrial, no comércio exterior, nos padrões de investimento e de financiamento, nas relações interempresas, etc. Analisarsetores industriais, no Brasil e no exterior (produção, investimento, comércio, tecnologia, fatores competitivos, estratégias empresariais, políticasgovernamentais, etc.) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
7.
  Estudos de Economia Agrícola e Ambiental. Analisar e acompanhar temas relacionados com a agricultura e com a agroindústria, tanto a nível nacional quanto internacional englobando: as dimensões macroeconômicas que afetam o desempenho agrícola; as transformações tecnológicas; a dinâmica dos mercados de terra; as relações de trabalho e as políticas sociais no campo; as questões do meio ambiente relacionado com a agricultura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
8.
  Estudos sobre economia social, urbana e regional. Avaliar as tendências, processo de desenvolvimento e suas implicações sobre os espaços regionais e urbanos e sobre a questão social no Brasil e America Latina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
9.
  Estudos de Conjuntura Econômica. Acompanhar o quadro da conjuntura econômica nacional e internacional, priorizando as dimensões fiscais, monetárias, cambiais e de comércio exterior (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .
 
10.
  Desenvolvimento Econômico e Social, Planejamento. Estudos sobre o desenvolvimento econômico e social: Planejamento e Diagnósticos; Efeitos Nacionais e Regionais da 3a Revolução Industrial; Planejamento Local. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA .