Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Linhas de Pesquisa

1.
  APOPTOSE E FATORES RELACIONADOS À ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DO TECIDO ÓSSEO. Investiga as alterações envolvidas nas interações célula-matriz extra-celular no tecido ósseo. Observações resultantes da pesquisa básica são correlacionados a questões clínicas envolvendo doença periodontal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

2.
  ELETROMIOGRAFIA. Realizar análise eletromiográfica em músculos relacionados com a mastigação, deglutição e postura dos indivíduos. Dor miofacial. Vibração. Articular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

3.
  ELETROMIOGRAFIA CINESIOLOGICA COM CORRELACOES CLINICAS; VIBRACOES ARTICULARES E DOR MIO-FACIAL. A linha de pesquisa da area de anatomia e principalmente a eletromiografa cinesiologica, visando o estudo da acao da musculatura estriada. Secundariamente estuda as vibracoes articulares (infra-som) e o diagnostico eletronico de pontes de contatos dos dentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1972). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

4.
  HISTOFISIOLOGIA DO PERIODONTO E ERUPÇÃO DENTAL. O mecanismo de erupcao dental, obj. de intensas inv., nao esta esclar., embora haja indic. de que ele seja dependente do ligamento periodontal ou de seu precursor o foliculo dental. O objetivo e estudar: 1-atraves de microscopia fotonica e eletronica (as alteracoes estruturais do ligamento de dentes de erupcao continua quando esta e alterada: por desoclusao do antagonista; por drogas) (vimblastina) ou por hormonios (cortisona). As estruturas serao analisadas qualitav. e quantitav. (morfometria) nas diversas regioes e compart. que o periodo. de incisivos de roedores pode ser divid.. 2-o metabolismo de prot. e de glicosaminoglicanas sera estud. atraves de radiautografia com o uso de precursores (glicina, prolina, fucose) e no futuro atraves de metodos imunohistoquimicos e pelo emprego de lectinas ao nivel de microscopia fotonica e eletronica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

5.
  MATERIAIS EXTRACELULAR EM TECIDOS BUCAIS. Estudar a expressão das proteínas e estrutura dos genes relacionados ao desenvolvimento e patologias da cavidade oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

6.
  ATM E OSTEOSSÍNTESE EM ULTRA-ESTRUTURA E MICROSCOPIA DE LUZ. Avaliação comparativa das atividades osteoindutoras da matriz dentinária descalcificadas homóloga e da membrana de politetrafluoretileno em defeitos ósseos cirúrgicos na região periapical dos primeiros molares inferiores de coelho, por meio de análises histológicas ao microscópio óptico e analisador de imagens (histomorfometria). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

7.
  ODONTOGÊNESE. Avaliação da ingestão crônica de álcool etílico durante o período gestacional sobre a amelogênese de molares inferiores de ratas. Análise histomorfométrica da matriz de esmalte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

8.
  ERUPÇÃO DENTAL. O objetivo do estudo é avaliar o efeito do chumbo na taxa de erupção de dentes de crescimento e erupção contínua como incisivo de roedores emdiferenets condições de erupção como: normal (normofuncionais), impedidos (hiperfuncionais) e desimpedidos, isto é, fora de oclusão (hipofuncionais). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

9.
  HISTOQUÍMICA GERAL. Histoquímica dos tecidos do corpo humano e dos animais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

10.
  REGENERAÇÃO AXONAL. Não informada. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

11.
  PERIODONTO - DOENÇA PERIODONTAL E MECANISMOS ASSOCIADOS. Avaliação de agentes indutores e/ou aceleradores de alterações ósseas vinculadas à doença periodontal (p. ex. álcool e nicotina) e investigação da associação entre polimorfismos em determinados genes (p. ex. receptores de CD14 e HLAs) com a gravidade da doença periodontal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

12.
  EXPRESSÃO DA MATRIZ EXTRACELULAR EM TECIDOS BUCAIS. Não informada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA.

13.
  PURIFICAÇÃO DE LECTINAS VEGETAIS. A pesquisa visa desenvolver um sistema para purificação de lectinas usandoglicoproteínas extraída de clara de ovo (ovomucóide), insolubilizado e fixado com glutaraldeido, servindo como matriz para cromatografia de afinidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

14.
  GLÂNDULAS SALIVARES. AVALIAÇÃO DAS NEOPLASIAS PRESENTES. Neste trabalho analisamos a incidência de neoplasias epiteliais malígnas em glândula submandibular, verificando os tipos histológicos, bem como a efetividade das terapêuticas utilizadas (cirurgia, radioterapia e associação entre ambas). Foram avaliados 84 pacientes portadores destas neoplasias, queforam atendidos pelo Hospital A. C. Camargo (São Paulo), entre os anos de 1953 a 1989. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

15.
  PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS BUCAIS. Estudo das doencas bucais, considerando os aspectos clinicos e modelos experimentais, usando tecnicas morfologicas, bioquimicas e microbiolo gicas, cancer bucal e doencas infecciosas sao as doencas mais estudadas. Os modelos experimentais usados sao de candidose bucal em ratos, carginogense.Fibromatose gengival e abordada em familia de mais de trinta membros afetados,e em ratos tratados com ciclosporina A. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

16.
  DIAGNÓSTICO DE LESÕES BUCAIS. Estabelecer dentre os individuos que procuram a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, os achados clinicos mais prevalentes quanto a necessidade, demodo a definir o perfil do paciente e planejar o tratamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

17.
  SIALOGRAFIA: ANATOMIA E FUNÇÃO GLANDULAR. São estudadas substâncias de constante utilização em sialografias, as técnicas empregadas, as imagens radiográficas e avaliada a função glandular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

18.
  IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE LEVEDURAS BUCAIS. BIOTIPOS. PROTEÍNAS, ISOENZIMAS E DNA. ESTUDOS MICROBIOLÓGICOS.Leveduras da cavidade oral tem sido isoladas da cavidade oral de humanos. Esses microorganismos tem sido identificados e caracterizados no sentido dese conhecer os biotipos ou especies mais frequentes nessas populacoes. Suarelacao com o risco a carie tem sido avaliado em conjunto com os parametros bioquimicos e salivares. Proteinas, isoenzimas e DNA de celulas leveduriformes tipicas tem sido analisadas atraves da SDS-PAGE com enfase ao estudo do perfil eletroforetico desses microorganismos. Estudos do perfil do DNA, serao tambem levados a efeito posteriormente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

19.
  ESTUDOS SOBRE A ATIVIDADE CARIOGENICA NA REGIAO DE PIRACICABA. DETERMINACAO DE PARAMETROS CLINICOS E MICROBIOLOGICOS COM ENFASE AO RISCO A CARIE. Identificação e caracterização de estreptococos e lactobacilos em escolares. Avaliação dos parâmetros clínicos e microbiológicos. Amostras de estreptococos do grupo *mutans*, isoladas da cavidade oral de escolares da região de Piracicaba, e Lactobacilos têm sido identificados bioquimicamente, com oobjetivo de se conhecer os biotipos mais freqüentes nessas populações. Contagens de UFC/ml têm sido feitas com ênfase nos estudos de risco de cárie, em associações com parâmetros bioquímicos e clínicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

20.
  INTERAÇÃO DE LECTNINAS VEGETAIS COM GLICOPROTEÍNAS SALIVARES. A atividade da lectina se deve ao fato de reagir especificamente com açúcares e como apresenta dois ou mais sítios de ligação, ao reagir com glicoproteinas que apresentam os açúcares para os quais são específicos, ocorre a formação de complexos macromoleculares lectina-glicoproteinas, que são precipitados. Nesse tipo de investigação, é nosso interesse determinar se jacalina (lectina de semente de jaca) reage com anticorpos da saliva e se é seletiva para essa glicoproteina a semelhanças de interações com anticorpos e glicoproteinas do soro já conhecida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

21.
  TRAUMA FACIAL. Sao avaliados os niveis de incidencia, as formas de tratamento e as complicacoes dos traumas faciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

22.
  IMPLANTES DENTAIS. Os materiais, equipamentos e técnicos para colocação dos implantes dentais sao avaliados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

23.
  REPARO ÓSSEO. Sao avaliados os diversos fatores, meios de osteotomia que influem no reparo do tecido osseo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

24.
  REPARO ALVEOLAR. Sao estudadas as fases, os fatores e complicacoes do processo de reparo doosso alveolar apos as exodontias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

25.
  CIRURGIA ORTOGNATICA. Analise do diagnostico, tratamento e estabilidade da cirurgia das deformidades dentofaciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

26.
  ESTUDO RADIOGRÁFICO DAS GLÂNDULAS SALIVARES. Esta linha de pesquisa estuda a anatomia e as patologias existentes nas glandulas salivares por meio de injecao de contraste e sua visualizacao por meio de radiografias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

27.
  DESORDENS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. Esta linha de pesquisa permite desenvolver estudos das degeneracoes osseasna atm, desordens no complexo articular associados ou nao as sindromes dasdores miofaciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

28.
  RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO. Esta linha de pesquisa nos permite demonstrar estudos dos efeitos biologicos provocados pelos diferentes tipos de radiacoes ionizantes bem como essesefeitos nos diferentes tecidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

29.
  IMAGENS RADIOGRÁFICAS DO ESQUELETO CEFÁLICO. Esta linha nos permite estudar a producao das imagens radiograficas, estabelecendo principios de controle de qualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

30.
  ESTUDO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar a aplicacao dos metodos de estimativa da idade ossea, atraves das radiografias de mao e punho, no estudo do crescimento e desenvolvimento facial e dentario dos individuos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

31.
  FILMES E PROCESSAMENTO RADIOGRÁFICO. ESTA LINHA DE PESQUISA ESTUDA AS PROPRIEDADES SENSITOMETRICAS DOS FILMES UTILIZADOS NAS RADIOGRAFIAS ODONTOLOGICAS ASSIM COMO AS SOLUCOES DE PROCESSAMENTO UTILIZADAS. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

32.
  ESTUDO DA MATRIZ EXTRACELULAR DE ESTRUTURAS NORMAIS E PATOLOGICAS DA CAVIDADE BUCAL. O objetivo deste estudo e o de analisar e caracterizar as proteinas da matriz extracelular e as enzimas relacionadas a degracao da matriz extracelular de estruturas normais em desenvolvimento e de estruturas patologicas da cavidade bucal, atraves do uso de tecnicas bioquimicas e imunoquimicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

33.
  ELETROTERAPIA. Esta linha visa estudar os efeitos da Eletroterapia (Eletroestimulacao, Eletromagnetoterapia) sobre processos de reparo osseo, alveolar, cicatrizacao, seus efeitos teratogenicos (possiveis), sua acao terapeutica coadjuvante sobre as desordens cranio-mandibulares e dor orofacial (analgesia). Sua acao antiinflamatoria, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

34.
  EPIDEMIOLOGIA DE DOENCAS BUCAIS. Avaliacao por metodos epidemiologicos da distribuicao, etiologia, repercussao de doencas sistemicas nas doencas bucais, avaliacao de fatores sociais e geograficos e eficacia de tratamentos nas doencas bucais, especialmente idosos e portadores de HIV. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

35.
  CONTROLE DE INFECCAO CRUZADA EM ODONTOLOGIA. Avaliacao de doencas infecciosas que afetam dentistas e seus pacientes e os meios de controla-las. Nivel de conhecimento de dentistas e pacientes sobre infeccao cruzada. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

36.
  LEVEDURAS DA CAVIDADE BUCAL. Avaliacao dos fatores envolvidos nas doencas bucais causadas pr leveduras,bem como isolamento, contagem, identificacao e correlacao dos fatores locais e sistemicos. Avaliacao experimental de candidose. Implantacao e recuperacao de candida em ratos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

37.
  PATOLOGIA EM ODONTOGERIATRIA. Avaliacao de doencas bucais tipicas de idosos, suas consequencias, mecanismos de controle e comparacao de indicadores de saude bucal grupos de idosos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

38.
  IMAGENOLOGIA EM ODONTOLOGIA. Avaliacao da imagem digital. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

39.
  FILTROS PARA ABSORÇÃO DA ENERGIA ELETROMAGNÉTICA E DE ELÉTRONS. Estudo da absorcao da energia utilizada na obtencao de radiografias, utilizando materiais possiveis de serem utilizados como filtros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

40.
  PLACA DENTAL BACTERIANA. Estudo da formação da placa dental cariogenica e avaliacao do efeito de substancias anti-placa, anti-carie, cariogenicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL, DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL , DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS , DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL .

41.
  BIOTECNOLOGIA APLICADA A CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL. O objetivo desta linha de pesquisa é avaliar nas mais diversas esferas, osmateriais utilizados em cirurgia buco-maxilo-facial, testando a sua biocompatibilidade, aplicabilidade clínica e eficácia frente aos tecidos orgânicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

42.
  EPIDEMIOLOGIA EM CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL. O objetivo desta linha de pesquisa é verificar, analisando criticamente, acasuística e resultados clínicos obtidos nos vários procedimentos cirúrgicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

43.
  ANÁLISE DO REPARO TECIDUAL. O objetivo desta linha de pesquisa é verificar a resposta atecidual frenteas terapêuticas aplicáveis em cirurgia buco-maxilo-facial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

44.
  ISOLAMENTO E DETECÇÃO DE MICRORGANISMOS ORAIS. Estudar os principais microrganismos associados a cárie dental e doença periodontal, correlacionar a presença destes com atividade de doença. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

45.
  PLIFORMISMO GENÉTICO DE MICRORGANISMOS ORAIS. Estudar polimorfismo genético de microrganismos orais, associados a cárie dental e doença periodontal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

46.
  FATORES PROGNÓSTICOS DE TUMORES BUCAIS. Esta linha de pesquisa tem como objetivo identificar fatores prognósticos associados a divrsos tumores que ocorrem na cavidade bucal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

47.
  CARACTERIZAÇÃO DE LEVEDURAS BUCAIS. Identificação e caracterização de leveduras orais e de outros sítios anatômicos. Estudos com proteínas, isoenzimas e DNA. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

48.
  ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE CARIOGÊNICA DE PIRACICABA E REGIÃO. Estudos com streptococus bucais e sua relação com a cárie dentária. Supressão e recolonização da placa dentária. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

49.
  IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE STAPHYLOCOCUS AUREUS. Identificação de Estafilococos do ambiente clínico-odontológico. Resistência e antimicrobianos e caracterização plasmidial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

50.
  IDENTIFICAÇÃO POR PCR DE PERIODONTOPATÓGENOS DE BOLSAS PERIODONTAIS. Detecção de periodontopatógenos e bolsas periodontais através da técnica de PCR. Correlação entre presença ou ausência destes microrganismos e parâmetros clínicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

51.
  PATOLOGIA ORAL. Manifestações clínicas, epidemiológicas e procedimentos para diagnóstico clínico, histopatológico e tratamento de doenças bucais. Desenvolvimento de modelos experimentais de Patologia Oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

52.
  PATOLOGIA PERIODONTAL. Avaliação clínica, histológica e molecular dos aumentos gengivais induzidos por drogas como ciclosporina, nifedipina e aumentos gengivais hereditários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

53.
  PATOLOGIAS DAS GLÂNDULAS SALIVARES. Aspectos clínicos, epidemiológicos, microscópicos e imunohistoquímicos dos tumores de glândulas salivares da cavidade bucal e seus fatores prognósticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

54.
  LEVEDURAS ORAIS. Avaliação das doenças causadas por leveduras bucais, bem como isolamento, contagem, identificação e correlação com fatores predisponentes locais e sistêmicos destas doenças. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

55.
  MATRIZ EXTRACELULAR II. Avaliação bioquímica e molecular das glicoproteínas da matriz extracelular nos tecidos bucais normais e nos processos patológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DIAGNOSTICO ORAL.

56.
  PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CÁRIE. MATERIAIS E TÉCNICAS.Análise de materiais e técnicas voltadas para prevenção e tratamento de cáries dentárias e suas consequencias para os dentes decíduos e permanentes de crianças jovens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

57.
  ETIOLOGIA DE MALOCLUSOES DENTARIAS E ANOMALIAS DENTO-FACIAIS. Avaliação de fatores etiológicos de maloclusões, com vista ao diagnóstico diferencial voltado ao planejamento a niveis de prevenção, interceptação e correção ortodôntica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

58.
  ANTROPOLOGIA FISICA - CEFALOMETRIA - APLICACOES A ORTODONTIA. Estudo de mensuracoes cefálicas com vistas a avaliacoes do crescimento cranio-facial, suas proporcoes dentro da normalidade e seus desvios dentro dasanomalias, procurando guardar relacoes com a normalidade da oclusão dentária e/ou com as maloclusoes, e oferecer subsidios ou parametros para o diagnostico e planejamento de casos ortodonticos ou de cirurgia ortognática. Muito embora a metodologia cefalometrica se utilize de radiografias cefálicas especiais (telerradiografias), há diversos outros metodos para mensuracao da cabeca ou de suas partes que ate o presente vem sendo usado, tais como modelos em gesso das arcadas dentárias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1967). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

59.
  TERAPIA E BIOLOGIA DO COMPLEXO DENTINO-PULPAR. Estudar sob os pontos de vista clinico, radiologico e biologico, o complexo dentino-pulpar, tendo em vista a aplicacao de materiais e tecnicas, em dentes deciduos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

60.
  CARIOLOGIA. Estudar metodos, tecnicas e procedimentos de prevencao da carie dental em Odontopediatria, observando dados epidemiologicos de prevalencia e incidencia da carie dental em bebes e criancas, buscando controle e a prevencao da doenca. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

61.
  MATERIAIS ODONTOLÓGICOS APLICADOS A ODONTOPEDIATRIA. Estudar os materiais odontologicos sob os pontos de vista clinico, radiologico e biologico em dentes deciduos e permanentes, incluindo-se selantes defossulas e fissuras, adesivos dentinarios, resinas compostas e amalgamas de prata. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

62.
  OCLUSÃO EM ODONTOPEDIATRIA. Estudar os processos de desenvolvimento e estabelecimento da oclusao decidua e suas relacoes com a maturacao do sistema estomatognatico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

63.
  BIOLOGIA APLICADA A MECANICA ORTODONTICA. Estudo das reacoes biologicas aos movimentos dentarios provocados pela mecanica ortodontica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

64.
  CRESCIMENTO DO CRANIO E DA FACE. Estudo longitudinal e transversal a respeito de crescimento cranio-facial humano ou comparado, com vistas a elucidacao de problemas ortodonticos. Incluindo-se aqui estudos referentes a desenvolvimento das diferentes partes constituintes do conjunto cefalico, tais como evolucao ou biogenese da oclusao dentaria, processos de erupcao dentaria, mecanismos de maturacao do sistema estomatognatico, etc... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1962). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

65.
  PREVENÇÃO, INTERCEPTAÇÃO E CORREÇÃO DE ANOMALIAS DA OCLUSÃO DENTÁRIA. Estudo e desenvolvimento de condutas e tecnicas ortodonticas aplicaveis naprevencao, interceptacao e correcao das maloclusoes dentarias, tanto a niveis de clinica odontologica geral quanto a niveis avancados da especialidade ortodontia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

66.
  TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA EM ODONTOPEDIATRIA. Estudar os medicamentos sob os pontos de vista clinico e farmacologico em criancas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL.

67.
  INFLAMAÇÃO E DOR OROFACIAL. Estudar os mecanismos dolorosos e inflamatorios da regiao orofacial e a farmacocinetica, a toxicidade e o uso clinico dos anestesicos locais/vasoconstritores, analgesicos e antiinflamatorios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS .

68.
  FISIOPATOLOGIA OROFACIAL E OCLUSÃO. Estudar a fisiopatologia orofacial, os diferentes aspectos da oclusao e asrelacoes com disturbios da ATM, orgaos adjacentes e habitos bucais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS .

69.
  ESTUDOS SOBRE O FLÚOR. É de grande interesse na area de odontologia o estudo do fluor como agenteno controle de carie dental, uma vez que sua eficacia na diminuicao de incidencia da carie dental esta amplamente registrada na literatura. Porem o uso nao racional do fluor tem motivado o estudo de sua farmacocinetica, farmacodinamica e toxicidade. Sobre estes aspectos os nossos trabalhos se desenvolvem na investigacao da melhoria da eficiencia do fluor com maior seguranca. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-INFANTIL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS , DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL .

70.
  ELETROMIOGRAFIA E EFICIENCIA MASTIGATORIA. A avaliacao eletromiografica de cada par de musculos envolvidos na mastigacao e em cada movimento mandibular, de pacientes antes e depois do tratamento nao cirurgico das alteracoes funcionais do sistema estomatognatico e umatarefa de grande repercussao clinica. O objetivo dessa linha de pesquisa edeterminar eletromiograficamente essa atividade eletrica e correlaciona-lacom a terapeutica indicada. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

71.
  SINAIS E SINTOMAS DAS ALTERAÇÕES FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO. O diagnostico diferencial e o atendimento de urgencia de pacientes com alteracoes funcionais do sistema estomatognatico, depende fundamentalmente da detectacao e compreensao dos sinais e sintomas que se apresentam, assim como tambem do comportamento emocional de cada paciente. Para cada alteracao da funcao muscular (unitaria ou par), certamente corresponde uma ou varias interferencias oclusivas ou pacetas de desgaste. Para cada alteracao da funcao articular, tambem. Cabe compreender, mapear e inter-relacionar as interferencias oclusivas com os sintomas de teciados, assim como anatomo-fisiologicamente comprovar atraves de conexoes nervosas, a abrangencia dos sintomas. Determinar um divisor de aguas, atraves de placebos, qualificando a responsabilidade da etiologia psico-somatica e mecanica,e outro aspecto a ser estudado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

72.
  APARELHOS DE COBERTURA OCLUSAL. Os aparelhos de cobertura oclusal, tem sido indicados como uma das terapeuticas nao cirurgicas para o tratamento das alteracoes funcionais do sistemaestomatognatico, seus efeitos sobre a remissao dos sinais e sintomas tem sido muito discutido em razao dos varios tipos de aparelhos utilizados para esse fim, principalmente quando essa patologia atinge as ATMs e, se o paciente apresenta sinais ciclios ou nao de estresse ou depressao, alem de interferencias interoclusais. A presente linha de pesquisa, objetivara estudar os efeitos de cada um desses sujeitos ou nao a terapeutica medicamentosa, aparelhos em diversas condicoes que se apresentarem os grupos de pacientes, ealem disso viabilizar a colaboracao tecnica na construcao de novos aparelhos de cobertura oclusal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

73.
  DIMENSAO VERTICAL DA OCLUSAO. A dimensao vertical de oclusao e uma dimensao facial pre-determinada geneticamente pelo contato oclusal entre os dentes da maxila e da mandibula. Varios tem sido os metodos utilizados para sua determinacao, quer seja para individuos dentados ou desdentados totais ou parciais. Cada um deles, inter-relacionados e propor, provavelmente, mais um metodo que considere nao apenas medidas faciais ou observacoes foneticas e esteticas uma avaliacao neuromuscular e articular, para a correta determinacao desta posicao mandibular, que e pedra fundamental de reabilitacao oral protetica ou nao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

74.
  FENOMENOS OCLUSIVOS. A oclusao traumatologica caracteriza-se por desarmonizar funcionalmente entre as estruturas do sistema mastigatorio. Alem dos fatores psicosomaticos e, varias sao as formas mecanicas, atraves dos contactos interdentarios, deprovocar trauma oclusal: a perda de dentes, a ma posicao dentaria, restauracoes unitarias dos dentes ou reabilitacao protetica ou ortodontia, algumasvezes sao agentes irtrogenicos. A evidenciacao das pequenas areas que se constituem contatos deslectivos e suas eliminacoes sao objetivos dessa linhade pesquisa. Para isso, sao necessarios os conhecimentos dos fenomenos oclusivos desde a denticao primaria ate a denticao permanente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

75.
  ETIOPATOGEMA DA DOENCA PERIODONTAL. Serao desenvolvidos estudos clinicos e laboratoriais sobre a etiopatogema das seguintes doencas periodontais: gengivite de progressao rapida, periodontite cronica, periodontite pre-pubere, periodontite juvenil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

76.
  ETIOLOGIA DA DOENCA PERIODONTAL. Serao desenvolvidos estudos clinicos e laboratoriais sobre a etiologia dasseguintes doencas: gengivite ulcero necrosante, gengivite cronica, aumentos gengivais, periodontites de progressao rapida, periodontite cronica, periodontite pre-pubere, periodontite juvenil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

77.
  EPIDEMIOLOGIA DA DOENCA PERIODONTAL. Serao desenvolvidos estudos sobre epidemiologia das seguintes doencas: gengivite ulcero necrosante, gengivite cronica, aumentos gengivais, periodontites de progressao rapida, periodontite cronica, periodontite pre-pubere e periodontite juvenil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

78.
  REPARO E REGENERAÇÃO DOS TECIDOS PERIODONTAIS. Esta linha esta estruturada para a realizacao de pesquisas clinicas que visam o estudo do processo de reparo das feridas que envolvem os tecidos periodontais. A linha envolve tambem estudos clinicos e laboratoriais sobre a regeneracao tecidual guiada e regeneracao ossea no tratamento dos defeitos periodontais e periimplantares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

79.
  DOENÇA PERIODONTAL EXPERIMENTAL EM ANIMAIS. Estudar o mecanismo de desenvolvimento da doenca periodontal cronica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

80.
  PERIODONTIA E REABILITAÇÃO ORAL. Esta linha esta estruturada para a realizacao de pesquisas clinicas que visam a relacao entre as estruturas periodontais de suporte e de protecao e areabilitacao oral atraves de aparelhos proteticos parciais convencionais eimplanto suportados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

81.
  IMPLANTODONTIA E OSSEOINTEGRAÇÃO: ASPECTOS CLÍNICOS E HISTOFISIOLÓGICOS. Tem como objetivo o estudo clinico e laboratorial dos fenomenos envolvidosnos processos de cura e reparacao da *interface* osso implantes de titanio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

82.
  MATERIAIS ODONTOLÓGICOS DE USO EM PRÓTESE. Avaliar as propriedades fisico-quimicas, estabilidade dimensional de materiais odontologicos em protese. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

83.
  PREVENÇÃO EM PERIODONTIA. Avaliar os resultados da aplicacao de metodos preventivos no controle da doenca periodontal de reparo na terapeutica da doenca periodontal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

84.
  CIMENTOS ODONTOLOGICOS. Influencia da umidade absoluta, ciclagem termica, eugemes e forca de tracao nos cimentos a base de fosfato de zinco, ionomero de vidro e policarboxilato. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

85.
  PERIODONTIA CLÍNICA EXPERIMENTAL. Avaliar os processos de reparo na terapêutica da doença periodontal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

86.
  TRATAMENTO CONSERVADOR DAS DISFUNÇÕES DA A.T.M.Estudo e tratamento de pacientes desdentados totais e parciais de ambos ossexos e faixa etaria variavel com dores cranio-faciais, de origem musculare articular, pacientes com degluticao atipica. A terapeutica pesquisada inicialmente baseia-se na indicacao e utilizacao de aparelhos de cobertura oclusal total, para o reposicionamento voluntario da mandibula, recapturacao dos discos articulares, equilibrio tonico bilateral dos musculos, desgaste seletivo, enceramento diagnostico e reabilitacao protetica do paciente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

87.
  OCLUSÃO EM PRÓTESE DENTAL. Metodo de determinacao da posicao maxilo-mandibular atraves de ferolas oclusais, tecnicas de transferencia dos angulos de Benett, guia incisivo, guia canino e guia condilar para articuladores semi-ajustaveis do tipo Arcon e nao Arcon. Avaliacao eletromiografica dos musculos elevadores da mandibula e comparacao bilateral de seus potenciais de acao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

88.
  APARELHOS PROTETICOS. Aparelhos proteticos totais substituem os dentes ausentes de um arco, superior e inferior. Aparelhos proteticos parciais substituem dentes ausentes em espacos proteticos limitados por dentes naturais, uni ou bilateralmente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

89.
  ANÁLISE DAS TENSÕES SOBRE ESTRUTURAS UTILIZADAS EM REABILITAÇÃO ORAL. Verificar atraves da fotoelasticidade a dissipacao de esforcos aplicados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

90.
  INFRAESTRUTURA PARA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL. Avaliacao metalografica de microscopia de varredura, estabilidade dimensional livre e custo operacional, considerando as tecnicas de confeccoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

91.
  TÉCNICAS DE MOLDAGEM. Avaliacao da fidelidade de reproducao dos arcos dentais atraves das diversas tecnicas de moldagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

92.
  MATERIAIS ODONTOLÓGICOS DE USO EM PRÓTESE II. Avaliar as propriedades fisico-quimica, estabilidade dimensional de materiais odontologicos em protese. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

93.
  CONECTORES PARA PROTESES PARCIAIS FIXAS. Avaliacao sob o ponto de deflexao, dos conectores em alca para ponticos anteriores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

94.
  IMPLANTOLOGIA E OSSEOINTEGRACAO: ASPECTOS CLINICOS E HISTOFISIOLOGICOS. Esta linha tem como objetivo, o estudo clinico e laboratorial dos fenomenos envolvidos no processo de cura e reparacao da interface osso implantes detitanio (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

95.
  EPIDEMIOLOGIA, TRATAMENTO E DIAGNÓSTICO DA DOENÇA CÁRIE E FATORES DE RISCO. Estudar a ocorrencia das doenças bucais, os fatores moduladores e as estrategias de promocao de saude oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS , DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL .

96.
  TÉCNICAS PARA REABILITAÇÃO ORAL. Estudo das diversas técnicas utilizadas para reabilitação oral das diversas próteses dentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

97.
  DESORDENS CRANIOMANDIBULARES. Estudo das desordens craniomandibulares e suas terapias. O projetos também estão relacionados a face e suas conseqüências estéticas, fonéticas e sobre as ATM(s). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROTESE E PERIODONTIA.

98.
  NUTRICAO. Tem por objetivo verificar o teor proteico da dieta da gênese de tecidos de reparo em ratos normais e diabéticos envolvnedo: determinações enzimáticas, análises histológicas e histométricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

99.
  ANTIMICROBIANOS. O objetivo desta linha e estudar a farmacocinética dos antimicrobianos de maior uso em odontologia, através de procedimentos experimentais laboratoriais e/ou clínicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

100.
  ANESTESICOS LOCAIS E VASOCONSTRITORES. Tem por objetivo estudar a ação de soluções anestésicas locais sobre o metabolismo, atividade cardiovascular e outros sistemas em animais humanos. Avaliação de diferentes concentrações e associações de tais anestésicos e vasoconstritores com relação a atividade anestésica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

101.
  ANALGESICOS E ANTIINFLAMATORIOS. Estudar os mecanismos de ação farmacológica de analgésicos e antiinflamatórios (hormonais e não-hormonais), e seus efeitos adversos, objetivando sua aplicação clínica em odontologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

102.
  AVALIACAO DE MATERIAIS LIBERADORES DE FLUOR. O objetivo desta linha é a avaliação laboratorial de materiais liberadoresde flúor considerando a dinâmica do desenvolvimento da cárie dental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

103.
  DESENVOLVIMENTO DE DENTIFRICIOS FLUORETADOS PARA MAIOR EFICIENCIA E SEGURANCA. O objetivo desta linha e o desenvolvimento de dentifrícios visando tanto amaior eficiência cariostática do flúor como a maior segurança em termos defluorose dental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

104.
  MODELOS INTRA-ORAIS. O objetivo é o desenvolvimento de modelos intra-orais para estudo *in situ* de formação/inibição de placa/cálculo dental, para estudo do efeito anticariogênico do flúor (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

105.
  AVALIACAO DA CARIOGENICIDADE DE ALIMENTOS. O objetivo desta linha é a avaliação da cariogenicidade de alimentos utilizando métodos laboratorias, estudo de cárie experimental em animais e estudo *in situ* (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

106.
  OCLUSAO. Estudar os diferentes aspectos da oclusao, principalmente ao que se referea: alteracoes da dimensao vertical; presenca ou ausencia de dentes; colocacao de proteses; disturbios da ATM e relacao com orgaos adjacentes; relacoes inter-oclusais e habitos de succao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

107.
  INFLUÊNCIA DE DROGAS SOBRE O TECIDO HEPÁTICO. Sendo o tecido hepático o principal responsável pela metabolização de drogas no organismo, objetivamos com essa linha estudar os possíveis efeitos e influências de medicamentos sobre esse tecido com trabalhos laboratoriais em fígados intactos e em regeneração, pela análise morfológica e funcional do órgão e de ensaios clínicos através de dosagens enzimáticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

108.
  Sistema cardiovascular. Estresse, exercício e hipertensão (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

109.
  ANTIBIOTICOS. A linha visa estudar a farmacocinética de antibióticos de maior utilizaçãoterapêutica em odontologia, através de procedimentos *in vivo* e *in vitro*. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

110.
  GLANDULAS SALIVARES. Tem por objetivo estudar os principios ativos das glandulas salivares, analisar suas atividades biologicas e sua interacao metabolica de carboidratos. Estudar o relacionamento destas glandulas com a secrecao gastrica (pH, HCl e demais secrecoes) e com o orgao odontogenico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

111.
  FLUOR. Analisar os diferentes aspectos da acao do fluor sobre a placa dental, a carie dental e o desenvolvimento de germe dental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

112.
  AVALIACAO *IN VITRO* DE PRODUTOS FLUORETADOS. A avaliacao laboratorial de produtos fluoretados e o primeiro teste pelo qual passam as formulacoes desenvolvidas. Caso aprovados, sao feitos testes *IN SITU* a avaliacao clinica final. O objetivo desta linha e desenvolver metodos laboratorais que simulem o melhor possivel as condicoes bucais, possibilitando uma avaliacao mais fiel de produtos fluoretados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

113.
  USO DE MODELOS INTRA-ORAIS PARA O ESTUDO DA CARIOGENICIDADE DE ALIMENTOS.A cariogenicidade de alimentos tem sido avaliada utilizando modelos animais, os quais estao sujeitos a criticas. Assim, o objetivo desta linha e usarmodelos intra-orais para avaliar a cariogenicidade de alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

114.
  SECRECAO GASTRICA. Verificar os efeitos de determinadas drogas sobre a secrecao gastrica e osmecanismos de regulacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

115.
  DOENCA PERIODONTAL. Observar os aspectos histologicos da doenca periodontal frente a trauma oclusal e tambem relacionados a doencas do metabolismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

116.
  FARMACOLOGIA DO FLUOR. E de grande interesse na area odontologica o estudo do fluor como droga anti-carie, uma vez que sua eficacia na diminuicao de incidencia da carie dental esta amplamente registrado na literatura. Porem o uso nao racional desta droga tem motivado o estudo do seu metabolismo e toxicidade. Sobre estes aspectos os nossos trabalhos se desenvolvem na investigacao da melhoria da eficiencia do fluor com maior seguranca. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

117.
  CRONOBIOLOGIA. O objetivo desta linha de pesquisa e o de se estudar as variacoes que ocorrem na saliva durante o transcorrer do dia (ritmo circadiano) e tambem no que se refere a microbiota oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

118.
  FISIOLOGIA DA DOR. O envolvimento de substancias opioides endogenas no processo de modulacao da sensacao doloros, ja e bem conhecido na literatura. No entanto, pouco seconhece a respeito do envolvimento dessas substancias no Sistema Trigeminal em resposta a estimulos aplicados a tecidos profundos e associados a processos inflamatorios. O objetivo desta linha de pesquisa visa verificar o envolvimento de substancias opioides no processo de sensibilizacao central e a participacao de um mecanismo opioide supressor apos o inicio do processo de sensibilizacao central. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

119.
  ESTUDOS EPIDEMIOLOGICOS DE FARMACOS E MEDICAMENTOS. Estudo epidemiologico de farmacos e medicamentos de usos medico e/ou odontologico e suas interfaces com farmacovigilancia e a saude coletiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

120.
  CARACTERIZACAO FITOFARMACOLOGICA DE PLANTAS MEDICINAIS. Caracterizacao quimica, farmacologica e toxicologica de plantas medicinaiscom interesse terapeutico objetivando a saude oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

121.
  MODELO EXPERIMENTAL DE CARIE ANIMAL. Modelo experimental de carie animal para o estudo do potencial cariogenicoou anticariogenico de alimentos, medicamentos, produtos de origem natural e de higiene oral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

122.
  FERMENTACAO E SINTESE DE POLISSACARIDEOS PELA PLACA DENTAL. Estudar a influencia de diferentes acucares na fermentacao e na sintese depolissacarideos extracelulares insoluveis pela placa dentaria *in vitro* esubstancias que inibem essas atividades metabolicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

123.
  HOMEOSTASIA DOS TECIDOS DA CAVIDADE BUCAL. Os tecidos da cavidade bucal, duros ou moles, se mantem em homeostasia coma saliva. Esta homeostasia pode ser rompida levando a doencas ou alteracoes fisicas dos tecidos. Deste modo, e importante avaliar os fatores que podem interferir com a funcao homestasica da saliva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

124.
  FATORES DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DA CARIE DENTAL. Levantamentos epidemiologicos mostram que 20% de uma populacao e responsavel por 80% do numero de caries da mesma. Assim, e importante tentar avaliaros fatores de risco de desenvolvimento de carie em uma populacao para que medidas preventivas adequadas sejam racionalmente utilizadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

125.
  BENEFICIOS E RISCOS DO USO DE FLUOR EM ODONTOLOGIA. O uso de fluor tem sido considerado uma medida indispensavel para o controle da carie dentaria. Entretanto, seu uso deve ser racional para maior eficiencia e seguranca com relacao a toxicidade, quer seja aguda ou cronica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

126.
  COMPORTAMENTO E ESTRESSE. Estudar o comportamento e o estresse em diversas situações experimentais e clínicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS, DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL .

127.
  ESTUDOS FARMACOLÓGICOS DE COMPOSTOS DE ORIGEM NATURAL E DE AGENTES ANTIMICROBIANOS. Caracterizacao quimica, farmacologica e toxicologica de produtos naturais de interesse terapeutico e estudar as propriedades antimicrobianas de compostos de origem natural e sintetica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS.

128.
  MATERIAIS ODONTOLÓGICOS APLICADOS NA DENTÍSTICA. Avaliação da capacidade cariostática dos materiais restauradores odontológicos; avaliação de diferentes sistemas de polimerização de resinas compostas; estudo de diferentes agentes clareadores dentais e suas influências nos materiais restauradores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

129.
  FATORES INFLUENTES NA REPARAÇÃO PÓS-TRATAMENTO ENDODÔNTICO. Estudo dos fatores implicados na reparação periapical pós-tratamento de canais radiculares: técnicas de instrumentação e obturação, medicação intracanal, soluções irrigadoras, materiais seladores. Estudo da biocompatibilidade dos materiais utilizados na endodontia. Estudo da microinfiltração coronária e apical. Analisar o selamento na interface - paredes dentinárias e materiais obturadores de canais radiculares. Cirurgia periradicular. Laser soft e hard. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1974). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

130.
  MATERIAIS DENTÁRIOS. Ligas metálicas, materiais forradores e restauradores, materiais de moldagem, técnicas de fundição odontológica, sistemas adesivos, ensaios mecânicose térmicos dos materiais dentários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1957). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

131.
  PORCELANA ODONTOLÓGICA. Estudo da resistencia mecanica. Influencia dos tipos de coccao na rugosi- dade superficial. Influencia da contracao de coccao na adaptacao das res- tauracoes *inlay* e *onlay*. Uniao porcelana-metal e sua influencia na resistencia ao cisalhamento. Reparos de porcelana com resina composta. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

132.
  ALTERAÇÕES PULPARES, PERIAPICAIS E PERIODONTAIS. Estudo do desenvolvimento de alteracoes pulpares e periapicais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

133.
  INFLUÊNCIA DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO. Analisar o selamento na interface - paredes dentinarias e materiais obturadores de canais radiculares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

134.
  MICROBIOLOGIA APLICADA A ENDODONTIA. Identificação de microrganismos envolvidos nas patologias pulpares e periapicais. Suscetibilidade dos microrganismos aos irrigantes, medicamentos intracanais e cimentos endodônticos. Suscetibilidade dos microrganismos aos fármacos e materiais dentários. Efetividade antimicrobiana de técnicas de preparo químico-mecânico, de obturação dos canais e de materiais restauradores. Infiltrações com microrganismos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

135.
  EPIDEMIOLOGIA ENDODÔNTICA. Estudar a morfologia interna dos dentes através das técnicas de diafanização, microscopia ótica e de varredura. Emergências endodônticas. Estudar os fatores envolvidos no sucesso e insucesso dos tratamentos endodônticos realizados na clínica de graduação, pós-graduação e especialização em endodontia. Investigar o perfil dos pacientes atendidos da FOP com necessidade de tratamento endodôntico. Pesquisar a incidência e prevalência dos tratamento endodônticos em uma clínica universitária. Verificar a incidência de sinais e sintomas clínicos de origem endodôntica. Estudar possíveis relações entre sinais e sintomas e suas respostas às técnicas endodônticas utilizadas. Investigar a eficiência das técnicas endodônticas utilizadas num período de 6, 9, 12 e 24 meses após o tratamento endodôntico. Avaliar qualidade de obturação do sistema canais radiculares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

136.
  RESTAURAÇÕES DENTAIS DIRETAS E INDIRETAS. Avaliação da capacidade de união de sistemas adesivos ao esmalte e à dentina através de testes mecânicos; métodos de tratamento do substrato dental para aumento da capacidade adesiva. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

137.
  ADAPTAÇÃO MARGINAL DE RESTAURAÇÕES DENTAIS. Avaliação da microinfiltração em restaurações adesivas diretas; avaliação da microinfiltraçao em restaurações adesivas indiretas; estudo de diferentes técnicas restauradoras empregando resina composta. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

138.
  AVALIAÇÃO CLÍNICA DE MATERIAIS E TÉCNICAS RESTAURADORAS. Avaliação de diferentes materiais restauradores e de métodos de diagnóstico aplicados na clínica odontológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

139.
  DIAGNÓSTICO EM DENTÍSTICA. Verificar a presença in vitro, de lesões inicipientes, cavidades, descolorações ou outras alterações, que envolvam esmalte ou dentina, propondo um diagnóstico diferencial ou aperfeiçoando as formas de diagnósticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

140.
  ABRASÃO E POLIMENTO. O acabamento e o polimento dos materiais dentários restauradores são passos importantes na obtenção de restaurações bem sucedidas clinicamente. O polimento e a limpeza são procedimentos que podem levar a superfície do esmalte ou material restaurador a... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

141.
  MATERIAIS DE BASE FORRADORES E FIXADORES. Estudo da influência dos materiais de base, forradores e fixadores no desempenho das restaurações diretas e indiretas envolvendo resistência mecânica, resistência à remoção por tração e cisalhamento, adaptação e microfiltração. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

142.
  MATERIAIS DE MOLDAGEM. A função de um material de moldagem é registrar com precisão as dimensões dos tecidos bucais e seus relacionamentos espaciais, como não existe um material de moldagem ideal para todas as aplicações, esta linha de pesquisa visa estudar as propriedades fi... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

143.
  MATERIAIS RESTAURADORES. O principal objetivo da odontologia restauradora é repor a estrutura dental doente ou perdida. A seleção deve ser feita em função das propriedades, cujas características distinguem um material do outro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

144.
  METAIS E LIGAS METÁLICAS. As alterações metalúrgicas e as propriedades físicas das ligas utilizadas em odontologia são analisadas segundo normas da ADA para esclarecer ao cirurgião-dentista as formas de seleção das ligas metálicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

145.
  PROCESSO DE FUNDIÇÃO E SOLDAGEM. Esta linha visa estudar o comportamento da junção soldada em linhas metálicas utilizadas na confecção de próteses parciais fixas e removíveis, em peças fundidas por diferentes processos e máquinas de fundição. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

146.
  RESINAS E PLÁSTICOS DE USO ODONTOLÓGICO. As resinas e os compósitos possuem um importante papel no desenvolvimento da odontologia restauradora. Esses materiais tem ampla indicação. Por isso o estudo de suas propriedades é fundamental para a seleção e indicação destes materiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

147.
  PREPAROS CAVITÁRIOS. Avaliar as diferentes técnicas de preparos cavitários para restaurações diretas e indiretas, visando melhorar a adaptação marginal e a resistência das restaurações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

148.
  ADESÃO EM ODONTOLOGIA. Avaliar a capacidade adesiva de materiais restauradores bem como técnicas que possam melhorar a adesividade desses materiais à estrutura dental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-RESTAURADORA.

149.
  ANÁLISE E TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR DE DISFUNÇÕES CRÂNIOMANDIBULARES. Proposicao, execucao e avaliacao de programas de tratamento clinico de pacientes portadores de disfuncoes craniomandibulares dolorosas, incluindo intervencoes mecanicas (ajustes oclusais, placas oclusais), farmacologicas (ansioliticos, analgesicos, relaxantes musculares), psicologicas (treino de relaxamento muscular progressivo, biofeedback, placelos) fisioterapicas e fonoaudiologicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

150.
  PROCESSOS DE RECEPÇÃO E EXPRESSÃO DE DOR. Producao de pesquisa basica sobre percepcao e expressao de dor em seres humanos e em outros animais e a emocoes a ela relacionadas. Desenvolvimento de equipamentos e processos para avaliacao da dor como evento de natureza multidimensional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

151.
  EDUCACAO PARA A SAUDE E PSICOLOGIA. A contribuicao da Psicologia em Programas de Educacao para a Saude tem auxiliado a implementacao de programas intra-muros e extra-muros que visam sensibilizar a populacao e produzir mudanca de conduta. Esta linha depesquisa busca tambem estudar a eficacia do preparo e orientacao psicologica em Educacao para a Saude Bucal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

152.
  ÉTICA E LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA. As pesquisas desta linha tem por objetivo estudar os aspectos éticos e legais da profissão odontológica, bem como a hermenêutica da legislação ética e legal Odontológica vigente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

153.
  ATENDIMENTO ODONTOLOGICO DE PACIENTES ESPECIAIS. O atendimento odontologico de pacientes especiais (bebes, deficientes mentais, auditivos e visuais; temerosos, etc) constituem hoje uma demanda crescente a odontologia. Trata-se de desenvolver e aplicar estrategias clinicas,comportamentais e educacionais que possibilitem a realizacao desse atendimento e a implementacao de programas de treinamento. Esta linha de pesquisa procura estudar as caracteristicas do atendimento de pacientes especiais integrando as contribuicoes da Psicologia e da Odontoogia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

154.
  A RELAÇÃO CIRURGIÃO DENTISTA - PACIENTE. O estudo da relacao Cirurgiao-Dentista - paciente envolve a identificacao de processos ou variaveis interativas que influeciam a realizacao de tratamento e seus resultados. Entre tais variaveis estao a *Adesao do paciente* as intervencoes clinicas e recomendacoes do dentista, os padroes de ansiedade e medo que aparecem na situacao odontologica e as manifestacoes de estresse (do profissional ou do paciente) que eventualmente ocorrem. Esta linha de pesquisa busca uma elucidacao empirica e teorica dos processos acima citados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

155.
  ATENDIMENTO ODONTOLOGICO DA COMUNIDADE: INTEGRACAO ENTRE SERVICO E PESQUISA. Atraves de um servico de extensao universitaria implantado na FOP-UNICAMP procura-se identificar e desenvolver projetos de pesquisa relevantes ao servico e integrados a investigacao cientifica relacionada aos aspectos clinicos e comportamentais da saude bucal. Incluem-se aqui os estudos relacionados a *CONCEPCAO DE SAUDE BUCAL*, *PROGRAMAS DE ORIENTACAO*, *IMPLANTACAODE SERVICOS NA COMUNIDADE*, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

156.
  FATORES ODONTOLOGICOS NA DETERMINACAO DA *CAUSA MORTIS*. Embora os exames necroscopicos do C.D. nao tem respaldo legal para avaliara *CAUSA MORTIS* de um determinado individuo, existem fatores especificossque poderao contribuir com cromodiagnose da morte. Neste particular estamos realizando trabalhos de pesquisa sobre dentes rosados que constitui um sinal tipico nos casos de mortes violentas ou mortes anoxicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

157.
  TOXICOLOGIA FORENSE. Os trabalhos desta linhas de pesquisa abrangem o estudo da análise quantitativa e qualitativa das substâncias tóxicas e venenosas e sua importância na elaboração de perícias civis e criminais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

158.
  ANTROPOLOGIA FORENSE. As pesquisas desta linha abrangem a análise comparativa das mensurações dos diversos segmentos do corpo humano, no estudo das características raciais e étnicas, e o seu interesse nas perícias civis e criminais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

159.
  NECROPSIA ODONTO-LEGAL E TANATOLOGIA FORENSE. Os trabalhos de pesquisa desta linha tem por objetivo estabelecer técnicas adequadas para o acesso às diversas regiões anatômicas topográficas para o estudo e diagnóstico da etiologia da morte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

160.
  HEMATOLOGIA E LÍQUIDOS ORGÂNICOS NA INVESTIGAÇÃO PERICIAL. Os trabalhos desta linha de pesquisa abrangem o estudo dos componentes do sangue e de outros líquidos orgânicos, tais como, saliva e esperma, voltados para o interesse da odontologia forense. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

161.
  DETERMINAÇÃO DO SEXO. Os trabalhos desta linha de pesquisa visam a determinação do sexo somático e do sexo genético, em pessoas vivas ou mortas, nos tecidos orgânicos e em líquidos orgânicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

162.
  ESTIMATIVA DA IDADE HUMANA. Os trabalhos desta linha de pesquisa abrangem o estudo do desenvolvimento e crescimento dos vários segmentos do corpo humano, estabelecendo a faixa etária mais próxima da idade biológica real. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

163.
  IDENTIFICAÇÃO HUMANA. Idealização de processos de identificação humana nos diversos caracteres dos dentes e da porção cefálica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

164.
  ERGONOMIA APLICADA A ODONTOLOGIA. A ergonomia como ciencia rege as relacoes do homem com seu ambiente de trabalho, enfatizando areas como a fisica, fisiologia, anatomia e psicologia. Proporciona dessa maneira um ambiente de trabalho mais harmonico e que facilite uma maior produtividade dos trabalhos sem prejudicar a qualidade dos mesmos. Em odontologia o estudo da ergonomia proporciona uma melhor distribuicao dos equipamentos odontologicos, uma melhor postura de trabalho e por conseguinte, maior produtividade dos servicos prestados. Essa linha tem comoobjetivo o estudo dessas relacoes na pratica diaria do profissional em odontologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

165.
  MONTAGEM E PLANEJAMENTO DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO. A montagem e planejamento do consultorio odontologico do aluno recem-formado em odontologia necessita ser elaborado seguindo os principios de ergonomia, da escolha do local, da distribuicao dos profissionais na area, do mercado de trabalho, do tipo de exercicio profissional e da populacao a ser atendida. Essa linha de pesquisa visa estudar estes objetivos a serem atingidos quando da montagem de consultorios odontologicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

166.
  INSTRUMENTAÇÃO EM ODONTOLOGIA. INSTRUMENTACAO EM ODONTOLOGIA (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

167.
  ANÁLISE DE TEMPO DE TRABALHO. A REDUCAO DOS TEMPOS DE TRABALHO EM ODONTOLOGIA VISA PROPORCIONAR MAIOR PRODUTIVIDADE DOS SERVICOS COM AUMENTO DA DEMANDA DE PACIENTES ATENDIDOS ESSA LINHA DE PESQUISA PRETENDE ANALISAR OS TEMPOS DE TRABALHO NO ATENDI- MENTO A PACIENTES NAS DIFERENTES ESPECIALIDADES ODONTOLOGICAS, CRIANDO METODOS PARA A REDUCAO DOS MESMOS. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

168.
  INFORMÁTICA NA ODONTOLOGIA. A informatica e a ciencia que atualmente esta em amplo desenvolvimento em todas as áreas. Sua utilização em Odontologia, com aplicação e criação de *Softwares* específicos, visando um melhor atendimento e organização dos serviços são os objetivos dessa linha de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

169.
  UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NO PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS BIOPSICOLÓGICOS. Desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares combinando as areas: Processamento Digital de Sinais e Redes Neurais Artificiais e Sinais Biopsicologicos. Estabelecimento de criterios de normalizacao de sinais eletromiograficos da musculatura mastigatoria a partir da utilizacao de redes neurais artificiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

170.
  PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA. Utilizacao do conceito prevencao da forma mais ampla possivel, evitando-seassim um mal maior. Utilizacao de metodos preventivos que vao desde a educacao do paciente a utilizacao de fluoretos e seus beneficios inclusive quando utilizados em associacoes com outros metodos preventivos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

171.
  RISCO DE CÁRIE. Verificacao das condicoes dentais, microbiologicas e bioquimicas do meio bucal com a finalidade do estudo da atividade de carie em individuos e populacoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

172.
  EPIDEMIOLOGIA DOS PROBLEMAS PERIODONTAIS. Esta linha de pesquisa visa conhecer a ocorrencia e distribuicao dos problemas periodontais, alem de identificar os fatores que podem exercer sua influencia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

173.
  EPIDEMIOLOGIA DAS MA-OCLUSOES. Esta linha de pesquisa visa conhecer a distribuicao e ocorrencia das ma-oclusoes, identificando os fatores que podem exercer a sua influencia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

174.
  ODONTOGERIATRIA. As mudancas da piramide populacional ocorridas no Brasil, nos ultimos 20 anos, onde ha um estreitamento da base e alargamento do topo, como um consequente aumento das faixas etarias mais idosas, devido ao melhor sistema prestador de servicos de saude e o diagnostico e tratamento das principais doencas que afetavam esta faixa etaria, tem causado um interesse maior na areade odontogeriatria. Esta linha contempla os topicos de epidemiologia dos principais problemas em geriatria e administracao de servico com enfase ao tratamento de idosos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

175.
  DIAGNOSTICO DE CARIE. O diagnostico da carie dentaria tem sido um fator importante dentro do campo da Cariologia, visto as mudancas que ocorreram, principalmente a morfologia da fissura e progressao da lesao, o que modificou o conceito do CD sobre a presenca deste problema. Esta linha de pesquisa engloba topicos como indices, metodos de diagnostico e diagnostico de carie em saude publica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

176.
  FLUOROSE DENTARIA. A fluorose dentaria e um disturbio especifico do esmalte caracterizado pelo consumo de altas concentracoes de fluor nas aguas de consumo, durante a fase de mineralizacao dos dentes. Esta linha de pesquisa contempla o estudode indices de fluorose, diagnostico diferencial, epidemiologia, cariologiaclinica e tratamento de manchas escuras. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

177.
  ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SAÚDE PÚBLICA. Esta linha de pesquisa visa contemplar toda a gama de conhecimentos, oriundos da atividade odontologica em saude publica. Engloba topicos como planejamento, execucao e avaliacao de programas, programas extra-muro, sistemas incrementais e globalizacao dos conhecimentos referentes as unidades de saude, prestadoras de servicos odontologicos dentro do sistema de saude. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

178.
  EPIDEMIOLOGIA DA CARIE DENTARIA. A epidemiologia da carie dentaria tem como objetivo verificar a ocorrenciae distribuicao do problema em comunidades, bem como, os fatores que exercem influencia. Esta linha de pesquisa contempla o estudo da microbiologia, metodo diagnostico e outros fatores ligados a cariologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

179.
  RACIONALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS. Essa linha de pesquisa tem como objetivo o estudo da racionalizacao dos equipamentos odontologicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

180.
  UTILIZAÇÃO DE PESSOAL AUXILIAR EM ODONTOLOGIA. O cirurgiao-dentista, desde 1904, com a criacao de profissoes auxiliares em odontologia, deixou de ser o principal fator de trabalho no atendimento odontologico para ser o centro das responsabilidades e delegador de funcoes.Essa linha de pesquisa visa estudar as relacoes de trabalho entre o cirurgiao-dentista e o pessoal auxiliar tecnico, com enfase na obtencao de maior produtividade de trabalho com a melhoria na qualidade dos atendimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

181.
  DNA - A IMPORTANCIA DESTA TECNICA NA IDENTIFICACAO HUMANA. Consiste na extracao, purificacao, digestao e identificacao do DNA, pelas tecnicas de *PCR* e *BLOTING*, para a identificacao humana, frequencia populacional, investigacao de paternidade e determinacao do DNA em outros liquidos organicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

182.
  METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISA ODONTOLÓGICA. Desenvolve pesquisa e estudos em Bioestatistica, adequar novas tÉcnicas e delineamentos a pesquisa odontolÓgica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.

183.
  IDENTIFICAÇÃO SEQUENCIAL DO D.N.A.Os trabalhos desta linha de pesquisa abrangem o emprego de técnicas de análise do D.N.A.(VNTR, STR, Enzimas de restrição, RFLP e Sequenciamento) e suas aplicações na identificação humana e nas ciências forenses e os ácidos nucleicos em células neoplásticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO ODONTO-SOCIAL.