Centro de Documentação de Música Contemporânea
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Pesquisa e levantamento de documentação e constituição de acervo. Levantamento de dados, repertório, bibliografia, discografia e partituras e constituição (ou complementação) de acervos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
2.
  CRIAÇÃO MUSICAL. Precede a composição musical. Pesquisa de material sonoro/musical; tratamento do material; elaboração de blocos e/ou patterns; improvisação; observação/análise da improvisação; redefinição dos blocos/patterns e identificaçãode elementos conduzindo às idéias musicais, aos princípios musicais e procedimentos musicais que constituem a composição; organização dos elementos; elaboração da obra. Esse procedimento de pesquisa e geração de obra aplica-se a muitos casos de criação: seja para *música pura* ou *música em relação com outros meios*. As sub-linhas de pesquisa tratam dessa diferenciação. Uma característica fundamental da criação musical é o constante movimento no ciclo *Acaso - Observação - Análise - Formulação - Destruição* ou nas atitudes *Racional - Irracional*, *Razão - Intuição*, *Continuidade-Descontinuidade*. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989).
 
3.
  COMPOSIÇÃO MUSICAL. Criação de obras musicais para instrumento solo, conjuntos de instrumentos, orquestras e demais formações instrumentais e vocais. Compreende também obras sobre suporte tecnológico (música eletroacústica - sobre fita magnética; computer music - sobre dispositivos de registro digital de informação variados, compreendendo ainda música gerada ao vivo através de algoritmos e/ou programas (simulação etc.)). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989).
 
4.
  COMPOSIÇÃO MUSICAL COM OUTROS MEIOS. Composição musical em interação com outros meios. Música *aplicada* ou música elaborada em conjunto com outras linguagens em diferentes suportes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989).