Instituto de Química

Linhas de Pesquisa

1.
  Sínteses e mecanismos em química orgânica. Estudos com compostos nitrogenados, neolignanas e seus análogos, sesquiterpenos oxigenados e nitrogenados, arilcetonas, arilciclobutanos, arilnaftalenos e enaminonas; compostos enantiomericamente puros; uso de fermentação naformação de centros quirais; uso de anéis pequenos, compostos de silício, carbohidratos, compostos homocíclicos e heterocíclicos e intermediários nitrogenados em sínteses. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.

2.
  Biomassa, carboquímica e petroquímica. Aproveitamento de biomassa e resídudos industriais e agrícolas; petroquímica e geoquímica orgânica: estudos da composição de ácidos naftênicos em petróleo brasileiro; uso de óleos vegetais em substituição ao óleo Diesel. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA .

3.
  Catálise homogênea e heterogênea. Oxidação seletiva de hidrocarbonetos saturados catalisados por metais de transição; reações de fotocatálise heterogênea; uso de catalisadores Ziegler-Natta suportados; catálise básica, zeólitos como catalisadores de oxidação, heteropoliácidos como catalisadores de oxidação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .

4.
  Ciência de materiais: polímeros.Polímeros orgânicos e polímeros organometálicos: síntese e propriedades; caracterização de polímeros, morfologia, estrutura e morfogênese de polímeros; termodinâmica de polímeros e blendas poliméricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.

5.
  Ciência de materiais: química do estado sólido. Preparação de superfícies sólidas quimicamente modificadas; estudos com sílica funcionalizada com íons metálicos, de materiais com estruturas lamelares e de outros reagentes suportados; interações hospedeiro-convidado: compostos de inclusão de ciclodextrina; vidros e cerâmicos de óxidos com resistência mecânica elevada. Fosfatos amorfos. Pigmentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .

6.
  Cristalografia de raio-X.Caracterização de sólidos inorgânicos, organometálicos e polímeros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

7.
  Instrumentação e Automação em Química Analítica. Desenvolvimento de metodologias analíticas em sistemas de análise por injeção em fluxo, em fluxo monossegmentado e com injeção sequencial (SIA) construção de analisadores automáticos. Desenvolvimento de sensores químicos de fibras ópticas. Desenvolvimento de espectrofotômetros UV-VIS-IV próximo baseados em arranjos de diodos ou transformada de Hadamard. Desenvolvimento demanipulador automático de soluções e titulador gravimétrico. Desenvolvimento de sistema voltamétrico multicanal baseado em arranjo de ultramicroeletrodos. Construção de condutivímetro diferencial para análises em fluxo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

8.
  Medidas eletroquímicas (CV, polarografia, SWV, ...) de compostos de coordenação e organometálicos, em solventes não aquosos. Caracterização e investigação de mecanismos através de técnicas eletroquímicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

9.
  Métodos Analíticos de Separação.Análise de compostos organoalogenados em água por cromatografia gasosa; preparação de novas fases estacionárias para cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência; pré-concentração e separação de metais em águas naturais por extração líquido-sólido; separações utilizando sistemasternários de solventes; separação e determinação de elementos usando sistemas multicomponentes unifásicos; computação aplicada à cromatografia; desenvolvimento de métodos de preparação (pré-concentração) de amostras e de derivação para análise cromatográfica; classificação de amostras por quimiometria utilizando dados cromatográficos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

10.
  Métodos Eletroanalíticos.Desenvolvimetno de eletrodos enzimáticos e eletrodos quimicamente modificados; aplicações de polarografia e voltametria. Biossensores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

11.
  Métodos Espectroanalíticos. Determinações seletivas por emissão atômica com plasma de microondas e ICP-AES; determinação de traços de metais em amostras ambientais por espectroscopia atômica ou molecular; desenvolvimento de métodos para determinação demetais que geram hidretos voláteis por espectrometria atômica. Determinação de matrizes de drogas por absorção atômica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

12.
  Química Ambiental. Fotodegradação de compostos orgânicos de ocorrência natural; digestão de amostras em forno de microondas; desenvolvimento de propriedades sensoriais tratamento de efluentes industriais e de métodos de campo para análise de água e solo. Estudo experimental de sistemas químicos *modelo* com o intuitode explicar processos que ocorrem no meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA .

13.
  Química biológica. Interação entre íons e moléculas com proteínas e ácidos nucleicos; modificações químicas de ácidos nucleicos e a sua aplicação na manipulação de material genético; modificação, preparação, propriedades, estrutura e análise de complexos de interesse biológico; a distribuição e a função de metais em sistemas vivos; elucidação de mecanismos de reações biológicas; mecanismos de fenômenos biológicos em termos de estrutura e/ou função; o papel de sistemas contendo metais na regulação da expressão de gens; caracterização da química envolvida em reações enzimáticas e caminhos metabólicos; e assuntos correlacionados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.

14.
  Química Coloidal.Crescimento e transformações de fase, heterocoagulação; partículas ocas e géis; estabilidade de látex. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.

15.
  Química de coordenação e compostos organometálicos.Síntese e propriedades de compostos organometálicos, de clusters carbonílicos homo e heteronucleares, de carbonilas metálicas heteronucleares; estudode moléculas orgânicas coordenadas a metais de transição; estudo de complexos com ligantes organossilanos; estabilização de compostos instáveis organometálicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

16.
  Química de produtos naturais. Isolamento, identificação e síntese de poliacetilenos, alcalóides quinolínicos, lignanas ariltetralínicas,feromônios; estudos com óleos essenciais, gorduras vegetais, plantas da Amazônia e produtos naturais marinhos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.

17.
  Química ecológica. Estudo da relação planta-inseto em ecologia química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.

18.
  Química teórica. Estudos fundamentais da teoria mecânica molecular; estudos semi-empíricos de estrutura eletrônica; estudos teóricos de reatividade química e das relações quantitativas entre estrutura e atividade biológica; cálculo e mediçãode propriedades moleculares; farmacologia quântica; termodinâmica de líquidos via simulação computacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.

19.
  Métodos termoanalíticos.Métodos termoanalíticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.

20.
  Pesquisa e desenvolvimento de compostos com atividades biológicas. Pesquisa e desenvolvimento de compostos com atividades biológicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA.

21.
  Propriedades de superfícies sólidas quimicamente modificadas. Propriedades de superfícies sólidas quimicamente modificadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .

22.
  Performance de anti-oxidantes em borracha vulcanizada. Performance de anti-oxidantes em borracha vulcanizada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

23.
  Polímeros condutores aplicados em dispositivos eletrocrômicos e células fotogalvânicas. Polímeros condutores aplicados em dispositivos eletrocrômicos e células fotogalvânicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

24.
  Montagem de baterias utilizando polímeros condutores. Montagem de baterias utilizando polímeros condutores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

25.
  Compositos polímero condutores/polímeros isolantes. Compositos polímero condutores/polímeros isolantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

26.
  Compostos de polipirrol e PVC. Compostos de polipirrol e PVC (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

27.
  Propriedades eletroquímicas da poli(anilina) obtida quimicamente. Propriedades eletroquímicas da poli(anilina) obtida quimicamente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

28.
  Catalisadores e biocatalisadores suportados. Catalisadores e biocatalisadores suportados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGANICA , DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .

29.
  Silarilenos - siloxanos, obtenção e correlação estrutura-propriedades. Silarilenos - siloxanos, obtenção e correlação estrutura-propriedades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

30.
  Redes poliméricas interpenetrantes e copolímeros envolvendo polímero orgânico e silicona. Redes poliméricas interpenetrantes e copolímeros envolvendo polímero orgânico e silicona (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

31.
  Poli(organossilanos) como precursores de SiC. Compósitos cerâmica-matriz-cerâmica e metal-matriz-cerâmica. Poli(organossilanos) como precursores de SiC. Compósitos cerâmica-matriz-cerâmica e metal-matriz-cerâmica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

32.
  Reações térmicas, fotolíticas e catálise. Reações térmicas, fotolíticas e catálise (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

33.
  Ciclooligomerização e cooligomerização de olefinas, em presença de compostos de metais de transição. Ciclooligomerização e cooligomerização de olefinas, em presença de compostos de metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1976). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

34.
  Preparação e reatividade de catalisadores de materiais do grupo VIII imobilizados em suporte. Preparação e reatividade de catalisadores de materiais do grupo VIII imobilizados em suporte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

35.
  Oxidação seletiva de hidrocarbonetos saturados, catalisada por metais de transição. Oxidação seletiva de hidrocarbonetos saturados, catalisada por metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

36.
  Catálise da reação de Simmons-Smith. Catálise da reação de Simmons-Smith (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

37.
  Ativação de heterociclos nitrogenados de três membros, promovida por compostos de metais de transição. Ativação de heterociclos nitrogenados de três membros, promovida por compostos de metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

38.
  Compostos organometálicos obtidos em reações de heterociclos tensionados com compostos de metais de transição. Compostos organometálicos obtidos em reações de heterociclos tensionados com compostos de metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

39.
  Fotofísica e fotoquímica clássica e com lasers. Trabalha-se neste projeto com coramento seletivo de polímeros, blendas e fibras poliméricas utilizando-se sondas luminescentes cuja emissão seja sensível às propriedades do meio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.

40.
  Espectroscopia vibracional aplicada a estudos de superfície. Espectroscopia vibracional aplicada a estudos de superfície (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

41.
  Ciclocondensação de heterociclos tensionados em presença de compostos de metais de transição. Ciclocondensação de heterociclos tensionados em presença de compostos de metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

42.
  Transformação metatética de óleos vegetais em insumos para indústrias de surfactantes. Transformação metatética de óleos vegetais em insumos para indústrias de surfactantes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

43.
  Carbonilas metálicas heteronucleares: síntese, caracterização, estudos de mecanismos de reação e possíveis aplicações catalíticas. Carbonilas metálicas heteronucleares: síntese, caracterização, estudos de mecanismos de reação e possíveis aplicações catalíticas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

44.
  Polimerização de propileno em presença de catalisadores de Ziegler/Natta suportados. Polimerização de propileno em presença de catalisadores de Ziegler/Natta suportados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

45.
  Caracterização de catalisadores heterogêneos de metátese de olefinas à base de rênio, utilizando métodos espectroscópicos, volumétricos e reatividade química. Caracterização de catalisadores heterogêneos de metátese de olefinas à base de rênio, utilizando métodos espectroscópicos, volumétricos e reatividade química (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

46.
  Química orgânicas insaturadas coordenadas à ferro carbonilas estrutura e reatividade. Química orgânicas insaturadas coordenadas à ferro carbonilas estrutura e reatividade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

47.
  Cinética e mecanismos de hidrólise ácida de complexo ferro (II) diiminas. Cinética e mecanismos de hidrólise ácida de complexo ferro (II) diiminas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

48.
  Síntese de clusters carbonílicos homo e heteronucleares de metais de transição envolvendo ligantes polidentados, eletroquímica. Síntese de clusters carbonílicos homo e heteronucleares de metais de transição envolvendo ligantes polidentados, eletroquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

49.
  Síntese, reatividade e estudos estruturais de clusters metálicos de carbonila contendo ligantes fosforados insaturados por comparação com derivados análogos recente. Síntese, reatividade e estudos estruturais de clusters metálicos de carbonila contendo ligantes fosforados insaturados por comparação com derivados análogos recente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

50.
  Química organometálica de superfície de metais dos grupos 5 e 6 aplicada à reação catalítica de metátese de olefinas organometálica. Química organometálica de superfície de metais dos grupos 5 e 6 aplicada à reação catalítica de metátese de olefinas organometálica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

51.
  Síntese de compostos organosílicos e ancoragem em superfícies de sólidos. Síntese de compostos organosílicos e ancoragem em superfícies de sólidos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

52.
  Espectroscopia Vibracional. Espectroscopia Vibracional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA.

53.
  Imobilização de moléculas em superfície de sílica gel. Imobilização de moléculas em superfície de sílica gel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

54.
  Óxidos metálicos enxertados sobre sílica. Óxidos metálicos enxertados sobre sílica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

55.
  Energética e termodinâmica da interação de cátions metálicos e bases orgânicas com superfícies de sílica gel modificada quimicamente. Energética e termodinâmica da interação de cátions metálicos e bases orgânicas com superfícies de sílica gel modificada quimicamente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

56.
  Sílica organofuncionalizada. Sílica organofuncionalizada (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

57.
  Compósitos de óxidos de metálicos celulose. Compósitos de óxidos de metálicos celulose (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

58.
  Química do estado sólido: estudo de materiais com estruturas lamelares sua química de intercalação e propriedades. Química do estado sólido: estudo de materiais com estruturas lamelares sua química de intercalação e propriedades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

59.
  Trocadores inorgânicos. Trocadores inorgânicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

60.
  Interações hospedeiro-convidado: compostos de inclusão da ciclodextrina (alfa, beta e gama). Interações hospedeiro-convidado: compostos de inclusão da ciclodextrina (alfa, beta e gama) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

61.
  Vidros e cerâmicas de óxidos e outros precursores de metais pesados. Vidros e cerâmicas de óxidos e outros precursores de metais pesados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

62.
  Materiais para optoeletrônica. Materiais para optoeletrônica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

63.
  Materiais cerâmicos com resistência mecânica e/ ou biocompatíveis. Materiais cerâmicos com resistência mecânica e/ ou biocompatíveis (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

64.
  Síntese de compostos organometálicos que apresentem ligação M.T.-Si(onde MT = metal de transição). Síntese de compostos organometálicos que apresentem ligação M.T.-Si(onde MT = metal de transição) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

65.
  Termoquímica de quelatos. Termoquímica de quelatos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

66.
  Síntese e caracterização de peneiras moleculares micro e mesoporosas. Estudo de reatividade.Síntese e caracterização de peneiras moleculares micro e mesoporosas. Estudo de reatividade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

67.
  Equilíbrios químicos em solução. Equilíbrios químicos em solução (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

68.
  Óleos vegetais como substitutos de óleo diesel. Óleos vegetais como substitutos de óleo diesel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

69.
  Aproveitamento de biomassas. Aproveitamento de biomassas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

70.
  Reações catalíticas com dióxido de carbono. Reações catalíticas com dióxido de carbono (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

71.
  Termoquímica de adutos de acetilocetonatos de alguns elementos de transição bivalentes e ligantes contendo nitrogênio ou oxigênio como átomo doador. Termoquímica de adutos de acetilocetonatos de alguns elementos de transição bivalentes e ligantes contendo nitrogênio ou oxigênio como átomo doador (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

72.
  Termoquímica de adutos de trialetos de arsênio e ligantes contendo nitrogênio ou oxigênio como átomo doador. Termoquímica de adutos de trialetos de arsênio e ligantes contendo nitrogênio ou oxigênio como átomo doador (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

73.
  Termoquímica de intercalação. Termoquímica de intercalação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

74.
  Calorimetria e microcalorimetria. Calorimetria e microcalorimetria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA, DEPARTAMENTO DE FISICO-QUIMICA .

75.
  Microcalorimetria. Microcalorimetria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

76.
  Ciência dos materiais: materiais para fotônica e óptica não-linear. Vidros dopados com microocristalitos semicondutores: obtenção, caracterização e propriedades. Vidros de metais de transição com elevados índices de refração não-linear: obtenção, caracterização e propriedades. Guias de onda em substratos vítreos obtidos por troca-iônica. Novos compósitos vidro/polímeros condutores. Filmes de óxido policristalinos obtidos via MOD (molecular organic decomposition). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

77.
  Estudo da reatividade de peneiras moleculares por cinética intrazeolítica. Estudo da reatividade de peneiras moleculares por cinética intrazeolítica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

78.
  Modificação de resinas orgânicas com organossilanos. Modificação de resinas orgânicas com organossilanos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

79.
  Sistemas híbridos organo-inorgânicos obtidos pelo processo sol-gel. Sistemas híbridos organo-inorgânicos obtidos pelo processo sol-gel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

80.
  Obtenção de siliconas a partir da interconexão de oligômeros cíclicos. Obtenção de siliconas a partir da interconexão de oligômeros cíclicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

81.
  Poli(silsesquioxanos) - obtenção e estudo de propriedades. Poli(silsesquioxanos) - obtenção e estudo de propriedades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

82.
  Ação de agentes químicos na microbiologia do solo. Ação de agentes químicos na microbiologia do solo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

83.
  Reciclagem de polímeros orgânicos. Reciclagem de polímeros orgânicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

84.
  Oxidação seletiva de benzeno por fenol. Oxidação seletiva de benzeno por fenol (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

85.
  Oxidação seletiva catalisada por peneiras moleculares Redox. Oxidação seletiva catalisada por peneiras moleculares Redox (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

86.
  Encapsulamento de bases fortes em zeólitas. Encapsulamento de bases fortes em zeólitas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

87.
  Quimiometria. Quimiometria - aplicação de métodos matemáticos e estatísticos na solução de problemas químicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

88.
  Organometálicos suportados em zeólitos. Organometálicos suportados em zeólitos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

89.
  Cinética e mecanismo de reações de organometálicos ocluídos em zeólitos.Cinética e mecanismo de reações de organometálicos ocluídos em zeólitos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

90.
  Imobilização em sílica gel solo. Imobilização em sílica gel solo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

91.
  Intercalação em compostos lamelares. Intercalação em compostos lamelares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

92.
  Síntese orgânica - heterociclos nitrogenados. Síntese orgânica - heterociclos nitrogenados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

93.
  Catálise homogênea. Catálise homogênea (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

94.
  Ciências dos materiais: nanocompósitos e sistemas químicos integrados. Ciências dos materiais: nanocompósitos e sistemas químicos integrados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

95.
  Síntese e reatividade de heterociclos nitrogenados, em reações catalisadas por metais de transição. Síntese e reatividade de heterociclos nitrogenados, em reações catalisadas por metais de transição (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

96.
  Termoquímica de adutos de acetilacetonato de elementos bivalentes da primeira série e ligantes contendo nitrogênio como átomo doador.- (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

97.
  Termoquímica de adutos de fenildihaloarsinas com anilina e derivados.- (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

98.
  Métodos Cinéticos em Química Analítica. Métodos Cinéticos em Química Analítica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

99.
  Ensino de Química. Estudos sobre o processo de ensino/aprendizagem de Química. Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino e de Química. Programas de formação continuada de professores. Propostas para aprimorar as habilidades de pós-graduandos para exercício da docência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

100.
  Propriedade Sílica-Gel Químicamente Modificada.Modificação da superfície de sílica-gel com grupos organofuncionais visando a sua aplicação em processos de separação química, em pré-concentração demetais e reatividade química das espécies imobilizadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

101.
  Óxidos Mistos Binários de Sílica-Gel e Óxidos Metálicos.Preparação de óxidos mistos binários de sílica-gel e ions metálicos pelo processo sol-gel. Estudos da dispersão, sítios ácidos de Lewis e Bronsted, adsorção de espécies químicas e preparação de sensores químicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

102.
  Compósitos de Celulose-Óxidos Inorgânicos.Preparação de membranas semipermeáveis e aplicação em processos de adsorção e separação química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA INORGANICA.

103.
  Aluminossilicatos: Síntese Sol-Gel. Aluminossilicatos: Síntese Sol-Gel (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

104.
  Análise de Alimentos. Análise de Alimentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

105.
  Cinética Química. Cinética Química (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

106.
  Combustão: Radicais e Mecanismos. Combustão: Radicais e Mecanismos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

107.
  Eletroquímica. Eletroquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

108.
  Espectroscopia no Infravermelho Próximo Aplicada à Química Analítica. Espectroscopia no Infravermelho Próximo Aplicada à Química Analítica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

109.
  Farmacologia. Farmacologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

110.
  Métodos de Análise de Toque. Métodos de Análise de Toque (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

111.
  Métodos Radioanalíticos. Métodos Radioanalíticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

112.
  Modelagem de Condutores Semi-Amorfos. Modelagem de Condutores Semi-Amorfos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

113.
  Preparo de Amostras. Preparo de Amostras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA.

114.
  Reações de Organometálicos. Reações de Organometálicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

115.
  Reologia Elétrica e Magnética. Reologia Elétrica e Magnética (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

116.
  Termodinâmica. Termodinâmica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

117.
  Termoquímica. Termoquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).