Faculdade de Engenharia Agrícola
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Desenvolvimento Tecnólogico e Impactos sobre os Recursos Naturais. Utilização dos recursos naturais contemplando a sustentabilidade do meio: caracterização do meio físico, avaliação de impactos, planejamento de uso, potencialidades e limitações dos recursos naturais contemplando a sustentabilidade do meio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
2.
  Construções Rurais e Ambiência. Resistência e comportamento estrutural de Materiais de construção (convencionais e alternativos), de instalações rurais e obras de infra-estrutura e do solo. Conforto térmico de instalações rurais e parâmetros em microclimatologia zootécnica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
3.
  Projeto, Desenvolvimento e Otimização de Máquinas e Equipamentos Agricolas. Projetos de Máquinas Agricolas; esforços; energia e iteração máquina planta; mecanismos para colheita; manipulação e transportes de produtos agícolas; otimização de sistemas mecanizados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
4.
  Tecnologia Pós-Colheita. Caracterização dos materiais perecíveis e deterioráveis; parâmetros físicos-térmicos e fenômenos pertinentes à área; processos e equipamentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
5.
  Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável. Avaliação, adaptação e proposição de métodos para gestões mais apropriadas dos recursos naturais e dos padrões tecnológicos de desenvolvimento adequados ao meio ambiente e às condições sócio-econômicas. Suporte à decisão voltadas ao planejamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).