Faculdade de Ciências Médicas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  4-Políticas de Saúde intervenção e avaliação. Análise dos fatores sócio-culturais relacionados às politicas de saúde assim como de processos de avaliação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
2.
  Hipertensão arterial, colagenoses e gestação.Estudo dos fatores associados, determinantes, diagnósticos e formas terapêuticas das diferentes categorias de hipertensãoa arterial associada à gestação. Estudo da associação de colagenoses e síndrome antifosfolipide com o prognóstico gestacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
3.
  HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.Controle, prevenção, assistência e reabilitação das infecções sexualmente transmissíveis, incluíndo o vírus da imunodeficiência humana (HIV). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
4.
  Imunologia e epidemiologia das infecções vaginais.As infecções vaginais bacterianas, fúngicas e virais repercutem em vários aspectos da vida da mulher durante a menacme. A identificação dos agentes etiológicos das infecções do trato genital feminino, seus fatores associados e a resposta imune de defesa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
5.
  Imunologia e reprodução.Estudar os aspectos imunológicos da inter-relação materno-fetal e sua influência no desempenho obstétrico de mulheres com infertilidade e esterilidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
6.
  Infecções no ciclo grávido-puerperal.Fatores determinantes, diagnóstico e consequências das infecções ascendentes ou hematogênicas intercorrentes, concomitantes ou decorrentes do ciclo grávido-puerperal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
7.
  Influência ambiental no ciclo grávido-puerperal.Avaliar a exposição ambiental de gestantes e agentes ambientais físicos e químicos, além da exposição no ambiente de trabalho e esforço físico durante a gravidez. Estudar a influência dessas condições sobre a evolução da gestação, desenvolviemnto fetal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
8.
  investigação dos mecanismos envolvidos com a fisiopatologia da incontinência urinária da mulher.Nesta linha de pesquisa se estudam mecanismos envolvidos com etiologia, fisiopatologia e novas terapêuticas envolvidas na incontinência urinária na mulher. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
9.
  Marcadores biológicos em oncologia ginecológica e mamária.Avaliação dos marcadores tumorais na biologia tumoral, genética molecular, diagnóstico, resposta terapêutica, prognóstico e outros. Estudo com hibridização molecular, hibridização "in situ", imunoistoquímica, citogenética radioimunoensaio, imunoenzimático. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
10.
  Medicina Fetal.Esta linha visa o aperfeiçoamento, e principalmente, a difusão de conhecimentos e técnicas de avaliação da saúde do feto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
11.
  Métodos diagnósticos em oncologia ginecológicas e mamária.Avaliação dos métodos de rastreamento, diagnóstico precoce, diagnóstico diferencial e outros incluindo abordagem imagenológica clínica, laboratorial e cirúrgica. Estudos de validaçãao de teste diaganóstico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
12.
  Métodos terapêuticos e fatores preditivos e de prognóstico no câncer ginecológico e mamário.Avaliação de drogas, técnicas cirúrgicas e radioterapia na resposta tumoral, tempo livre de doença e sobrevida de mulheres com câncer ginecológico e mamário. Avaliação dos fatores preditivos e do prognóstico que interferem nesta evolução. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
13.
  Prematuridade. Pesquisar fatores de risco (ambientais, induviduais, infecciosos, marcadores), medidas de prevenção, formas de tratamento, definição de época e forma de parto e mortalidade perinatal, relacionadas ao problema da prematuridade e do crescimento intra-uterino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
14.
  Preparo do colo e indução do parto.Esta linha tem como objetivo avaliar a efetividade e segurança de métodos farmacológicos, mecanicos e outros, utilizados para o preparo cervical e para a indução do trabalho de parto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
15.
  Reabilitação em câncer ginecológico e mamário.Avaliação dos cuidados de fisioterapia,psicologia, médicos clínicos e cirúrgicos, enfermagem, serviço social e outros relacionados à qualidade de vida do indivíduo com câncer ginecológico e mamário. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
16.
  Saúde materna e perinatal.Epidemiologia das condições associadas à morbidade e mortalidade da mãae, do feto e do recém-nascidos e intervenções para sua redução. Avaliação e implementaçãao de programas dirigidos à saúde materna e perinatala. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
17.
  Ultra-sonografia e avaliação gestacional.Uso da ultra-sonografia para a avaliação dos diferentes aspectos da gestação, incluindo datação da idaade gestacional, evolução do embrião/feto e anexos, acompanhamento do crescimento fetal, volume do líquido aminiótico, alterações de estruturas maternas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
18.
  Carcinogenese do instestino grosso. Avancos das doenças colo retais e reservatório colônicos e ileais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
19.
  Estudos Clínicos, Epidemiologia e Farmacologicos em pediatria.ooooo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
20.
  Aceitabilidade de formulações vaginais que oferecem dupra proteção ( anticoncepcional e microbicina).O objetivo é devolver diferentes técnicas metodológicas para avaliar a aceitabilidade, pelas mulheres, de formulações vaginais que oferecem dupla proteção ( anticoncepcional e microbicida). A intenção é identificar as características que seriam aceitas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
21.
  Aspectos clínicos e sociais do atendimento ginecológico da adolescente.O objetivo desta linha é o de estudar os aspectos reprodutivos, sociais e clínicos de adolescente femininas atendidas em um Serviço Especializado Multidisciplinar de Ginecologia de Adolescentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
22.
  Assistencia ao parto.Estudo dos fatores associados à evolução normal e patológica do parto e puerpério. Avaliação de técnicas e procedimentos relacionados ao parto, analgesia, obstrícia operatória, morbilidade materna e perinatal associada ao parto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
23.
  Assistência ao parto, preparação psicológica e física para gestantes de baixo risco.Identificação de fatores psicológicos e físicos que possam favorecer o (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
24.
  Atividade física na gestação.Estudo da associação entre atividade física durante a gestação e alterações fisiológicas maternas nos aparelhos cardiovascular, circulatório e respiratório, influência sobre o desenvolvimento da gestação e do feto, tipo de parto, experiência dolorosa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
25.
  Avaliação clínica, epidemiológica e métodos propedêuticos para medidas da densidade mineral óssea e osteoporose em mulheres.O objetivo desta linha é o estudo da densidade mineral óssea da mulheres, relação com parâmetros clínicos e epidemiológicos, fatores de risco e alternativas terapêuticas para osteoporose. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
26.
  Avaliação clínica, epidemiológica e repercussões cardiovasculares da terapia de reposição hormonal em mulheres climatéricas.O objetivo desta linha é o estudo das evidências epidemiológicas, análise dos fatores de risco para doença cardiovascular e mecanismos de cardioproteção da terapia de reposição hormonal em mulheres climatéricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
27.
  Avaliação de métodos contraceptivos.Esta linha ensina o aluno a avaliar o desempenho clínico e complicações do uso de novos métodos anticoncepcionais. Tamb''em participa de estudos clínicos fase II e III de métodos não registrados no país. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
28.
  Cesária- aspectos epidemiológicos, consequências e incidência.O objetivo desta linha de pesquisa é avaliar as altas incidências de cesária no Brasil, seus determinantes, consequências sobre a saúde das mulheres e das crianças, fatores associaados, evolução histórica e estratégias para contenção. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
29.
  Endocrinopatias na gestação e suas repercussões.Alterações fisiológicas do sistema endócrino, alterações patológicas, incluindo redução e aumento da função das glândulas. Hipofunção de hipófise, adrenal e tiróide. Hiperfunção hipófise e tiróide. Diabetes melito. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
30.
  Estudo dos aspectos epidemiológicos, psico-sociais, clínicos e terapêuticos da mulher climatérica.O objetivo desta linha é o estudo dos aspectos epidemiológicos, psicossociais, clínicos e terapêuticos da mulher climatérica através de realização de projetos isolados ou colaborativos com outras instituições nacionais e internacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
31.
  Ética em pesquisa com seres humanos.Os objetivos desta linha são: avaliar a opinião de pesquisadores sobre a necessidade de cuidar dos aspectos éticos ao desenvolver estudos em que os sujeitos são seres humanos; avaliar o conhecimento dos pesquisadores sobre documentos que abordam a ética. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
32.
  Ética, bioética e direito em Tocoginecologia.Estudar questões éticas e jurídicas envolvendo a atenção obstétrica, incluíndo aspectos de análise bioética de temas como início da vida, aborto, medicina fetal, qualidade de atenção pré-natal, erro médico, decisões sobre final de vida, atenção a fetos in. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
33.
  Fatores associados ao desenvolvimento das neoplasias ginecológicas e mamárias.Fatores comportamentais, sociodemográficos, ambientais, endógenos, genéticos e outros relacionados com a indução, promoção e progressão dos tumores ginecológicos e mamários. Estudos de corte transversal, caso controle e coorte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
34.
  Fatores etiopatogênicos da endometriose.Esta linha visa estudar fatores determinantes da etiopatogênia, prognóstico e tratamento alternativos na endometriose. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
35.
  Gravidez na adolescência, sexualidade e violência.Epidemiologia, fatores associados, determinantes e consequências da gravidez na adolescência, psicologia e sexualidade no ciclo grávido-puerperal, com ênfase na adolescência; determinantes, caracteristicas e consequências da violência e violência sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
36.
  11-Agravos à Saúde relacionados ao Trabalho. Pesquisas e práticas que dimensionem a morbi-mortalidade, que visem o aperfeiçoamento de critérios para elucidação diagnóstica, favorecendo a terapêutica, minimizando o doagnóstico, facilitando o controle e a prevenção de doenças e acidentes do trabalho. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
37.
  1-Impactos ambientais e populacionais de agentes químicos.Estudos clínicos e epidemiológicos das tecnológicas de controle, uso, processamento, transporte, consumo e disposição final, na produção industrial, fitossanitários, pesticidas, agentes químicos e higienizantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
38.
  2-Modos de produção, gestão e subjetividade em saúde. Análise e compreensão dos processos de produção dos métodos de intervenção tecnoassistenciais dos diferentes sujeitos coletivos formuladores e implementadores de políticas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
39.
  3-Processo de trabalho e gestão institucional em Saúde.Estudar as práticas, como foco no terrítorio dos processos de trabalho, mapeando os poteciais de mudança dos modelos assistenciais. As investigação ocorrem em torno da pesquisa ação e da análise institucional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
40.
  5-Fundamentos teóricos-metodológicos em Saúde, Cultura e Sociedade.Trata-se de uma série de estudos visando descrever e analisar a produção científica da Saúde Coletiva e das Ciências Sociais, utilizando base documental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
41.
  6- Análise institucional e práticas educacionais.Análise de processos de intervenção em grupos e intituições e de avaliação de práticas educacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
42.
  7-Saberes e práticas em saúde coletiva. Estudos relacionados à constituição dos saberes e das práticas na àrea de Saúde Coletiva, seus determinantes e repercussões no cuidado à saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
43.
  8-Avaliação em Saúde. Projetos referentes à avaliação em saúde latu senso, utilizando modelos que consideram contexto, estrutura processos e resultados de políticas, programas e serviços da saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
44.
  9- Relações entre saúde e trabalho.Trata-se de um conjunto de pesquisas e atividades que envolve mapeamento de riscos ocupacionais(físicos, químicos e biológicos), com interfaces ambientais gerais, como determinantes/agravantes dos danos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
45.
  10-Vigilância à saúde do trabalhador. Pesquisas e práticas que visam a detecção de riscos e agravos à saúde do trabalhador, bem como as ações que possam previni-los, contra-los ou minimiza-los. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
46.
  12- Desenvolvimento de métodos e técnicas epidemiológicas aplicadas a saúde pública.Criação, testagem, desenvolvimento e validação de instrumental metodológico aplicado à epidemiologia. Análise de condições de eficiência e efetividaade de práticas assistências voltados à população. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
47.
  13-Epidemiologia e condições de vida e saúde. Estudos teoricos dos processos de saúde e doença na coletividade, com direcionamento à:mortalidade, morbidade, nutrição, populações ocupacionalmente expostas e grupos de risco. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
48.
  14-Epidemiologia e saúde de trabalhadores. Desenvolvimento e manutenção de tecnologia epidemiológica aplicada de vigilância e controle de agravos a saúde de trabalhadores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
49.
  15 - Epidemiologia das doenças transmissíveis. Pesquisa e desenvolviemnto metodológico para doenças e agravos agudos e crônicos utilizando o paradigma das doenças infecciosas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
50.
  16-Epidemiologia e saúde da mulher e da criança.Estudos e pesquisa sobre a avaliação tecnológica de metodologia de intervenção clinica populacional e diferentes tecnologias assistenciais para a mulher e a criança. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
51.
  17- Organização e avaliação de sistemas de saúde.Pesquisar as políticas de saúde e a organização das redes de serviços, enquanto modelos tecnoassistenciais no ambito estrutural, processual e de geração de resultados, tanto no setor público, quanto no privado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
52.
  18-Estudos de mortalidade. Desevolvimento de métodos e técnicas para monitoramento, fatores associados e morbi-mortalidade em grupos especiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
53.
  Vias lacrimais.Vias Lacrimais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
54.
  Administração e planejamento em saúde ocular.Abrange pequisa de caráter operacional versanso sobre:Necessidaades, recursos materias, financeiros e humanos para assistencia oftalmologia de grupos e comunidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
55.
  Terapeutica clínica e cirurgia de doenças oculares.Inclui estudos clínicos e laboratóriais para
identificar e validar tratamentos de doenças oculares assim como procedimentos cirúrgicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.

 
56.
  A influência dos biomaterias no processo de remodelação e regeneração óssea.A influência dos biomateriais no processo de remodelação e regeneração óssea. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
57.
  Carcinogenese do intestino grosso.Avanços das doenças colo retais e reservatórios colônicos e ileais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
58.
  Desenvolvimento experimental de modelo de protese ortopedica. Biomateriais.Base pró-mecanica da osteossintese e segmento pós-operatorio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
59.
  Fisiopatologia cardíaca e estimulação cardíaca.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma. Diagnóstico e tratamento das complicações do traumatizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
60.
  Investigação fisiopatologica, diagnóstica e de alternativas terapeuticas no paciente critico.Choques e monitorização, suporte cardiocirculatório e pulmonar, eixo neuro-humnoral e alterações metabólicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
61.
  Reconstrução cranio-maxilo-facial.Tratamento dos defeitos cranio faciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
62.
  Técnicas cirurgicas do aparelho digestivo, transplante e carcinogenia gastrointesttinal.Transplante hepatico: Técnica cirurgica, complicações e monitoramento pré, per e pós operatório.Bases anatômicas da cirurgia hepática e colangiocarcinoma. Imunologia e transplante. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
63.
  Técnicas cirurgicas urológicas. Carcinogenese urológica.Tratamento das afecções do trato urinário Oncogenese. Fisiopatologia, diagnostico e pesquisa em incontinênica urinária.
Estudo da infertilidade sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.

 
64.
  Tecnicas e avanços em cirurgia toraxica.
Oncogênese. Tumor da cabeça e pescoço.
Tratamento das afecções pulmonares agudas e crõnicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.

 
65.
  Investigação diagnóstica e de alternativas terapêutícas na cirurgia do trauma.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma. Diagnóstico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
66.
  Motilidade e refluxo gastro-esofagico.Fisiologia e dinâmica da motilidade e refluxo gastro-esofagico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
67.
  Indução e reparo de danos oxidativos no DNA: estudo in vivo e in vitro.Investigar os mecanismos moleculares pelos quais o acumulo de danos no DNA podem induzir o aparecimento de lesão e elucidar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
68.
  Avaliação útero e anexos da síndrome de tuner
por estudo ultrassonogáfico.
Avaliação útero e anexos da síndrome de tuner por estudo ultrassonográfico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.

 
69.
  Estudo angiografico intervensionista em embolizações.Estudo angiografico intervensionista em embolizações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
70.
  Alterações toráxicas na exclerodermia.Alterações toráxicas na exclerodermia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
71.
  Aplicações do TC helicoidal na avaliação do nódulo pulmonar indeterminado.Avaliação do TC helicoidal na avaliação do nódulo pulmonar indeterminado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
72.
  Bioenergética mitocondrial e homeostase de cálcio em tripanosomas. Estudo de processos de transdução de energia em mitocôndrias vegetais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
73.
  Citologia e bioquímica dos líquidos biológicos. Marcadores de lesão renal. Estudo das alteracoes dos liquidos biologicos (liquor, urina, semen, liquidos pleurais, pericardico, peritoneal e sinovial) frente a variadas patologias. Consiste da padronizacao de valores normais tanto citologicos como bioquimicos dos liquidos em geral; do estudo citomorfologico (benigno ou maligno) e das alteracoes bioquimicas (principalmente proteínas). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
74.
  Neuroimunomodulacao. Atraves de lesoes do SNC e seus efeitos sobre niveis circulantes de hormonios e a resposta imune, visamos esclarecer os mecanismos que integram estessistemas na regulaçao da resposta imune. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
75.
  Imunologia Aplicada/Imunoquimica. Identificacao, isolamento e caracterizacao de componentes antigenicos de agentes infecciosos e parasitarios para o desenvolvimento de tecnologia paraa pesquisa de antigenos imunologicamente relevantes e anticorpos especificos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
76.
  Hematologia Aplicada/Metabolismo do Ferro/Anemias. Investigação laboratorial das anemias. Estudo do metabolismo do ferro através dos testes laboratoriais de rotina e da avaliação dos receptores solúveis da transferrina.Fisiopatogenia da Anemia de Doença Cronica, fatores envolvidos. Fisiopatogenia da Anemia de Doença Crônica; fatores envolvidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
77.
  Metabolismo de Lípides, Lipoproteínas e Aterosclerose.Dislipidemias.Investigacao sobre a regulacao do metabolismo lipidico e de lipoproteinas e sua influência na aterogênese.Estudo dos mecanismos envolvidos na fisiologia das dislipidemias primárias e sencundárias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
78.
  Microbiologia Diagnóstica/Fatores de virulência de microrganismos. Estudo dos fatores de virulencia de microrganismos patogenicos isolados de diferentes materiais humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
79.
  Hemoglobinopatias Hereditárias e Suas Bases Moleculares / Haptoglobinas Humanas. Investigacao laboratorial das hemoglobinopatias hereditarias; aplicacao de técnicas de Biologia Molecular ao estudo e caracterizacao das mutacoes por elas responsáveis. Subtipagem das haptoglobinas e correlacao com diferentes patologias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
80.
  Histocompatibilidade/Imunogenetica humana. Investigacao sobre a interacao entre receptores de superficie celular especificos de celulas T e B, de reconhecimento antigenico e glicoproteinas sericas contra esses receptores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
81.
  Imunologia Celular/Imunologia Aplicada. Caracterizacao dos mecanismos envolvidos na regulacao da resposta imune celular *in vitro*, de pacientes chagásicos crônicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
82.
  Patologia mitocondrial induzida por íons Ca2+ e radicais livres. Estudo dos mecanismos pelos quais o acúmulo de Ca2+ pelas mitocondrias em condições de isquemia e reperfusão estimula a produção de radicais livres que lesam as células nestas condições. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
83.
  Bioenergética de mitocondrias de plantas. Estudo dos mecanismos pelos quais as reações de óxido-redução da cadeia respiratória mitocondrial geram calor para a termogênese. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
84.
  Parasitos intestinais: diagnóstico e epidemiologia. Diagnóstico parasitológico de protozoários e helmintos do tubo digestivo do homem. Métodos quantitativos e qualitativos. Colorações especiais. Estudos epidemiológicos longitudinais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
85.
  Epidemiologia e controle da esquistossomose mansônica em área de baixa endemicidade. Estudo da dinâmica de transmissão e da profilaxia da esquistossomose mansônica em áreas de baixa endemicidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
86.
  Doenças Neurodegenerativas: Metabolismo, Estresse Oxidativo e Morte Celular. Entender os processos bioquímicos que levam a neurodegeneração e morte celular na isquemia/reperfusão cerebral, e nas Doenças de Parkinson e de Huntington. Esse conhecimento poderá permitir uma melhor abordagem farmacológica no tratamento e mesmo na prevenção destas patologias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
87.
  Imunologia Celular/Controle da produção de citocinas por células TCD4+.Estudo da resposta imune mediada por citocinas (expressão de moléculas de superficíe, produção de anticorpos, inflamação) na paracoccidiodomicose e outras patologias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
88.
  Identificação e quantificação de metabólitos provenientes de substâncias endógenas e exógenas em fluidos biológicos.Estudo dde novos metodos para análise de substância endógenas ou exógenas para identificação etiológicca e seguimento terapêutico,principalmente, de pacientes intoxicados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
89.
  Marcadores de lesão renal.Detecção precose e estudo da patogênese das anormalidaades renais através de metodologia não invasiva. Filtração e reabsorção de proteínas; correlação entre peso molecular das proteínas utinárias e sítio das lesões anatômicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
90.
  Microbiologia Clínica e Diagnóstica/Micobactérias/Biologia Molecular.Investigação de micobacterioses em pacientes atendidos no Hospital de Clínicas, portadores de AIDS ou não.Avaliação epiemiológica das micobacterioses através de metodologia de biologia molecular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
91.
  Microbiologia Clínica e diagnóstica/Micologia. Caracterização fenotípica e teste de suscetibilidade a antifungicos de fungos isolados a partir de espécimes clínicos de pacientes imunodeprimidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
92.
  Politícas e práticas de atenção a criança.Estudos das políticas e programas de atenção as crianças nas áreas de educação e de saúde e sua vinculação com as práticas efetivadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
93.
  Crescimento e Endocrinologia da Criança e do Adolescente.ESTUDO DE FATORES AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANCAS NO BRASIL (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
94.
  Saúde neonatal.PROJETOS DE ACAO INTEGRADA PRE, PERI E POS-NATAL QUE PROMOVAM A SAUDE FISICA, PSIQUICA E BIO-SOCIAL DO RECEM-NASCIDO (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
95.
  Gastroenterologia. Inclui estudos do esvaziamento gastrico de líquidos e básicos contribui para resolução de alguns aspectos relacionados a estudar os mecanismos fisiopatologicos envolvidos, utilizando modelos experimentais que se aproximem de situações clínicas em seres humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
96.
  Doenças infecciosas na Infância.AVALIACAO CONSTANTE DAS INFECCOES HOSPITALARES PARA ESTABELECER MEDIDAS DEPREVENCAO E CONTROLE (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
97.
  Imunologia, Alergia e Pneumologia. ooooooooooooo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
98.
  Psicologia e psiquiatria da infância e da adolescencia.PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA DA INFANCIA E DA ADOLESCENCIA. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
99.
  Psicossomatica e Psicologia Aplicada a Saude.Estudos teoricos, clinicos ou experimentais das relacoes mente-corpo, e desuas aplicacoes a Educacao e a Saude. Estudos psicologicos do processo de adoecer nos seus diferentes aspectos: pessoal, familiar, social, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
100.
  Psicoterapias, Psicanalise e Estudos da Consciencia.Estudo dos procedimentos psicoterapicos quanto aos seus fundamentos teoricos, procedimentos, eficacia clinica, etc. O mesmo em relacao a Psicanlaise,incluindo-se aqui os autores dissidentes e escolas menores e paralelas. Estudo psicologico e psicanalito dos estados de consciencia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
101.
  Psicologia e Psiquiatria da Infancia e da Adolescencia.Estudos psicologicos e psiquiatricos relativos a infancia e adolescencia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
102.
  Psicopatologia, Psiquiatria de Adultos e Terapeuticas.Estudos psicopatologicos e psiquiatricos de adultos e terapeuticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
103.
  Psicologia e Psicopatologia da Condição Humana.Estudo, análise e reflexão da condição humana - desde a concepção até à morte - em seus aspectos psíquicos, tanto individuais quanto grupais, utilizando-se o referencial psicanalítico tal como foi concebido por Freud, ou seja: como teoria, como método de tratamento e como instrumento de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
104.
  Psicoterapia Breve (Teoria e Técnica). . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
105.
  Lupus Neuropsiquiátrico. Lupus Neuropsiquiátrico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
106.
  Tomografia computadorizada das lesões do LES neuropsiquiátrico.Tomografia computadorizada das lesões do LES neuropsiquiátrico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
107.
  RM das LES neuropsiquiátrico com alterações cognitivas.RM das LES neuropsiquiátricos com alterações cognitivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
108.
  Neuro imagem em epilepsia.Neuro imagem em epilepsia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
109.
  Anormalidades Neurovasculares. Anormalidades Neurovasculares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
110.
  Epilepsia e Neurofisiologia Clinica. Semiologia das manifestacoes epilepticas, classificacao clinica e eletroclinica, relacao com os diferentes fatores desencadeantes e facilitadores. Influencia hormonal. Aspectos fisiopatologicos. Etiologia. Sindromes epilepticas. Avaliacao eletrencefalografica em vigilia, sono e diferentes metodos de ativacao. Tratamento medicamentoso e cirurgico. Recidiva das manifestacoes epilepticas. Avaliacao neuropsicologica, caracterizacao psicocomportamental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
111.
  Funcoes Corticais Superiores. Atraves de testes estandardizados, a neuropsicologia estuda os comportamentos anormais secundarios as lesoes cerebrais: corticais e subcorticais. A neuropsicologia visa estabelecer as bases neurologicas dos comportamentos. Para tanto, faz correlacoes com exames de neuro-imagem (tomografia computadorizada e ressonancia magnetica nuclear, SPECT) avaliando as diferentes sindromes hemisfericas corticais e sub-corticais em pacientes adultos e criancas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
112.
  Infeccoes e Parasitoses do Sistema Nervoso Central. Diferentes agentes podem agredir o SNC e periferico determinando anormalidades estruturais, funcionais, transitorias e/ou definitivas (infeccoes agudas, sub-agudas ou cronicas por bacterias, virus e fungos) nas meninges, encefalo, medula e nervos perifericos. Meningites. Meningencefalites. Ataxia cebelar aguda. Tromboflebites. Abcesso Ceberal. Arterites. Neuroviroses. Folirradiculoneurites. AIDS. Doencas desmielinizantes. Neurocisticercose. Aspectos clinicos, metodos diagnosticos laboratoriais. Avancos terapeuticos. Estudos clinicos evolutivos e laboratoriais das sequelas. Prevencao. Metodos em reabilitacao fisica e psicologica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
113.
  Lesoes Expansivas Intracranianas e líquido cefalorraquidiano.Avaliacao clinica neurologica. Estudos do LCR. Sindrome de hipertensao intracraniana. Metodos diagnosticos neurorradiologicos. Estudos angiograficos.taticas geometricas e abordagem estereotactica nas lesoes expansivas. Biopsia com agulha direcionada. Recentes avancos do tratamento neurocirurgico dos tumores e lesoes expansivas intracranianas. Radiocirurgia com aceleradoslinear. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
114.
  Neurodesenvolvimento, Aprendizado e Escolaridade. Neurodesenvolvimento, Aprendizado e Escolaridade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
115.
  Sistema Nervoso Autonomo e Neuromuscular. Estudo das doencas neuromusculares em pacientes adultos, criancas (gestantes e conceptos). Aspectos clinico-geneticos. Diagnosticos bioquimicos, histoenzimologicos, eletrofisiologicos, neurorradiologicos, microscopia simplese eletronica. Metodos de tratamento. Reabilitacao e prevencao. Sistema nervoso periferico: lesoes traumaticas e tratamento cirurgico. Tecnicas de anastomose. Anatomia e fisiologia do SNA. Organizacao neuroquimica das grandesvias autonomicas centrais e perifericas e sua regulacao. Farmacologia do SNA. Semiologia normal e patologia do SNA. Estudo das disautonomias congenitas e adquiridas. Provas funcionais autonomicas para o diagnostico do nivel da lesao no arco reflexo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
116.
  Trauma Cranio Medular. Avaliacao epidemiologica dos traumatismos cranianos e medulares em pacientes adultos e criancas em um Hospital Universitario. Estudo clinico e laboratorial na fase aguda. Avaliacao neurologica evolutiva. Estudos complementares das sequelas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
117.
  Estrabismo e Ambliopia. Estrabismo e Ambliopia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
118.
  Anormalidades palpebrais com repercussão ocular.Anormalidade palpebrais com repercussão ocular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
119.
  Catarata. Catarata (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
120.
  Cornea. Cornea (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
121.
  Degeneração macular relacionada a idade.Degeneração macular relacionada a idade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
122.
  Deficiência visual e suas implicações.Deficiência visual e suas implicações (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
123.
  Doenças externas. Doencas externas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
124.
  Estrabismo.Estrabismo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
125.
  Nervo optico:neuropatias ópticas, análise de exames complementares.Nervo óptico:Neuropatias ópticas, análise de exames complementares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
126.
  Oftalmologia comunitária e Educação.Oftalmologia comunitária e Educação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
127.
  Oftalmologica Comunitaria.Oftamologia Comunitária. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
128.
  Retinopatia diabética.Retinopatia diabética (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
129.
  Uveites.Uveites. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
130.
  Epidemiologia e cuidados comunitários.Inclui estudos epidemiológicos referentes à
distribuição das doneças oculares, fatores de risco e determinantes do aparecimento de afecções específicas. Além disso abrange pesquisas relacionadas a apectos psico-sócio-culturais que influem prevenção da cegueira e de transtornos oculares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.

 
131.
  Biomecânica e reabilitação do Aparelho Locomotor.Biomecânica e reabilitação do aparelho locomotor. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
132.
  Saúde do Idoso. Desenvolver estudos e pesquisa referentes às práticas de enfermagem direcionadas ao idoso e familiares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
133.
  Pediatria.Conhecimento dos cuidados das criancas diabeticas no lar; Fatores de satisfacao e insatisfacao das enfermeiras da UTI-Pediatria. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
134.
  Praticas educativas em saude.Desenvolver pesquisas relativas as praticas educativas em saude, ressaltando os aspectos interdicisplinares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
135.
  Diagnostico de Enfermagem. Promocao de reunioes cientificas, discussao e divulgacao de assuntos de interesse como a informatica biomedica em enfermagem e o arquivo minimo de enfermagem dentre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
136.
  Saude da Mulher. Pesquisas que envolvem a assistencia a saude da mulher nas diferentes fases do ciclo vital. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
137.
  Educação Continuada. Pesquisas e relatos de experiencia de atividades estrategias de Educacao Continuada. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
138.
  Ritmos Biologicos. Estudar fenomenos fisiologicos e comportamentais dos seres vivos sob o referencial teorico da cronobiologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
139.
  Trabalho e Educação em Saúde. Desenvolver estudos relativos a area de saude articulada a educacao e etrabalho (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
140.
  Organização dos serviços de saúde e de enfermagem.aaaa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
141.
  Recursos humanos em saúde e enfermagem. RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE E ENFERMAGEM (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
142.
  Saúde do trabalhador. Pesquisar e desenvolver projetos voltados a levantar problemas e soluções referentes à saúde do trabalhador (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
143.
  Enfermagem em Saúde Mental. Estudos sobre saúde mental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
144.
  O processo de cuidar em enfermagem: fundamentação teórica, metodológica e tecnológica. O processo de cuidar em enfermagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
145.
  Filosofia e etíca na saúde e enfermagem.Estudo sobre a ética de enfermagem e suas influencias nas práticas da saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
146.
  Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Processo sistematizado de cuidar do ser humano sadio ou doente, no âmbito individual ou coletivo; dimensões subjetiva ou objetiva de cuidar e de ser cuidado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
147.
  Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem. Teorias, princípios e finalidades da administração e organização de serviços, gerenciamento da estrutura, do processo e dos resultados do cuidar em saúde e de enfermagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
148.
  Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem. Teorias, princípios, finalidades e operacionalização de sistemas de informação e de processos de comunicação em Saúde e Enfermagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
149.
  Trabalho, Saúde e Educação. Estudos relativos ao campo de trabalho, saúde e educação; Produção, processo de trabalho em saúde e em enfermagem; Relação entre trabalho e saúde (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
150.
  Tecnologia em Saúde e Enfermagem. Processos de produção e incorporação de bens e serviços ao processo de cuidar face aos avanços do conhecimento em Saúde e Enfermagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
151.
  Toxinologia I. Estuda a farmacologia das peçonhas ofidicas, escorpiões, aranha e suas frações sobre a JNM, músculo esquelético e aparelho cardiovascular; estuda ainda o isolamento, caracterização bioquimica, imunoquimica de toxinas e as implicacoes nos efeitos locais do envenenamento ofidico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
152.
  Farmacologia do processo inflamatório.Visa o estudo de mediadores farmacologicos envolvidos em processos inflamatorios agudos e cronicos. Estuda-se tambem novas drogas antiinflamatorias em modelos animais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
153.
  Psicofarmacologia.Nesta linha trabalhamos com estresse e modelos animais de depressao. Avaliamos suas consequencias fisiologicas, bioquimicas e comportamentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
154.
  Farmacoepidemiologia.Estudo do uso e dos efeitos de medicamentos em populacoes humanas utilizando o metodo epidemiologico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
155.
  Toxinologia II/Toxinas vegetais e bacterianas.1-Efeitos da concanavalina A sobre secrecao hormonal. 2- Estudo da inflamacao produzida pelas enterotoxinas estafilococicas no camundongo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
156.
  Cinética e dinâmica de farmacos anti-hipertensivos.Estudos isolados e/ou acoplados de farmacocinética e farmacodinâmica de drogas utilizadas para tratamento de hipertensão arterial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
157.
  Endotélio e regulação cardiovascular.Avaliação de estados patológicos nos quais a disfunção endotelial participa como causa ou consequencia da doença primária (modelos animais e humanos). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
158.
  Efeitos cardiovasculares de tabagismo.Efeitos cardiovasculares da nicotina como droga causadora de doenças e como coadjuvante na cessação do hábito de fumar (modelos animais e humanos). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
159.
  Farmacologia cardiovascular. Esta linha de pesquisa visa os seguintes aspectos: I) importância das fibras não-adrenérgicas não colinérgicas (NANC) sensíveis à capsaicina nas funções cronotrópicas e intrópicas, II) papel do exercício físico na regulação da hipertensão arterial e lesões cardíacas decorrentes do uso prolongado deinibidores de óxido nítrico, III) investigação das alterações cardiovasculares provocadas pela inalação de óxido nítrico ou administração endovenosa de inibidores de óxido nítricoem diversos estados de FIO2, IV) importância dos canais de sódio no relaxamento de diversos tipos de músculo liso vascular com ênfase no corpo cavernoso (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
160.
  Inflamação.Esta linha de pesquisa visa os seguintes ascpetos: I) compreensão do mecanismo de ação das fosfolipases A2 secretórias e citosólicas no edema inflamatório e quimiotaxia de leucócitos, II) compreensão do mecanismo de ação do óxido nítrico na quimiotaxia de leucócitos, III) importância dos receptoresvanilóides e purinoceptores na inflamação neurogênica experimental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
161.
  Disturbios da determinacao e diferenciacao do sexo.Estudo dos aspectos clinicos, citogeneticos, endocrinos e moleculares dos disturbios da determinacao e diferenciacao sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
162.
  Genetica Clinica.Estudo geral sobre Genetica Clinica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
163.
  Genetica em Saúde Publica. Estudar as alteracoes geneticas frequentes nas populacoes brasileiras, comespecial enfase ao processo de triagem populacional e orientação genética de heterozigotos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
164.
  Genetica de Populacoes Humanas.Investigacao dos fatores que mantem os polimorfismos geneticos em popula- coes humanas. Estudo da herdabilidade de caracteres quantitativos por analise familial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1963). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
165.
  Etiologia da deficiencia mental e distúrbios correlatos.Estudo sobre Etiologia da deficiencia mental e disturbios correlatos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
166.
  Farmacogenetica.Vriabilidade da resposta humana 'a farmacos por determinacao genetica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
167.
  Informatica Biomedica.Aplicacao de computadores em medicina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
168.
  Erros Inatos do Metabolismo.Estudo dos Erros Inatos do Metabolismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
169.
  Isolamento de sequencias de DNA especificas para o cromossomo Y humano.Aplicacao das tecnicas de DNA recombinante para o diagnostico de doencas geneticas, determinacao da frequencia de mutacoes especificas ao nivel molecular e obtencao de novas sondas especificas para o cromossomo Y humano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
170.
  Infertilidade e Esterilidade.Estudo da Infertilidade e Esterilidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
171.
  Genetica e Cancer.Estudo sobre Genetica e Cancer. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
172.
  Dismorfologia.Estudo sobre dismorfologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
173.
  Neurogenética.Envolve o estudo dos aspectos geneticos das doencas neurologicas, principalmente na area das doencas heredodegenerativas e epilepsias. Serao desenvolvidos projetos de pesquisa clinica,a nivel do ambulatorio de Neurogenetica e pesquisa no laboratório de Genética Molecular do Departamento de GenéticaMédica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
174.
  Ensino Médico. Projetos e cursos visando o aperfeiçoamento do ensino de graduação em medicina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
175.
  Estudo da Infertilidade e Esterilidade.Estudo da infertilidade e esterilidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
176.
  Bioética I e II. Estudo das questões relacionadas a autonomia da pessoa humana, com a justiça na distribuição de bens de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA LEGAL.
 
177.
  Alteracoes Morfologicas e Fenomenos Adaptativos e Degenerativos. Estudo de alteracoes por hipertensao arterial em diferentes tecidos, da lesao de reperfusao e das alteracoes teciduais provocados por caquexias. Inclue processos degenerativos de colageno e doencas degenerativas do sistema nervoso central assim como doencas musculares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
178.
  Proliferacao e diferenciacao.Estudo de possiveis marcadores de proliferacao, como p. ex. PCNA ou AgNORSem varios tecidos ou no exame citologico, visando a fisiopatologia, o valor diagnostico e as limitacoes dos metodos. Estudo do papel de agentes virais na genese de lesoes pre-neoplasicas e neoplasica. Avaliacao de caracteristicas de diferenciacao de tecidos especialmente de tumores de regioes diferentes com tecnicas especiais (p. ex. imuno-histoquimica), na tentativa de melhorar a classificacao das lesoes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
179.
  Fenomenos inflamatorios e imunopatologia.Estudo de mecanismos fisiopatologicos de processos inflamatorios sensu lato atraves de achados morfologicos com ajuda de metodos de imunofluorescencia ou de imunoperoxidase em comparacao com os dados clinicos. Estes estudos se implicam a fenomenos inflamatorios da placenta do endometrio, miocardites, hepatites virais, glomerulonefrites, alteracoes apos transplante e doencas auto-imunes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
180.
  Estudo e Atualização em Anatomia Patológica.Estudo e atulaizaçao em anatomia patologica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
181.
  Anestesiologia Clinica: Agentes Anestesicos e Tecnicas Anestesicas.Nesta linha de pesquisa clinica aplicada, buscamos demonstrar quais tecnicas anestesicas, tipos de ventilacao, agentes de inducao e manutencao melhorse prestam a determinados procedimentos anestesicos, bem como complicacoes ocorridas durante e apos a anestesia. Tem-se dado particular atencao a anestesia para laparoscopia pelvica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
182.
  Anestesia em Obstetricia e sua Repercussao no Organismo Materno-Fetal.Nesta linha de pesquisa, objetivamos avaliar, clinica e laboratorialmente a repercussao das tecnicas anestesicas e dos agentes anestesicos empregadossobre a mae e o recem-nascido, monitorizando adequadamente a evolucao do trabalho de parto, bem como avaliando as condicoes de vitalidade do recem-nascido nas proximas 24 horas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
183.
  Neurofisiologia, Farmacologia e Terapeutica da Dor.A Associacao Internacional para o Estudo da Dor , em 1979, definiu dor como *uma sensacao desagradavel e experiencia emocional associada com lesao tecidual atual ou em potencial*. Em nossas pesquisas na UNICAMP, visamos integrar os conhecimentos anatomofisiologicas da dor, para introducao de novos metodos para tratamento, controle e prevencao da dor cronica, atraves de trabalhos clinicos desenvolvidos nos varios pacientes antendidos no Ambulatorio de Dor Cronica do Hospital de Clinicas da UNICAMP. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
184.
  Dor Cronica e Dor Pos-Operatoria.Por esta linha de pesquisa estao sendo estudados os tipos de tratamento e suas possiveis falhas, principalmente em pacientes oncologicos com dor pos-operatoria, quandosubmetidos a cirurgia de grande porte. O estudo tem se restringido particularmente ao uso de opioides e neuroliticos no espaco peridural. Trata-se de pesquisa clinica desenvolvida no Ambulatorio de Dor cronica do Hospital de Clinicas (HC) e no Centro de Assistencia Integral a Saudeda Mulher (CAISM/UNICAMP). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
185.
  Neurofisiologia e Farmacologia da Juncao Neuromuscular.E crescente o numero de relaxantes neuromusculares em uso na pratica clinica. Objetivamos padronizar uma tecnica que permita o estudo comparativo entre essas drogas recentemente lancadas, com aquelas que ja estao em uso, quanto aos seus efeitos sobre a juncao neuromuscular e quanto a incidencia de efeitos colaterais quando do emprego de doses equipotentes. Tambem nos propomos a padronizar uma tecnica de descurarizacao que permita estudar comparativamente a reversao do bloqueio neuromuscular produzidos por diferentes relaxantes competitivos empregando-se diferentes drogas anticurares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
186.
  Anestesia para Transplante Renal.Linha de pesquisa envolvendo o estudo das diferentes tecnicas anestesicas realizadas em pacientes submetidos a transplante renal. Comportamento dos agentes anestesicos e relaxantes musculares em pacientes com ausencia de funcao renal. Correlacao entre anestesia enecrose tubular aguda. Estudo do jejum pre-operatorio em pacientes submetidos a transplante renal: esvaziamentogástrico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
187.
  Anestesia Pediatrica.Agentes de inducao em anestesia pediatrica. Repercussoes cardiocirculatorias. Relaxamento muscular para intubacao traqueal: agentes inalatorios, agentes venosos, bloqueadores neuromusculares despolarizantes e competitivos. Anestesia Regional. Analgesia pos-operatoria: analgesia controlada pelo paciente (PCA). Monitorizacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
188.
  Imunologia e Anestesia.Estudo conjunto com a Disciplina de Imunologia Clinica do Departamento de Clinica Medica da Faculdade de Ciencias Medicas da UNICAMP, sobre eventuaisalteracoes imunologicas em medicos desde o inicio ate a conclusao da Residencia Medica em Anestesiologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
189.
  Efeitos Cardiovasculares dos Anestesicos Volateis e Venosos. Interacao com Outras Drogas Usadas em Anestesia.Nesta linha de pesquisa vem sendo estudados os efeitos cardiovasclares produzidos pelos agentes anestesicos volateis e venosos, de forma isolada e eminteracao com outras drogas usadas em anestesia ou pelo paciente. Tem comoobjetivo buscar agentes de inducao e manutencao da anestesia geral, de maior seguranca cardiocirculatoria. Trata-se de pesquisa clinica durante a realizacao do ato anestesico-cirurgico e experimental em animais anestesiados,submetidos ou nao a cirurgia, estando em desenvolvimento no Nucleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Ciencias Medicas da UNICAMP. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
190.
  Avaliação do Fluxo Periférico pelo Método Pneumoplestimográfico.Entre as ações e os efeitos dos anestésicos halogenados sobre o sistema cardiocirculatório, estão alguns como vasodilatação periférica e depressão miocárdica que, em conseqüência, podem ocasionar variações do fluxo arterial periférico. Também algumas técnicas de anestesia condutiva que provocam bloqueio simpático e vasodilatação arterial, alteram o fluxo arterial. Objetivamos, empregando o método pneumoplestimográfico, estudar as variações de fluxo periférico produzidas por anestésicos halogenados e por anestesias condutivas em pacientes anestesiados portadores e não portadores de doença vascular periférica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
191.
  Eletrofisiologia da Junção Neuromuscular.Através desta linha de pesquisa são estudados os efeitos de agentes diversos como aminopiridinas, antibióticos, anestésicos gerais e relaxantes musculares na junção neuromuscular. Estes estudos têm sido desenvolvidos de forma experimental no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, estudando-se o fenômeno da dessenssibilização do receptor da placa terminal na preparação nervo frênico-diafragma de rato, e em menorgrau, de forma clínica, durante a realização do ato anestésico-cirúrgico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
192.
  Anestesia para transplante de medula óssea.Estudo de técnicas anestésicas em doadores de medula óssea. Pesquisas: a) Uso de óxido nitroso e possível dano na medula óssea; b) Uso de morfina no espaço peridural para analgesia pós-operatória; c) A necessidade ou não de auto-transfusão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
193.
  Transplante de Fígado Clínico e Experimental.Nesta linha de pesquisa estão sendo estudadas várias técnicas anestésicas,monitorização e cuidados pré, intra e pós-operatórios de pacientes submetidos a transplantes de fígado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
194.
  Fígado e Anestesia.Nesta linha de pesquisa estão sendo estudados os efeitos da associação de várias drogas no fígado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
195.
  Figado e anestesia.Nesta linha de pesquisa estao sendo estudados os efeitos da associação de várias drogas no figado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
196.
  Diagnóstico e terapeutica em isquemia e reperfusão.Avaliação da circulação venosa por metodo nao ivasivos.Tratamento dos claudicantes com compressão externa. Avaliação de linfadenectomia com plestismografo. Cirurgia de varizes-Preservação da veia safena magna:estudo com duplex. Hipertensão venosa crônica:bota de uma domiciliar. Tratamento de telangiectasias:laser,criesclerose.Isquemia e reperfusão.Proteção tissular e angiogenese.Desenvolvimento de soluçao para proteção de tecidos.Desenvolvimento de substittutos arterias (Stents). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
197.
  Fisiopatologia Cardiaca e estimulação cardiaca.Preservação miocardica-Modelos experimentais, soluções cardioplegicas cristaloides.Estudos das alterações e funções miorcardicas pos isquemia:estudo da variação dos parametros fisiologicas da contração miocardicas.Pós isquemia;Estudo da variação dos parametros fisiologicas da contração miocardica.Estimulação elétrica do coração - Modelo experimental AV total.estudo da anatomia do coração.Alterações decorrentes do uso da circulação extracoepórea. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
198.
  Técnicas e avanços em cirurgia torácica.Oncogênese.Tratamento das afecções pulmonares agudaas e crônicas. Oncogenese (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
199.
  Reconstrução maxilo-facial.Tratamento dos defeitos crânio faciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
200.
  Tumores de Cabeça e pescoço.Pesquisa etiológica, epidemiologia, diagnóstico e tratamento dos tumores de cabeça e pescoço. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
201.
  Técnicas cirúrgicas do aparelho digestivo.Transplante.Carcinogenia gastrintestinal.Transplante hepático-técnica cirúrgica. Complicações do transplante monitoramento pre-operatório.Anatomia cirúrgica do figado:divisão do fígado para transplante (split liver).Bases anatômicas da cirurgia hepática.Tratamento cirúrgico do carcinoma hepático e colangiocarcinoma;imunologia e transplnate, rejeição, desnutrição insuficiência hepática e tratamento, ascite fisiopatologia e tratamento hemorragia gastrointestinal pós-transplante.Avaliação clínica pré e pós operatória do transplante. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
202.
  Carcinogênese do intestino grosso.Avanços das doenças colo retais e reservatórios colônicos e ileais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
203.
  Motilidade e refluxo gastro-esofágico.Fisiologia e dinâmica da motilidaade e refluxo gastro esofágico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
204.
  Isquemia e rerfusão cardiáca e pulmonar.Choque e ressucitação cardiáca pulmonar.Monitoramento invasivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
205.
  Investigação diagnóstica e de alternativas terapêuticas na cirurgia do trauma.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma.Diagnóstico e trataemnto das complicações do traumatizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
206.
  Investigação diagnóstica e de alternativa terapêuticas na cirurgia do trauma.Estudo da falência de múltiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma.Diagnóstico e tratamento das complicações do traumatizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
207.
  Técnicas cirurgicas urológicas.Carcinogênese urológicas.Tratamento das afecções do trato urinário.Aspectos anatônicos e fisiopatológicos dos defeitos do assoalho pelvico.Avaliação clínica e imagenológica dos prolapsos urogenitais.Tratamento das cistoceles, retoceles e das roturas perineais.Prevenção e tratamento do prolapso de cupula vagina.Fisiopatologia da urinária de esforço.Contribuição da fisioterapia pre-natal e puerperal na prevenção da incontinênica urinária de esforço.Alternativas no tratamento conservador daa incontinencia urinária de esforço.Tratamento da instabilidade do detrusosr,interpretação e tratamento dos sintomas urinários pós-menopausa.Análise crítica dos sligs pubovaginais.Injeções periuretrais.Perspectivas do tratamento da incontinênncia urinária na mulher.Pesquisa em incotinencia urinaria.espectos criticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1971). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
208.
  Investigação fisiopatológica, diagnóstica e de alternativas terapêuticas, no paciente
crítico.
Trata-se de uma linha de pesquisa clínica e experimental cujo o objetivo primordial é estudar aspectos de fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica com aplicações na avaliação e manuseio de pacientes graves. Os campos de estudo incluem a UTI-adulto do HC-UNICAMP e o Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da FCM-UNICAMP. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.

 
209.
  Avaliação da circulação periférica por método
nao invasivo e ensaios experimentais, isquemia e reperfusão.
Medidas de pressões, colunas e fluxos venosos
e arteriais por métodos não invasivos e invasivos experimentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.

 
210.
  Estudos das Hepatopatias Crônicas.Estudo do paciente portador de doença hepática crônica, no que diz respeito à etiologia de sua doença (álcool, doenças virais, doenças pós-transfusionais, etc.), ao diagnóstico das mesmas (ultrassonografia, marcadores virais, etc.) e às complicações, incluíndo projetos na recuperação nutricional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
211.
  Fisiopatologia e Terapêutica das Doenças Auto-Imunes, Alérgicas, Metabólicas e Degenerativas.Caracterização clínica e laboratorial das doenças auto-imunes, alérgicas, por imunodeficiências, osteoarticulares, metabólicas, degenerativas, inflamatórias e ostopênicas. Análise imunoquímica e epidemiológica de antígenos acarino nas doenças alérgicas. Estudo dos mecanismos fisiopatológicos e imunológicos das deficiências imunológicas. Estudo clínico, radiológico, terapêutico e epidemiologia das artropatias por microcristais e das doenças osteoarticulares. Transtornos psicossomáticos relacionados às doenças auto-imunes e reumatológicas. Estudo do envolvimento dos oncogenes e genes supressores tumorais na patogênia das neoplasias de pele, glândula mamária, adrenocortical e da tiróide humanas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
212.
  Nutrição humana.Investigação sobre a nutrição de pacientes hospitalizados incluíndo a implantação de métodos de investigação diagnóstica utilizados na avaliação nutricional. Esta linha inclui trabalho de campo correlacionando o estado nutricional em crianças incluídas em programas do leite e a intolerânica a lactose, bem como o nível de absorção deste açúcar na população referida. Transtornos psicossomáticos relacionados aos distúrbios alimentares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
213.
  Alterações clínicas, morfologicas, bioquímicas e moleculares nas hemapatias adquiridas e Hereditárias.Compreende o estudo da citologia e hemopatologia da medula óssea nas hemopatias malígnas e as anormalidades bioquímicas e moleculares das hemoglobinas e enzimas eritrocitárias nas doenças hereditárias do glóbulo vermelho. Adicionalmente inclue o estudo bioquímico e molecular dos distúrbios da hemostasia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
214.
  Clinica Epidemiologica, Terapeutica e Alteracoes Morfologicas das Dermatoses.Análise clínico-morfológica das dermatoses e exames anatomo-patológico, micológico direto, parasitológico e cultura. Agrupamento das dermatoses infantis, tumores, hanseníase, colagenoses, alergia bolhosas e cirurgias. Estudoepidemiológico e terapêutico. As cirurgias são distribuídas em criocirurgia excisional causocirurgia e laser cirurgia. Avaliações de cicatrizações e resultados estéticos. Transtornos psicossomáticos relacionados às dermatoses. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
215.
  Estudo clinica e experimental e nefron.Tem como objetivo avaliar o comprometimento morfológico e funcional do néfron em diferentes situações experimentais. Para isto é utilizado o estudo em gaiolas metabólicas individuais e técnicas de marcação funcional como clearance de cretinina, lítio em situação de diurese aquosa. Transtornos psicossomáticos relacionados ao paciente nefropata. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
216.
  Transplante e conservação de órgãos.Avaliação clínica, terapêutica e epidemiológica do transplante de órgãos. Estudo da função de diferentes métodos de estudo experimental e de soluçõesde conservações sobre a viabilidade e a biologia tecidual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
217.
  Enfermidades Ácido-Péptica - Etilogia, fisiopatologia, epidemiologia e clínica das doenças do trato gastrointestinal.Estudo prospectivo envolvendo pacientes com sintomas dispépticos e gastrite crônica por Helicobacter Pylori. Tratamento com antimicrobianos e avaliação da melhora da sintomatologia da gastrite e da úlcera duodenal realacionada ao desaparecimento do H.pylori. Transtornos psicossomáticos relacionadosà síndrome dispéptica. Investigação sobre os vários fatores envolvidos na etiologia e fisiopatologia das doenças do trato gastrointestinal, incluíndoo papel do H. pylori na gastrite, úlcera péptica e câncer gástrico, a pesquisa de distúrbios da motilidade gastrointestinal e estudos experimentais em animais. Estudos clínico-epidemiológicos e avaliação de novas opções terapêuticas na esofagite de refluxo, úlcera péptica, doenças funcionais, doenças inflamatórias intestinais e neoplasias do trato gastrointestinal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
218.
  Hipertensao Arterial.Estudo fisiopatológico de pacientes hipertensos relativos a sua resposta neuro-humoral a ingestão oral de carboidratos. Estudo do hipotálamo lateral no controle pressórico e da excreção renal de H20 e íons em ratos SHR. Transtornos psicossomáticos relacionados aos estados hipertensivos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
219.
  Diarréia e outras disfunções do transito, absorção e secreção do trato gastrointestinal.A-) 1. Diagnóstico das doenças do trato digestivo em especial as que causam malabsorção e perdas; 2. Biópsias jejunal método diagnóstico das doneças do intestino delgado. B-) Tratamento das doenças que causam diarréia e malabsorção tanto dietético como medicamentoso. Avaliação da evolução e análisedo diagnóstico e freqüência da malabsorção de lactose e sua associação comimplicações clínicas. Avaliação do uso do leite, leite modificado e seus substitutos. C-) Transtornos psicossomáticos relacionados às colopatias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
220.
  Estudo das Vias Metabolicas de Carboidratos, Lipideos e Proteinas.Avaliação clínica, bioquímica e molecular em diferentes condições fisiopatológicas do metabolismo intermediário e suas repercussões sobre o eixo neuro-humoral. Transtornos psicossomáticos relacionados aos pacientes endocrinológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
221.
  Estudos clínicos, epidemiológicos, experimentais, microbiológicos terapêuticos e profiláticos das doenças infecciosas.Investigação sobre vários aspectos das doenças infecciosas parasitárias inseridas na assistência ou em investigação de campo. Neste tópico incluem-sepesquisas de aplicação de técnicas laboratoriais para diagnóstico, estudo epidemioloógicos, aspectos clínicos inusitados ou que mereçam destaques, investigações com novos antimicrobianos, vacinas, outros agentes imunizantes e procedimentos profiláticos e educativos em saúde pública. Adicionalmente inclue estudos experimentais em animais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
222.
  Doenças de Chagas e outras cardiopatias.Avaliação clínica, epidemiológica e experimental das formas clínicas diversas da doença de Chagas e de outras cardiomiopatias, bem como apreciação médico-trabalhista, social e psico-afetiva dos chagásicos a nível de atendimento primário, secundário e terciário no setor Saúde. Transtornos psicossomático relacionados aos pacientes chagásicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
223.
  Circulação Coronariana e Fisiopatológica Cardio-Circulatória.Estudo dos mecanismos fisiopatológicos que contribuem para as modificaçõesda circulação coronariana. Estudo científico funcional do ventrículo esquerdo em situações normais e patológicas. Transtornos psicossomáticos relacionados ao paciente cardiopata. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
224.
  Alteracoes Funcionais e Morfologicas nas Pneumopatias.Estudo das alterações morfológicas do pulmão em situação de anomalias genéticas e exposição a agentes agressores químicos, físicos e biológicos. Análise das repercussões funcionais produzidas por essas alterações. Caracterização das síndromes clínicas desencadeadas por alterações morfológicas e funcionais. Os métodos incluem estudos ultraestruturais, experimentação em animais e estudos clínicos. Serão abordados os temas: síndromes genéticas, insuficiência respiratória, neoplasias, infecções e transplante de pulmão. Transtornos psicossomáticos relacionados às pneumopatias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.