Faculdade de Engenharia Mecânica
 
Convênios
 
1.
  Universidade Estadual de Campinas (COORDENADORA). *Acordo para um Intercambio de Estudantes entre a UNICAMP e a UNIVERSITE DE SAVOIE/ESIA*. Responsável: MARIA HELENA ROBERT .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
2.
  Universidade Estadual de Campinas (COORDENADORA). *Analise da Viabilidade do Processo de Estampagem de Chapas Metalicas no Estado Reofundido*-DEF/FEM e Ecole Superieure d Ingenieurs d Annecy.. Responsável: MARIA HELENA ROBERT .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
3.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA). Acordo entre o Departamento de Engenharia Mecânica do Queen Mary da Universidade de Londres com o Departamento de Mecânica Computacional/FEM/UNICAMP. Responsável: PAULO SOLLERO .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.
 
4.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA), Robert Bosch do Brasil Ltda (COORDENADORA). Aplicação de Software de Confiabilidade para Estudo de Casos Práticos - Aditivo 1 (Robert Bosch do Brasil). Responsável: KATIA LUCCHESI CAVALCA DEDINI , LUÍS ANTONIO PISTONI .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
5.
  Companhia Paulista de Força e Luz (FINANCIADORA). Aspectos do Uso Múltiplo de Pequenas Centrais Hidrelétricas Considerando-se o Planejamento Energético, os Impactos Ambientais e seus Custos.. Responsável: CARLOS ALBERTO MARIOTONI , PAULO SERGIO FRANCO BARBOSA .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
6.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA), Jacto Máquinas Agrícolas S.A. (FINANCIADORA), Carborundum do Brasil Ltda. (FINANCIADORA), Canberra Pumps do Brasil (FINANCIADORA). Área de Prestação de Serviços. Responsável: PABLO SIQUEIRA MEIRELLES , JOSE MARIA CAMPOS DOS SANTOS .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.
 
7.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA), Robert Bosch do Brasil Ltda (EXECUTORA). Convenio UNICAMP - BOSCH. Responsável: FRANCO GIUSEPPE DEDINI , KATIA LUCCHESI CAVALCA DEDINI .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
8.
  Universidade Federal de Santa Catarina (COORDENADORA). Convenio UNICAMP-UFSC. Responsável: FRANCO GIUSEPPE DEDINI , KATIA LUCCHESI CAVALCA DEDINI .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
9.
  Associacion Latinoamericana de Ferrocarrilles (EXECUTORA). Convênio com a Associação latinoamericana de Estradas de Ferro. Responsável: CARLOS ALBERTO BANDEIRA GUIMARAES , Auteliano Antunes dos Santos Junior .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
10.
  Universidade Federal de Pernambuco (EXECUTORA). COLABORAÇÃO TÉCNICA CIENTÍFICA ENTRE A CPG E A UFPE. Responsável: KAMAL ABDEL RADI ISMAIL .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
11.
  Universidade Federal do Pará (EXECUTORA). COLABORAÇÃO TÉCNICA CIENTÍFICA ENTRE A CPG FEM E CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFPA. Responsável: KAMAL ABDEL RADI ISMAIL .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
12.
  Technische Universitaet Darmstadt (EXECUTORA). Dinamica de Maquinas Rotativas Considerando a Raspagem entre Componentes Estacionarios e Rotativos. Responsável: ILMAR FERREIRA SANTOS .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
13.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA), Technische Universitaet Darmstadt (EXECUTORA). Dinâmica de Máquinas Rotativas Considerando o Contato entre Componentes Girantes e Estacionários. Responsável: ILMAR FERREIRA SANTOS .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
14.
  Universidade Estadual de Campinas (FINANCIADORA), Universidade de Aveiro (FINANCIADORA), Universite de Bordeaux II (FINANCIADORA). Elan Biomat Network-Alfa Programme. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
 
15.
  Companhia Paulista de Força e Luz (FINANCIADORA). Estudo do Confronto Entre o Uso de Água para Geração de Energia Elétrica e para Irrigação na Microbacia de uma PCH.. Responsável: CARLOS ALBERTO MARIOTONI , PAULO SERGIO FRANCO BARBOSA .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
16.
  Universidade Estadual de Londrina (EXECUTORA). FINEP/BID/FEM/AUTOMAÇÃO DA MANUFATURA. Responsável: ANSELMO EDUARDO DINIZ , PAULO CORREA LIMA .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
17.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA), Universidade Federal do Pará (FINANCIADORA). Formação de doutores para UFPA.. Responsável: KAMAL ABDEL RADI ISMAIL .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
18.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA). Formação de recursos humanos na área de instrumentação e controle.. Responsável: KAMAL ABDEL RADI ISMAIL .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
19.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA), LIISI - Lab Ing. Integree des Systemes de Industrielles (EXECUTORA). Métodos e Ferramentas em Automação Industrial e Produção para o Desenvolvimento da Qualidade e Produtividade nas PME/PMI - 1996. Responsável: JOAO MAURICIO ROSARIO .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
20.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA). Procedimentos de Manutencao. Responsável: PAULO ROBERTO GARDEL KURKA .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO.
 
21.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA). Programa de Intercâmbio de alunos entre a FEM/UNICAMP e a Ecole Superieure d!Ingénieurs dÁnnecy,Université de Savoie.. Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO.
 
22.
  Universidade Federal de Pernambuco (EXECUTORA), Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA). PROGRAMA DE COLABORAÇÃO ENTRE A CPG FEM E O DEPTO. DE ENG. MECÂNICA
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE. Responsável: KAMAL ABDEL RADI ISMAIL .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.

 
23.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA). PROJETO INTEGRADO DE BIOMASSA. Responsável: CAIO GLAUCO SANCHEZ .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TERMICA E FLUIDOS.
 
24.
  Universidade Estadual de Campinas (EXECUTORA), Universidade Federal do Pará (CONSULTORA), Universidade de São Paulo (CONSULTORA), Ministério da Ciência e Tecnologia (FINANCIADORA). PRONEX Engenharia de Petroleo - Pesquisa em Geoengenharia de Reservatorios.. Responsável: OSVAIR VIDAL TREVISAN , IVAN DE ARAUJO SIMOES FILHO .Projeto ligado ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO PETROLEO.
 
25.
  Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FINANCIADORA). UNICAMP/UNESP-Rio Claro. Responsável: HANS INGO WEBER , JOSE MANOEL BALTHAZAR .