Instituto de Artes
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Fundamentos Teóricos. Estudo da Linguagem Musical a partir da investigação de aspectos musicológicos, pedagógicos, estéticos e tecnológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
2.
  Práticas Interpretativas (em Música). Estudo de aspectos técnicos, estilísticos, históricos e de repertório na interpretação instrumental (canto, cravo, violino, viola, violão e guitarra), regência e música em conjunto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
3.
  Processo Criativo. Processos de criação musical na perspectiva da composição e da improvisação para meios acústicos e digitais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
4.
  Práticas Interpretativas. Técnica e Criatividade em Dança e Teatro, Regência Coral e Orquestral,Canto, Cravo, Piano, Viola, Interpretação da Música Barroca. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS .
 
5.
  Processo Criativo em Composição Artística. Composição e Improvisação Musical, Expressão Bidimensional, Composição Coreográfica, Dramaturgia, Arte e Tecnologia (Vídeo, Composição Gráfica) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS , DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS .
 
6.
  Fundamentos Teóricos das Artes. Teorias de História da Arte, Antropologia Estética, Análise e EstruturaçãoMusical, Análise do Movimento Expressivo, Anatomia, Fisiologia da Dança, Psicologia da Arte, Arte e Literatura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS , DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS .
 
7.
  Pesquisa e levantamento de documentação e constituição de acervo. Levantamento de dados, repertório, bibliografia, discografia e partituras e constituição (ou complementação) de acervos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
8.
  Multimeios e Ciencias. - Utilizacao dos recursos audiovisuais para fins de pesquisa no campo das ciencias, no sentido de se construir teorias, metodologias de pesquisa e tecnicas de exploracao dessas linguagens como formas de conhecimento, incluindo as seguintes tematicas: - Dispositivos Imageticos e Audiovisuais e Metodologias de Pesquisa. - Antropologia Visual. - Cultura Popular e Multimeios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS.
 
9.
  Multimeios e Artes. Desenvolvimento de projetos de pesquisa e poeticas que relacionam Artes e Tecnologias nos paradigmas do criativo, do produtivo e do reflexivo, incluindo as seguintes tematicas: estetica e semiotica das imagens tecnicas e digitais; multimidia: metodos operacionais e processos cognitivos derivados de sintese computadorizada de informacoes audiovisuais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS.