Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Teoria Antropológica. Esta linha enfoca os itinerários intelectuais de diferentes autores da disciplina e as grandes linhas de pensamento antropológico no Brasil e no mundo. Está articulada com a área temática do doutorado "Itinerários Intelectuais e Etnografia do Saber". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
2.
  Etnologia. Enfocando particularmente as sociedades indígenas das terras baixas sul-africanas, porém não exclusivamente, esta linha abriga estudos de etnologia, história e política. Esta articulada com a área temática do doutorodo "Sociedades Indígenas". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
3.
  Economia, Trabalho e Ecologia. Abrigando estudos de antropologia econômica, esta linha também enfatiza a questão ambiental. Está articulada com a área do doutorado "Ambiente, Tecnologia e Desenvolvimento". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
4.
  Parentesco, familia e redes sociais. Está linha contempla estudos antropológicos referentes à organização social, com alguma ênfase na família e nas relações de gênero. Está articulda com a área do doutorado "Família e Relações de Gênero". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
5.
  Identidade social. Um dos enfoques centrais da antropologia atual é a questão das diferenças. Esta linha abriga estudos sobre as identidades e está articulada com a àrea do doutorado "Cultura e Política". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
6.
  Produção simbólica. Esta linha explora as relações simbólicas expressadas na linguagem e nas imagens produzidas por diferentes grupos sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
7.
  Religiao, Mito e Ritual. Desde seus primórdios, a antropologia tem enfocado de maneira particular as manifestações religiosas das diferentes sociedades. Esta linha proporciona uma discussão teórica e metodológica que dialoga com diferentes áreas do doutorado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
8.
  Cultura e Política (DR). Acompanhando os objetivos da área interdisciplinar do doutorado com o mesmo nome, esta linha enfoca a articulação entre processos culturais e políticos, bem como seu impacto sobre o mundo contemporâneo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
9.
  História Social da Cultura. Investiga o universo da cultura, o confronto entre as práticas e concepções populares e as estratégias de dominação inscritas no pensamento letrado, bem como as identidades e diversidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
10.
  Sociologia Rural. Busca uma reflex~so teórico-metodológica sobre a questão agrária a partir de autores clássicos, bem como sobre a evolução histórica da agricultura, e da proudção sociológica sobre a agricultura no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1974). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
11.
  Ambiente, Tecnologia e Desenvolvimento (MS). O presente programa de estudos pretende ancorar a análise das questões ambientais e tecnológicas no âmbito das Ciências Sociais: nos debates sobre os eixos da globalização, sustentabilidade e políticas ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
12.
  Sociologia da Cultura. Recobre uma área ampla de interesse, compreendo a problemática cultural seja do ponto de vista teórico, seja do trabalho empírico. Abrage temas como cultura popular, identidade nacional, indústria cultural e cultura de massa etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
13.
  Trabalho e Sindicalismo (MS). Compreende diversas áreas temáticas, como divisão e processos de trabalho, cotidiano e consciência; relações de trabalho, gênero e poder, ideologia e consciência de classe; práticas sociais, representações e identidade, formas de organização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
14.
  Estado e Sociedade. A problemática comprendida pelas relações entre Estado e Sociedade revela-se em teorias, pesquisas e temas como: urbano e rural, migratório e populacional, trabalho e movimento socila, divisão do trabalho e estrutura social, grupos e classes sociais etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
15.
  Teoria e Pensamento Político. Compreende estudos de natureza teórica e conceitual sobre autores e temas fundamentais da Política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
16.
  Filosofia da Psicologia e da Psicanálise. Investigação dos modelos explicativos da gênese conceitual e das estratégias de fundamentação da psicologia e na psicanálise. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
17.
  Cultura e Política (MS). Acompanhando os objetivos da área interdisciplinar do doutorado com o mesmo nome, esta linha enfoca a articulação entre processos culturais e políticos, bem como seu impacto sobre o mundo contemporâneo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA .
 
18.
  Teoria Sociológica e História do Pensamento. Pretende estudar o pensamento clássico e contemporâneo. Envolve autores e temas situados dentro de perspectivas como funcionalismo, marxismo, estruturalismo, método compreensivo ou típico-ideal, teoria crítica e outras correntes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
19.
  Cultura, Ideologia e Representação Política. Compreende pesquisas que abordam os processos sociais buscando explorar as conexões entre processos culturais e políticos, e estudos do pensamento político e doutrinário. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
20.
  Estado e Políticas Públicas.Compreende pesquisas sobre o Estado abordando o seu processo de formação e o resultado de sua atuação. A análise das políticas governamentais tem como foco suas características e resultados como processo político-institucionais que as condicionam. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
21.
  Estudos Internacionais e Forças Armadas. Compreende pesquisas sobre as relações políticas e econômicas internacionais, política externa brasileira e de outros países, processos de integracão regional, bem como, o papel exercido pelas forças armadas em cada Estado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
22.
  Relações de Trabalho e Organização de Interesses. Compreende pesquisas sobre a organização da representação e intermediação de interesses - de trabalhadores e empresários - assim como sobre a organização e as relações de trabalho. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
23.
  Projetos Isolados. Compreende a produção técnica e científica dos docentes desenvolvida externamente aos projetos de pesquisas ou às linhas aos quais estão vinculados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
24.
  Cultura e Cidade: Políticas Urbanas, Produção Cultural e Cidadania. Propõe abrir um campo de trabalho sobre a produção do universo urbano na Sociedade Moderna: cidade como meio formador da civilidade/urbanidade e do cidadão/sujeito político, configurando a formação de linguagens culturais e políticas de intervenção. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
25.
  Estudos das Tradições Clássicas. Destacam-se os seguintes subtemas: 1. Historiografia da Arte; 2. Questões de Arqueologia Clássica, de Arte Antiga e Medieval; 3. Tradições Clássicas no Período Moderno e Contemporâneo; 4. Temas Iconográficos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
26.
  História, Cultura e Gênero. Privilegia a dimensão cultural constitutiva das relações sociais, das formas de pensamento e da produção dos saberes, questionando e desconstruíndo as hierarquias raciais e de gênero. historicamente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
27.
  História, Memória e Historiografia. As preocupações desta linha de pesquisa são os estudos sobre a historiografia brasileira e internacional, enfatizando aspectos teóricos e metodológicos. Privvilegiam-se os debates em torno das questões mais consagradas da tradição historiográfica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
28.
  Jogos do Político: Conceitos, Representações e Imaginário. Interroga as matrizes do ensinamento político moderno e investiga situações históricas específicas nas quais este pensamento se exteriorizou, abordando temas como o trabalho, a riqueza e a pobreza, a doença social, a revolução, a cidadania etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
29.
  Questões da Arte Moderna e Contemporânea. Tem com temas principais: estudos sobre história da Arquitetura; Renascimento e Maneirismo; a Renovação do Século XVII; o Iluminismo e as Tradições do Século XVIII; a Arte do Século da Revolução Industrial; o Século XX (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
30.
  Trabalho, Política e Movimentos Sociais. Estuda as experiências individuais e coletivas vinculadas ao mundo do trabalho, contemplando estudos da economia, da técnica, da cultura, lazer etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
31.
  Família e Relações de Gênero (MS). Direciona seus esforços no sentido de integrar os aspectos históricos, econômicos, sociais e demográficos para entender as estruturas familiares como parte de processos mais amplos de transformações individuais e societais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
32.
  Migração. A questão dos deslocamentos populacionais é focalizada em um contexto que permita o entendimento da distribuição espacial da população, suas causas e conseqüências. Estuda-se tanto modelos explicativos como técnicas de análise quantitativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
33.
  Álgebra da Lógica. Estudos das Estruturas Algébricas Associadas a Cálculos Lógicos e Aplicacões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
34.
  Empírismo Clássico e Contemporâneo. Trata-se de conjugar os projetos de pesquisas associados a exposição, análise e crítica das concepções empiristas em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento, desde o século XVII, até as formas assumidas no quadro do empirismo lógico do século XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
35.
  Epistemologia das Ciências Formais. Procura-se investigar as dimensões epistemológicas dos diversos projetos da fundamentação da Matemática e da Lógica desenvolvidos pelos autores clássicos no século XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
36.
  Filosofia da Linguagem e do Conhecimento.Análises de projetos filosóficos de fundamentação do conhecimento e interpretação dos sistemas simbólicos relativamente ao seu papel na constituição da significação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
37.
  História da Filosofia Antiga. nada consta (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
38.
  História da Filosofia Contemporânea. As mais diversas linhas contemporâneas da filosofia modulam cada qual a seu modo a idéia de que o sujeito pensante está imerso em uma multiplicidade de condições que o determinam, havendo nelas, ao mesmo tempo, uma proliferação da procura de saídas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
39.
  História da Filosofia da Natureza. Nada consta. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
40.
  História da Filosofia Medieval. Estudos de autores, escolas ou temas do período denominado "Idade Méida" do ocidente latino (séc. V-XIV). Estudo de autores, escolas ou temas ligados à patrístico, filosofias árabes e judias e o pensamento bisatino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
41.
  História da Filosofia Moderna.Compreende os séculos XVII, XVIII e XIX e visa enfeixar os autores que iniciam a tradição racionalista continental e o empirismo anglo-saxão, os Enciclopedistas, Kant e os filósofos do Idealismo, Alemão, até Comte, Shopenhauer, Marx e Nietzsche. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
42.
  Lógicas Não Clássicas. Concede-se privilégio, mas não prioridade, aos métodos semâtico-algébricos no estudo da lógica não clássica, tendo-se em vista tantop o interesse intrínseco como a procura de uma melhor compreensão dos conceitos e métodos clássicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
43.
  Marx e a Tradição Dialética. Materialismo e dialética percorreram trajetórias filosóficas originariamente opostas: esta surgiu vinculada as filosofias da forma (PLatão, Aristóteles), aquele a filosofias do corporeo (Demócrito Epicuro). É do Marxismo e ambição de tê-los sintetizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
44.
  Teoria da Auto-Organização.Linha de Pesquisa Interdisciplinar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
45.
  Teoria da Prova e Computabilidade. Investigação de processo matemáticos para tratamento de propriedades provas. Em relação à computabilidade, procuramos estudar enfoques equivalentes da computação clássica e novos paradigmas de computação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
46.
  Teoria do Direito, do Estado e da Democracia. Soberania popular e representação como categorias fundantes da Democracia contemporânea. Contradição e complementaridade entre estas categorias. Revisão das doutrinas demogcrático-liberais, notadamente Schumpeter, Bobbio e Sartori (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
47.
  Agricultura e Questão Agrária. O tema central dessa área é constituído pela problemática dos processos e relações sociais entre as diferentes categorias de sujeitos e instituições ligadas à produção de bens, serviços e símbolos da agricultura e do mundo rural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
48.
  Ambiente, Tecnologia e Desenvolvimento (DR). A questão ambiental está aqui enfocada sob a ótica de suas determinantes consequências referentes à organização social. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
49.
  Desenvolvimento e Pensamento Social. Pretende estudar o pensamento clássico e contemporâneo. Envolve autores e temas situados dentro de perspectivas como funcionalismo, estruturalismo, marxismo, método compreensivo ou típico-ideal, teoria crítica e outras correntes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991).
 
50.
  Estado, Políticas Públicas, Processos Políticos Contemporâneos. Pretende aprofundar a reflexão sobre a organização estatal, as práticas governamentais e os processos políticos contemporâneos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
51.
  Estudos de População. Nesta linha são focalizadas questões como deslocamentos populacionais, distribuição e tendências populacionais, população e ambiente. Estuda-se tanto modelos explicativos como técnicas de análise quantitativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
52.
  Família e Relações de Gênero (DR). Tem como objetivo atender às demandas de um espaço para discussões teórico-metodológicas sobre família e relações de gênero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
53.
  Itinerários Intelectuais e Etnografia do Saber. Tem como objetivo o estudo de sistemas de conhecimento contemporâneos ou históricos, científicos, ocidentais ou tradicionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
54.
  Sociedades Indígenas: Etnologia, História e Política. Tem como foco central o estudo das sociedades indígenas em todos os aspectos relevantes à sua melhor compreensão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
55.
  Trabalho e Sindicalismo (DR). Está área está correlacionada com dois grandes blocos de questões: "Trabalho, Consciência e Ação" e " Trabalho, Cotidiano e Identidade". (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).